Corinthians: Preto no Branco


Surpreso, Timão é o ‘campeão’ pós-queda
março 23, 2008, 6:27 am
Filed under: Uncategorized

Fonte: Globoesporte

Equipe tem o melhor aproveitamento dos grandes no ano seguinte ao rebaixamento

Atlético-MG, Botafogo, Grêmio, Palmeiras… Todos esses clubes, que pertencem à lista dos maiores do Brasil, foram rebaixados para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro nos últimos anos. Mas nenhum deles reagiu tão bem à queda no ano seguinte como o Corinthians tem reagido na atual temporada.

Após 17 partidas (15 no Paulista e duas na Copa do Brasil), a equipe do Parque São Jorge teve nove vitórias, seis empates e apenas duas derrotas, aproveitamento de 64,7%. Comparado ao mesmo número de jogos de Atlético-MG, Botafogo, Grêmio e Palmeiras no ano seguinte à queda, o desempenho do Timão é o melhor.

– Surpreende, sim, o desempenho do Corinthians nesta temporada. Mas ao mesmo tempo, para nós, que estamos vivenciando o dia-a-dia do clube, fica fácil entender o porquê. É estranho para quem está fora ver que nossa equipe é competitiva, mas isso é fruto do trabalho – comenta o capitão William.

“Chegamos ao entrosamento rápido, achei que fosse ser mais complicado”
Acosta, sobre a ascensão do Corinthians

O Botafogo de 2003 e o Grêmio de 2005 foram os times que pior reagiram à queda para a segunda divisão, com aproveitamento de 50,9%. A diferença é somente na divisão dos resultados. Enquanto os cariocas tiveram oito vitórias, dois empates e sete derrotas, os gaúchos fizeram sete, cinco e cinco.

Depois do Corinthians, quem teve o melhor desempenho foi o arqui-rival Palmeiras, em 2003. O time do Palestra Itália teve oito triunfos, seis empates e três tropeços, 58,8% de aproveitamento. Logo atrás vem o Atlético-MG 2006, com oito vitórias, cinco empates e quatro derrotas – 56,8%.

Para o uruguaio Acosta, o entrosamento do Corinthians nesta temporada é realmente de causar surpresa. Principalmente porque a diretoria contratou 16 jogadores e dispensou muitos outros. A reformulação, segundo o atacante, deu mais certo do que todos esperavam para o início do ano.

OS GRANDES NA TEMPORADA PÓS-QUEDA
CLUBE/ANO RETROSPECTO APROVEITAMENTO
Corinthians/2008 9V, 6E e 2D 64,7%
Atlético-MG/2006 8V, 5E e 4D 56,8%
Grêmio/2005 7V, 5E e 5D 50,9%
Palmeiras/2003 8V, 6E e 3D 58,8%
Botafogo/2003 8V, 2E e 7D 50,9%

– Eu pensei que seria mais difícil a adaptação do time, porque todos os jogadores são novos. Mas chegamos ao entrosamento rápido, eu achei que fosse ser mais complicado. Porém, o que ajuda é que temos uma diretoria que apóia sempre e isso faz diferença – opina o atacante uruguaio, vice-artilheiro no Brasileirão passado.

Embora valorize o entrosamento do time, Acosta sabe que o ataque do Corinthians tem deixado a desejar. No Campeonato Paulista, por exemplo, o time tem 17 gols em 15 rodadas, o pior setor ofensivo dos oito primeiros colocados. Em contrapartida, a defesa é a melhor do Estadual, com apenas nove gols sofridos.

Nota da Larissa: Bom, no entanto não resolve muito se o Corinthians não conseguir o mesmo resultado dos demais.

Esses números melhores somente passarão a ter uma representatividade significativa se junto com eles acompanharem mais conquistas.

Vai Corinthians!


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: