Corinthians: Preto no Branco


Idéia de Torcedor
outubro 24, 2008, 4:51 am
Filed under: Uncategorized

O torcedor corinthiano, ao contrário do que parecem fazer os dirigentes, está sempre pensando e buscando o melhor para o clube. Prova disso, além da fidelidade da torcida no estádio, são as sugestões e debates que surgem todos os dias, feitos por corinthianos preocupados.

O Pedro Mello é um desses alvinegros. Ele escreveu e me enviou algumas sugestões e projeções para o Timão que poderiam gerar receita ao clube, favorecer o torcedor e até driblar a crise econômica mundial que, dizem, chegará também ao futebol. São elas:

Programa Fiel Torcedor:

– Com parcelas de R$50,00 – e direito a descontos em ingressos, produtos, PPV e camisas grátis todo ano.

A meta seria de 20.000 sócios-torcedores na cidade de São Paulo pagando R$50,00 de mensalidade.

– Criação da parcela mínima de R$10,00 – Afinal, o Corinthians é de todos. Esse plano teria descontos menores em produtos, PPV e sorteios de carros e/ou produtos em parceria com uma rede de lojas.

A meta seria de 200.000 sócios-torcedores no Brasil inteiro pagando R$10,00 de mensalidade.

– Criação da parcela máxima com um valor mais alto e outros benefícios como camisas, alguns ingressos gratuitos e etc.

Pesquisas já apontaram que o Corinthians tem público para todos os planos.

Jogos Exclusivos:

– Realizar jogos “exclusivos” na Fazendinha uma vez por mês com ingressos mais caros e vendidos com meses de antecedência, permitindo inclusive o parcelamento do preço. Nessas condições, é possível arrecadar até R$1.500.000 mais ou menos, por mês.

Projeto Corinthians do Brasil:

– Além da já citada parcela “popular” do Programa Fiel Torcedor, a idéia aqui seria realizar excursões da Caravana Corinthians do Brasil que contaria com shows populares e presença de ídolos alvinegros distribuindo autógrafos nos produtos licenciados e recrutando novos sócios-torcedores.

Na ponta do lápis:

Patrocínio de camisa =……………………….R$20.000.000
Cotas de TV = …………………………………..R$20.000.000 (Mais ou menos)
20.000 sócios a R$50 por mês =………….R$12.000.000 por ano
200.000.000 sócios a R$10 por mês =….R$24.000.000 por ano
Patrocínio de camisa =……………………….R$20.000.000 por ano
Cotas de TV=……………………………………R$20.000.000 por ano
Jogos Exclusivos=……………………………..R$18.000.000 por mês

Totalizando cerca de R$94.000,00 mais ou menos

Isso mais a renda dos jogos e produtos licenciados.

Notem que passamos dos noventa milhões sem citar qualquer negociação de jogador. E todos estas idéias poderiam ser ainda aperfeiçoadas pelos profissionais do marketing.

São sugestões simples e que trariam benefícios ao clube e ao torcedor corinthiano, mas que, como quase tudo no Brasil, são postas para escanteio em detrimento do uso político e das negociatas obscuras.

Possivelmente, muitas dessas projeções sejam mesmo utópicas, mais pelo costumeiro jogo de interesses políticos do que por qualquer outra razão. Mas ainda assim, vale mostrar que gente consciente e preocupada com o Corinthians há aos montes, só estão nos lugares errados (leia-se fora do Parque São Jorge).


19 Comentários so far
Deixe um comentário

Realmente, a explicação é simples do porque as idéias surgem mais entre nós “leigos” do que entre os cartolas que deveriam trabalhar pra isso: o famoso jogo de interesses políticos, como descrito no texto.

Como tudo no Brasil, tem sempre alguém ganhando alguma coisa pra não fazer algo funcionar, sendo que poderiam resolver o problema de forma simples.

É mais fácil deixar a coisa atrasada pra sempre fazer um uso político, do que resolver de forma que seja bom para o clube e não tenha como ninguém ganhar por fora.

Comentário por Paulo (Shadow)

Idéias muito legais! Se todos pensassem no time como pensam os torcedores, teríamos um Corinthians melhor.

Comentário por Heloisa

É, gostei do blog, virei frequentador…

Voltando ao assunto, o unico que é viavel é a primeira. Mas só para moradores do estado de São Paulo. Oque eu vou ganhar em troca, mandando R$ 10,00 daqui de Salvador? Meu time indo bem? Prefiro dar esse dinheiro p/ uma instituição que realmente precise.
O Inter de Porto Alegre já mostrou que que da certo investir nos socios, venda antecipada de ingressos p/ o ano inteiro enfim tem tanta coisa!

Muito mais retorno doque disponibilizar musiquinhas na internet…

Para se ter uma ideia de como os clubes brasileiros são atrasados, inclusive o São Paulo, no inicio do seculo passado, times de operarios como o Arsenal já tinham ate ações na bolsa de valores.

Caimos novamente nos socios, os proprios torcedores investiriam no clube, ou seriam parcialmente proprietarios.

Apesar de agora não ser o momento ideal para se falar em bolsa de valores, mas essa é uma das inumeras razões de clubes como Manchester United serem tão poderosos nesse mundo capitalista.

Comentário por Gabriel Paulino da Silva

Parabéns, até que a idéia é boa, o que falta é ter coragem para por em prática…

Comentário por Edgar de Souza

Para ser sincero, não consigo entender como a equipe de marketing foi mantida, não era para mudar?

A inoperância no passado, de repente desanda a desenvolver ações em profusão, todas com duração média de uma semana.?

Agora, se serve de consolo, quando se olha para os rivais, também se vê que a pobreza de ideias é geral nesse meio.

Mas que dava para aproveitar o momento para trabalhar bem um único projeto, o de sócio torcedor, isso dava.

Preferem ao que parece, apresentar trossentas idéias, que alguem sonhou a noite.

Comentário por Jarbas

Em uma recente entrevista a um blog, o nosso presidente se mostrava satisfeito com o projeto sócio-torcedor, coisa que não vejo atrativo algum. Torcedor não quer pagar R$100 por mês pra ganhar um chaveirinho, e quer menos ainda pagar R$10,00 e ficar com uma camisa oficial, dando prejuízo ao clube. Sou do interior (São José do Rio Preto), e se houvesse um projeto onde eu simplesmente faria uma doação mensal de R$10,00 (ou até um valor maior), o faria tranquilamente, vou mais longe, esse dinheiro de “doações”, não iria diretamente para o clube profissional, mas para o futebol de base, ajudando a manter e formar novos pratas da casa, tão valorizados pela nossa torcida. Imagine o orgulho que sentiria o torcedor ao dizer “Eu ajudei a formar tal craque!”. Lógico, também aconteceria o contrário, mas acho que o resultado final seria gratificante para todos. Com alguém habilidoso esse projeto poderia até ter cunho social. Existem muitas boas idéias, até por essa diretoria, mas o necessário é trabalha-las e estuda-las bem, pra não ficar nesses micos como sócio-torcedor, Timão TV, e muitos outros.

Comentário por David Emmanuel

Idéia boa, a princípio, mas totalmente irreal…
Já dá pro amigo fazer parte do Depto de marketing: cheio de inspiração, sem transpiração. Que é o mal que assola a turma do Rosemberg. Provavelmente esta rentabilidade caia pela metade, ou influa em outros aspectos.
Vamos lá:
-Os descontos nos produtos, PPV, etc, provavelmente sairia da participação Corinthiana do bolo;
-Os prêmios teriam que ser comprados, ou a Turbo Sports doaria?
-E o Sr. Leão. Cadê os impostos? Ou isso não onera?
-Custo operacional: administradoras, adm de CC, etc.
Mas entendo, o Pedro Mello não tem a obrigação de pensar nestes aspectos…

Comentário por Sergio

Ao Sergio,

colega eu discordo um pouco. Sim os descontos sairam do bolo corintiano, só que esse tipo de benefício oferecido, faria dobrar o número do Fiel-Torcedor que hoje é um lixo. Eu mesmo assinei e só tenho a reclamar. Com a meta estipulada o clube lucraria muito mais, mas pra isso precisa oferecer atrativos. Poderiam começar fazendo o negócio funcionar mesmo.
Os prêmios, o próprio texto explica, sairiam de parceiras do Corinthians, assim como essa parceria com a Warner Music, por exemplo. E quem não quer seu nome divulgado para uma nação como a de corintianos?
Quanto as outras questões, todas fazem parte sim. Mas já fazem no nosso dia-a-dia hoje, então isso não altera os fatos.
Me admira ver um torcedor pensar em todas essas melhorias e o clube, nada! E como temos profissionais do marketing, estes poderiam aproveitar as idéias e como a Larissa diz: aperfeiçoa-las ainda mais.

Abração.

Comentário por Erivando

As idéias são simples e não são baseadas em sonhos não.

O Internacional de Porto Alegre, com uma torcida que não dá 30% da nossa ,tem um projeto bom de Fiel Torcedor.

Parece que são mais ou menos 70mil sócios.

Não é a toa que é o clube que tem uma das maiores(se não a maior) receita do futebol Brasileiro, só joga com o estádio lotado e tem um elenco muito competitivo.

O Potencial do Corinthians é quase nada explorado.

Só ficamos agora criando quinquilharias
como camisetas com frases da torcida,
que tem um custo baixíssimo e um preço alto.

Comentário por Pedro Mello

E Obrigado à Lara por colocar as idéias em debate aqui

Comentário por Pedro Mello

Essas questões de impostos são relativas.

Não sei como isso funciona para entidades esportivas, só sei que as sugestões apresentadas seguem o mesmo modelo do que os clubes divulgam no tocante a valores.

Digo, quando o Corinthians divulga pra sua torcida que fechou um patrocínio de 16 milhões, isso entra na arrecadação e eles também não citam o quanto vão pagar de impostos referentes.

Se formos entrar nesse campo de debate, toda a estrutura de divulgação de valores esportivos estão erradas então, porque sempre se fala no valor bruto.

Desta forma, se os impostos comeriam parte dos valores citados pelo Pedro Mello, os mesmos impostos já comem partes dos valores que os clubes divulgam e a sitiuação do futebol brasileiro envolve cifras bem menores do que todas divulgadas de um mode geral então, o que no final das contas daria na mesma e as sugestões do amigo continuariam sendo mais vantajosas do que o modelo que já conhecemos.

Quanto aos prêmios, poderia ser fechada uma parceria com empresas e mesmo se não fosse, o valor gasto na compra de um prêmio seria muito baixo em comparação ao arrecadado para o seu sorteio, na linha do que disse o amigo acima sobre o Pay-Per-View.

O desconto sairia da cota do proprio clube, porém, se voce der um desconto de 10 Reais, pra um cara que te paga uma mensalidade de 50 Reais, ainda assim voce estará de longe no lucro.

Comentário por Paulo (Shadow)

As idéias são implementáveis e não é preciso ser gênio, para tanto. O detalhamento não cabe aqui, por motivos óbvios. Particularmente, gostei muito de vê-las aqui. 🙂 Agora, o Pedro está sendo modesto, os números poderiam ser muito maiores, tanto em contribuintes, como em valores arrecadados, em se tratando de Corinthians. Melhor até, não levantar muito essa bola agora. Apenas o suficiente para evidenciar a incompetência (se não for outra coisa) dos atuais dirigentes. Parabéns ao Pedro pelas idéias e a você Larissa, por divulgá-las.

Comentário por Lou Mello

Eu gostei muito das idéias e mais ainda da iniciativa. Ao invés de ficar só criticando estamos sugerindo melhorias. Assim é que deve ser. Uma pergunta apenas: voces ja enviaram essas idéias ao clube?

Comentário por Marco Alves

Intrometendo-me um pouco nessa discussão, em particular na do PPV, é um assunto que me interessa, mas é dos mais difíceis de realizar pois os direitos não pertencem ao Corinthians e sim a Globo, então o clube teria que antes de tudo resolver essa questão. Outra coisa que pouco me agrada no PPV: a troco de que eu quero comprar jogos do Ipatinga, Atléticos, Goiás ou mesmo porcos e bambis? Vem tudo no mesmo pacote, pago ao Corinthians e pago a esses times, sendo que dificilmente verei alguns desses jogos, dos outros, me basta o passa na aberta (e já é muito!).

Comentário por David Emmanuel

Larissa. Essas idéias nunca foram implementadas, e tem pelo menos 20 anos de atraso, pelas mentes retrógradas e amadoras que dirigiram o Timão nesse período.

E nunca serão, nem agora nem mais a frente. Não tenho a mínima esperança disso, ao contrário de alguns.

Para sucesso de qualquer ação nesse sentido, é necessário uma coisa simples. Credibilidade.

E, pelo simples fato de observar que os “interessados”, que poderiam colaborar com atitudes positivas, preferem apostar (e desejam) no caos.

O Corinthians? O Corinthians que se lixe.

Não duvido nem um pouco que tem gente muito infeliz com o desempenho do time dentro de campo.

Se serve de consolo, acho que são meia dúzia.

Comentário por Jarbas

Primeira coisa: prêmio tem que ser atrativo: premiozinho da Warner, não vira. Sobre isso, veja aqules “leilões” ao contrário da Tv, veja os prêmios e resultados.
Impostos de patrocínio, devem se enquadrar em alguma lei de incentivo, ou algo parecido. Onde quero chegar: de cada mil reais da foto na camisa, só entram 600 reais no cofre.
O Corinthians deve investir maciçamente numa campanha de PPV, já que no ano que vem, a distribuição do $$$ será de acordo com a audiência do time. NO MÍNIMO arrecadaremos 37 milhões com TV/PPV
É óbvio que tem que investir em sócio-torcedor, inclusive com DIREITO A VOTO, afinal somos o Time do Povo, e nosso destino não deve ser guiado por 3 mil associados.

Abraços e…
EU VOLTEI…e mais do que nunca SOU MANO DO MANO

Comentário por Sergio

Concordo plenamente com o Sócio-Torcedor votante.

Acho que 20.000 sócio-torcedores na caital de São Paulo é perfeita mente possíivel e o valor já se aproxima do valor da camisa.

(descontando os impostos)

Vale lembrar que as negociações de jogadores,
graças a Deus e à crise, vão diminuir muito.

Isso se não se limitarem só às “Arábias da vida.

Em todos os casos, em todas as economias,
quem vai pagar por isso é o povo.

Só que no Corinthians isso tem que ocorrer de outra forma. Não como uma “punição” ao povo corinthianos.

Mas é óbvio que é necessário uma diretoria
confiável, coisa que esta aí não é e nunca vai ser.

Sorte nossa que ela cai em Janeiro.
(Esse está certo , Lara)

Comentário por Pedro Mello

Também dá para entender que não se deve “levantar muito a bola” do Mano. Tudo explicadinho.

Comentário por Jarbas

[…] Você pode reler as informações no seguinte link: https://larissabeppler.wordpress.com/2008/10/24/ideia-de-torcedor/ […]

Pingback por Torcedor Contribuinte « Corinthians: Preto no Branco




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: