Corinthians: Preto no Branco


A Mentalidade do Apequenamento que se Instituiu
abril 7, 2008, 3:16 am
Filed under: Uncategorized

Por Shadow Hunter

O apequenamento do clube nos últimos anos é reflexo de mazelas internas e também de uma mudança de postura da torcida que passou a confundir apoio com ausência de cobrança.

Hoje a torcida do Corinthians se contenta com resultados que 10 anos atrás seriam inaceitáveis.

A geração atual confundiu o termo “sofrimento” (que antes era adotado pra uma torcida que sofria até o último minuto pra conseguir o resultado), com o sofrimento de fato dos momentos de fracasso e hoje aceita mansamente esses resultados como se fosse bonito.

Ocorre que antigamente o apoio era incondicional ao Corinthians, mas parte desse apoio era justamente a cobrança firme sobre jogadores, técnicos e diretores, visando o melhor para o clube.

Hoje a torcida prefere se iludir, acreditar no improvável e se limitar a fazer a parte fácil do que se chama torcer, que é a parte de bater palmas.

A parte difícil que é a crítica ou a cobrança, pouca gente faz, alguns por interesses, outros porque parecem não ter a inteligência necessária pra diferenciarem a crítica feita por um adversário que fala mal se divertindo, da crítica feita pelos próprios torcedores que pensam no melhor para o clube.

Foi instituída uma massa de manobra que aplaude qualquer coisa pra se mostrar Fiel ao Corinthians e sem capacidade pra compreender que essa fidelidade jamais deveria se estender aos que não contribuem para que a instituição esteja sempre no topo.

Atualmente o clube é eliminado de maneira melancólica e ao invés de vermos torcedores revoltados, já que uma eliminação como a de hoje não pode ser definida de outra forma senão FRACASSO, o que vemos são os ponderados moderninhos, sempre com uma desculpa pronta e pregando o “tudo bem”, como na propaganda do Ford Fiesta.

Tem torcedores tão preocupados em parecerem ponderados, fazendo eco ao discurso padrão dos comentaristas, que nem se dão conta das ridículas contradições desse blá blá blá politicamente correto.

Rebaixamento? Reformulação? São desculpas pra não chegar aonde times pequenos em situação mais delicada chegaram?

Mas o time vinha numa crescente, né? O que matou foi o começo desajustado, na reta final a gente chegou “tinindo”, mas pena que não deu tempo…

QUE NADA! CONVERSA FIADA!

O tal “laboratório” que seria o Paulistão não serviu nem pra ajustar o time, o “esquema tático” é a mesma porcaria dos técnicos medíocres anteriores, só que sem Betão e Fabio Ferreira pra afundarem lá atrás.

Ofensivamente? QUE LIXO!

Quem foi que falou que treinador com mentalidade pequena vai aprender a armar um time pra jogar como grande, só porque veio parar em time grande?

2/3 do campeonato enrolando pra soltar o time, pra começar a fazer testes (por obrigação, já que precisava ganhar os jogos) faltando meia dúzia de rodadas… RESULTADO: do meio pra frente, o que o Corinthians tem pronto hoje?

Ah claro! A culpa é da falta de peças…

TRAGAM O ZIDANE!

Opa! Pêra aí… Douglas o salvador da pátria vem aí, AGORA VAI!

Porque enquanto só tinha o cara que fez 19 gols no Brasileiro pelo Náutico, a gente tinha que jogar com Lulinha…

A GENTE TINHA QUE JOGAR COM LULINHA???

Aliás, Lulinha hoje repetiu a dobradinha com o Carlão de contra o Palmeiras… Um perde a bola feito criança, o outro toma nas costas e “É NÓIS QUE NUM TÁ!”

Dá o time da Ponte pro Mano treinar, BRILHANTE ELENCO! Dá o Guaratinguetá pra esse gênio que ele ganha a Libertadores!!!

Esse energúmeno vai querer transformar a baba da série B num parto, mas por sorte os técnicos adversários estão no nível dele e as equipes num nível muito abaixo da nossa.


9 Comentários so far
Deixe um comentário

Como é que uma gata dessas pode torcer por Corinthians? rsrsr

Larissa apesar de ser são paulino tô passando pra prestigiar o seu blog.

Um beijo grande pra você.

Larissa: Não vai encontrar muita coisa que lhe agrade por aqui, mas mesmo assim, obrigada. Beijo alvinegro.

Comentário por Eduardo Tavares

Larissa… infelizmente, a exemplo do Paulinho e talvez por influência dele, você é mais um dos torcedores que perdem o sentido da lógica e da coerência em favorecimento da paixão. Sou tão Corinthiano quanto você mas sei separar as coisas.

O verdadeiro Corinthiano está inconformado com a desclassificação, mas sabe que o time teve um bom desempenho no campeonato paulista, que temos um bom treinador e que a desclassificação não tem naaaada a ver com a camiseta ser roxa, preta ou amarela.

Enfim, infelizmente existem pessoas “bola murcha” como você e o paulinho que insistem em criticar o clube, tanto em vitórias quanto em derrotas. E além disso acham que, quem não é assim “faz o discurso ponderado dos comentaristas e blá blá, blá”.

Enfim, como Corinthiano roxo que sou a mais de 20 anos, me sinto completamente ofendido pela sua postura, típica de quem não conta com um mínimo de senso de auto-crítica. Como disseram em um comentário a alguns dias… tenha personalidade, não se deixe levar pela opinião de outros jornalistas “azedos”, não faça críticas vãs e sem sentido e não integre a massa que não consegue demonstrar imparcialidade e mostrar as coisas como elas são.

O Corinthians não se classificou, beleza. É isso. Não ganhamos todas, não perdemos todas, o time evoluiu, precisamos de mais reforços e precisamos melhorar pra jogar o resto da Copa do Brasil e iniciar bem a segundona. Ponto.

Larissa: Primeiro é uma ofensa vir aqui me comparar ou dizer que me influencio por alguém. Na próxima não vou aceitar, é ridículo. Sempre contesto as opiniões de todo mundo, inclusive do blogueiro citado quando julgo necessário e não sou tão condescendente quanto ele a aceitar ofensas sem qualquer conhecimento de causa.

Como eu também sou corinthiana roxa há mais de 20 anos, com certeza eu perco a lógica em detrimento da paixão, por isso, esperei bastante para postar. Se fosse na seqüência do jogo aí pegava fogo mesmo.

Detalhe: Tudo que falei desde o começo do campeonato até aqui aconteceu, inclusive semana passada eu comentei que havia o risco do santos conquistar o resultado esperado e o Corinthians perder pro Noruska, porque já haviam dado o objetivo por cumprido. Uma vergonhosa declaração do vice Mario Gobbi, aliás.

E o Corinthians fazer um bom campeonato estadual nunca foi sinônimo de ficar fora das semi-finais. Quando até o São Caetano voltando de rebaixamento foi vice, já que a desculpa agora é o ano passado.

Jogaram um campeonato inteiro sem alguém pra armar o time e acham que o Mano fez um bom trabalho? Arrumando uma defesa e o resto que nunca veio? E claro, a desculpa são as peças, mas as melhores peças dele ficaram no banco durante todo o Paulistão também.

Não me venha com discurso à la Betão “o capitão maneirada” para dizer que está tudo bem, tudo legal. Porque não está. E se jogar assim na série B, é capaz de nem subir. No mínimo, vamos ter que passar pela Batalha dos Aflitos II …será que a torcida “eu acredito na diretoria porque sou corinthiano” só vai perceber isso na última rodada do brasileiro de novo? Apoiar até cair não é comigo. Se for pra fazer algo que seja feito agora, enquanto é tempo.

E obviamente a culpa não é da camisa roxa…mas eu bem expliquei porque fiz alusão a ela.

E eu vi muito pouca, pra ser mais direta, tirando a zaga, não vejo diferença nenhuma do ano passado pra cá. Vejo um time com medo de ganhar de times muito inferiores, como ano passado e como fez contra Juventus, Mirassol, etc.
Primeiro campeonato concluído com a participação do Mano Menezes e o saldo é a mesma porcaria dos antecessores dele. Nenhuma vitória em clássico, nada de classificação entre os 4 melhores de São Paulo, muito menos um time montado. Conseguiu fazer um campeonato pior que o Leão em termos de evolução.

O desejo de acreditar que tudo mudou também é tentador para mim. Mas depois de 14 anos de Dualib. Não fecho meus olhos mais para nada. Não caio no conto novamente. Sinto muito pra quem cai.

Continuo corinthiana e doente mesmo enxergando a realidade e apontando os erros do time, buscando o crescimento. E ninguém vai me convencer de que os que não criticam e acham que tudo está lindo não estão muito bem acomodados e “apequenados”, enquanto eu que “falo mal”, porque agora enxergar os erros grotescos e implorar por correções é falar mal, perco o sono por conta do que estão fazendo com a minha paixão.

Salvem o Corinthians!

Comentário por Blefe

Se você não quiser aceitar o meu comentário, é um direito seu. Se eu tivesse um blog também o faria se precisasse.

O meu objetivo não é ficar batendo na mesma tecla e discutir no seu blog, por isso, não irei argumentar sobre as suas colocações (as quais eu já deixei claro o meu ponto de vista em vários dos seus posts). Apesar disso, deixo aqui um blog interessante, que critica mas também propõe soluções. Que bate mas também reconhece o merecido. Talvez seja interessante dar uma olhada.

http://oblogdosilvinho.zip.net/

😉

Larissa: Exatamente o que faço aqui. Elogio medidas decentes, critico aonde eu acho que precisa ser melhorado e proponho soluções. E conheço o blog do Silvinho há muito tempo.

Comentário por Blefe

Larissa. Me permita fazer um comentario sobre esse “Caçador Fantasma”, ou “Caçador das Sombras”.
Hoje esse comentário é muito bom. Até o placar estar 2×1 para o Corinthians em Bauru, não era tão bom assim, mas ainda servia, porque a Ponte ganhava do Santos.
Eu por exemplo, perdi o sono,quando vi o que estão fazendo com a minha paixão também. Quando vi aquele lance em close, do zagueiro do Noroeste, indo para cima chutar o Lulinha no chão, com os dentes cerrados, nunca vi, tanto ódio estampado numa face. Aquele cara estava possuido, determinado mesmo, ou mandado, não sei.
Nesse momento, não pude deixar de lembrar que 30% do passe é do Wagner Ribeiro e 70% do Corinthians.
E que, se tantos jogadores hoje, não são das nossas paixões, e sim de pessoas físicas, devem ter certamente responsáveis por isso.
Não só aqueles que fizeram essas leis, mas principalmente aqueles que emprestaram seu prestigio pessoal em favor da mesma, tudo porque, achavam que os Dirigentes eram ladrões.
Então em nome disso, simplesmente tornaram alguns cidadãos ricos da noite para o dia, e acham isso bonito.
Como disse o Shadow aí “Ocorre que antigamente o apoio era incondicional ao Corinthians, mas parte desse apoio era justamente a cobrança firme sobre jogadores, técnicos e diretores, visando o melhor para o clube”.
Pois é, né senhor Sombra. Que tal mudar essa visão de “antigamente”, e voltar para a realidade, e fazer cobrança justa e firme, sobre empresários e seus apoiadores da midia, para que “sua mercadoria” respeite a camisa que veste?
Talvez aí não né? Não convém.
Hoje jogador vai na justiça, e é liberado em 48 horas, ou o senhor esqueceu-se disso?
Como dizia um amigo: “transmitir jogo é uma beleza, e mais fácil, do que jogá-lo”.
“Lulinha grosso, aquele gol até minha mãe fazia”.

Larissa: Mas é exatamente a crítica que ele faz e eu corroboro que essa nova geração da torcida pare de apenas passar a mão na cabeça de todo mundo e faça alguma coisa, cobre quando necessário. Se o clube permite esse aliciamento da base por empresários (que infelizmente são amparados por lei) de quem é a culpa?

Comentário por Jarbas

Larissa. Mais um comentário (já que você comentou que São Paulino não encontrará muita coisa por aqui).

Sabe porque começou a briga no vestiário do São Paulo, entre Fábio Santos, Ceni, Adriano e C. Alberto, entre outros:

Pois é, a grande mídia como sempre, omite e esconde, mas, apuramos que tudo começou com uma frase: “Quem pegou meu esmalte e batons importados do meu armário?”

A partir daí, foi um tal de “você quebrou minha unha”, e “sai prá lá coisinha”.

rsrsrsrsrsrs
e generalizou-se a confusão.

Larissa: Pelo que soube foi por motivos de balada e relapso de 2 jogadores.

Comentário por Jarbas

Lissa, quando fala do técnico de cabeça pequena, esquece que ele levou o Grêmio à final da Libertadores. E perdeu onde qualquer outro encontraria derrota certa, contra o Boca Junior, pois Riquelme mandou no jogo.

Nem falarei em lista de dispensa, pois penso que (Bóvio, Perdigão e Herrera) servem para a série B. Mais importante é mandar embora jogadores que não serão aproveitados e emprestar o Lulinha para ganho de experiência.

Teremos de contratar, sem falta, mais uns 3 jogadores, a lateral direita e a armação estão carentes.

É isso.

Notei que removeu o link do Flicker, creio que fez bem.

Larissa: E aquele Grêmio foi também o clube com maior número de derrotas a chegar numa final do torneio. Enquanto ele chegou na final, Antônio Lopes, Jair Picerni entre outros, já conquistaram a competição.
Eu não gosto da forma de jogar, buscando alcançar o objetivo de “não perder”. Pra mim, parece que o medo dele de perder o impede de ganhar.
Sobre link, recebi um email aconselhando por haverem pessoas plantadas por aqui também, achei melhor mesmo.

Comentário por Joao Henrique Levada

Espere aí um poquinho….

Uma mulher linda (que sorrisso!!!), inteligente, com personalidade forte (fortissima) e ainda CORINTIANA???

Onde esta o seu defeito moça?…modemos saber?…..

E parabéns pelos seus posts…mesmo eu nao concordando com eles na totalidade…sua coragem é admirável…

Beijo

Larissa: Obrigada. Pelo que pude perceber dentre os maiores defeitos (porque tenho muitos! rs) o maior está na personalidade forte mesmo, pelo menos é o que mostram os que criaram o novo hobby de me criticar.
Que bom que você sabe conviver com a diferença e divergência de opinião, a maioria não consegue e o fato de eu ser mulher atrapalha bastante. Mas enfim, eu gosto de desafios mesmo.

Comentário por Douglas

Tambem com torcedores mediocres que querem mandar no time fica dificil, deram o coelho e o ratinho, pq os tontos dos torcedores nao gostavam deles, agora nao temos lateral, trouxeram o acosta, que fez um bom campeonato ano passado, está jogando mal, e agora a culpa é do corinthians, é bricadeira. e comparar o mano com os tecnicos do ano passado ja é demais.
O que irita sao os jornalista que “torcem” para o corinthians mas adoram falar mal de qq coisa.

Larissa: Ainda bem que o comentário não foi pra mim, já que não sou jornalista e nem pretendo ser.

Comentário por petter lang

Blefe, Parabens!!!!

Ah! culpa não é do Mulinha….

Comentário por Ricardo




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: