Corinthians: Preto no Branco


A Melhor Fé
março 18, 2008, 7:53 am
Filed under: Uncategorized

Há quem acredite em Cristo, Iemanjá e horóscopo. Fé não se discute. Cada um na sua – diz a gíria. Mas a fé corinthiana não é dessas indiscutíveis. Ela existe – forte, contagiante e provocadora – para ser discutida por quem a quer discutir. Direito de fé reconhecido.

Cristo salva, Iemanjá protege, o horóscopo prevê… E o Corinthians? O Corinthians motiva, polemiza e incomoda; alegra e entristece, sem se desfazer, sem se deteriorar, sem se diluir.

Coisas da fé corinthiana, que tem como característica-símbolo a mobilização geral. Abençoa os prós e os contras, mesmo os que lhe rogam praga, os que só sentem na ponta da língua o dissabor do “ainda hei de ver…”. (Hás de ver nada, fé-dorento!).

A fé corinthiana é o ponto de discussão na certa. Não precisa de templo para ser debatida. A discussão começa em qualquer lugar. É uma fé que se alastra sem cruz de martírio, sem maços de cravo, sem mapa zodiacal. Um fenômeno.

Cristãos, espíritas e maníacos juntam-se muitas vezes, fazem rodinhas e passam tempo preocupados com o que procuraram e não encontraram: razão para compreender o que jamais entendem – a fé corinthiana. E se coçam sem ter sarna, pigarreiam sem ter tosse, tropeçam sem ter batentes. Eles se irritam com as contradições da vaia e do aplauso, da derrota e da vitória, da morte e da ressureição, que não desviam dos caminhos corinthianos mas não acabam com a fé.

Fé corinthiana que não se sabe de onde vem. Mas os agourentos querem conhecer, analisar e justificar (por conta deles) a fé que os atormenta. Por isso rezam, pedem e se sugestionam. Nada conseguem. Sofrem com sua fé que não é discutida, não mexe, não realiza, não satisfaz e só é concebida em dia de jogo.

A fé corinthiana é diferente. Tão diferente que não os tem como adeptos. É a melhor fé. Ora, se é!…

*Extraído do livro CORINTHIANS, modéstia à parte – de Nailsom Gondim, 1985.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: