Corinthians: Preto no Branco


Síndromes
outubro 5, 2008, 9:45 am
Filed under: Uncategorized

O técnico Mano Menezes tem sérios problemas…

E eu não me refiro aqui ao fato dele ser um péssimo “visitante” apenas.

Mas tudo bem, já que toquei no assunto, vamos relembrar:

No ano passado pela Libertadores, ele foi vice, sim, parabéns! Deu sorte de pegar o Boca só na final e levou o chocolate só na final (fora e em casa), acredito que se tivesse pego os argentinos nas oitavas, já teria caído lá, torneio mata-mata é assim, tem dessas particularidades, mas isso não vem ao caso.

Vamos nos ater a questão “jogar como visitante”.

Graças a sua campanha de uma vitória fora (no primeiro jogo) e resto de derrotas toda vez que saiu de casa, se o Grêmio tivesse batido o Boca pelo placar necessário na segunda partida, teria sido o Campeão com maior número de derrotas numa única edição do torneio.

Perder – reverter, perder – reverter, perder – reverter… Quem fica dando sopa pro azar, uma hora dança.

Aí veio o Campeonato Brasileiro.

O time do Mano só teve campanha superior como visitante ao América RN, não precisa falar mais nada, quando três dos rebaixados foram melhor como visitante do que o Grêmio, aliás, dezoito de vinte times foram.

Em 2008, já no Corinthians, a campanha como visitante no Paulistão foi irregular, mas vitórias aconteceram, afinal, o Corinthians visitante no Estado de São Paulo nunca é tão visitante assim, do mesmo modo que o Grêmio não é em seu campeonato local também.

Contra times interioranos e dirigindo times que os torcedores dominam os estádios, as campanhas do Mano não são tão horrorosas assim, mas a dificuldade maior ainda assim é evidente.

Na Copa do Brasil, todas as vezes que o Corinthians saiu de São Paulo para jogar contra um time da elite ou Série A, no caso… “Tunda”!

Hora da série B dirigindo o time mais caro da história da competição!

É praticamente um passeio pela várzea, o Corinthians tem larga vantagem, em vinte e nove jogos são dezoito vitórias, oito empates e duas derrotas.

O Corinthians perdeu pro Bahia e empatou com o Criciúma no Pacaembu.

Uma derrota e 7 empates aconteceram como visitante.

O curioso é que ser visitante na série B, ignorando o fato de que os adversários inexpressivos além de tudo dão mais espaço e tornam o jogo aberto e fácil pra um time de mais qualidade como o Corinthians, tem ainda o grande lance que em muitos jogos a torcida é 99% a favor do Timão.

Nós perdemos pontos pro Bragantino em Ribeirão – só tinha a Fiel no estádio;

Perdemos pontos pro São Caetano em Campinas – só tinha a Fiel no estádio;

Perdemos ponto pro vice-lanterna Marília em Londrina – só tinha a Fiel no estádio.

Isso sem contar que sempre que o joguinho é mais ou menos, pronto!

Foi jogar com a Ponte fora, ganhou? Não!

Foi jogar com o Vila Nova que hoje é vice-líder e perdeu.

Foi jogar com o Santo André que hoje é 3º e só empatou.

Foi jogar com o Avaí que é 4º – também só um empate.

Acorda Mano!

Três clássicos no ano e apenas um ponto conquistado, derrota fora de casa contra Goiás, Botafogo e Sport. Na série B, dificuldade contra qualquer timinho de camisa média no cenário brasileiro e uma dificuldade desproporcional fora de casa em relação a campanha como mandante, contra os mesmos adversários pífios e ainda dando mais espaço.

O que será do Corinthians em 2009 se o Mano ficar?
Os times do treinador só ganham quando jogam no estádio em que estão acostumados e com a torcida empurrando pra frente… E o pior, quando é fora, ignoram as arquibancadas mesmo que sejam 99% a favor e se vêem como visitantes, independente do lixo que é o adversário.

O protótipo de técnico não passa ao time a mentalidade de se impor e dominar o jogo sempre que ficar evidente a superioridade sobre o oponente, qualquer coisa como valorizar a posse de bola também, nem pensar!

Ah! Mas lá no início do texto eu disse que o Mano tinha problemas e que não era esse já citado…

Pois é! Além de tudo isso, é um cara que botou o Saci contra a Ponte Preta nos dez minutos finais e viu o atleta mudar o jogo, de lá pra cá não teve mais chances, enquanto que o treinador vê o time precisando ir pra frente e manda Lulinha a campo!

Então, escolham:

Síndrome de visitante, síndrome de cordeirinho (aquele que obedece ordens superiores), síndrome da teimosia/burrice etc…

E a brilhante campanha do Corinthians na Série B? Também não é tão brilhante assim…

Como referido anteriormente, o Corinthians é o elenco mais caro a disputar uma série B.

Aposto que o salário do Mano é o mais alto pra um técnico na história da competição também.

Mas com esse “auê” todo, nem o melhor aproveitamento da segundona temos:

2008 Corinthians (São Paulo) 72,41% (até aqui)
2007 Coritiba (Paraná) 60,50%
2006 Atlético (Minas Gerais) 62,30%
2005 Grêmio (Rio Grande do Sul) 59,60%
2004 Brasiliense (Distrito Federal) 62,90%
2003 Palmeiras (São Paulo) 74,30%
2002 Criciúma (Santa Catarina) 67,74%
2001 Paysandu (Pará) 57,84%
2000 Paraná Clube (Paraná) 65,33%
1999 Goiás (Goiás) 58,88%
1998 Gama (Distrito Federal) 54,16%
1997 América (Minas Gerais) 66,66%
1996 União São João (São Paulo) 57,40%
1995 Atlético Paranaense (Paraná) 77,38%
.
*Texto de autoria de Paulo Ferreira,

retirado da Corinthians X.


14 Comentários so far
Deixe um comentário

Concordo com muito do que vc disse, mas proponho o seguinte: dê um nome para colocar no lugar do Mano. E considere o seguinte: o Muricy não vai sair do SP, o Luxa não vai sair do Palmeiras, o Leão é uma xiliquenta, o Felipão não vai sair do Chelsea, e o Ferguson não vai sair do Manchester. Sobra quem, cara pálida?
O que nos resta é esperar que ele aprenda com os próprios erros…

Larissa: Eu tendo a sorrir sempre que o argumento para defender o Mano é: “Quem entra no lugar?!” Acho engraçado as pessoas pensarem que dessa forma estão resguardando o trabalho dele, quando ao contrário, estão apenas mostrando que não “teriam” muitos melhores, embora, em termos de currículo eu discorde sobre o fato. Ao indagar: “Sai Mano, entra quem?”, pra mim, está bem claro que estão tentando manter o menos ruim, na falta de melhores opções.
Minha indicação sempre foi o Parreira, mas na falta deste pode ser Mancini, enfim, pouquíssimos são piores que o Mano, no máximo, estão no mesmo nível só jogando um pouco mais a frente e a grande maioria é superior ao Mano que nunca venceu nada (não contabilizemos Gauchão e Segundona porque de nada valem).

Comentário por jeff

Excelente texto!! mostra em números o que realmente vem acontecendo. Estar em primeiro na serie B é obrigação! e poderíamos estar bem melhor até porque como foi dito “o Corinthians é o elenco mais caro a disputar uma série B.”

Acorda mano! você está dirigindo o Sport Club Corinthians Paulista! não um timeco de série B.

Vai Corinthians!

Larissa: Eu também concordo, mas uma parte da torcida se acostumou a jogar com CRB e acha isso bonito. Fazer o quê? Acho triste para o Corinthians…

Comentário por Guilherme

Cornetar é direito de cada qual…

Mas aviltar o trabalho alheio é coisa feia. Muito feia. E cacifar o aviltamento alheio é alienação…

Larissa: E dizer a verdade é o quê?!

Comentário por André

Larissa, me parece que vc não pode querer comparar o campeonato em que o Palmeiras foi campeao da segundona, com o deste ano. Aquele tinha fase classificatória e depois jogava os 8 melhores classificados, para no final sair os 2 primeiros colocados, que subiriam. Não sei se o numero de jogos, no total, seriam os mesmos. Mas o que vcs. corinthianos teriam que ter aprendido, com a segundona, e me parece que não aprenderam, é que disputar a segundona não pode ser motivo de honra nem tampouco, achar que são melhores do que Palmeiras, Flamengo, SP, Cruzeiro, ou qualquer outro time da primeira divisão. O Corinthians em 2008 é o vigésimo primeiro melhor time do Brasil. Somente isso.

Comentário por DONIZETE

O maior problema é que os corinthianos sofrem de transtorno bipolar. Quando goleiam um timinho na serie B, acham que podem ganhar do Palmeiras e do Gremio. Aí quando empatam com o Marília, caem em depressão profunda. E querem a saída do Mano. Meu Deus. Quanta Incoerência.

Comentário por DONIZETE

Lara:
Concordo em tudo que você disse mas, tenho a certeza de que você jamais vai ter uma entrevista com o Mano. A verdade é que tem um monte de colegas seu, que não ousam como você, porque pensam que amanhã, o pão nosso de cada dia DELES, lhes será negado pelos, Manos, Andrés, Gobbis etc…
ET: Sou seu fã principalmente pela sua coragem!!!

Comentário por Luiz Carlos

Concordo Larissa e ainda comentei sobre isso no meu blog há quase três meses http://seguraafera.wordpress.com/2008/07/17/mano-caseiro-menezes

Ta parecedo o Lula, quanto pior, mais popularidade !!!

Comentário por Nelson Próspero

Bom texto Larissa. Já comentei sobre isso no meu blog há quase três meses http://seguraafera.wordpress.com/2008/07/17/mano-caseiro-menezesmano-caseiro-menezes/

Pior que parece o Lula, quanto pior, mais popularidade

Comentário por Nelson Próspero

O desafio no início do ano era superar o trauma de 2007, conseguir montar uma equipe e lutar para conseguir subir. A maioria dizia: “será que vai subir??? Tá mais fácil cair”.
A única coisa que ouço ultimamente é “estar em primeiro e ser campeão é obrigação”, “tinha que ser campão não com 60, 70 pontos, e sim com 100 pontos”, “empatar com o Ponte Preta, Bragantino, Santo André, Ceará, Criciúma, Avaí, Brasiliense, São Caetano, Marília é uma vergonha”, “que o corinthians não tem elenco e comissão técnica”, “que a administração é pior que a anterior”, ultimamente os canais de notícias tem dado até espaço para a família Dualib.
Desculpe Larissa, já me pronuncei outras vezes no seu blog, a sua linha seguiu para o mesmo lado de um outro blogueiro vulgo Paulinho que só fica criando situações para ter audiência, e isso é triste.
Não agrega em nada para o que é mais importante nisso tudo, O Corinthians!!!

Larissa: Triste é você vir aqui e desmerecer, ou o que é pior, comparar com outros blogs, um blog que é um espaço onde coloco os meus pensamentos, sem qualquer patrocínio ou afins, muito menos audiência, como você pode constatar. E na boa, na próxima, comentários maldosos como esse não serão aceitos.

Comentário por Marcos Aurelio

Os dados postados no texto são fatos, constatações.

As pessoas podem arrumar argumentos pra defender o Mano Menezes, ou para criticar, e para isso podem analisar uma série de fatores que não se limitam aos estatísticos, pois existem também as questões táticas, de escalação etc…

Porém, da mesma forma que quem defende o Mano se utiliza, por exemplo, da liderança disparada na série B (que é um fato), também todos os dados citados no texto que mostram a dificuldade do time jogar fora de casa e em jogos um pouquinho mais complicados, também são factuais.

Comentário por Paulo (Shadow)

Já leu???

http://msn.lancenet.com.br/noticias/08-10-06/399779.stm

Comentário por Marcos Aurélio

Mancini? Tem certeza? Olha, eu sou corinthiano, e, pelo quanto que conheço a chatice da minha torcida (que às vezes mais atrapalha do que ajuda), o Mancini não aguenta nem dez rodadas. O Parreira deu certo no Coringa em um tempo em que tínhamos bons jogadores, e uma diretoria que não deixava os problemas chegarem até ele. É um bom técnico, mas não tem pulso, precisa de respaldo.
Não pense que não fico irritado com algumas decisões do Mano. Sei apenas que a tendência no futebol atual é manter técnicos, e não dispensá-los. Ele não é perfeito, mas tenho esperança de que ele aprenda com as críticas da imprensa e, também, com autocrítica.
Qto ao fato de outros técnicos não serem piores do que ele, é simplesmente maldade; o tipo de crítica destrutiva. Não leva a lugar nenhum.

Comentário por jeff

Aproveitamento de treinadores atuais, já que o objetivo do post é analisar os mesmos (pelos numeros) não é?

Brasileirão series A e B

MURICI-SP.
Jogos Casa %PtGanhos Jogos Fora %PtGanho
14 71% 14 38%

CAIO FLA
14 69% 14 48%

LUXA PAL
17 80% 11 36%

ADIL CRU
14 76% 14 40%

ROTH GRE
14 79% 14 48%

MANO COR
14 88% 14 62%

Da mesma forma como depreciou o articulista os empates contra Avai, Vila Nova, etc, não aceitando como resultados “prováveis” ou “possiveis”, destaco as informações abaixo:

Murici
empate 1×1 em casa c/Coritiba
empate 1x 1 em casa c/Ipatinga

Luxa
derrotas p/Sport 2×0 fora e 3×0 em casa
empate 1×1 com Figueirense em casa

Poupo de lerem outros como Gremio e Cruzeiro, é só olharem os resultados.

Poderão dizer, mas Luxa, ou Murici, no lugar do Mano, seria muito melhor.

Então digo, gostaria de ver o desempenho dos mesmos, com os elencos invertidos.

Respeito, mas continuo achando as criticas ao Mano, completamente desprovidas de fundamento, não levando em conta, qualidade do elenco, e ambiente ruim administrativamente no Corinthians.

Aliás, acho, que a comissão técnica, é o que temos de melhor, e se os amigos ainda assim, acham que não presta, então a conclusão é que nada presta para os amigos comentaristas.

Dessa forma, a solução seria, segundo os analistas, apenas trocar o treinador?

Sinceramente, acho que uma mudança de treinador nesse momento, seria a maior sandice que essa diretoria poderia cometer.

Não conheço o articulista “Texto de autoria de Paulo Ferreira”, porém prefiro os comentários sobre o Mano, dos jornalistas, Alberto Helena Jr,
Paulo Vinicius Coelho, e Claudio Karsug.

Comentário por Jarbas

Concordo com a maioria da análise, gremistas concordam com o desepenho medíocre do Mano em jogos fora de casa, porém quanto ao fato de a nossa campanha ser menos eficiente do que a do palmeiras e do atlético-pr quando estes a disputaram temos de levar em conta que o númeri de jogos do Corinthians por ser turno e returno é bem maior.

Comentário por Philippe




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: