Corinthians: Preto no Branco


Andrés Sanchez responde
setembro 22, 2008, 6:13 pm
Filed under: Uncategorized

O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, concedeu uma entrevista ao blog do Globo Esporte.

Confira as suas respostas:

Havia a promessa de contratações de peso no meio deste ano, o que não se concretizou. Ao contrário, tivemos algumas contratações como Alves, Almeida e Bebeto, que são jogadores de nível abaixo dos que já temos –e muitos atletas permanecem encostados. Qual é o motivo dessas contratações? Ainda podemos esperar reforços de peso?

Andrés: No início da temporada, tivemos que começar o time do zero. Muitos jogadores deixaram o elenco e trouxemos todos os jogadores necessários para compor um grupo de futebol. Agora que já temos uma base montada, precisamos ter os pés no chão e, dentro da nossa realidade, buscarmos apenas peças de reposição para o elenco. Considero que, neste ano, trouxemos sim reforços de peso. São os casos de Douglas, Morais, Elias e André Santos, entre outros. São atletas que se dariam bem em qualquer outro grande clube brasileiro e porque não do exterior e estão ajudando o Corinthians a voltar para o lugar merecido no cenário nacional. Mais outros jogadores devem chegar, sempre levando-se em consideração a realidade financeira do clube.

Por que não dispensar jogadores em excesso, já que estamos com um elenco “inflado”? Quais as fontes de recurso para suprir essa folha de pagamento e de quanto ela é atualmente?

Andrés: A maioria dos jogadores que estão atualmente no elenco tem contrato até o final do ano. Alguns dos que não têm sido aproveitados nas partidas preferem não rescindir. Fazer uma rescisão de contrato com um atleta não é fácil. Portanto, em pouco tempo poderemos definir essas situações. Quanto à folha de pagamento, ela é de aproximadamente R$ 3 milhões e, para os pagamentos, utilizamos recursos provenientes da renda das partidas, patrocinadores, contratos de transmissão de televisão e licenciamentos de produtos.

Você já disse que quer comprar o Morais. Quando isso deve acontecer?

Andrés: O Morais é um grande jogador que se encaixou muito bem no esquema corinthiano e cuidaremos para que uma negociação seja encaminhada antes do encerramento de contrato de empréstimo junto ao Vasco da Gama, que é em 30 de junho de 2009.

A quantas anda a negociação do Herrera? Já houve retorno do clube dele?

Andrés: Nós do Corinthians já fizemos uma proposta para que o jogador permaneça no clube na próxima temporada, mas ainda não obtivemos resposta junto ao Gimnasia, da Argentina.

O Douglas já pertence ao Corinthians?

Andrés: O Douglas já é do Corinthians. Ele havia sido contratado num primeiro momento por empréstimo, até que vencesse a última parcela do valor acordado pela transferência. Garantimos o pagamento da última parcela no último dia 5, o contrato do atleta com o São Caetano foi rescindido e o contrato definitivo com o Corinthians já assinado.

Há alguma política de “proteção” de nossos bons jogadores contra ofertas da Europa? Ou diante de uma boa oferta qualquer um pode ser vendido na próxima janela?

Andrés: Não há maneira de fugirmos da realidade atual do futebol brasileiro: com uma boa ofertar financeira e o interesse do jogador, fica muito complicado para um clube querer segurar o jogador no País por mais tempo. Mas não é por isso que deixamos de usar os recursos que temos para manter jogadores na equipe. Nessa última janela, conseguimos relutar contra propostas a alguns de nossos jogadores para mantermos até o fim o projeto do ano, que é voltar à elite do futebol nacional.

Pretende manter Mano Menezes como técnico do Corinthians na próxima temporada? Acha que ele tem competência para comandar o time na primeira divisão? Uma das grandes reclamações da torcida com relação a ele é que ele seria retranqueiro. Como avalia o trabalho dele? Acha que poderia ser mais ofensivo?

Andrés: Com certeza o Mano é um grande treinador, que nos surpreendeu positivamente durante a temporada. Ele é muito competente e, se tudo der certo como estamos planejando, permanecerá no Corinthians. Ainda não tratamos da renovação de contrato, já que o time está 100% concentrado em alcançar a volta à Primeira Divisão, mas entraremos em negociação assim que possível.

O Boca Juniors entrou com uma ação na Fifa pedindo a parte que teoricamente lhe caberia na negociação de Carlitos Tevez com o West Ham. Pode explicar como foi fechado esse acordo e como o Corinthians pretende se defender?

Andrés: Até que seja provado o contrário, não há mais nenhum envolvimento financeiro do Corinthians com relação a Carlitos Tevez. Infelizmente, o jogador foi liberado pelo antigo presidente do clube e não temos como nos defender nesse caso.

Por que a insistência em manter Lulinha no time como titular?

Andrés: As decisões sobre escalação da equipe cabem somente a uma pessoa: Mano Menezes. O técnico é quem escolhe quem está dentro ou fora do time. Se o Lulinha está entre os escalados, é porque o treinador o considera capacitado para isso. O Lulinha é um garoto que nasceu na base do Corinthians e passou com tranqüilidade e personalidade por momentos difíceis e duras críticas. O jogador é jovem, mas já provou que merece estar no Corinthians.

Pode explicar a ida do Dinelson de graça para o Coritiba, sendo que o Corinthians por muito tempo pagou seu salário e investiu em seu tratamento, e não deu chance para que ele jogasse depois? Há de fato interesse do Corinthians no Keirrison? Isso seria um primeiro passo para que essa negociação se concretize no futuro?

Andrés: Faltavam nove meses para o encerramento do vínculo de Dinelson com o Corinthians e o jogador não demonstrou interesse na renovação de contrato. Com a oportunidade do empréstimo do jogador ao Coritiba, o clube deixou de pagar as obrigações salariais e demais encargos trabalhistas por esse período, além de dar um novo rumo para um jogador que não vinha sendo utilizado no elenco. De qualquer maneira, em nove meses Dinelson poderia partir sem que o Corinthians ganhasse nada por isso.

Esclareça por favor a negociação do Jô e o porquê de ela não ter sido divulgada publicamente, como todas as outras negociações.

Andrés: A falta da divulgação imediata da negociação foi uma falha nossa. Mas a situação do Jô, como já foi amplamente divulgada, foi a seguinte: tínhamos inicialmente um contrato dizendo que 90% do jogador pertencia ao CSKA e os outros 10% ao Corinthians. Depois, surgiu outro contrato vigente considerando 80% dos direitos para o CSKA, 10% para o Corinthians e os demais 10% pertencentes a um grupo de investidores europeus. Como tivemos informação de que nesse grupo havia pessoas ligadas à MSI, o que veio a se confirmar posteriormente, sabíamos que nunca o Corinthians receberia os 10% que lhe eram de direito. Por isso, nossa única saída para não perdermos os recursos foi vender nossa parte.

Pode falar também sobre o andamento do caso Carlos Alberto?

Andrés: A situação do Carlos Alberto continua sub-júdice. O Departamento Jurídico do Corinthians já apresentou os motivos que o levam à certeza de que é o legítimo credor do valor depositado em Juízo, mas a solução só pode ser dada depois que MSI e RIO apresentarem suas defesas. Pedimos por liminar o levantamento da quantia depositada, oferecendo um imóvel em caução. A juíza não aceitou. Caso demore muito o cumprimento da carta rogatória (instrumento que serve p/ a citação de réus sediados no exterior), iremos insistir no pedido de levantamento antecipado dos valores depositados pelo Werder Bremen. Estamos acionando o Werder Bremen na FIFA, pois pelas regras da entidade apenas clubes de futebol são partes legítimas para receberem pagamento pela transferência de atletas.

Nota do Blog: Na entrevista, além da novidade que se refere ao meio-campista Douglas já pertencer ao Corinthians, o restante é mais do mesmo. Minha impressão é que o próprio Andrés escolheu as pautas da entrevista, aproveitando para “esclarecer” as suspeitas levantadas em torno da sua gestão. Mas, como nem um ponto de vista vai ser ponto final, cabe a você leitor tirar as suas próprias conclusões.

Após a publicação da matéria neste espaço, algumas modificações ocorreram na entrevista concedida pelo presidente ao Globo Esporte, provavelmente, motivadas pelo desencontro de informações originado com a declaração do vice Mario Gobbi desmentindo Andrés Sanchez, no site do Chico Lang:

Douglas não é 100% do Corinthians. Segundo o vice-presidente de futebol, Mário Gobbi, o clube alvinegro gastou 3 milhões e 300 mil reais sim no jogador. No entanto, tem 50% dos direitos federativos do atleta apenas. “Somos parceiros do São Caetano nesse negócio. Digo e repito o quanto precisar: não tínhamos e não temos dinheiro para fazer grandes investimentos”, garantiu o dirigente.

Emenda acrescentada à entrevista de Andrés Sanchez ao Blog do Globo Esporte:

“Atualização (apenas esclarecendo para que não haja confusão): Só o Corinthians tem o direito de escalar o Douglas. Se acontecer no futuro alguma negociação, o São Caetano terá direito a 50% do valor arrecadado. Mas só o Corinthians pode decidir o futuro do atleta. Portanto, ele é jogador nosso.”

Nota do Blog: Fica difícil publicar uma entrevista do nosso presidente tendo que atualiza-la e adequa-la a cada desencontro de informação ocorrido. Estaria faltando comunicação entre os nossos dirigentes?


12 Comentários so far
Deixe um comentário

Lara, fica claro que ele só fala sobre o que lhe convém. Na hora em que foi indagado se o Keirrison faria parte dos planos para 2009 ele nem respondeu.

POr que não perguntaram sobre André Nagão, Andre Campoi, Mané da Carne ? Estranho isso?

Larissa: Pois é. Quando será que alguém da nossa mídia esportiva fará as perguntas pertinentes?

Comentário por william caridade

Nosso presidente é um tremendo cara de páu (com cupins)

Larissa: É o que se conclui com a entrevista…

Comentário por Luiz Carlos

Endosso toda e qualquer critica a Andrés Sanchez, que realmente é muito fraco, e sem capacidade.

Comprovem-se todos os seus erros e irregularidades e partam para a formalização das denuncias e medidas juridicas cabiveis.

Abomino todas as criticas centradas em Mano, com o objetivo de atingír Sanchez.

Encaro isso, como torcer contra o Time, e desarmonizar o elenco, para que fracasse e enfraqueça o Presidente, eleitoralmente.

Acho jogo sujo, covarde mesmo.

Larissa: Neste blog, novamente afirmo, nenhuma crítica ao técnico Mano Menezes tem relação com Andrés Sanchez. Creio que ninguém precisa de motivos além dos que o cartola já nos oferece cotidianamente para ataca-lo. Não é necessário usar o Mano para isso e ninguém aqui cometeria tamanha injustiça. As críticas feitas ao Mano são unica e exclusivamente dirigidas a ele e por ações cometidas pelo próprio treinador, o qual, EU considero além de fraco tecnicamente, imoral no que tange ao favorecimento indevido de atletas “apadrinhados”. Essa é uma opinião que não vai mudar a menos que o caráter de alguém mude, como psicóloga, sei que caráter não é algo mutável do dia para a noite, logo…
Embora respeite a sua opinião e entenda a sua revolta por ser um apreciador do trabalho do técnico Mano Menezes, opinião é opinião e a minha é formada com base em tudo o que acompanho desde o início do ano de 2008.
Se você coloca a sua mão no fogo por Mano Menezes é por sua conta e risco, sinceramente, eu não colocaria jamais.

Comentário por Jarbas

Realmente assim é fácil dar entrevista,responder só o que lhe é conveniente e já combinado previamente
Acho que vc não faz criticas ao mano com objetivo de acertar o sanchez que como vc disse dá mais munição que precisavamos para acertá-lo
Até não o acho tão ruim como treinador,mas esse negócio de ser imoral,esquema com empresário me irrita,deixa chateado,coisa de safados como wanderley

Larissa: Deixa qualquer torcedor a fim de moralizar o Corinthians bem chateado, ou pelo menos, deveria deixar.

Comentário por Roger

Larissa. Se você não coloca a mão no fogo, eu coloco a minha, por um simples motivo.

Não tenho conhecimento, e nenhuma prova de que seja desleal, imoral, ou desonesto.

Simplesmente isso.

Se eu tivesse, todas essas informações que você diz ter, para afirmar com todas as letras que se trata de uma pessoa inidonea, use-as da forma como deseje usar.

Por sua conta e risco. Tenho certeza de que se você fosse chamada à justiça, para comprovar o que afirma com tanta cereteza, certamente estaria municiada com toda a documentação necessária.

Não acho em absoluto que você seja leviana.

Acredito que você realmente tenha todos esses elementos. Saiba usá-los com sabedoria, para dormir tranquila.

Apenas não posso aceitar que você queira que eu aceite como verdade, aparências, e observações de psicologa que é.

Aliás, me lembro muito bem do que diziam os psicologos sobre o casal que teve sua carreira e vida, dizimados, no caso da escola base, apenas porque, os “achistas”, assim haviam determinado que eram culpados, e fim de papo.

Pode ter certeza, no dia que alguem me demonstrar essa verdade, com fatos, aplaudirei efusivamente.

Eu durmo tranquilo, se é que interessa a alguem.

Não contribuo um milimitro para prejudicar, pessoas ou familias, ou carreiras.

Como você disse, com propriedade, todo mundo é inocente até que se prove o contrário.

Como no caso do Mano, você já julgou e condenou, acredito que você já tenha obtido todas as provas necessárias.

Seu blog é ótimo. Permite o contraditório, com classe e categoria.

Parabéns. É uma delicia, se você não me expulsar, por ser contrário a você em algumas questões, e apreciar a minha participação, continuarei a contrapô-la, sempre que achar conveniente.

Claro, como psicologa, tenho a ceerteza de que sabe lidar com o contraditório com categoria.

Um abração.

Larissa: Com certeza Jarbas, não tenho porque lhe expulsar, você é um leitor que prestigia este espaço que é um blog livre, eu posso, no máximo, responder algo que não te agrade. Abraços!

Comentário por Jarbas

Um adendo. Ouvi na CBN hoje, que Mano está fora do Corinthians. Fica até conseguir matematicamente a vaga, ou não.

Então o prazo pode ser curto ou longo, dependendo do desempenho do time daqui para a frente.

Dessa forma, não discuto mais esse assunto, e já penso em quem será o substituto ideal.

Larissa: Penso ser sensacionalismo. Sanchez sempre quis muito que ele ficasse, a não ser que o próprio Mano não tenha aguentado a pressão de treinar o Corinthians, o que provaria que ele não servia mesmo para o cargo. Mas acho difícil que essa benção aconteça…vamos continuar jogando retrancados e como zebra na séria A, Paulistão …

Comentário por Jarbas

Ao contrário Larissa. Mano não continua. O TimãoNet chegou a abrir um item hoje, e retirou.
O titulo:Mano está de saida.

E o motivo, é exatamente esse que você citou, muito sensacionalismo.

Pressão sobre Mano não existe nenhuma, de onde? da Torcida? de derrotas? de campanha fracassada?

Claro que não, aliás, o sucesso do Mano em grande parte deveu-se à tranquilidade que teve para dirigir a equipe.

A pressão, que você se refere, certamente não foi essa não é?

Foi outra. Essa ultima. E foi bem direcionada, pegou no fígado dele.

Belo golpe. Enfim, essa é a nossa rotina. Quantos técnicos mesmo tivemos ultimamente contando com o próximo?

Como dizia Leão, “Mano já não nos pertence”, apenas uma questão de dias.

Vamos torcer para trazerem o Mancini, não é?

Quem sabe teremos melhor sorte, e o time jogue aberto e prá frente e não caia de novo.

Larissa: Sabe o ditado que diz: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Pois é, não serve apenas para o empréstimo do amigo do clube Carlos Leite, mas também para a possibilidade do Mano sair do meu time. Só acredito vendo… Depois de atestar a maneira como pintaram-no como ídolo para a torcida, duvido que pretendam abrir mão dele. A menos que ele esteja pressionado pelas notícias e também por saber que será muito pior na série A, onde ele será testado, de fato, e queira sair. Nesse caso, o que eu posso dizer? Tchau e “Bença”!

Comentário por Jarbas

Ainda bem que eu cheguei pra comentar após as correções feitas em cima das declarações sem compromisso do presidente, aliás, será que já acabaram as correções?

No Corinthians não existe responsabilidade por parte do dirigente que ocupa o maior cargo do clube, o cara sai falando por falar, sem ter idéia, ou pra enrolar mesmo. É lamentável!

Larissa: E depois, sempre alguém assume a responsabilidade em seu lugar para livra-lo de eventuais questionamentos. Como aliás, ocorreu durante toda a entrevista que, em minha opinião, deixou de tratar de muitas questões fundamentais.

Comentário por Paulo (Shadow)

Shadow. Estamos péssimamente representados.

Nem só é lamentável, dá tristeza mesmo.

Larissa: Registrado. E realmente, é melancólico.

Comentário por Jarbas

Larissa. Fui pesquisar a origem dessa entrevista, e ela foi conseguida por uma blogueira, (assim como você) que não é profissional, e não vive do blog.

As perguntas foram selecionadas por essa garota, Débora Miranda, dentre 150 colocações de internautas, e ela informou que excluiria as repetições.

Então, antes que se arquitete novas teorias da conspiração, contra o nosso “desastrado” Presidente (isso concordo), essa foi apenas uma parte, e tem mais duas ou 3 que a blogueira está publicando aos poucos.

Fui ao post das perguntas dos internautas, e chequei, muitas perguntas foram cabeludas tantas quantas se lê por ai.

Não acredito que essa blogueira tenha manipulado, mas se você permitir, vou entrar no blog referido e levar esse seu questionamento sobre a legitimidade da entrevista.

Afinal, temos todo o interesse não é?

Apenas com sua autorização, é claro.

Larissa: Eu sei de onde e em que condições surgiu a entrevista. Se for de sua vontade questionar, faça, no entanto, não creio resultar em nada de relevante já que a blogueira da GLOBO é mais uma que alivia a barra dos cartolas, como praticamente toda a emissora.

Comentário por Jarbas

Seu comentário, sobre o Mano para “sua infelicidade”, continuar em 2009, faz com que eu constate que você acredita então que Andrés Sanchez continuará é isto?

Pode ficar tranquilinha, que Mano já saiu, para sua felicidade.

A confirmação vem do Sul.

Não vai fazer como o cachorrinho que corre atrás do carro, e quando para não sabe o que fazer com ele, certo? rsrsrsr

É o seu desejo concretizado.

Comentário por Jarbas

Então tá Larissa. Não conheço essa blogueira como você, e não sei se é desonesta também.

Que coisa não? até a Globo?

Mas, não vou complicar para o seu lado, acho que vou ignorar, e esperar o resto das respostas.

Lí todas, e tem uma em particular, de um internauta, que bate fundo em toda essa questão, e que estou ansioso pela resposta.

Se houver manipulação como você afirma, não será respondida.

Conforme for tratada, formo meu conceito.

Não costumo pré-julgar, não é meu hábito entende?

Pré-conceito, não tenho em relação a nada.

Comentário por Jarbas




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: