Corinthians: Preto no Branco


Cori recomenda auditoria mensal no Corinthians
setembro 19, 2008, 5:58 pm
Filed under: Uncategorized

Da Folha de SP

Órgão de orientação quer que balancetes passem por vistoria independente

A partir do próximo mês, os balancetes financeiros mensais do Corinthians terão de passar pelo crivo de uma auditoria independente antes de serem divulgados pela diretoria. Essa é a sugestão do Cori, Conselho de Orientação do Clube, discutida na reunião de ontem.

O órgão pede que, a partir de agora, o procedimento seja tomado para que operações financeiras como a que o Clube fez com o empresário Carlos Leite (empréstimo de R$ 600 mil para a compra de Eduardo Ramos e Wellington Saci) fiquem claras, além de evitar contestações sobre os números divulgados, fato costumeiro entre membros do Cori.

Apesar de ser um órgão oficial do Clube, o conselho não tem poder de obrigar que o Corinthians ponha em prática a idéia. Cabe à diretoria decidir se seguirá ou não a orientação.

A reunião, no entanto, não satisfez os membros do Cori. Eles esperavam a presença do vice de finanças Raul Corrêa de Silva, convidado para o encontro, mas o dirigente não foi.

O vice de futebol Mário Gobbi foi quem representou a diretoria executiva. O presidente Andres Sanchez, que está em viagem, já havia avisado ao órgão que não poderia ir.
Corrêa da Silva também disse ter comunicado sua ausência. “Depois que a reunião mudou de dia, pois era para ser na terça-feira, eu já havia avisado por escrito que não poderia ir hoje [ontem]”, disse à Folha.

Sobre a sugestão do Cori para a realização de auditoria também nos balancetes -o balanço anual já passa por esse processo-, o vice de finanças, que falou com a reportagem por volta das 22h30 de ontem, afirmou ainda não ter tido conhecimento da orientação, mas afirmou ser favorável a ela. “Exceção feita pelo custo que isso terá, é bom para o Clube. Dá mais transparência.”

Comentário do Blog do Citadini sobre a reportagem: “Não é correta a informação do vice de Finanças que “havia avisado por escrito” que não iria à reunião. A infomação foi dada pelo vice Heleno Maluf – constrangido – no início da reunião.”

Nota do Blog: Só me resta parabenizar o Cori pela atitude tomada. Considero a orientação encaminhada à diretoria como um presente àqueles que se preocupam com a condução das finanças e bem-estar do clube. Já havia abordado o assunto aqui no blog anteriormente e sempre julguei necessária a adoção de uma auditoria externa para preservar a fidedignidade dos balancetes mensais. O próprio Citadini, presidente do Cori, participou dos debates neste espaço e garantiu que na reunião do órgão, que ocorreu ontem no Parque São Jorge, esclarecimentos e orientações seriam feitos. Penso que cumpriram corretamente o seu papel de Conselho. Resta saber se a diretoria acatará a decisão.

No mais, lamento que nossos dirigentes se ausentem de reuniões do próprio Conselho do clube e, com isso, passem a impressão de descaso. O fato de pessoas fundamentais para o esclarecimento de determinada pauta da reunião do Cori, como é o caso de Raul Corrêa da Silva, se ausentarem do compromisso dá margem à suspeita de que estejam querendo mascarar informações. Espero não ser o caso.

Anúncios

5 Comentários so far
Deixe um comentário

Nada além do que eu esperava. O Cori pelo menos foi coerente com a lógica do fato.

Também estou com você Larissa, e dou os parabéns.

Auditoria para acabar de vez, com os “interpretadores” de balanço de plantão.

Vamos achar agora outros pelos em ovos, diferentes.

Larissa: Eu não achei pêlo em ovo até agora. =)

Comentário por Jarbas

Larissa. Não foi você que descobriu pelo em ovo nenhum.

Você reproduziu.

Quanto a auditoria mensal, espero que informem quanto custará, já que estamos falando em zêlo com as finanças. Garanto que custará muito mais do que 600 mil.

Uma pena que o CORI não tenha tido essa idéia genial e implementado uma auditoria desse tipo, (mensal)?? na época da MSI.

Muito obrigado, senhor Carlos Leite, (que nem sei quem é) pelo emprestimo de 600 mil, e ter contribuido para essa brilhante descoberta do CORI.

Se o senhor tivesse feito algum negócio conosco desse tipo, em 2006, teriamos essa brilhante solução antecipada, e talvez tivessemos evitado a divida assombrosa (que estou esperando alguem ser responsabilizado até hoje), ou mesmo até o rebaixamento.

Lamentável mesmo.

Como diria, o sábio, antes tarde do que nunca, não é.?

Larissa: Também não reproduzi nenhum “pêlo em ovo”. Abordei uma relação promíscua entre o clube e um empresário de jogadores.

Comentário por Jarbas

Vamos ver se agora poderemos levar a sério a publicação dos balancetes, porque até agora tudo não passou de uma brincadeira onde se tornava público apenas o que convinha.

Claro que isso pode continuar ocorrendo mesmo com auditoria, basta que a administração publique apenas o que achar interessante, mas ao menos o que estiver faltando pode vir a tona mais facilmente por intermédio dos outros diretores.

Larissa: Vamos ver, primeiro, se acatarão a orientação do Cori.

Comentário por Paulo (Shadow)

Realmente a atuação de pessoas como vc larrissa ajudam na construção de um novo corinthians queria eu poder estar a par disso tudo e ter forças para lutar por um corinthians melhor
Mas me sinto como torcedor bem representado na sua figura
Continue com sua luta
Não para não para não para

Larissa: Imagina, eu faço o que qualquer torcedor faz. Não tenho méritos nisso, estou apenas tornando pública a minha opinião e questionando o que acredito ser importante. Abraços…

Comentário por Roger

Mas realmente foi uma pena, não ter ocorrido essa “relação promiscua”, em 2005.

Comentário por Jarbas




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: