Corinthians: Preto no Branco


Série B: Comemorar ou não?
outubro 21, 2008, 6:31 pm
Filed under: Uncategorized

O Corinthians está muito próximo de garantir o seu retorno matemático à Série A do Campeonato Brasileiro. Com cinco rodadas de antecedência, basta que o Timão vença o Ceará, no Pacaembu, na próxima rodada e conte com um tropeço de Barueri ou Vila Nova.

Após declarações “gobbianas” sobre o intuito de acrescentar a estrela da Série B à camisa alvinegra, já se sabe que o clube pretende organizar uma comemoração. O departamento de marketing corinthiano está trabalhando em projetos, que promete, serem abrangentes. Fala-se em vídeo na TV Globo após a partida, bandeiras, bexigas e recursos musicais.

O projeto só não conta com a participação da principal torcida organizada do clube, a Gaviões da Fiel já informou que não pretende comemorar nada. Os torcedores estariam apenas preparando uma faixa dizendo que o acesso era uma obrigação, e não uma conquista a ser comemorada. Não sei se pelos mesmos motivos, mas concordo.

O que significa comemorar o título da Série B, além de apequenar o Corinthians a esse nível? Ora, um clube campeão mundial que foi atirado à lama por sucessivas sub-administrações criminosas agora irá comemorar este incrível feito de Dualib e corja? Se pelo menos estivéssemos livres desse: “e corja”!

Não é pra tanto torcida alvinegra! Vamos com calma, o alívio é inevitável, mas essa é a única sensação passível de comemoração. Não o título em si. E digo mais, este é um título que sempre me constrangerá hostentar. Dando uma de “Sofia”, no máximo, será bom para lembrar que não podemos abandonar o clube às mãos dessa cartolagem imunda que assola o país do futebol. De resto, não passa de uma mancha que Dualibabá e seus 40 (\infty) ladrões conseguiram, incrivelmente, eternizar na história do clube.

É isso que pretendem comemorar? Ou a torcida considera que, por ter jogado a Segundona, o clube se resumiu a um CRB da vida a ponto de considerar esse título um grande feito, passível até de comemoração?

O assunto é controverso, as opiniões são quase divididas, embora a maioria que tenho acompanhado nos diversos foruns da internet também seja contrária ao festejo.

O gigante está de volta! E é só.

Deixemos as comemorações para uma futura batalha de Titãs! Esta sim, do tamanho do Sport Club Corinthians Paulista.


13 Comentários so far
Deixe um comentário

No máximo alguns rojões no estádio quando o acesso for conseguido.

Comemorar acesso, ou titulo da segunda divisão com festa ou evento especial é uma grande idiotice.

Se marcarem, acho que a torcida deveria deixar os organizadores participarem sózinhos.

Larissa: Particularmente, eu gostei da idéia de um leitor, todos em silêncio no estádio com uma salva de palmas. Algo bem inusitado e para marcar bem a idéia de que não corroboramos com isso. Com essas sucessivas sub-administrações que levaram o clube ao fundo do poço.

Comentário por Jarbas

Concordo com voce Larissa

Não é orgulho nenhum para um time GRANDE com o Corinthians ter participado da Série B.

Sem festa.

Larissa: Orgulho eu senti do Paulista de 77, do Brasileirão de 90 (especialmente), do Mundial. Não é?!

Comentário por Marco Alves

Respeito a opinião de todos, mas eu não vou comemorar meeeeeeeeeesmo!
Vergonha ter chegado onde está!! Acho que realmente era obrigação voltar e com ampla vantagem sobre os outros times.
Não irei comemorar, mas ficarei muito feliz por ele ter voltado ao lugar de onde nunca deveria ter saído!

Série B é obrigação!!

Larissa: É. A sensação é algo como alívio.

Comentário por Heloisa

Se nem gol eu não comemoro com a mesma felicidade nessa série b.
Comemorar título, colocar estrela na camisa é a mesma coisa que torcer pro CRB, como vc falou, eles é que devem comemorar acesso como se fosse um mundial.

Torço para um clube gigante e não pra times médios ou pequenos.

O máximo que tem que fazer é quando acabar o jogo e confirmado o ascesso, todos em silêncio e apenas batendo palmas.

Larissa: Gostei dessa idéia do silêncio com palmas.

Comentário por Erivando

Olha, se tivesse servido para uma reformulação, um refundamento politico do clube, algo que mudasse a trajetória, politica, administrativa e principalmente algo que limpasse o Parque São Jorge, um simbolismo de um novo tempo, euseria o primeiro a sair comemorando, mas quando procuro luz no fim do túnel, só vejo o trem na contra-mão, sensação de titanic afundando e a banda tocando, meu ideal utópico de Sócrates e Wladimir entre outros como lideranças do clube sendo sufocado, mesmo que exagerado me lembra cazuza,…meus heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no poder…, enfim sensação de não aprendemos a lição mas passamos de ano.

Larissa: Bem descrita essa sensação, boa analogia, compartilho!

Comentário por Marcelo S.S. Ribeiro

Nao é orgulho mesmo ser campeão da série B,é mais que obrigação
infelizmente a queda não serviu pra aproveitarmos e tomar medidas tão drásticas quanto necessárias na mudança de nosso clube
Mas pelo menos um alívio de dever cumprido sentiremos nos próximos sábados

Larissa: É isso mesmo.

Comentário por Roger

O que eu quero mesmo comemorar é o fim dos porcalhões no poder, em janeiro do ano que vem. Aí sim pode haver rojões, festa, etc. Até lá, apenas um silêncio e o alívio por ter deixado esse purgatório chamado Série B.

Larissa: Compartilho do seu pensamento.

Comentário por Pachecão

Comemorar Segundona?

Me inclua fora dessa!

Larissa: Pois é…

Comentário por Paulo Junior

Eu acho que a torcida deveria agradecer aos jogadores e toda comição técnica, que não tiveram culpa pela vergonha que passamos, acho que comemorar exageradamente como se fosse um feito grandioso seria ridículo, bater palmas como disse o Erivandro, até é bacana, mas na verdade o que mais queria e sei que é difícil acontecer era o corinthians garantir pontos suficientes para subir e começar a entregar o campeonato aos gritos da torcida ”PARA DE BESTEIRA TROFÉU DE SÉRIE B É COISA DO PALMEIRAS”, Isso sim seria a melhor homenagem que poderiamos ter, algo inusitado para ficar gravado na história do futebol e nos fazer esquecer, mesmo que um pouco, o ano vergonhoso que passamos, mas mesmo assim estarei lá no Pacaembú e ao final do jogo meus aplausos estarão garantidos. abraços

Larissa: Eu ri aqui…ótima idéia Toel. Mas só se ficasse bem claro, mas muito claro mesmo que nós abdicamos do título, caso contrário, nem pensar. Porque mais feio do que disputar a Série B é não não vence-la. Abraços.

Comentário por Toel

Olha, comemorar, no sentido máximo da palavra, eu não vou. Porém, sem dúvida, a ocasião merece uma cerveja, por tirar das minhas (nossas?) costas um peso de mais de uma tonelada.
E a diretoria quer “comemorar” p/ aparecer na TV e tentar ganhar votos nas eleições vindouras.

Larissa: Sem dúvida, tudo é marketing.

Comentário por jeff

Larissa parabens pelo símbolo entre parenteses no post, sintetizou bem a questão, achei genial e bem sugestivo. Bjs.

Larissa: Pois é. Não achei nada que resumisse melhor a questão. Obrigada, abraços alvinegros!

Comentário por Toel

Nossa, você disse tudo. O máximo que eu vou sentir é alívio. O campeonato paulista, de que todo o mundo desdenha, vale infinitamente mais do que a Série B.

E não comemorar é manter o Corinthians num patamar de grandeza.

Larissa: Concordo. Apenas vou discordar quanto ao Paulistão, só desdenham aqueles jornalistas do time da Vila Sônia, que ignoram toda a tradição desse campeonato, que por tempos foi um dos poucos campeonatos que os clubes de São Paulo disputavam, já que ainda não existia o Brasileirão. E ainda é um campeonato de nível superior a muitos outros. Abraços alvinegros.

Comentário por Felipe Rangel

Fazer festa comemorativa nesse caso me parece forçar a barra apenas.

Só de imaginar gritos de “É Campeão!”, volta olímpica etc, já dá uma sensação estranha.

Bem que o jogo do “titulo” poderia ocorrer num estádio de portões fechados pra não corrermos o risco de algum torcedor mais exaltado se empolgar e na hora esquecer que a taça da série B não é a da série A.

Larissa: Pra escapar ao constrangimento, só de portões fechados mesmo. Se bem que, pra que constrangimento maior que cair? E esse todos viram, não deu pra esconder.

Comentário por Paulo (Shadow)




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: