Corinthians: Preto no Branco


Questão de ponto de vista
novembro 11, 2008, 2:24 pm
Filed under: Uncategorized

Costumo dizer que dependendo do ponto de vista tudo é muito relativo. E ponto de vista e opinião a gente não constrói sem embasamento para tanto. Ou até constrói, mas eu não defenderia ferranhamente os meus argumentos se os tivesse concebido assim ao léu.

Pois bem, eis que a nossa mídia, sempre ela, tratou de divulgar o tal do ranking dos clubes pela CBF, mas não sem antes dar uma bela deturpada nas informações.

O jornal Lance! publicou: “Alguns torcedores desdenharam do título da Série B do Brasileiro, mas a conquista transformou o Corinthians no maior clube do Brasil. É isso mesmo! Pouca gente sabe, mas a CBF tem seu ranking oficial de clubes, baseado nas principais competições nacionais (Copa do Brasil e Brasileiros Séries A, B e C). E, neste momento, o Timão ocupa a liderança, com 1.998 pontos! O bom desempenho na atual temporada, protagonizado por Dentinho & Cia., colaborou para que o Corinthians ultrapassasse momentaneamente o Grêmio. Pelo critério de pontuação da entidade, o Alvinegro somou 40 pontos com o caneco da Segundona. No último mês de junho, o amargo vicecampeonato da Copa do Brasil já havia creditado outros 20.”

Parece bonito, não?

Oh! A Série B rendeu pontos e tornou o Corinthians o melhor do Brasil. A Série B é quase uma glória!

Mas não é bem assim…

A matéria é distorcida e tenta exaltar algo que não tem razão ou jeito de ser exaltado.

O Corinthians recebeu 40 pontos pela conquista da série B, porém, o último colocado da série A receberá 41 pontos ao final do ano.

E foi somente graças aos 20 pontos recebidos pelo vicecampeonato da Copa do Brasil que não tomamos um belo de um “preju” nesse ranking por termos sido rebaixados.

O Corinthians iniciou essa temporada em 2º lugar, atrás do Grêmio nesse ranking, que é exatamente a mesma colocação onde ficará após serem computados os dados da série A de 2008.

E o Ipatinga, com uma campanha desastrosa, receberá mais pontos que o Corinthians em 2008, em matéria de Campeonatos Brasileiros.

A grande Segundona nos rendeu menos pontos que renderá ao Ipatinga!

Então, menos exaltação… bem menos.

Esse tipo de notícia me lembra muito a diretoria do Corinthians analisando os balancetes e afirmando que a dívida do clube diminuiu, enquanto apenas pagaram algumas dívidas adquirindo outras que, por sinal, não haviam sido “computadas” no balancete, gerando interpretações dúbias a quem não entende nada de balanços financeiros, mas que no frigir dos ovos, não passavam de bravatas.

Anúncios

13 Comentários so far
Deixe um comentário

Como nossa imprensa anda ruim, hein? Essa pseudo-notícia foi lançada com o único intuito de polemizar, virar discussão nos blogs e fóruns de discussão mundo real e virtual afora. Será que esse pessoal é formado em jornalismo ou em publicidade e propaganda?

Larissa: O interessante é que mudaram o teor, geralmente polemizam o Corinthians para o lado ruim, dessa vez, fizeram o contrário. Vai entender?

Comentário por Pachecão

Tão copiando a tatica das loucas do Morumbi.
Naum eh assim que as gazelas fazem com noticia ruim faiz tempo.?

Timao eo eo eo eu naum tenho vergonha de comemorar. Quem tem vergonha não comemora ue?

Larissa: Dessa vez, a mídia adotou com o Corinthians a mesma postura que tem com o São Paulo, realmente.

Comentário por TôFicandoRouco

Pois é, eu vi essa “materia”. O Site do Lance é uma porcaria, para falar a verdade. Os unicos que se salvam são alguns blogs. Prefiro o Gazeta Esportiva, em materia de noticias.
O Site do Lance virou um site para homens, tem noticias do seu time, ai eles “enchem de linguiça”, e depois você pode ver a gata da semana… Virou algo meio sem credibilidade.
Uma pena…
E em materia de Ranking, só mesmo a da Placar, que eu costumo comprar no começo da temporada.
Lá na Placar o ranking está assim ó:

1ºSão Paulo
2ºFlamengo
3ºSantos
4ºPalmeiras
5ºGrêmio
6ºCruzeiro
7ºCorinthians
8ºInternacional
9ºVasco
10ºFluminense

Quem quiser conferir de perto o site é esse:

http://placar.abril.com.br/ranking/

Larissa: Pois é, pois é. Te falar que nem nos rankings da Placar eu confio muito.

Comentário por Gabriel Paulino da Silva

Outra coisa, comparar o Timao de hoje com o Ipatinga foi dose demais, acho que quem falou isso tomou todas.

Larissa: Ou quem leu isso, né?! Porque em momento algum foi comparado ao Ipatinga. O que foi dito é que o Ipatinga, numa passagem relâmpago e vergonhosa pela Série A, receberá mais pontos que o Corinthians com a Série B, ou seja, a Série B nem de longe foi benéfica ou trouxe qualquer vantagem ao Corinthians. Só serviu para duas coisas: 1 – Esquece-la; 2 – Nunca mais deixarmos que o clube recaia nessa situação lamentável.

Comentário por TôFicandoRouco

Esses rankings são mesmo muito polêmicos.

Mas o que interessa para cada torcedor é o que ele sente pelo time e o que o time representa pra ele.

Falo de um de nossos rivais, para dar um exemplo, o São Paulo.

Eles tem um estádio enorme, títulos internacionais, nacionais e estaduais em bom número, grandes jogadores ao longo de sua história, um goleiro recordista mundial em gols, e uma administração séria.

Reconheço que são grandes e vencedores e tal. Mas, sinceramente, estou c… e andando para o que eles tem!

E aposto que a Fiel pensa como eu, assim como os palmeirenses, santistas e lusitanos.

Eles tem tudo isso, e no entanto, no confronto direto, estão atrás da gente por muito.

Além de tudo esses rankings não levam em consideração que os times disputaram campeonatos distintos, estaduais principalmente, mas também os nacionais e internacionais.

Como você pode atribuir o mesmo valor para o Campeonato Paulista em comparação como o mineiro ou o carioca , por exemplo?

Além disso não foram todos fundados na mesma data.

Esses rankings não valem nada, o que vale é cada torneio individualmente, além do confronto histórico entre 2 times.

Abraços,

Freeman.

Larissa: Concordo plenamente. Abraços alvinegros!

Comentário por José Freeman Junior

Larissa. Lí seu comentário no Blog do Paulinho nos post “O bando que comanda o Corinthians” e achei muito coerente. Postei também meu comentário e permita-me repeti-lo aqui:
“EU AINDA PERGUNTO. CADÊ OS CONSELHOS (DELIBERATIVO E CORI) E OS CONSELHEIROS??? COMO AS IRREGULARIDADES DO CORINTHIANS AINDA NÃO FORAM APURADAS??? SERÁ QUE OS CONSELHEIROS TAMBÉM NÃO TÊM A CAMISETA “SOU MAIS UM LOUCO DO BANDO”??? SERÁ QUE ELES TAMBÉM NÃO SÃO AMIGOS DESSE BANDO DE MANÉS??? SERÁ QUE O ANDRÉS TAMBÉM NÃO OS COMPROU COM ALGUMA BENECE??? SENHORES CONSELHEIROS VOCÊS JÁ ESTÃO ENCHENDO MEU SACO!!!! O CORINTHIANS ESTÁ SE TRANSFORMANDO NUM CLUBEZINHO SOCIAL, CERCADO DE FOFOQUINHAS DE BEIRA DE PISCINA!!! A VERDADEIRA ESSÊNCIA É O TIME DO CORINTHIANS, A VERDADEIRA PAIXÃO DA NAÇÃO CORINTIANA É O TIME NÃO OS ASSOCIADOS!!! ESSE BANDO DE RATOS QUE CIRCULAM NA BEIRA DAS PISCINAS E VENDEM A ALMA PARA O DIABO A TROCO DE UM INGRESSO E UM PEDAÇO DE CHURRASCO NÃO NOS INTERESSA E SE ESTÃO ATRAPALHANDO…PÉ NA BUNDA DELES!!! DESCULPEM SE ME TORNO REPETITIVO, MAS JÁ ESTOU CANSADO DE COBRAR PROVIDÊNCIAS DOS SENHORES CONSELHEIROS NESTE BLOG E PELO QUE PARECE CHEGUEI A TRISTE CONCLUSÃO DE QUE TODOS SÃO FARINHA DO MESMO SACO!!! BANDO DE CANALHAS E COVARDES!!! VOCÊS NÃO MERECEM SER CHAMADOS DE CORINTIANOS!!! A FIEL TORCIDA ESTÁ DE LUTO, NÃO PELO CORINTHIANS QUE É ETERNO, MAS SIM PELO AMOR CORINTIANO QUE ESTÁ MORTO DENTRO DO PARQUE SÃO JORGE, POIS OS INTERESSES PESSOAIS MATARAM-NO. OS ASSOCIADOS, CONSELHEIROS E DIRETORIA SÃO APENAS 0,001% DA IMENSA NAÇÃO CORINTIANA E ESTOU ME LIXANDO PARA VOCÊS E SUAS MISERÁVEIS MAZELAS!!! EM NOME DA NAÇÃO CORINTIANA QUE É POBRE, MALOQUEIRA, SOFREDORA E CORINTIANA COM MUITA HONRA GRAÇAS A DEUS EU DIGO AOS SENHORES EM ALTO E BOM SOM “ VÃO PRO INFERNO E DEIXEM NOSSO TIMÃO EM PAZ “.
PEÇO DESCULPAS AOS LEITORES E AO PAULINHO, MAS MINHA PACIÊNCIA SE ESGOTOU E JUNTO COM ELA MINHA EDUCAÇÃO.
SAUDAÇÕES CORINTIANAS PARA “QUASE TODA” NAÇÃO CORINTIANA.”

Também peço desculpas a você e a seus leitores, mas já estou cansado de tanta imundisse com o nome do Corinthians.

Larissa: Somos dois.

Comentário por LINCOLN - do Blog do Lincão.

E aproveito para lançar a Campanha “Larissa na Playboy”, muito mais bonita e muito mais corinthiana que a Carla.

Larissa: Aí remete ao título do post: questão de ponto de vista. Mas lamento ter de desaponta-lo, Sergio. Nesse assunto, sou radicalmente contra. Tenho uma família, um pai a quem devo respeito, além de acreditar demais na minha capacidade intelectual para me reduzir a mais um corpinho entre milhões de cabeças vazias, questão de respeito próprio. Sinceramente, esse tipo de coisa nunca foi pra mim. Há coisas que são reveladas somente a quem devem ser, sem falso moralismo ou puritanismo, que também nada tem a ver comigo, é apenas uma escolha pessoal e instransferível. 😉

Comentário por Sergio

KKKKKKKKK. Concordo com o Sérgio. Milhões de vezes mais Corintiana e bilhões de vezes mais bonita. Apoiado Sérgio.

Larissa: Questão de ponto de vista, como diz o post. Abraços!

Comentário por LINCOLN - do Blog do Lincão.

O negócio tá bagunçado. A mídia faz essa vergonha ficar legal! Quando saíram os BP com a redução das dívidas, eu já vi logo de cara que tinah treta. Enaltecer título da série B é vergonhoso. Assim como dizer que o Herrera é um matador!

Larissa: Mas dizer o que convém é fácil, né Jorge?! Abraços alvinegros.

Comentário por Jorge Henrique

Larissa. Foi só uma brincadeira minha e do Sérgio, não leve a mal. Nota-se claramente sua inteligência e sua boa formação. Parabéns, pela resposta, direta e reta. Abraço.

Larissa: Eu não levei a mal não, muito menos a sério. Mas outros podem levar, então, sempre é bom manter as coisas claras, né?! Abraços alvinegros.

Comentário por LINCOLN - do Blog do Lincão

Esse negócio de ranking é tudo balela, conversa pra boi dormir, o que interessa na verdade é o momento, a temporada em questão, ranking por ranking existem vários e cada um com sua definição de melhor ou pior, isso realmente pra mim tanto faz, quem vive de passado é Museu ou torcedor do Santos rsrrss todo respeito aos amigos bob esponja, e uma coisa que é injustificável é dar tanta credibilidade a nossa conquista da série B, isso é eternizar a vergonha, eu como corinthiano tbm comemoro título de jogo de botão, contanto que seja de 1a. divisão, que é isso que merecemos, ser corinthiano acima de tudo essa é nossa razão de ser, não importa onde ele estiver, mas deixar cartolas nos fazer de otários isso é brincar com nossa paixão, no mais saudações alvinegras. grande abraço a todos do blog.
PS. Larissa, é assim que tem que ser todos os lados devem ser vistos com atenção para não cair no ridículo. (Grande Bj pra tí Muleca)

Larissa: É isso aí…Abraços alvinegros pra ti, guri!

Comentário por Toel

Larissa,
na verdade quis enaltacer tanto sua beleza, qto seu corinthianismo. Não quis te diminuir, em absoluto.

Larissa: Sergio, até pelos seus comentários anteriores aqui e por tudo mais, não levei a mal não. Só achei que fosse bom deixar isso bem claro. Antes que eu escute que mantenho um blog (que nem divulgo) para ganhar fama e essas coisas que nunca fizeram a minha cabeça, pelo contrário. Abraços alvinegros.

Comentário por Sergio

Hehehe

Eu fico do meu sofá super feliz e satisfeito – “olha como eles trabalham bem” .

Larissa: Por mim, fico tranquila. Mas me preocupo com certas repercussões pois sabemos que esse país, em sua maioria, tem a visão formada pela mídia, o que é triste, principalmente pelo fato de também não podermos nos orgulhar dela.

Comentário por Jorge Henrique




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: