Corinthians: Preto no Branco


O novo uniforme
março 28, 2008, 7:26 pm
Filed under: Uncategorized

Por Larissa

A camisa roxa do Timão, fazendo alusão ao “corinthiano roxo”, está dando o que falar. Alguns aprovam, alguns discordam e outros acham que trazendo dinheiro ao clube, está bom.

O fato é que o presidente teria prometido a alguns torcedores revoltados com a nova cor, que foge às tradições, que a camisa não entraria em campo. Seria apenas uma homenagem à torcida, uma camisa comemorativa. Enfim, no domingo a camisa entrará em campo contra o Marília, no jogo válido pela 18ª rodada do campeonato Paulista.

Torcedores revoltados picharam os muros do PSJ com os dizeres: “preto e branco” e “tradição”.

Parece mesmo que 2008 é o ano no qual o Corinthians abandonou as tradições, ou melhor, a diretoria abandonou.

Segue o texto de um corinthiano, René, sobre o assunto, saliento que concordo com o autor em gênero, número e grau.

O ano que o Corinthians deixou de ser Corinthians

2008. Esse ano ficará marcado em nossa história como aquele em que o Corinthians não foi o Corinthians.
Vivemos a maior crise de identidade de nossa História. Estar na segunda divisão, vender bichinhos de pelúcia, usar camisa roxa. Nada disso faz parte do que somos. Nossa identidade está diretamente conectada ao conceito de tradição – queiram os moderninhos ou não.

O Corinthians, sempre, só foi Corinthians, quando respeitou suas tradições. E assim obteve suas conquistas e glórias. Nossa identidade nao é flexível, móvel, não se funda na prática da constante mudança, na busca de novidades. Não. Se o Barcelona é assim, sorte, ou azar o deles. É preciso se respeitar o que se é para se obter o máximo que se pode obter, de qualquer coisa.

O Corinthians está perdido. Sem saber o que fazer pra resolver nossos problemas, sem saber aonde buscar suporte numa fase na qual as más administrações e o deslumbramento com o mundo, nos desviaram de nossa rota, muitos, ampliando o processo de descaracterização do que somos, se contentam com a segunda divisão e acham bonita uma camisa roxa. Mas isso não é o Corinthians. Só voltaremos a sê-lo quando quisermos voltar a sê-lo.

Só seremos um time temido e vencedor quando voltarmos a respeitar nossa essência, nossa identidade, e dela fazem parte a tradição, solo onde se assenta o que somos, a grandeza, deixada de lado por parte da torcida que se satifaz com a mediocridade, a coragem para ser grande, esquecida por um técnico medroso e a camisa preta e branca, símbolo disso tudo. Todos os antropólogos, sociólogos e psicólogos sociais sabem da importância do respeito à identidade e aos símbolos, sobretudo em um universo ritualístico como o futebol.

É uma pena que as pessoas tenham esquecido o que é o Corinthians. Só voltaremos a ser Corinthians quando quisermos de novo ser Corinthians e quando lembrarmos que não somos o Barcelona, o Palmeiras ou qualquer outro time. Porque somos o Corinthians.

Nota da Larissa: Além do mais, querem homenagear a torcida? Contratem um time competitivo; devolvam o Corinthians a primeira divisão; façam uma administração profissional e digna.

Enquanto se concentram na promoção dos roxinhos, a sujeirada da arbitragem é empurrada para debaixo do tapete. E assim caminha a “imprensa esportiva”. E assim caminham os homens do marketing do clube que só pensam em fazer dinheiro nessas promoções.

Aliás, falando em fazer dinheiro, vai uma sugestão:

Porque Sanchez e cia não contratam jogadores que resolvam?

Garanto que a melhor forma de fazer dinheiro com o Corinthians é possuir um time forte e competitivo.

Anúncios

2 Comentários so far
Deixe um comentário

Não tenho opinião formada sobre a camisa roxa. Boa ou ruim, entendo que isso não implica em qualquer perda de identidade ao torcedor.
O importante, no meu ponto de vista, é cobrar seriedade da equipe e correção na administração do clube.
Nosso papel, agora, é esse. E é fundamental!
Tradição não se joga no lixo por causa da cor de uma camisa. Ser Corinthiano é muito mais que uma camisa sem as cores preto e branco. Ser Corinthiano é um estado de espírito, já dizia meu finado vô. É como diz Toquinho, ser corinthiano é ir além de ser ou não ser o primeiro.
Tradição não se arranha, nem se perde, ainda mais quando se ama.
Ter uma equipe de corrida, uma TV própria ou uma camisa roxa não é o que está errado no clube. O que está errado é permitir que meia dúzia de oportunistas usem o clube para enriquecimento, ambição ou vaidade. É isso que deve ser combatido, e que, infelizmente, não tenho visto em boa parte da torcida, seja nas ruas, seja na internet.
Simplesmente estamos num estado de letargia, onde a torcida prefere debater a cor de uma camisa, em detrimento à situação adminstrativa do clube, tema esse de vital importância.
Roxo mesmo, fico eu quando vejo torcida organizada batendo palmas pra salvadores da pátria, pra estrangeiros que colocam dinheiro ilícito no clube, ou se vendendo por apoio a carnaval ou por qualquer cem mil-réis. Ganhar a qualquer custo não é a essência do Corinthians. Ganhar com suor, na vontade e com fé em Deus é o que nos importa. Fico com a alma leve quando meu time, mesmo perdendo, o faz lutando honestamente. Mas a torcida não! Essa prefere ganhar, ganhar, ganhar, não importando se lá no clube o presidente, diretores e conselheiros roubam e deixam roubar.
O bolo está podre, e vc Renê, se preocupa com a cereja.

Larissa: O texto usa o assunto em evidência como ilustração. Mas parece que a camisa roxa cegou tanto os torcedores que estes não enxergam qualquer coisa além dela.

Comentário por João Dias

Ok, Larissa, até aí eu entendo, mas eu acho essa questão da tradição um discurso ‘fumaça’ em tempos de corrupção administrativa.
Amanhã, o que será combatido, as chuteiras amarelas ou vermelhas dos jogadores?
E enquanto ficamos discutindo frivolidades, o clube continua agonizando.
A imprensa se cala, a torcida se cala, os nossos heróis se calam … que dias estamos vivendo, hein?

Larissa: Perfeito..é minha maior crítica ao “marketing”, à torcida, à imprensa e à diretoria.

Comentário por João Dias




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: