Corinthians: Preto no Branco


Considerações sobre a Base do Corinthians
março 20, 2008, 8:19 pm
Filed under: Uncategorized

Analisando os jovens “talentos” oriundos das categorias de base do Corinthians nos últimos anos, não dá para não atentar para os erros de fundamentos do futebol que vemos aí, nos jogos do Timão.

Desde a geração de Edu, Kleber e Gil que não aparece nenhum jogador que domine os fundamentos como passes, chutes, cabeceios, dentre ‘otras cositas mas’, isso sem falar na falta de estrutura física.

O que aconteceu? A base corinthiana, vencedora de inúmeros torneios da Copa São Paulo de Futebol Júnior, parece que perdeu algo de fundamental. Como eu li por aí: “sinto falta de ver aquele neguinho da favela jogando na base, que agente bate o olho e sabe que vai ser craque.”.

A discussão nem precisa ser ampliada. É simples, a base virou um balcão de negócios, assim que os cartolas do clube e empresários se adaptaram a Lei Pelé (modificada).

Com isso os empresários de maior poder compram os jogadores de maior qualidade, antes mesmo deles despontarem para o grande público, enquanto que os conselheiros aproveitadores ficam com o que sobra, que é o que acaba chegando ao profissional, justamente por esse respaldo.

Além de já serem jogadores fracos por natureza, também não tem preparação adequada, já que o necessário pra jogar no time de cima eles têm: um padrinho.

De fato não há uma preparação dos jogadores na base, mas o problema é o que está por trás disso. Não dá pra limitar a situação ao lado técnico da coisa, é preciso entender o porquê dessa falta de preparação adequada na base.

E a preparação não é feita, porque infelizmente esse não é o nosso critério pra resolver qual jogador deve ser aproveitado. Usando as estatísticas de uns 5 anos pra cá, o Corinthians só sobe jogador de conselheiro, de André Campoi, ou de algum Wagner ‘Dinheiro’ da vida.

Diante disso, preparação adequada pra que, se o que conta é a pressa dos que querem pôr as suas crias na vitrine que é a mãe Corinthians? E se os garotos ficarem muito tempo se preparando, perdem a vez na fila da “mamata”.

Então não adianta debater o lado técnico da situação, quando a corrupção que existe nessa área é o foco principal.

Os padrinhos e empresários são inatingíveis, e atualmente, diferente do que acontecia num passado não muito distante, a torcida mudou a sua postura, hoje tem paciência demais com ‘perebas’ que antes não tinha paciência nenhuma.

E assim os salafrários se aproveitam para deixar um jogador sem futebol nenhum no time de cima, mas que quem sabe vendam só pelo fato do garoto ser titular do Corinthians.

O mais complicado é que esse esquema de empresários virou um verdadeiro crime organizado.

Hoje em dia, pra contratar qualquer jogador mais ou menos, o clube precisa entrar em contato com o empresário do atleta e sempre tem aquele ‘porém’, que é a chantagem.

Sempre há uma cláusula danosa ao clube, a contratação de um jogador desconhecido agenciado pelo mesmo empresário como contra-peso (vide Suarez), e diversas outras mesquinharias.

Lembrando que foi muito bonito o Andrés Sanches ter visitado o Barcelona e alguns dirigentes do Barcelona terem vindo ao Corinthians. Deve ter sido muito boa essa troca de experiências principalmente para o Corinthians.

Porém, o Barcelona não nos serve de parâmetro no nosso atual momento. Nem qualquer outro clube europeu, porque em termos econômicos a Europa está há milhões de quilômetros de distância de nós (sem falar que lá não existe a Lei Pelé).

Temos de pegar como paradigma algo mais próximo de nossa realidade. Seria muito mais proveitoso se ao invés de uma aproximação com o Barcelona o Corinthians tivesse buscado uma aproximação com o Boca Juniors.

Sim, porque o Boca está num país com problemas semelhantes aos que temos no Brasil e o Boca não deixa de ser um dos maiores clubes do mundo.

Porque eles não querem ser europeus. Eles não são e nunca serão europeus, assim como nós também não somos!

O Boca Juniors mantém uma rede de olheiros espalhada por todo interior da Argentina e alguns países da América do Sul. Todos esses olheiros são empregados do clube e alguns são ex-atletas.

Por essas e outras o Boca consegue revelar um ótimo jogador atrás do outro. E consegue vender esses jogadores por valores imensamente maiores que o que conseguimos aqui.

Se o Willian fosse argentino e ao invés de jogar no Corinthians jogasse no Boca Juniors ele iria para a Europa por pelo menos o dobro que ele foi.

Uma solução radical, mas pertinente, seria fechar o Corinthians para jogadores de base com empresários.

E depois que estiver no clube assina um documento comprometendo-se a atuar de forma personalíssima na administração de seus interesses até o primeiro contrato profissional.

Se quiser, ótimo! Se não quiser, procure outro clube. Existem milhões de clubes por aí!

Fechem o clube para os empresários e contratem ex-craques do Corinthians para aperfeiçoar os fundamentos.

Mas é claro que estas sugestões não serão levadas a sério.



13 Comentários so far
Deixe um comentário

eu jogo muitta bola so vcs vende vao fica de boca aberta

Comentário por marcelo

O time de base sub 11 do corinthians esta precisando de um ponta esquerda ou um meia esquerda????

Comentário por vinicius

Olá eu sou danilo sou de uma familia pobre e to precisando de uma vaga na equipe do corinthians eu moro em uma cidadeque poucos conhecem chamada Campo Mourão venham faser um teste pra mim vcs iram gostar eme levar não tem como vcs não me aceitar na equipe por favor venham em campo mourão

Comentário por danilo

sou fanatico pelo corinthians

Comentário por danilo

gostaria de saber os dias de avaliacoes ano 1996 sou lateral direito e volante mas tambem jogo de ala direito aguardo respostas obrigado

Comentário por vinicius soares ayala

eu tenho 14 anos e nunca tive nem uma chance de ir pro um clube grande eu jogo de lateral direita,eu moro em cachoeiro de itapemirim,meu sonho é me tonar jogado de futebol,meus colega fala q eu nunca vo consegui mais eu nunca desisto por eu tenho fé q algum dia eu vo consegui ser tonar um jogado de futebol,ser um dia voces quizerem me ver joga eu estou a sua diposição

numero da minha casa é :
(28)3522-0965

Comentário por bruno carloto rodrigues

Olá Larissa, Assino em baixo de tudo que você escreveu, como bom corintiano que sou, gostaria de ver meu time do coração mais povão, mas isso não acontece, Alguns garotos da base vão para o japão veja a lista dos garotos que vão, só tem filinho de papai e com empresário.

Comentário por Marcos

oi sou uma louca apaixonada pelo timão,aprendi a ama futebol vendo o timão em campo com o Marcelinho Carioca.De lá p/ cá sempre que posso assisto o jogo.Tenho um filho que joga muito bem,desde os 9 anos que esta em escolinha,ele é de 96 esta na base do Naútico do Recife.Tenho plena certeza que em breve vcs irão ouvir fala dele(Alex Pernambuco)sou coruja, mas é o povo quem diz.Habilidoso,veloz,persistente,um atacante guerreiro,as vezes de meia também.Não tem medo ,joga nas categorias:sub 13,15,17 ate no sub 20 ele jogou.E isso se um dia ele jogar pelo meu timão,esse vai ser o melhor dia da minha vida,as duas coisas que mais amo,juntas pelo mesmo idea .sem falar que acompanho meu filho nos jogos,e vê o meu Corinthias jogondo ao vivo seria enesquecível.Te amo timão!!!!!

Comentário por Silvania

Olá eu me chamo Marcel e eu sonho é ser um jogador, sou atacante tenho muita raça, velocidade, tenho 14 anos e me esforço a cada dia porque eu acredito que um dia meu sonho vai se realizar !
me add no orkut para qualquer coisa: tete_marcel@hotmail.com
obrigado 🙂

Comentário por Marcel

Ola Eu jogo em uma escolinha do meu bairro ela se chama OLÉ. E queria Saber Se voces não podiam vim aki da uma olhada em alguns jogadores que se Destacam para dar uma Chance Para nos.
Eu moro em Ponta Grossa Sou Meia Esquerda.
Por Favor Venham Da uma Olhada Na nossa escolinha tem varios jogadores bons. Entre em contato no meu email. Desde Ja Agradeço.

Comentário por Wesley

gostaria muinto de ter uma chance no timão …

Comentário por leandro

eu sou lateral esquerdo só não vivo de futebol porque não sou profissional mas tenho 18 anos idade suficiente´tenho determinação e sempre trabalho em equipe

Comentário por Dennis Gomes da Silva

Como faço pra ser um jogador do Corinthians? Sou corintiano.. e jogo bem futebol… jogo como meia… Obrigado!! e anseio por essa chance

Comentário por Jonatas Monteiro Guimarães Cruz




Deixe uma resposta

