Corinthians: Preto no Branco


Corinthians x Bragantino
setembro 23, 2008, 8:25 pm
Filed under: Uncategorized

Nesta quarta-feira, às 22h:00, no Pacaembu, o Corinthians enfrentará o Bragantino, em partida válida pela 27ª rodada do Brasileirão Série B. O time de Bragança Paulista, quinto colocado no campeonato, vive um momento de ascensão, com seis vitórias consecutivas.

A novidade do Timão é a estréia antecipada do volante Cristian, recém-contratado que poderá realizar sua primeira partida com a camisa alvinegra graças aos desfalques de Fabinho e Nilton, ambos em recuperação no departamento médico. E a boa notícia é que Bruno Octávio não aparece na lista dos relacionados para o confronto. Já o meio-campista Lulinha, que cumpria suspensão automática no jogo anterior, infelizmente retorna ao time, mas deve figurar no banco de reservas, se ainda houver algum resquício de “sanidade” no treinador. Otacílio Neto, que fez boa estréia contra o Brasiliense, também retorna ao grupo dos escalados por Mano Menezes, que ainda deverá cortar dois jogadores da lista de escalação para a partida desta quarta-feira.

Acaso fosse técnica, a blogueira optaria pela seguinte formação:

Felipe (G); Alessandro (LD), Chicão (Z), William (Z), André Santos (LE), Cristian (1ºV), Elias (2ºV), W. Saci (ME), Douglas (MC), Morais (MD) e Herrera (A).

Com três meias e apenas um atacante, já que não se conhece as condições de Otacílio Neto realizar uma partida inteira.


Anúncios

11 Comentários so far
Deixe um comentário

Poderia até ser uma boa opção mas acho o saci meio instável,alguns bons jogos e outros jogos ridículos,e talvez o time ficaria muito torto,jogando muito pela esquera
Acho que apesar das limitações do dentinho o time com ele fica mais equilibrado

Larissa: Tenho boa impressão dele, afora um jogo em Recife, no restante se saiu muito bem, trabalha bem as jogadas, é disposto, enfim…

Comentário por Roger

Concordo plenamente com a escalação, mas infelizmente o Mano deve ir de Dentinho.

Tanto o Saci, quanto o Otacilio Neto, eu considero melhores opções, com a ressalva da condição física do segundo.

Mas se o Lulinha pintar no time titular é inaceitável! Aliás, mesmo se ele for a primeira substituição, com tantas opções melhores, já seria uma vergonha.

Larissa: Infelizmente sim.

Comentário por Paulo (Shadow)

Elias não é volante, está improvisado no setor e vem rendendo bem, mas não é do oficio.

Cristian, é bom, mas não sabemos como está.

Saci, é lateral.

André Santos e Alessandro são alas.

Para jogar tão bem como o time jogou contra a Ponte, com Alessandro e André Santos, como alas legitimos e que vão à linha de fundo, precisariamos de pelo menos dois homens de marcação, um pela esquerda outro pela direita protegendo os laterais.

Moraes, tem feito esse trabalho de marcação pelo lado do André, já Douglas não tem esse cacoete pela direita.

Se o time jogar com esse meio de campo frágil, na marcação, só com o Elias, (que é meia) vamos ser goleados pelo Bragantino.

Podem escrever.

Mas eu acho que Mano não pode ser tão burro de abrir o time tanto assim, será um convite à tomar um sapeca pela primeira vez no campeonato.

Larissa: Jarbas, eu sei a posição de ofício de todos os jogadores, acredite. A escalação não é baseada nisso e como vários exemplos, inclusive alguns citados por outro leitor, não pode ser mesmo. Talvez seja essa criatividade que falte ao Mano para sair de um esquema enfadonho e optar por um futebol mais ousado, inteligente, divertido, mais Corinthians.

Comentário por Jarbas

A cada dia se comprova que o Mano Menezes escala o time que quer, sem pressao de empresario, diretor ou do presidente.

E ao ler tantas criticas ao Mano Menezes eu fico pensando quem seria o nome para o lugar dele.
Luxemburdo (nao viria)?Muricy(nao viria)?Felipao(nem preciso comentar)?Paulo Autuori (dificil vir)?

Fora esses nomes nao tem nenhum melhor que o Mano. Caio Junior, Cuca, Renato Gaucho, Adilson Batista, Vagner Mancini, etc, sao piores que o Mano no momento.

Espero que o Mano fiquei 2009 e 2010.

Larissa: Engraçado, a cada dia eu comprovo o contrário. Questão de opinião, mas enfim, quanto aos técnicos, pelo menos dois da segunda lista são melhores que o Mano, inclusive, em termos de currículo, na minha opinião.

Comentário por Rafael

Não entendi as referencias feitas sobre o “meio-campo frágil” sugerido no blog, já que a escalação provável do Mano não trará um meio de campo mais marcador.

O Saci é um lateral de ofício, mas tem mostrado que pode tranquilamente atuar no meio e até por ser lateral de origem, pode também auxiliar na marcação pelo setor.

O meio-campo sugerido conta com 5 jogadores, o máximo que o Mano irá fazer é substituir o Saci pelo Dentinho, ou seja, abrindo mais do que a sugestão feita aqui.

E o Elias está longe de poder ser taxado como meia, embora também não seja de fato um volante marcador, porém, guardadas as devidas proporções, sua função não difere muito da do Vampeta em outros tempos.

E por falar na época de Vampeta, nosso volante marcador da época era o Rincón, atacante de ofício, jogador que até hoje é o que mais gols fez pela seleção colombiana.

Aquele time mostra que se voce colocar um meio-campo de qualidade, que obrigue o adversário a te marcar, voce pode jogar sem brucutus, desde que os escalados ajudem a fechar na marcação.

Em melhor fase que possa estar, não podemos esquecer que o adversário é o Bragantino, não o Manchester. Um volante marcador está bom demais, sendo que o Corinthians tem condições de escalar um meio de campo tão técnico que faça o Braga sim se preocupar em botar uns 4 carrapatos, não o Corinthians, que tem sim é de ficar com a bola e envolver o oponente, não ficar esperando ou correndo atrás.

A qualidade tem de ser priorizada e time com mais condições técnicas tem de ser armado pra jogar, sem tanto receio com marcação, sobretudo quando o adversário não conta com ninguém que tenha de ser anulado.

Claro que não estou pregando a irresponsabilidade tática, mas armar ferrolho qualquer um faz, com o elenco que tem em relação aos fracos adversários da série B a obrigação do Mano é fazer o Corinthians ficar com a bola e dominar os jogos sempre, não pensar tanto no que fazer sem a bola.

Mas só por questão de justiça, dessa vez não me parece que o Mano esteja preocupado em fechar o time, quem demonstrou esse receio foi o Jarbas aqui no blog, pois o Mano na verdade vai no máximo escalar o Dentinho no lugar de um jogador que vem entrando bem como o Saci, de forma que a discussão tática aqui nós fizemos por puro entretenimento.

Larissa: Perfeito. Sintetizou o que foi o meu pensamento ao escalar o time ideal para a partida.

Comentário por Paulo (Shadow)

Shadow. Acho que não convém perder esse jogo.

Acho muito mais prudente entrar com o time bem fechado, e no decorrer do jogo, se houver condições, solta.

Hoje todos os treinadores fazem isso. Murici, Celso Roth, Tite, na série A, exemplificando.

Tem que entrar primeiro defendendo, e depois se der, arruma.

Sabemos que nossos atacantes não sabem definir jogadas.

Seja honesto: Herrera? Dentinho? Lulinha? Chutam?

Chicão e André, e agora o Douglas, são os que mais tem marcado.

Não temos definidores.

Então, entrar como um louco todo mundo prá cima, é suicidio.

É claro que é puro exercício de entretenimento, mas, aposto com você que o time entrará fechado, embora você não acredite.

Voltarão todos para a marcação e com a bola saem em velocidade.

Pode notar o que Mano tem feito. Moraes é meia atacante, está jogando quase atrás do André Santos, ajudando na marcação.

Quer dizer, o Mano arrumou um lugar pra ele pela qualidade, mas ele teve que se adaptar a marcar, o que nem sempre é fácil para atacante.

Elias, é outro. Na Ponte, era meia atacante, e marcava muitos gols, agora joga recuado.

Arrumou um lugar prá ele também.

Isso tem limite, em algum momento vamos precisar de volantes, que a rigor não temos.

Se não tivesse chegado o Cristian, estariamos sem nenhum.

Craque é bom, mas carregador de piano é essencial.

E o Corinthians, quando encaixa o contra-ataque é mortal.

Contra o Bahia, o time foi prá cima, perdeu um caminhão de gol, e levou 1×0.

Então, confiar em Herrera, Dentinho, ou Lulinha, como artilharia, não arrisco.

Destaco, como já disse em outro post, que o time está correndo barbaridade, isso é inegável, também temos a sorte de ter simplesmente, o melhor preparador físico do país, e de seleção, que é o Flávio Trevisan.

Larissa: Registrado.

Comentário por Jarbas

Esse jogo será complicado porque o Bragantino vem de uma sequência de bons resultados a ponto de sair das últimas colocações e entrar na briga pela ascensão. Mas estou aqui pra falar de outro assunto: Lulinha.

Acho engraçado e fico por vezes indignado quando vejo outros torcedores (incluindo a blogueira) falando mal do jogador. Me lembra o que muitas vezes foi falado sobre o Jô anos atrás, e é reflexo de uma triste constatação: com raríssimas exceções, os corinthianos não sabem valorizar seus jogadores.

Virou moda um jovem jogador aparecer no time principal, sem a devida preparação física e psicológica, não exibir um bom jogo e a torcida logo cair em cima do jogador. A consequência: o jogador sai desvalorizado do clube, rendendo pouco ou quase nada financeiramente, e vai dar lucro para outra equipe.

Tudo o que o Lulinha precisa é de tranquilidade para poder jogar, e não de pressão para que seja um novo fenômeno. Claro que não é um craque de bola, mas é um bom jogador, que aos poucos vai adaptando seu jogo ao futebol profissional. Não nos esqueçamos que ele é só um garoto.

Larissa: Compreendo seu pensamento, no entanto, a minha paciência com Lulinha acabou (e olha que nem com o Jô foi assim), talvez porque o Jô ainda tivesse rendido um pouco, enquanto Lulinha, nada. Logicamente a culpa não é do garoto, mas de quem arruinou a carreira dele por ganância de tê-lo na vitrine antes do jogador se tornar, de fato, um jogador. Lulinha queimou etapas, isso fica claro ao vê-lo atuando, o garoto desconhece fundamentos básicos do futebol e lamento dizer, mas duvido muito que um dia, Lulinha chegue a jogar bola.

Comentário por Pachecão

Primeiro, Lá adorei seu blog. Eu o descobri hoje. Adoro o jeito que escreve, super corinthiana. Faz tempo que não nos vimos, rs, desde o jogo do rebaixamento.

Enfim, estou amando ler, em especial, os cometários de cada post, são ótimos, cheios de verdades e certezas, embora cada um tenha sua opinião referente a equipe que se ‘deve’ escalar.

Para todos que estão na página de cometário, eu SÓ tenho 20 anos, tenho muito que aprender sobre futebol (suas técnicas e gestão), mas acredito que com o amor que tenho pelo CORINTHIANS e pelo FUTEBOL eu consiga, um dia -depois de crescer com meu pai me ensinando e me formar em gestão no esporte- entender e discutir como vocês.

Mas Pachecão faço suas as minhas palavras sobre ‘falar mal do juvenil’.

Beijos e Abraços.

Larissa: Oi Wawa! Que saudades menina…sinta-se à vontade aqui. Fico feliz com a sua presença no blog. Beijos alvinegros!

Comentário por waleska

Então Lá, coloquei o link do seu blog lá na lista do meu meu.

Logo mais vamos (eu e meninas da MTPC), vamos fazer as camisetas e te mando uma, ok.

beijooo

Larissa: Deixe o link do blog de vocês aqui também Wa, assim posso relaciona-lo no blogroll. Beijo!

Comentário por waleska

Pachecão. Existia um forum de debates, em que participei uma vez, e alguns iluminados e omnicientes, tratavam Jô, como “Boneco de Olinda”.

Um garoto que naquela época, ainda nem tinha a formação óssea completa, mas tinha o toque de bom jogador.

No entanto era “pereba”.

Discordei de um frequentador, desse blog que usava um Nick, e o mesmo, me ofendeu de todas as formas.

Esse forum foi extinto, recentemente, com o mesmo Nick, (não posso garantir que era o mesmo), postou no blog do Juca Kfouri, reclamando sobre o dinheiro perdido com Jô.

Pode não ser o mesmo, mas conhecendo o comportamento do torcedor, tenho que concordar com você, com o julgamento sempre equivocado do torcedor.

Você deve lembrar, Robinho quando começou, tinha um defeito, que todos sabem. Não chutava, e não sabia fazer gols.

Lulinha tem que aprender.

Dentinho está aprendendo, e na minha opinião, temos duas preciosidades, que infelizmente estão no clube errado (por azar deles)

Estivessem em outra equipe, não teriam sido lançados prematuramente como Dualib e sua turma, inclusive o sr. Kia, que os tinha como ativos, obrigados, pelo desmanche que promoveram na equipe.

Dualib e sua troupe, são responsáveis também por essa desvalorização de nosso patrimonio.

Enquanto o São Paulo, vende um jovem como Breno com apenas 18 jogos no time de cima do São Paulo, os nossos jovens, só são valorizados quando fazem trossentos gols em alguns meses.

Normalmente como Jô, saem escorraçados a troco de merrecas, e depois se valorizam.

Alguma coisa está errada ai.

O São Paulo tão decantado como exemplo, tem algum jogador de sua “base”?

Eles tem base??

Ganham na compra e venda, e dai….bem dai…tem seleção……tem…..

deixa prá lá.

Lulinha burro. Sai do Corinthians logo cara, para o seu bem.

Comentário por Jarbas

Colo aqui, mensagem que postei no blog do Juca Kfouri, logo após o jogo de hoje.

“Juca, amigão, será que mesmo depois de assistir esses dois ultimos jogos do Timão, você não vai abrir nenhum postezinho, pequeno, humilde, destacando o preparo fisico do Coringão?

Será que o Flávio Trevizan, não merece nem uma referenciazinha?

Não sou parente dele, nem conheço, mas é simplesmente magnifico o trabalho dele, para ser ignorado pela midia.

Sei que preparador físico, não dá noticia, quem dá noticia, é o gol do André Santos, mas o cara mereceria um reconhecimento.

O time pode ser fraco para a serie A, como dizem, mas fisicamente está simplesmente maravilhoso.

Fiquei espantado, no segundo tempo, o Braga limpou a área e abriu na ponta esquerda, a bola nem tinha chegado, eu notei que chegaram no lance, Moraes, Elias, Cristian, Lulinha e Alessandro. Ou seja, 2×0, segundo tempo, e cinco jogadores num lance na lateral, nada mais nada menos que 50% do time.

Deu vontade de chorar.

Um abração.

Comentário por Jarbas




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: