Corinthians: Preto no Branco


Vamos honrar o Derby
outubro 23, 2008, 10:36 pm
Filed under: Uncategorized

O blog é alvinegro, mas como não poderia deixar de ser, em se tratando de um clássico de tanta tradição, também é bem frequentado por alviverdes. E neste espaço, podemos constatar que rivalidade, ao contrário do que pensam os que nada entendem do esporte, faz parte da mística do futebol.

Nesta quinta-feira, a rede norte-americana de televisão CNN publicou em seu site uma lista com os dez clássicos de maior rivalidade no mundo do futebol. Corinthians x Palmeiras ocupa a nona posição no ranking e é o único clássico brasileiro da lista. Rangers x Celtic foi considerado o de rivalidade mais acirrada, no entanto, a emissora pondera que os escoceses não são divididos apenas pelo futebol, mas também pela religião. Os torcedores do Rangers são da comunidade protestante, e os do Celtic, da católica.

Talvez pelo fato dos critérios analisados não se restringirem aos esportivos, o Derby tenha ficado com a nona colocação e West Ham x Millwall, Arsenal x Tottenham (o Derby londrino), Borussia Dortmund x Schalke 04, dentre outros, tenham ficado de fora da lista.

Aproveitando o tema farei um apelo aos torcedores: vamos honrar o nosso clássico dos clássicos do Brasil, agir conscientes e não cair na onda de alguns marginais e outros “impresaleiros” que tentam de toda forma vender notícia (trágica) ao invés de utilizarem a sua condição de comunicadores como forma de conscientização e estimulação da rivalidade saudável e tradicional que envolve os torcedores dos dois clubes.

Um exemplo recente da forma equivocada de passar notícia, ocorreu ontem, após o término da partida entre Palmeiras e Argentino Juniors, quando ao entrevistar Denilson, o repórter perguntou: “quem te ameçou foi o ‘corinthiano’?”, em alusão ao jogador porteño que interessa ao Corinthians. E quando entrevistaram o argentino tiveram a capacidade de referir que o Corinthians é inimigo do Palmeiras, por sorte, outro repórter teve a inteligência de corrigir: “inimigo não, rival”. É dessa forma, nos grandes e também nos pequenos detalhes, principalmente por parte da mídia que é formadora de opiniões, que se propaga a estupidez e se incita à violência nos estádios (e seus arredores). Portanto, cabe aqui o protesto contra a banalização e o tratamento pejorativo do clássico Derby. Somos rivais, não inimigos.

Futebol é vida, Corinthians x Palmeiras é tradição!


7 Comentários so far
Deixe um comentário

Os caras não conhecem de futebol… Palmeiras X Corinthians não poderia estar atrás de Roma X Lazio, Fenerbahçe X Galatasaray, Al Ahly x Zamalek, Wydad x Raja (Egito e Marrocos!) e outros “jogões”… Clássicos do Egito, Marrocos, Sérvia e Grécia à frente do Derby para os tecnocratas da CNN…

Quanto a ser inimigo, o inimigo do Palmeiras é o São Paulo, o Corinthians é rival…

Comentário por Daniel Remorini

Muito bom o texto e o enfoque dado ao tema.

Realmente não adotaram como critério o tamanho dos clássicos, mas sim quiseram classifica-los a partir do clima de guerra, segundo analise da CNN.

Se fosse por rivalidade, o que movimenta, a festa etc, Corinthians X Palmeiras estaria mais acima e outros grandes jogos não teriam ficado de fora da lista.

Comentário por Paulo (Shadow)

Pesquisa mais sem critério impossível essa. De que padrão universal eles se utilizaram?

Sobre os comentários de mídia, Corinthians e palmeiras, concordo com tudo.

Comentário por Marco Alves

“Futebol é vida, Corinthians x Palmeiras é tradição!”

Gostei disso,
Boa Larissa!

Comentário por Heloisa

“FALÔ E DIZEU”, diria o típico corintiano(tá bom, em RESPEITO à você, corintHiano com H…)…
rsrsrsrsrsrsrs (mais uma brincadeira minha…)
Mandou bem Larissinha…eu sempre considerei o Corinthians como um grande RIVAL.
Agora, em certos blogs, como o do Paulinho, tem certos “torcedores” tricolores destemperados, que adoram provocar e fomentar o ÓDIO, tendo o Palmeiras como alvo principal, fazendo com que sejam vistos(e acho até que eles GOSTAM disso) como verdadeiros INIMIGOS do alviverde…isso não é nada SAUDÁVEL, não acha???

Comentário por Alviverde/SP

Parabéns pelo texto. Um jogo de futebol, nunca será mais importante que nossas vidas. É somente um jogo de futebol. E deve ser encarado como tal. O que não pode acabar é a rivalidade. Dificilmente encontramos família onde não tenha um palmeirense e outro corinthiano. Minha mulher é corinthiana e eu sou palmeirense. Quando me questionam isso, eu respondo simplesmente : Tenho que ter alguem dentro de casa, para me divertir e as vezes ser gozado. Afinal, futebol é uma via de mão dupla.

Comentário por DONIZETE

Vejo da seguinte forma:

Para nós Corinthianos, todos são nossos rivais, e particularmente o palmeirense também nos vê assim.

Porém, São Paulinos, e Santistas da baixada em particular, tem ódio e rancor do Timão.

Estes, vibram mais quando o Corinthians perde, do que quando seus times ganham.

São ANTIS por natureza. Vivem em função do que acontece com o Timão.

Comentário por Jarbas




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: