Corinthians: Preto no Branco


Conselheiros estudam vetar renovação de Mano
agosto 14, 2008, 11:40 pm
Filed under: Uncategorized

O presidente do Corinthians, Andres Sanchez, revelou a intenção de renovar o contrato do técnico Mano Menezes até 2010. No início do ano já havia rumores sobre o fato que particularmente, considero absurdo.

Membros do Cori (Conselho de Orientação) querem impedir a ampliação do acordo com o treinador, que vai até o final deste ano. O problema, segundo os conselheiros, é que o atual mandato de Andres termina em janeiro de 2009 e, dizem, ele não pode estabelecer compromisso com Mano sem ter a garantia de que será reeleito para o cargo.

Nesta terça-feira, após o empate por 1 a 1, contra o Avaí, o treinador voltou a ser criticado por ter recuado o time, substituído o meia Douglas por Eduardo Ramos e ter sofrido o empate nos minutos finais da partida. Os conselheiros descontentes alegam que o técnico recebe um alto salário (R$ 230 mil mensais) e não tem conseguido fazer o time atuar de maneira convincente.

Concordar com o Cori nunca foi característica minha, mas nesse caso específico, estou em total acordo. Apesar de achar falho esse argumento de fim de mandato, pois se assim fosse, seria impossível que houvesse um planejamento no clube. No entanto, manter um contrato longo com um treinador nos moldes dos clubes brasileiros, é inviável e por isso, absolutamente arriscado. Os riscos de demitir o treinador antes do término do contrato e perder dinheiro com a multa rescisória são altos, ainda mais em se tratando de um técnico limitado e uma torcida exigente. Vale lembrar os casos de Leão e Passarella.

Mano Menezes não convence nem na limitadíssima série B, temo pelo seu futuro na série A. Posso imaginar o treinador escalando três zagueiros e sete volantes improvisados nas mais diversas posições contra times bem estruturados e articulados, seria desastroso. O Corinthians correria sérios riscos de ser rebaixado no ano seguinte a sua ascensão à elite do futebol, isto é, se ele conseguir subir o time.

Só resta mesmo esperar que a vontade do Cori prevaleça no Corinthians. Haverá uma reunião do órgão para tratar o assunto, na próxima semana. Vale ressaltar que o Conselho de Orientação não tem poder para vetar a decisão do presidente. Mas os membros do Cori contam que podem levar a questão para ser debatida no Conselho Deliberativo do clube.

Anúncios

7 Comentários so far
Deixe um comentário

.

Essa boa vontade da atual diretoria com o Mano só pode ser explicada pela complacência do treinador em escalar jogadores de empresários, porque o Mano não tem cacife nenhum pra merecer esse respaldo todo e seu time não demonstra nada taticamente.

Querem transformar um projeto de treinador num grande nome.

O Mano não conseguiu classificar o Corinthians entre os 4 do Paulista, não soube trabalhar a equipe pra sustentar uma larga vantagem aberta contra um time pequeno na final de uma Copa do Brasil e atualmente vem complicando a baba da série B.

Pro Corinthians, o Eduardo Amorim é mil vezes mais importante como técnico do que o Mano das camisas.

.

Larissa: Concordo com tudo! =)

Comentário por Shadow

Tudo isso é verdade, mas tem mais um detalhe determinante aí: a previsão de que antes de 2010 Pilulinha e Dentinho não saem devido à absoluta falta de interesse neles. Nesse caso, manter o Mano é fundamental para garantir um lugar no time para eles e os outros (Elias, Eduardo Ramos, Denis, Fábio Ferreira, etc). O Corinthians do Andres Dualib é um carrinho de pipocas onde o produto é jogador ruim.

Larissa: Lou, com certeza você apontou um fator determinante para a manutenção do Mano Medroso no cargo.

Comentário por Lou Mello

Assim, costumo defender quem merece. É óbvio que o time não está jogando nada, e que alguns jogadores da reserva poderiam ser colocados no time titular, para dar uma pressão nos “titulares”… É óbvio tbm que o time não joga da msm forma que jogava até a vitória no primeiro jogo da final da Copa do Brasil. E isso, é sim culpa do técnico.
Agora, reclamar dos jogadores que estão no time (Elias, Eduardo Ramos, Denis, Fábio Ferreira, etc) é reclamar da diretoria. Se me derem laranjas, como farei limonada?
Assim, devemos tirar os Manés, os Andrés, os Waldirs, que estão nesse clube, pra depois acertar o time. Do que adianta colocar um Leão, um Luxemburgo, se os jogadores, que serao trazidos pela diretoria, serão os mesmos???
É de se pensar nisso. Vcs, de organizadas, que eu tanto critico, tem a grande chance de mudar suas imagens, mudando as pessoas que comandam o clube. Aí sim, terão como reclamar dos jogadores e técnicos do time.
Abs.

Larissa: Você abordou um assunto pertinente e que me parece ser o X da questão:
De que adianta trazer um Luxemburgo se os jogadores trazidos pela diretoria serão os mesmos?
Pois é. Eu havia estranhado o brilho no olhar e a extensa lista de elogios do Luxemburgo ao falar do Corinthians no início do ano e considero que ele teria vindo. Mas eis o X da questão: Luxemburgo, Parreira, Felipão não se submetem à vontade dos cartolas. Eles têm, pela carreira que construíram, total condições de exigirem trabalhar com os jogadores que consideram e querem em seus elencos. Não são como o Mano Menezes, que ganhando o maior salário da sua vida no Corinthians, se submete a vontade dos empresários e cartolas, também há os cartolas-empresários, que escalam o time como se estivessem montando uma vitrine.

Abraços!

Comentário por Guilherme

Desculpe-me, mas tenho uma opinião totalmente contrária a sua. Mano Menezes, com todos os problemas que tem, é sim um grande técnico, e sua manutenção no cargo, planejando o ano de 2009, é condição sine qua non para que o Corinthians volte a ser grande.
O pulo do gato está em, justamente, não permitir que o técnico seja demitido; uma coisa é torcida exigente, outra, totalmente diversa, é tirania, fascismo de arquibancada. A torcida do Corinthians precisa aprender a ser menos nazista.
Concordo com a crítica a algumas atitudes dele, mas acredito ser possível, com paciência e planejamento, aprender com os próprios erros.
Essa poeira levantada pelo Cori tem a cara de quem quer fazer propaganda eleitoral…

Larissa: Considero quase tudo que vem do CORI como politicagem, nesse caso, concordo. No entanto, o Mano só com muito chão e muitos segundos lugares mais para aprender a ser técnico de verdade. Ele é amador e os números, o currículo do treinador, provam isto.
Em tempo, eu também gostaria que houvesse planejamento no Corinthians e nunca mencionei que trocar de técnico a cada seis meses fosse bom negócio, porque não considero assim. Acontece que planejamento que começa equivocado e segue equivocando tende a terminar errado. Planejamento com as pessoas competentes sim, e no meu conceito de competência, não cabe Mano Menezes. Ele pode até falar bem, não soar arrogante como Leão, Muricy ou Renato Gaúcho, mas isso não lhe traz competência para montar e dirigir o time do Corinthians.

Comentário por jeff

Particularmente eu gosto do trabalho que o Mano vem fazendo no Corinthians, somos lideres da competição, tenho certeza que o time subirá, tbm não acho certo um presidente que está para sair, fechar contratos com duração de até dois anos após o fim do seu mandato, queria ver o Mano dirigindo esse time na serie A, para poder criticar seu trabalho, todos nós sabemos, principalmente o Mano que a Série B é diferente, os times são ruins, o tipo de jogo tbm não é bom, muita retranca e bicão atrapalham um bom futebol, empatar ou perder alguns jogos são normais para o objetivo do grupo que é subir, e levando em consideração o que vem fazendo a diretoria, acho um absurdo fechar um contrato para contrução do estádio com as eleições batendo as portas, ai é que mora o perigo. não concordam

Larissa: Complicado!

Comentário por Toel

Nossa Larissa, nunca li tanta besteira na minha vida…
Se o Mano Menezes é limitado quem você indicaria para ser o técnico em 2009?

Luxa, que só ganha paulista nos ultimos anos?
Muricy, que também escala mal o time das três cores?
Renato Gaucho, que só sabe falar besteiras?
Joel Santana, o rei da pranchetinha que só da certo no rio?

Por favor me responda se for capaz????

Abraços.

Larissa: Sinta-se à vontade para ler outros canais com menos besteiras. O fato é que aqui eu exponho a minha opinião e sempre argumentando todos os pontos.
E considero que se você já concebeu a idéia do “sai Mano e entra quem?”, então, já está, de fato, assimilando que ele não é um treinador de ponta, caso contrário, teria usado os argumentos cabíveis para defende-lo, ao invés de tentar desmerecer a opinião alheia citando Joel Santana como opção, não?

Nomes: Parreira, Mancini, Ney Franco, Luxemburgo…boas opções não faltam.

Comentário por Edgar de Souza Batista

Essa historia de cornetar treinador de novo, não está me cheirando bem. Outra vez? Não por favor. Esperem acabar o campeonato.
Daqui a pouco o homem resolve pegar o Boné (time pra ele não falta), vem o Benazzi que o Neto gosta, e esse blog vai virar um vale de lágrimas, como já foi no rebaixamento, depois da cornetada no Leão, pela turma do nosso amendoim.

Larissa: Esse blog já foi um vale de lágrimas na época do rebaixamento quando ele nem existia?! Cornetar treinador de novo?! Como assim?! Esse blog surgiu em 2008, ano em que, até o presente momento, só tivemos um treinador.
E não se preocupe Jarbas! Ele não vai pegar o boné e abrir mão dos 300tinhos por mês que ganha para nem se dar ao trabalho de escalar o time (que é escalado por empresários) e sem nenhuma pressão enfrentar a baba que é a série B, capaz até de fazer as pessoas pensarem que ele é alguém como técnico para ter de mostrar serviço de verdade em outro clube.

Comentário por Jarbas




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: