Corinthians: Preto no Branco


Finanças
novembro 2, 2008, 2:11 pm
Filed under: Uncategorized

Notícias veiculadas nos últimos dias dão conta de que o Corinthians havia tentado realizar um novo empréstimo junto a um banco (não especificado), mas não conseguiu ter o valor de R$15 milhões (!!!) liberado. É difícil entender o que acontece com as receitas que entram no clube, as cotas que já foram adiantadas e tudo o mais que já fora exaustivamente discutido anteriormente neste blog, para que, novamente, o clube recorra a empréstimos bancários. Contudo, há uma possibilidade do Real Madrid levar o atacante Dentinho que, segundo notícias, teria recebido uma oferta (difícil de acreditar) de 12 milhões de euros, venda que salvaria as finanças do Timão, ao menos por hora. Vale ressaltar que o Corinthians não possui 100% do atleta que teve, inclusive, 22,50% do passe recém-negociado com o grupo Sonda, restando ao clube cerca de 67% dos direitos federativos de Dentinho.

Enquanto isso, o presidente zomba do patrocínio tricolor e a Medial vai saindo de fininho da camisa alvinegra. A empresa que paga R$16,5 milhões de reais por ano ao Corinthians, ao que tudo indica, pretende, no máximo, estampar sua marca nas mangas da camisa corinthiana e por um valor bem menor. Esta é mais uma situação difícil de compreender, já que o retorno que a Medial obteve ao patrocinar o Corinthians foi mais do que satisfatório. A empresa investiu forte e fez um nome junto ao clube e torcida, agora, retira o patrocínio da camisa, continua na manga, com a imagem atrelada ao Corinthians e para o clube, sobra o quê?

Penso que, além das repetidas camisetas, o marketing deva se estruturar melhor e incluir como elemento principal a idéia de realizar acordos vantajosos de patrocínio. Aliás, este – e não as camisetas – deveria ser o ponto de partida de um Departamento de Marketing interessado em alavancar a imagem de um clube de futebol.

Depois de tudo isso, o mínimo que se pode esperar é que realizem um estudo de retorno de patrocínio e se valorize o espaço na manga da camisa alvinegra.

No mais, ao invés de se preocupar com o time alheio, desdenhar os valores de patrocínio exigidos por quem está apenas valorizando o próprio clube, Andrés Sanchez deveria fazer o mesmo, saber que está dirigindo a maior marca do Brasil e que deve fazer jus a ela. E se for para falar e se preocupar com o time da Vila Sônia, que seja após vencer um clássico, esta sim, uma preocupação conveniente.

Anúncios

6 Comentários so far
Deixe um comentário

Tem que fazer um estudo de retorno do patrocínio, para a medial, ela investiu forte, fez um nome associado ao CORINTHIANS, agora joga o nome na manga por uma merreca e continua com a imagem associada…

Que se valorize mais o espaço das mangas…

Larissa: É o mínimo que se pode esperar. Abraços 😉

Comentário por Marcelo

Larissa,gosto muito de seu blog e vejo em sua luta “anti Andres”alguns pontos positivos.Concordo com vc,que o nosso time é um boing pilotado como se fosse um teco-teco todos sabemoso nosso ,que a nossa diretoria não é das mais confiaveis,concordo.só não concordo quando vc tenta desqualificar uma suposta proposta nosso melhor atacante,acho que ele vale sim mais que isso e que o Corinthians não devia se desfazer dele agora,vc é contra o Mano Meneses,e se esquece que um time de futebol não se faz apenas de 11 dentro de campo,existe tambem bastidores e muita vaidades dos profissionais e isso ele controlou muito bem.
Continue lutando para o bem do Corinthians,mas se lembre que nem tudo lá dentro está perdido.
Vou te dar um exemplo:o Paulinho que também é blogueiro e Corinthiano afirmou no começo do ano a Media Saude não honrraria o compromisso com o Corinthians,quer dizer ele com raiva porque a diretoria foi competente e arumou o maior patrocinio do Brasil,nem se preocupou e foi metendo o ferro,e pelo jeito a Medial honrou com todos os compromissos firmados.Isso pode servir de exemplo somos grandes e precisamos que todos os Corinthianos acreditem nisso também.
Sds Corinthianas.
E um pinico para o massa.kkkkkkkkkkkkkk

Larissa: Olá Marcelo, obrigada pelas palavras. No entanto, o caso Dentinho é uma situação que não dá para atrelar à diretoria. Muito antes de Andrés se tornar presidente, eu já comentava sobre Lulinha e o atacante e sobre minhas sérias dúvidas quanto aos dois. Já sobre Mano Menezes, além das questões de favorecimento de atletas duvidosos e do estilo de treinar mesmo, não há críticas. Sabe conceder entrevistas sem falar besteira como alguns, tem os pés no chão (até demais) e sabe manter o elenco também com pés no chão. Mas isso não o torna, pra mim, um grande técnico. Escrevo somente o que penso, vai de quem lê, concordar ou não. Não tenho a pretensão de mudar o pensamento de ninguém. Saudações Corinthianas.
Obs: Dá-lhe Hamilton! 😉

Comentário por Marcelo Firmiano

Preocupação a sua do qual eu compartilho. As eleições são agora em fevereiro, e vamos ver muito mentira rolando solta por ai.
1º O contrato com a Medial poderá subir dos atuais R$ 16,5 milhões anuais para os R$ 20 milhões. Claro se você, socio, votar na chapa da “Transparencia”;
2º Contratação de Deivid e Liedson, alem de Escudero e Kily Gonzalez. Convenhamos, a multa do Liedson é de R$ 20 milhões de euros!!! Nem nos melhores sonhos do corintiano, em rever a dupla de 2003! Kily está em fim de carreira, e voltou para o clube onde começou. Eu não sei a situação dos outros dois, mas Deivid vai ficar no lenga-lenga, e não vai voltar.
Essas propostas simplismente eleitoreiras, e de mais interesse publico vão rondar a midia nesses tempos.
Larissa, como não tenho nem ideia do ambiente do clube, qual candidato pode chegar com força na eleição?
Vinculados na imprensa, tem o Paulo Garcia, Osmar Stábili e Waldemar Pires.
Qual é mais forte na sua opinião?

Larissa: Faz bem em se preocupar e manter os olhos bem abertos com a situação do clube. Sobre as eleições, tudo ainda está indefinido e as candidaturas nem foram oficialmente lançadas. Pode haver nome impossibilitado de concorrer e a tendência é que os opositores formem uma chapa única para se fortalecerem. Nesse caso, sua dúvida seria respondida, pois os próprios deverão realizar uma sondagem no clube e verificar o nome mais forte para sair representante da chapa. Eu ainda não sei como avaliar isso, tenho um candidato que é o mesmo desde sempre: Waldemar Pires. Vejo com muito bons olhos a gestão dele no Corinthians, mas dependendo de quem ele se aliar, fica complicado. Apesar de que deve-se relevar que sem união, sobram poucas chances. Enfim, vamos aguardar o desenrolar da situação para tecer conjeturas. Assim que tivermos esclarecimentos maiores, escreverei sobre cada um buscando elucidar a questão, do meu ponto de vista, lógico.

Comentário por Gabriel

No atual contrato, deram a manga praticamente de brinde para a Medial, pior, terceirizaram as mangas, pois mesmo se o patrocínio não tivesse a ver com a empresa de planos de saúde, esta ficaria com 85% do montante.

Pelo jeito ao menos aprenderam a valorizar a manga agora, ao que parece, o duro vai ser aprenderem a valorizar a marca como um todo.

Primeiro a atual administração precisa aprender que marketing é mais do que lançar camisetas com gritos da torcida, depois quem sabe eles pensem nessa sugestão básica de fazer um estudo sobre retorno do patrocínio para cobrarem em cima.

Comentário por Paulo (Shadow)

Larissa. Este comentário foi feito por mim no post FARRA DAS CARTEIRINHAS, no Blog do Paulinho, gostaria de saber sua opinião a respeito.

“Meu caro amigo Paulinho (permita-me chamá-lo de amigo). Tenho absoluta certeza de suas boas intenções em denunciar as irregularidades no Corinthians. Também tenho certeza da veracidade das denúncias e de sua capacidade como jornalista e também de sua idoneidade profissional, mas o que me irrita é a inoperância dos conselheiros, associados, diretores, etc, etc, etc. Com tanta irregularidade assim não é possível que ninguém se digne a tomar providências imediatas para contê-las. Cadê a oposição ao Sr. Andres??? São estas coisas que me deixam profundamente irritado. Será possível que depois de tantas denúncias (muitas delas absurdamente graves), ninguém vai tomar providências??? Paulinho, gosto de seu trabalho e admiro sua coragem, mas creio que você está batendo em uma parede intransponível. Os interesses parecem ser maiores (infelizmente) que o Corinthians. Os “homens” que poderiam fazer alguma coisa em socorro do Clube não mexem uma palha para fazê-lo. Sei que você vai dizer “as coisas estão andando..”, “o momento certo vai chegar…”, mas quando??? Sou do interior e aqui a gente tem uma frase boa para esta situação:”DEPOIS QUE A VACA FOI PRO BREJO NÃO ADIANTA QUERER DESATOLAR”, e esse brejo está cheio de lama apodrecida pelo tempo, e tempo é uma coisa que o Corinthians não tem!!! Se estas falcatruas continuarem por muito tempo o clube estará fadado à ruína, e desculpe-me, mas com a conivência (ou inoperância se preferir) de gente influente no clube e que está parecendo gato de armazém SENTADO NO SACO ESPERANDO O TEMPO PASSAR. Peço desculpas pelo desabafo e pela redundância (não é a primeira vez que questiono isso), mas sou CORINTIANO e como CORINTIANO já não aguento tanta denúncia, manchando o nome do clube. Peço encarecidamente que estas pessoas tomem providências imediatas em favor do CORINTHIANS e de toda nação Corintiana. Por favor, não me façam pensar que são todos farinha do mesmo saco!!! Paulinho peço desculpas (novamente) pelo desabafo e agradeço pelo espaço. Abraço.”

Larissa: Eu concordo plenamente. Já cansei de fazer o mesmo discurso também. Agora vamos aguardar o resultado das CPIs instauradas pelo Cori, pois é certo que algum resultado elas têm de apresentar. E se tudo ficar como está, se nada for concluído sobre as denúncias que sabemos serem verdadeiras, então, estará claro que a política está acima de todas as coisas no PSJ, inclusive o bem do Sport Club Corinthians Paulista. De minha parte, só estou no aguardo dessas informações para chegar a conclusão que, hoje, penso ser a mais verídica mesmo, infelizmente.

Comentário por LINCOLN - do Blog do Lincão

Á época do acordo, um amigo era funcionário da Medial (hoje está pessoa já trocou de firma). disse que para a empresa o acordo com o Corinthians foi uma verdadeira pechincha, para tornar a marca conhecida no mercado Brasileiro ela não gastaria menos de R$50 milhões. Se fosse eles também não renovaria, uma empresa deste ramo não precisa de uma propaganda ostensiva para manutenção da marca, a parte difícil já foi feita que era a apresentação para público Brasileiro, agora a manga está mais do que de bom tamanho. É claro que se o São Paulo conseguir R25 mi, o Corinthians pode conseguir mais, mas isso não vai acontecer do dia pra noite e muito menos com bravatas e o famoso marketing da Finlândia, vai ser necessário planejamento, e dos bons!

Comentário por David Emmanuel




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: