Corinthians: Preto no Branco


Bazófias
outubro 30, 2008, 3:55 am
Filed under: Uncategorized

Parece até 1º de abril no Parque São Jorge, mas, em pleno mês de outubro, a patacoada segue:

Mano Menezes quer $350 mil para renovar, por apenas um ano (a proposta era de dois) e com liberação assegurada, caso surja proposta do exterior. Se tornará, assim, um dos três técnicos mais bem pagos do Brasil, junto a Luxemburgo e Muricy Ramalho. E eu que tive a leve impressão, em meio as sonolentas partidas de sábado a tarde, que a Série B fora o objetivo mais fácil da história do clube. Devo ter me enganado, provavalmente por culpa do sono.

Então, eis que surge Andrés Sanchez e declarando: “se o São Paulo tiver R$30 milhões de patrocínio, eu saio pelado na rua desfilando”, além da velha, mas ainda funcional, média com a torcida (iludida), por conta dessas declarações, agora torço pelo insucesso tricolor também nas questões extra-campo, admito. Afinal, chega de micos, ao menos por hora.

Na ‘Era das Especulações’ que já começou no Corinthians, reforços caríssimos vêm sendo veiculados pela mídia, afinal, o presidente prometeu um ”time de primeira”. Só é difícil entender como é que esse grande time será montado, já que teremos muitas novas dívidas a quitar e os adiantamentos de cotas realizados comprometeram grande parte das receitas do próximo ano, mas, enfim, tudo tem um lado bom, não é mesmo? O lado bom de termos um treinador retranqueiro é que o excesso de cautela, na hora de contratar reforços, evita mentiras, tanto que Mano Menezes já andou destoando do discurso presidencial. Entrevistado sobre o futuro elenco do Timão, o comandante alvinegro, como é de seu costume, ponderou: “os nomes ventilados (Leandro Amaral, Jorge Henrique, Deivid, Kily Gonzalez e Escudero) são bons, mas sabemos que existem poucas possibilidades. É a realidade do futebol. Não gosto de criar expectativa para a torcida” . Com isso, percebi que nem sempre discordo de Mano.


18 Comentários so far
Deixe um comentário

Nesse caso eu acho que o discurso do presidente é eleitoreiro e o do treinador é pés no chão, embora no final das contas o Mano vá receber reforços abaixo do que ele mesmo considera ponderado.

Se bem que no final das contas vai ficar tudo em casa, porque se por 300 mil o cara já estava contente recebendo Almeida, Willian Alves, Careca, Bebeto etc, por 350 pilas ele é capaz de dar uma camisa pro proprio Carlos Leite entrar em campo.

Larissa: Não duvido nada.

Comentário por Paulo (Shadow)

TUDO BEM QUE TIVE QUE APELAR PRO DICIONÁRIO PRA SABER O QUE É BAZÓFIA, MAS AGORA QUE JÁ SEI, FOI UM TÍTULO PERFEITO PRA FALAR DESSAS BIZARRICES NOSSAS DE CADA DIA.

POBRE CORINTHIANS.

Larissa: Vivendo e aprendendo, né Heloisa?! =)
Espero que não somente os torcedores aprendam com essas vicissitudes.

Comentário por Heloisa

Pergunta, porque o Mano é retranqueiro?
Está certo que a série B não é parâmetro para nada, mas dizer que o time jogou na retranca com o tento de gols que fez é brincadeira.

Quanto ao salário dele, acho justo, pois o Leão ganhava 500 mil e não é técnico, o Luxa ganha mais do que isso e o time dele nem jogando está.

Quanto ao patrocínio do time das três cores, ser de 30 milhões eu também duvido, pois a torcida dos caras nem em estádio vão e o produto não é bom.

Eu vou voltar a perguntar aqui neste blog, para a distinta blogueira:
Tirando o Felipão, qual técnico vc queria ver no timão??

Larissa: De fato, a série B não é parâmetro, no entanto, mesmo nela, em todo e qualquer joguinho mais ou menos, a atuação foi pífia, graças à postura do time, lembra: Foi jogar com a Ponte Preta fora, ganhou? Não! Foi jogar com o Avaí que é vice-líder e só um empate. Foi jogar com o Vila Nova que hoje é 3º colocado e perdeu. Foi jogar com o Santo André que hoje é 4º e só empatou. Lembrando que foi praticamente um passeio pela várzea e o Corinthians teve larga vantagem, já que o comandante dirigiu o time mais caro da história da competição!
Na Copa do Brasil, todas as vezes que o Corinthians saiu de São Paulo pra jogar contra um time da “elite”… pronto! Derrota fora de casa contra Goiás, Botafogo e Sport. Paulistão, três clássicos no ano e apenas 1 ponto conquistado.
Mas tudo bem, até porque se a questão for depender de resultados, é aquela coisa: Eduardo Amorim surgiu como técnico batendo o Grêmio de Felipão no Olímpico e o Palmeiras/ Parmalat em decisões…
Futebol não é uma ciência exata quando se trata de resultados, de modo que o que me preocupa é a ausência de uma maior qualidade no trabalho tático e na postura do técnico Mano Menezes à testa de um time grande como o Corinthians, já que ele não sabe imputar no time a mentalidade de se impor e dominar o jogo sempre que ficar evidente a superioridade sobre o oponente.
A sorte é que a série B é uma baba sem tamanho que até Coritiba passeia, e também para nossa sorte, esse ano foi de pontos corridos, o que favorece a equipe de maior poder de investimentos, porque senão a coisa poderia complicar e a gente correria o risco que o Grêmio correu de não subir, coisa que só aconteceu por milagre (e covardia do árbitro que não expulsou o time todo naquela confusão).
Enfim, pode ser que daqui há dez anos o Mano esteja preparado pra treinar o Corinthians, mas hoje, o que ele demonstra, é total incapacidade para assumir um time com necessidade de se impor. Não manja nada de armação ofensiva e ainda quer extorquir o clube. Me desculpe, mas R$350 mil por isso? E não é porque aceitaram pagar mais para o Leão que devam repetir o erro. Uma coisa não justifica a outra. No mais, se você já perguntou o clássico argumento único: “sai Mano, entra quem?” aqui no blog, então já recebeu a devida resposta, porque eu sempre deixei bem claro.

Comentário por Edgar de Souza

Larissa. Concordo plenamente com você, mas acho que o Mano (apesar dos pesares) ainda é um bom técnico e bom técnico faz a diferença. Quanto ao salário, cada um pede o que acha que merece e a outra parte paga se quizer (e puder) e em minha opinião o Corinthians não pode pagar este salário. Acho que esta confusão termina em fevereiro, quando Andres e sua gangue devem deixar o poder no Corinthians, e aí sim os pingos vão ser colocados nos is.

Larissa: Se ele sair, deve terminar. Aliás, o presidente, depois da rasteira que levou do técnico, poderia rever sua posição. Logo ele, que pintou o Mano até em camisetas, como ídolo da torcida pra depois levar um sonoro ‘não’ como resposta a um contrato mais longo e ainda acompanhado de um pedido de aumento nada modesto.

Comentário por LINCOLN - do Blog do Lincão

O que esperar de um presidente que diz a seguinte frase:
“Tem gente que tem duas Mercedes e tem gente que tem que andar de ônibus”
E o que esperar de um técnico que prima pelo bom caráter, integridade e etc. Que é teimoso em colocar Eduardo Ramos e Lulinha, mas que só pode ser criticado nesse campo.
Seu texto é só confirmação de tudo isso…

Larissa: Pois é, Gabriel.

Comentário por Gabriel Paulino da Silva

Olha, eu sei que o Mano Menezes é um bom técnico e fez um belo trabalho no Corinthians, mas eu não concordo com esse salário que ele quer receber com a sua renovação. A maioria dos clubes brasileiros passa por uma crise financeira grandiosa e não é possível que esses técnicos queiram receber um valor tão alto como esse. O pior é o clube pagar esse salário sem ter muitas condições e sabendo que tem uma grande dívida. Não é só o Corinthians, esses salários altos existem em outros clubes do Brasil. Realmente não dá pra entender.

Larissa: Concordo. E o pior é pagar sem motivo aparente pra isso. O dia que o Mano for alguma coisa, eu, certamente, ainda considerarei um salário injusto, mas não me incomodará tanto a situação pelo retorno. Mas agora, sem ter conquistado nada e sem noção alguma de esquema ofensivo (que é fundamental para um time grande que busca o título) não.

Comentário por saulo

Só no Corinthians mesmo. Salários discutidos na mídia.

O dia que isso acontecer no Morumbicha, chove canivete.

E, uma bazófiazinha para completar. Nosso Clube é tão democrático e aberto (arreganhado seria a expressão mais correta), que teremos em fevereiro a insólita eleição onde alguns(não tenho ideia de quantos) bambis e porcos, sócios do Clube social (buraco sem fundo) elegerão nosso digníssimo Presidente.

Depois a gente reclama dos “orgasmos” da midia anti-corinthiana.

Larissa: Não é que é aberto, Jarbas, é que vaza. E aí, no mais, eu concordo contigo. Mas até no São Paulo, que costuma varrer tudo pra baixo do tapete, a gente sabe quanto ganha o Muricy que é muito mais técnico que o Mano e ganha menos. Aliás, ganha o salário mais justo dentre os mais bem pagos e nem assim, eu considero um salário justo pra treinador, quanto mais se considerarmos a situação dos clubes brasileiros e a realidade econômica nacional. Não dá pra destoar assim. Ou então, segura o Mano (que até hoje não entendo a razão da blindagem sendo que não conquistou nada) e fica com Bebeto e Careca no ataque, porque se já está ruim de trazer reforços assim, aumentando de R$3 milhões anuais para R$5milhões os custos da comissão técnica, aí é que não dá pra formar time mesmo.

Comentário por Jarbas

Tudo que escuto dessa diretoria do corinthians faço o seguinte: 50% ignoro porque é mentira e fumaça, do restante 90% não se concretiza os outros 10% penso justamente o contrário e é isso que acaba acontecendo. o calvário da serie B acabou mas o inferno político vai durar até fevereiro.

Obs. 350 paus pro mano é demais, assim até que gosto do tecnico serei obrigado a rever minhas considerações, no mais saudações alvinegras e Vai Corinthians.

Larissa: Faz bem. Não caia nas mentiras veiculadas por aí.

Comentário por Toel

Por ai mesmo…
Aguardemos 2009, mas com poucas esperanças.
Se continuar essa diretoria e esse tecnico…

Larissa: Deposito minhas esperanças no mês de Janeiro.

Comentário por Marcelo

Larissa, não deixou claro não, pois até agora eu não sei quem você queria como técnico.

Pois pergunte ao torcedor da equipe verde, o que ela está achando do Luxa, ou da torcida do time das três cores o que acha do Muricy, é aquela velha história, sai Mano entra…???

eu não vejo tanta incapacidade assim no Mano Menezes, quem lê os seus comentários fica se perguntando, o que esse cara faz no Corinthians???
Mas ao mesmo tempo se perguntar ao Chicão, André Santos, William, Douglas, todos são unânimes em dizer a importância do técnico.

O torcedor Corinthiano é 8 ou 80, pois se sai para matar o jogo de começo e toma um gol no contra-ataque o mundo cai, agora se espera o adversário é retranca pura.
Eu me pergunto, no fundo o que vocês desejam??

Sei que o Mano Menezes não é um gênio mas até ser um burro total é um longo caminho.
Ou você se esqueceu que a torcida do Grêmio, não queria que ele fosse embora.

Quanto a pagar 350 mil para ele, eu concordo, pois o Luxa ganha 500 e ganhou só o Paulista em Cima da sempre vice Ponte Preta.

E outra, quem aceitaria dirigir o timão esse ano, o Luxa não veio pois segundo ele seria uma mancha na sua carreira, lembra-se disso???

A respeito dos Clássicos contra time que estão na primeira divisão, eu acho que o resultado foi alcançado sim, pois o time chegou em uma final, na qual ninguém esperava, nem mesmo nós torcedores.

E outra você trouxe dados interessantes a respeito da campanha do timão na divisão B, pois bem, você acha se o tipo de disputa não fosse por pontos corridos o timão não subiria, eu discordo, subiria sim.
Ou você vai me dizer que o Santo André ofereceria resistência, ou mesmo o Vila Nova.
São times fracos e inexpressivos.

Volto a perguntar blogueira:
Cite 5 técnicos desempregados e do seu gosto que jogam pra frente como você gosta e eu também, que estão desempregados e tops de linha que aceitariam vir ganhando menos que o Mano.
Eu não acredito que o Muricy, trocaria as três cores, ou o Luxa a prega verde por menos de 500.
Só lembrando que o muricy tem proposta do Inter, de 650 mil.

Larissa: Será que a torcida do Grêmio não queria que ele fosse embora? Ou só a mesma parte da torcida que se assemelha à torcida do Corinthians que o considera ídolo por ter subido o time, com o elenco mais caro da competição? Porque eu cansei de ler textos de gremistas dizendo o contrário. Um deles, vou te contar, li em janeiro e não é que o garoto descreveu exatamente o que aconteceria aqui? Claro, ele falava do Grêmio, mas o Mano não mudou mesmo.
Quanto aos jogadores, só falta mesmo eles falarem mal do técnico, considerando que eles sabem o que é ÉTICA. No entanto, pegue Finazzi e Amoroso e pergunte o que eles, que já não têm mais compromissos como Mano, acham sobre ele escalar jogadores “apadrinhados” pelo empresário dele e retirar a chance dos demais. Me parece que você está analisando apenas o lado que deseja, assim como a torcida costuma fazer.
Além de tudo, eu não disse nada do que você interpretou sobre subir, muito menos considero o Vila Nova, que derrotou o time do Mano, bom. Talvez, se observar mais atentamente perceberá a diferença entre o que eu escrevi e o que você leu.
Ademais, você afirmou que já havia perguntado qual técnico eu desejo ver no Corinthians, e se já perguntou, então, eu já respondi, respondo todos os comentários, até os mais infames. Me parece engraçado que quanto mais argumentos se coloca contra o Mano, mais impera a resposta: “sai ele, entra quem?”, o que me leva a crer que esse seja o único pró de Mano Menezes: a falta de capacidade dos técnicos brasileiros. Enfim, se levar em consideração resultados e currículo é o que já expliquei, até Jair Picerni foi mais longe que o Mano.
Se levar em consideração a forma de jogar, Mano está no mesmo nível do Tite e outros que tanto criticam. Embora, eu tenda a achar o Tite, levemente, melhor. E para evitar interpretações dúbias, isso não significa que eu queira o Tite como técnico, ok? São apenas parâmetros.
Agora, escolher um técnico baseando-se na capacidade demonstrada em pouco tempo e com pouco recurso, afirmo que Mancini e Adilson Batista são melhores que o Mano, souberam se impor mais com muito menos. E a minha aposta, considerando que irão montar um time decente, seria o Parreira.

Comentário por Edgar de Souza

Larissa. Duas observações equivocadas de sua parte. A folha salarial do Corinthians inclusive comissão técnica é de 1.600 mil. O salário do Murici já é de 350 mil faz tempo.

5 milhões é a atual folha de pagamento do São Paulo.
Só Dagoberto, Jorge Wagner e Ceni, embolsam 600 mil mensais, mais de 1/3 da folha do Timão.

Como vê, as informações são plantadas na mídia de acordo com os interesses particulares e escusos.

Mentiras repetidas, viram verdade, não é isso o que dizem?

Larissa: Jarbas, estou começando a duvidar da sua procedência, pra te falar a verdade, até alertas sobre isso, eu recebi. Se eu continuar com essa impressão de que você é um dos pagos pra postar em sites, blogs e afins, como existe, não vou mais aceitar os comentários, ok?! Eu sempre fui democrática aqui e você, mais do que ninguém sabe disso. Mas está passando dos limites.
Pela última vez: Você e ninguém, NUNCA, vão me convencer de que o Mano, o pobre Mano, valha R$350 mil e digo mais, eu não pago R$100 mil por ele.
Além do que, não há nada equivocado, o que parece ser equivocado aqui é a sua intenção de espalhar boatos pelo blog.

VOU ESCLARECER: Por tudo que se sabe e sem nunca haver um desmentido categórico, digno de confiança, Vanderlei Luxemburgo ganha R$500.000 mensais no Palmeiras, o mesmo que já ganhara no Santos. O segundo melhor técnico NO Brasil, ganha entre R$250 a R$300 mil no São Paulo. E há quem diga que é menos.
O Mano ganha, hoje, R$305 mil mensais, incluindo férias e 13º. Incluem, também, luvas de R$1 milhão, que deveriam ter sido pagas em duas parcelas, mas acabaram divididas em parcelas mensais no decorrer do ano, pois o clube teve problemas de caixa em todo o período (problemas que ainda terá em 2009, por sinal). Esse valor de R$305 mil não inclui os encargos sociais. Estes, com toda a certeza, são pagos sobre parte desse valor, como é praxe no mercado brasileiro. Tudo isto significa um desembolso anual da ordem de aproximadamente R$ 4.200.000. Arredondemos tudo para R$4 milhões.
Vanderlei custa pouco menos de R$7 milhões ao Palmeiras. Muricy custa pouco menos de R$3 milhões ao São Paulo, um pouco menos do que custa ao clube Rogério Ceni. Para renovar seu contrato, Mano quer pelo menos R$350 mil mensais, o que elevaria seu custo anual para cerca de R$5 milhões de reais, fazendo dele, o segundo treinador mais bem pago do país.

LEMBRANDO: Luxemburgo, que é sim o melhor técnico NO Brasil, possui seis títulos brasileiros (cinco da Série A e um da B), dez estaduais e um da Copa do Brasil e tem passagens pela seleção, onde foi campeão, e pelo Real Madrid.
Muricy conquistou dois Brasileiros e cinco Estaduais, em São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Mano Menezes tem dois títulos gaúchos e dois títulos da Série B, quem sabe, três agora. Faz-me rir.
Ademais, Os primeiros sinais de uma crise financeira profunda começam a pipocar por toda parte. Esses valores não cabem na realidade nacional e o limite do razoável é ditado pelo que recebe Muricy Ramalho. O resto, é história.

Comentário por Jarbas

Em relação ao valor que o Mano está pedindo tenho minhas dúvidas.
Por um lado, o valor é alto e não temos garantias que o Corinthians vá ao menos ser campeão ano que vem.
Por outro lado, é o unico que conhece o time na palma da mão.
Está entre os 10 ou 5 melhores do Brasil.
Continuidade no trabalho é muito importante hoje em dia.
350 mil reais não é nenhum bicho de sete cabeças, tanto que era esse o valor pago para o Carpegiani.
Tem que se colocar na balança um monte de coisas.
A questão financeira tambem barra, pois o clube não esbanja dinheiro.
E contra partida, tem aquestão do mercado, será que tem outro técnico igual ou melhor, e com um salario menor?
Na minha opinião, ainda acho que é um tecnico a ser respeitado, com muito potencial, e esse investimento pode trazer muito mais retorno.
Eu aprovo o reajuste.

Comentário por Gabriel

Larissa, eu faço os meus comentarios aqui, e nem olho as suas respostas.
Eu praticamente fiz a mesma indagação que o Edgar de Souza.
Enfim, se por acaso você sabe de algo que eu não sei em relação ao carater do Mano Menezes, você poderia expor aqui.
Mas mesmo assim, me parece um pouco perseguição.
“It’s nothing personal, just business.” como diria Don Vito Corleone.
(É só um exemplo ok, pois foi pensando assim que a MSI fez oque fez com o coringão)
No caso do Mano, temos que ver somente o lado técnico. Você quase me convenceu com esses nomes.
Mas… eu ainda acho que continuísmo de plantel e comissão técnica é imprescindível.
Obs.: Eu achava que o VL ganhava 600 mil?

Comentário por Gabriel

Desde 2004 o Corinthians sofre um complô para seu apequenamento, instituído pela mídia manipuladora e comprado pela torcida.

Virou festa a imprensa fazer lobby pra técnico meia boca aqui.

Se dependesse da mídia o Tite teria passado esses seus ultimos 5 anos sem uma boa campanha sequer no Corinthians.

Ainda se dependesse da imprensa o Márcio Bittencourt estaria aqui até hoje.

Os argumentos são sempre oportunistas, uma fase boa, uma campanha razoável superestimada, números etc.

Porém, trabalho mesmo, time bem treinado de fato, a ultima vez que o corinthiano viu foi em 2002, de lá pra cá vivemos de supervalorizar técnicos que quando saem daqui não dão em nada.

Comentário por Paulo (Shadow)

350 mil é exagero! 250 tava bem pago! No entanto, o que predomina nessas horas é o mercado. E o mercado diz que o Mano é de primeira. Montou o time que voltou, e tals. Se vc fosse a presidente, tentaria bancá-lo tb.

Abs,

Jeff

Comentário por jeff

Bom dia Larissa,
Vamos por partes, o Tite é melhor que o Mano onde????
Com o time que tem o Inter o cara não consegue fazer jogar, e se você puxar pela memória na época do tite era só 1×0 ou 2×1, e para você que gosta de ataque é estranho falar que ele é um pouco melhor que o Mano.

Outra coisa onde o Adilson Baptista é técnico???
No time do Cruzeiro que é infinitamente melhor que o do Corinthinas hoje, até eu faço jogar, me desculpe.
E é o mesmo que nos afundou na Libertadores, lembra disso.

Mancine é piada, não é????
Só se for o ex-técnico da Inter de Milão, pois o necional é ruim de dar dó. vamos com calma Blogueira, menos

Só esses dois que você escolheu como melhores que o Mano, nunca ganahram nada, tanto o Adilson que disputa o Mineiro onde é só o Cruzeiro e o Galo e o outro que nem emprego tem de tão bom.

Quanto ao Parreira, ele é indiscutível.

Larissa: Respeito, mas discordo. E 2009 tratará de deixar isso bem claro.
Em tempo, eu não disse que o Tite não era retranqueiro, disse que, veja bem, tendia a considera-lo levemente melhor que o Mano.
No mais, é esperar pra ver! Eu já fiz minhas apostas.

Comentário por Edgar de Souza

Vou concordar com você, pois, teremos que ver em 2009.
Eu aposto no Mano Menezes, já que Parreira não virá, por enquanto.
Ps: Posso parecer chato e até defensor do Mano, mas o que eu quero realmente é o bem do Timão, e acho que você também quer.

Comentário por Edgar de Souza

O Beluzzo (dos porcos, e um dos poucos economistas que entendem de economia…parodoxal, né) deu semelhante declaração a do Sanches, apenas com um toque, digamos, mais refinado.

Comentário por Sergio




Deixe uma resposta

