Corinthians: Preto no Branco


Óbvio Ululante
setembro 12, 2008, 1:30 am
Filed under: Uncategorized

Da Folha Online

Sem Corinthians, futebol cai 11% na Globo

A queda do Corinthians para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro evidenciou ainda mais a importância do clube para o desempenho da Globo no Ibope de São Paulo.

Até a semana passada, a Série A do Brasileirão registrava 19,7 pontos na Grande São Paulo, contra 22,2 do mesmo período da competição no ano passado. A queda foi de 11%. A Globo perdeu 12% de participação no total de televisores ligados _que aumentaram neste ano.

Apesar de serem exibidos em dias (quartas e domingos) mais favoráveis, pela maior quantidade de televisores ligados, os jogos de São Paulo, Palmeiras e Santos em 2008 estão apenas dois pontos acima da média dos do Corinthians na Série B, irradiados nas tardes de sábado.

A média do Corinthians na Série B até agora é de 17,7 pontos na Globo, com participação de 34,1% no total de televisores ligados (51,6%). Já os jogos da Série A têm sido sintonizados por 34,6% dos aparelhos ligados (57% no total).

A maior audiência do Campeonato Brasileiro na Globo até setembro vem da Segundona: Bragantino x Corinthians, com 27,4 pontos [grifo meu]. Na Série A, o maior público foram os 24,8 pontos de Figueirense x São Paulo.

O problema da Globo na Série A não é só a falta do Corinthians. Ao contrário da rede líder, a Band cresceu 21% com a competição. Tem média de 4,9 pontos neste ano, contra 4,0 de igual período de 2007.

Nota do Blog: Vale lembrar que na grande São Paulo cada ponto no ibope equivale a 55,5 mil domicílios.

Enfim, foi o Corinthians ou o Campeonato Brasileiro Série A que foi rebaixado? A cada dia que passa, a dúvida aumenta…

Anúncios

9 Comentários so far
Deixe um comentário

E a audiência do Corinthians só não está ainda maior na série B, porque a grande maioria dos torcedores rivais já desistiram de secar o clube nessa competição faz tempo…

Larissa: É. Já devem ter percebido que a volta do gigante está mais do que garantida.

Comentário por Shadow Hunter

O comentário anterior saiu errado, substitua por este, por favor…

Eu não entendo vocês… Afinal, os campeonatos são de futebol ou de audiência? É claro que a audiência do Corinthians é maior por ter a maior torcida… Quanto a isso, a maior torcida da última copa foi a da… China. Mas o Brasil é que tem cinco títulos mundiais (embora dois sejam roubados), a minha querida Itália quatro, a Alemanha três…

Por outro lado, a média de comparecimento a estádio da segunda maior torcida do estado (que sempre foi extremamente apaixonada e com cerca de 18 milhões de torcedores em todo o Brasil) historicamente sempre se ombreou com a daquela que é a maior torcida (30 milhões)… Percentualmente, então, quem mais acompanha o time no campo?

bjs,

Daniel

Larissa: Que eu saiba, sempre foram os alvinegros, como mostra a invasão corinthiana. Ou como até assumem os membros das outras torcidas ao se referirem à caravanas, etc…
O campeonato é de futebol, mas certos detalhes fazem a diferença, nossa torcida sempre fez.

Comentário por Daniel

É óbvio que isso iria acontecer. Afinal os tricolores, palmeirenses, santistas, portugueses que costumavam assistir , para secarem, agora estão em férias. E, o Ibope da Globo, há muito tempo vem caindo. Quem aguenta Galvão Bueno, Jose Roberto Wrigth, Arnaldo e outras malas ( ou será mulas), falando um montão de asneiras ?
Agora uma coisa tenho que admitir. Estamos com muitas saudades do curinthia na primeira. Afinal são seis pontos certos na nossa conta. E setaríamos cabeça a cabeça com o Gremio. Volta curinthia. Saludos Alviverdes !!!!!!!!!!!

Larissa: Faz-me rir!

Comentário por Donizete

Aquelas pessoas que esbravejaram aos quatro cantos contra Olivetto, duvidando até da sanidade mental dele, quando afirmou que era o futebol brasileiro que havia caido, deviriam agora com o mesmo ardor, pedirem ao menos desculpas.

Larissa: Acho digno!

Comentário por David Emmanuel

Tanto que novamente, transferem jogo do Timão para a quarta.

Quando transferirem uma das ultimas partidas para o Domingo, será a a capitulação final.

A serie A, estará rebaixada, para desespero dos antis.

Larissa: Embora eu já não tenha dúvidas quanto a isso. Mas tudo bem, ela já será erguida novamente pelo Timão que está chegando.

Comentário por Jarbas

Só a torcida de vocês comparece? Como eu disse, a torcida palmeirense sempre esteve entre as que mais comparecem… Não foi respondido sobre o percentual de comparecimento a estádio no que tange ao número absoluto de torcedores… Mas não precisa responder, esse espaço é pra falar do seu time e sempre muito bem da sua torcida… Quem é palmeirense sabe que a nossa torcida torce apaixonadamente, sem propaganda contínua sobre isso… Nossa torcida também sempre fez a diferença… Basta ver a renda, por exemplo, nos jogos da série B em 2003… Jardim Suspenso lotado a cada jogo… E também a nossa média de público, mesmo tendo uma torcida de 12 milhões de pessoas (segundo tanto falam) a menos que o “time do povo”…

bjs,

Daniel

Larissa: Eu não disse que só a nossa comparece. Teu questionamento foi: “Percentualmente, então, quem mais acompanha o time no campo?” e minha resposta foi: quem mais acompanha, que eu saiba, sempre foi a torcida do Corinthians. Mas enfim, essa história de percentual é relativa, se for assim, em tese a torcida da Ponte Preta é a que mais comparece, já que é por proporção. E as torcidas do Corinthians e do Flamengo não têm vez, já que não existem estádios para 500 mil pessoas.

Comentário por Daniel

Se a torcida do Verdão é menor e, como eu disse, se ombrei a uma torcida maior em números absolutos na média de público, percentualmente quem mais comparece é a nossa… E se tivesse estádio de dois milhões, a nossa certamente lotaria, como já lotou diversos estádios… Não somos torcida de são paulinho, já lhe disse que você precisa conhecer mais de história do futebol…

bjs,

Daniel

Comentário por Daniel

“ombreia”… rs

Comentário por Daniel

Lara, não é o caso de discutir, só tô com o saco cheio desse papo de a torcida do Corinthians ser a que acompanha, a que comparece ao estádio etc… Sei muito bem, como todo palmeirense, que a nossa torcida, historicamente, sempre foi muito presente e NUNCA abandonou o time… No período de fila, nossa torcida só cresceu, mas isso ninguém fala, só puxam o saco de uma… Do jeito que você me respondeu, parece que ainda pensa, como quando falou, há meses atrás, sobre o estádio de vocês, que a torcida do Atlético Mineiro é maior que a nossa… A nossa é o quíntuplo da deles… Só que a nossa não tem a propaganda incessante da imprensa… Pode haver, no Brasil, torcida tão apaixonada como a palmeirense; mais, certamente, nenhuma…

O que eu tinha a dizer sobre o assunto já foi dito… Dia 20 está aí…

bjs,

Daniel

Comentário por Daniel




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: