Corinthians: Preto no Branco


Mano muda esquema de time para 4-4-2
abril 10, 2008, 1:17 am
Filed under: Uncategorized

Fonte: UOL

Se o setor defensivo do Corinthians não causou muitas dores de cabeça em Mano Menezes, o desempenho do ataque não o agradou no início da temporada. Por isso, no período em que disputará apenas a Copa do Brasil, o treinador pretende focar os esforços do seu trabalho na criação de sua equipe.

E Douglas, apresentado na última terça-feira, aparece como a chave da solução. Com o ex-meia do São Caetano, Mano deve adotar o 4-4-2, esquema de sua preferência. A princípio, o novo camisa 10 ocupará a função de jogador mais avançado do setor.

“Vejo o Douglas como um meia de aproximação, que no melhor momento em que o vi jogar ele atuava na ponta de um losango, com três jogadores por trás. Nós pretendemos aproveitá-lo dessa maneira”, comentou o comandante.

Com isso, Diogo Rincón pode ganhar uma nova função no Corinthians. Desde que chegou ao Parque São Jorge, o meia foi utilizado como principal armador. Ele, agora, pode atuar ao lado de Douglas na criação ou ser adiantado para o ataque.

“Precisamos ver na prática como funcionará, mas o Diogo pode tanto continuar na função que vinha fazendo aqui ou como segundo atacante, com maior movimentação, como estava jogando na Europa [no Dínamo de Kiev]”, avaliou.

Ainda na composição do setor, o treinador adiantou que Nilton, em sua forma ideal, é o principal candidato a ser o volante de contenção na vaga do lesionado Bruno Octávio. “O Nilton vem de uma longa parada, mas é o que possui as características mais parecidas às do Bruno.”

Certo, apenas, é que o meio-campo receberá o foco principal das atenções de Mano Menezes nos próximos dias. Como atualmente disputa apenas a Copa do Brasil, o Corinthians alternará maiores períodos sem compromissos oficiais.

“Vou trabalhar muito isso agora, teremos a possibilidade de repetição e de um trabalho mais forte. Esse é o fator positivo dessa entressafra”, argumentou o treinador, que dirigirá treinos em dois períodos até o fim desta semana.

Nota da Larissa: Eu não entendo porque treinar com o Douglas se ele está fora do jogo contra o Goiás. Só vai jogar a série B, então não seria hora de treinar e armar o time sem ele?

Falando em mudanças táticas para mais além, pelo teor da matéria, Mano Menezes não pretende abrir mão da sua proporção retranqueira. Acredito que pretenda usar o articulador como meia-atacante à frente de 3 volantes, ou no máximo, ao lado de outro meia-atacante, optando por um atacante apenas.

Esperar pra ver.


14 Comentários so far
Deixe um comentário

Larissa, acredito que seja questão de interpretação. Ele pode já organizar a equipe pra segundona e tbm treinar pros jogos da copa do Brasil. São 5 dias da semana, sendo 2 treinos por dia (ou seja, 10 treinos) :D… hehehee
Questao de ser retranqueiro? É relativo. Pq depende como funciona o resto do time. Precisaremos de um volante que cubra as costas do André Santos, pois sua qualidade vai ajudar E muito no ataque. E com a volta do Alessandro, teremos um maior preenchimento no meio-de-campo (sim, teremos de aguentar o Carlos Alberto na direita ou teremos um novo lateral direito)…
Jogar em um 4-5-1, nao é necessariamente um esquema retranqueiro, basta ver quantos irao para o ataque.
Abracos!

Larissa: No nosso caso, é sim. É só ver como jogamos o campeonato paulista inteiro. Mas se houver chegada de alguns reforços, talvez, o técnico mude a forma defensiva de pensar, por necessidade, lógico.

Comentário por Guilherme

Acho que ele é mais retranqueiro por necessidade do que por opção no Corinthains, é claro que um time com 3 zagueiros e 2 volantes vai ser bom defensivamente, mas isso na série B nao vai funcionar, ai vamos ver se o Mano vai saber armar o time…

Larissa: De fato, não tem as melhores opções possíveis, mas não se trata apenas de necessidade, haja visto que as melhores peças disponíveis aquecem o banco de reservas até hoje.

Comentário por henrique

Se o Douglas ficar prendendo a bola o Corinthians continuará sem ver a cor da bola no ataque…

Larissa: Nem fala!

Comentário por Gilberto Minhoca

Larissa. Os times (melhores hoje) jogam da seguinte forma:
2 x 2 x 2 , ou seja dois volantes de contenção, dois meias armadores e de aproximação, e dois atacantes.
O Mano não tem jogador com qualidade para fazer isso.
Não adianta a gente pedir para o time jogar prá frente, que vamos levar 03 gols ou mais todos os jogos.
Também reconheço que ficamos abaixo dos 04 (fomos o quinto), e não gostei, mas sinceramente, se tivessemos jogados na frente, nossa posição poderia estar entre 10 e 15 na tabela. Não tenho dúvidas.
Todas as equipes jogam com o contra ataque, inclusive Palmeiras e São Paulo, a diferença é que eles possuem jogadores de melhor qualidade do meio para a frente, porisso criam mais chances de gol, e finalizam melhor.
Pegue 04 jogadores desses dois times, e coloque no Corinthians e o titulo seria nosso. O técnico poderia ser até o Vampeta.

Larissa: Concordo em partes Jarbas.
Faltam peças, mas fui eu ou ele que montou um time sem armador?
E por que algumas das melhores peças ficam no banco sempre?
Desclassificado em 5º ou em 10º não muda muito pra mim, preferia ter tentado vencer do que jogado o campeonato inteiro com medo de ganhar até de times muito inferiores em estrutura e elenco.
Mas calma lá, todos e isto é, todos mesmo, elogiam o Mano por ter arrumado a nossa defesa, mas se arrumou pq não podemos jogar na frente que o time toma 3 gols? Arrumar jogando atrás, até eu.

Comentário por Jarbas

Larissa

Salvo engano, pouco ou nada mudará no time com um 4-4-2. Ele vinha jogando com um esquema que acomodasse os jogadores Carlão, Bruno Otávio e Lulinha para satisfazer os desejos dos dirigentes. Certamente continuará fazendo a mesma coisa.
Além de tudo que você já escreveu sobre a atual e a antiga diretoria, um outro problema sério e preocupante está presente no PSJ, a Preparação Física, embora não seja privilégio nosso. Escrevi sobre isso no Corinthians Yes e gostaria que você lesse e desse sua opinião.

Larissa: Penso dessa forma também.
Belíssimo texto, dias atrás estava discutindo sobre essas contusões e chegamos a mesma conclusão, muito bem. Relacionei seu blog aqui no meu.

Comentário por Lou Mello

Larissa. Você tem alguma explicação porque o Corinthians não conseguiu trazer jogadores de “nivel”, como por exemplo, Diego Souza, Alex Mineiro, o lateral que foi para o São Paulo, o Dodô por exemplo que ficou sem contrato, o Conca, excelente jogador, o Washington centro avante.?

Larissa: Incompetência administrativa?

Comentário por Jarbas

Mais um adendo. Pelo que dizem, acham que todo mundo aqui, considera Mano suicida, isto é, administra mediocridade.
Se for assim, realmente, acho que ele deve pegar o Boné e ir embora mesmo.
Já foi assim com Leão, e será com o proximo.

Larissa: Eu penso assim, mas uma grande maioria de interessados não. Fazer o que?

Comentário por Jarbas

“Desclassificado em 5º ou em 10º não muda muito pra mim, preferia ter tentado vencer do que jogado o campeonato inteiro com medo de ganhar até de times muito inferiores em estrutura e elenco.”

TRUCO!

Se você já reclama, tendo o time ficado em quinto, imagino se tivéssemos ficado em décimo!

Lissa, acho que você critica demais o time. Me lembro daqueles torcedores que pediram a cabeça do Kaká, do Muricy…

Larissa: Eu não critico, eu cobro decência! Agora comparar Kaká com Lulinha, Marcel, Perdigão, Bóvio, não dá né?

Comentário por Joao Henrique Levada

A idéia não era, nem de longe, comparar jogadores. É covardia demais. Comparei vossa cobrança, com a dos torcedores do spfc.

Larissa: Talvez eles não tivessem razão na época, talvez sim. Kaká mudou muito também de lá pra cá, evoluiu. Mas enfim, o fato é que nós temos motivos, infelizmente.

Comentário por Joao Henrique Levada

Tipo, acho q vcs estao esquecendo que um clube é composto mais por mais grupos de gente que comissao tecnica e jogadores.
Primeiramente tem diretoria, que vai atras e “contrata” jogadores e comissao tecnica. É aquela questão do ano passado, tem muito jogador que nao pediu pra estar ali… Outra, qdo der tempo (trabalho, pós-graduacao…), vou ver sobre a preparacao fisica q vcs comentaram, mas é akela coisa, qdo chegam 15, 20 pessoas numa empresa, precisa-se de tempo pra dar liga… Tipo, o mesmo serve para todas as areas…
Sem contar que existe akele tipo de cara q vc fala: “po, vamo pra balada, vai ser legal” e o cara nao vai (entenderam? – nao to querendo falar em balada, mas ir pro ataque)….
Nao adianta… eh uma questao de harmonia, q infelizmente, jah nao comeca na diretoria (em questao de futebol, pq em questao de mentiras….)
Abracos!

Larissa: Pois é! Abraços alvinegros…

Comentário por Guilherme

Larissa. Acho que pedir a cabeça de Mano, neste momento, não é sensato.
E acho que você escorregou na resposta de minha pergunta porque o Corinthians não trouxe jogadores de ponta. Na sua resposta não enquadrou as variaveis possíveis. Acha então, que se tivessemos, um “gerente” competente, os craques teriam optado pelo Timão?

Comentário por Jarbas

Jarbas, o “gerente” competente, entendo eu q seria um cara responsavel, q ajudaria os jogadores e empresarios a verem o clube como uma entidade responsavel e confiavel, aonde poderao trabalhar sem maiores problemas…
Veja o exemplo do lulinha…. A torcida organizada tem todo o livre-acesso aos bastidores do clube, assim, pressionar o jogador eh a coisa mais simples q acontecerah… Para q isso pare de acontecer, duvida qto q vai ter gente da diretoria beijando a mao de torcedor organizado? C vc tivesse numa empresa e seus chefes tivessem de se subordinar para terceiros, para q os mesmos nao facao pressao para vc, o q vc pensaria? Vc quer trabalhar trankilo, mostrar suas habilidades e crescer com o trabalho…. Nao ficar com nego, q nao tem nada a ver com vc, nas suas costas, te enxendo o saco… t ameaçando etc…
Abracos!

Comentário por Guilherme

Tai Guilherme. Esse negócio de “nego q não tem nada a ver” ficar ameaçando enxendo o saco, como você diz, é uma das variáveis que considero criar obstáculos para a vinda de jogadores para o Corinthians.
Antigamente os craques tinham o sonho de jogar no Timão, hoje, evitam.
Você tem toda a razão. Acho que de todo esse caós que passamos, a nossa maior perda talvez tenha sido a identidade.
É duro, você ver um lateral (nem lembro o nome, esse do Paraná) dizer que preferiu ir para o São Paulo. O mesmo disse Jadilson lateral do Goiás, e muitos outros.
Esse negócio de “tem que ser homi pá jogá no Timão”, é terrorismo, puro.
Nunca torci tanto para a policia prender alguem, como aquele cara que ameaçou o Marquinhos de morte. Tinha que prender um cara (ou caras) que fizeram aquilo como exemplo. É muita moleza.

Comentário por Jarbas

Ah kra, estamos no pais da impunidade… Ai é foda prender bandido… já prender inocente… (seja dentro de casa por causa da violencia ou na cadeia por algo q nao comenteu – ou por roubar uma galinha)…
Acho que tem q ser homem pra jogar no timão, mas do jeito q a torcida faz, parece que tem q ser loko… Po, pra vc ter um bando de débeis no seu ouvido, te ameaçando, é complicado…
O caso so Marquinhos é um caso complicado. Desde qdo ele começou a jogar, ele fazia pataquada. Além de nao ter sorte. Nesse caso, podemos pegar o “glorioso” Anderson. O Anderson jogando com Fabio Luciano, dava medo, mas pelo Fabio Luciano, ele até q conseguia jogar bola. Já o Marquinhos, ele nao teve a sorte de ter um Fabio Luciano ou um Gamarra ao lado, ai complica… Ai as merdas nao sao salvas… Nem o futebol… Mas é aquela questao, ele poderia ter saido. Ele nao tinha condicoes de jogar no Corinthians. O problema foi o q fizeram pra ele sair. Ele era um bem do clube. Poderia ser vendido por meio milhao de reais, e tava beleza. Problema é que a torcida acha q somente a instituicao é patrimonio. O jogador tbm é. Por isso que eu falo, enqto esses torcedores acharem q eles é q tem o time e nao o time q tem a torcida, nosso time nao ira pra frente.
Espero que gente competente, como Sócrates, Juca Kfuri, Washigton Olivetto e outros venham para mudar nossa instituicao, pq, da gente lá de dentro, nao conseguiremos nada.
Abraços!

Comentário por Guilherme




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: