Corinthians: Preto no Branco


Pelo bem do futebol
novembro 29, 2008, 12:47 am
Filed under: Uncategorized

O lance polêmico envolvendo Diego Tardelli e o árbitro Carlos Eugênio Simon não aconteceu no jogo do Corinthians, isto é, dessa vez, mas já aconteceu com o Timão, em outras oportunidades e já envolveu outros nomes além de Simon e a lista é grande: José Aparecido de Oliveira, Léo Feldman, Renato Marsiglia, Claudio Vinicius Cerdeira, Salvio Spínola, Alício Pena Junior, Leonardo Gaciba, Heber Roberto Lopes, dentre outros, já protagonizaram cenas lamentáveis apitando partidas do alvinegro paulista e de muitos outros, seja alvinegro, tricolor, alviverde ou rubronegro…

Então, enquanto uns ficam na eterna discussão: ‘foi ou não foi pênalti?”, eu, particularmente, penso que o foco é outro.

Erros de arbitragem, bem como favorecimentos a determinados times existem e sempre existiram no mundo do futebol. Mas qual é a causa? Porque isso tudo é apenas o sintoma de algo maior e para se eliminar os sintomas é recomendável que se aja diretamente na causa, do contrário, é apenas contornar uma situação que, fatalmente, voltará a trazer problemas.

Se fala em regulamentar a profissão árbitro, pensamento que já compartilhei, embora hoje tenha dúvidas sobre a eficácia da regulamentação na redução dos erros e corrupção da arbitragem. Isto porque se o árbitro for incapaz ou corrupto, regulamentada a profissão, ele continuará sendo. Isso sem falar nas consequências, por exemplo, o aumento do custo para manter o salário de profissionais que não atuam em todas as rodadas, etc e tal.

Portanto, pra começar a se falar em reverter esse tipo de situação que ofusca o brilho do futebol, é preciso uma mudança estrutural na organização das federações e da CBF.

Outra sugestão interessante é a utilização dos recursos eletrônicos que aí estão com a única finalidade de eliminar erros de interpretação e afins, mas que não são utilizados e aceitos pelos barões do futebol exatamente – e só consigo encontrar essa resposta – por não ser interessante, muitas vezes, que os resultados sejam justos. Mas aí já entramos numa outra discussão, infinita, sobre o lado podre do mundo da bola.


7 Comentários so far
Deixe um comentário

A frase preferida do senhor Ricardo Teixeira, herdada do ex-sogro é: “Hoje, futebol é business”. O problema é não termos solicitado a ele uma definição própria do que seria business.

Comentário por Lou Mello

Eu to de saco cheio dessa conversa. De repente erro de juiz precipitado manda o homem para a serie B
Mala branca agora e tolerada.
Fazer churrasco do Goias com os gayuchos mna segunda depois de um penalti repetido 3 vezes, nada de mais.
Desde que nao aconteça com o Timao SCCP tudo e esquecido, relevado e nem se fala.
Fosse com o Timao esse 1 milhao que os Bambis colocaram na mao do Vitoria, ja tinha manchete de jornal, e receita federal e o escambau perguntando como foi contabilizado essa grana.
To de saco cheio com essa m …. de midia.

E o STJD, tava falando que o Timao ia ser rebaixado para a quarta divisao, e a FIFA etc.

De cara ja haviam julgado e condenado o juiz como desonesto e incopetente.

Agora vem com essa cara de b… se explicar.

Se fosse com o Timao a historia seria outra com certeza.

O jogo do goias com os Gayuchos no ano passado nem uma linha.

O penalti muito pior que esse no Acosta que nos tirou a copa do Brasil, nenhuma linha.

O roubo dos sardinhas que tirou a gente do Paulistinha, nada….

Vao plantar batatas, cambada de desocupados.

Comentário por ToFicandoRouco

Pois é, porque não se apura esse caso da mala branca do São Paulo?

Eles são uns santinhos, é claro, o clube deles fica na Zona Sul e o nosso na Zona Leste, não é mesmo? Nada mais natural, nós somos maloqueiros, presidiários e ladrões, e eles são rapazes de boa família, estudados e 100% honestos.

Ahhh, e quando eles contratam um dos nossos, acontece um milagre, e o rapaz acha o caminho do bem finalmente…

Mas voltando às colocações da Larissa, sou a favor da profissionalização dos árbitros, assim como à dos gandulas, que deveriam ser funcionários da CBF e das Federações, e não dos clubes, para evitar as palhaçadas que a gente às vezes vê acontecer.

Há milhares de jovens estudantes de Ed. Física que poderiam ganhar uma grana extra no Fim de Semana ou à noite buscando as bolas e já convivendo com o mundo do esporte profissional, numa espécie de estágio.

Mas isso não acontece devido à falta de interesse dos tais “barões do futebol”, como você disse Larissa.

As soluções, até nós, Corinthianos ignorantes podemos ver, difícil é pôr em prática.

Abraços,

Freeman.

Comentário por José Freman Junior

Realmente isso que deixa desgostoso o futebol
Erros acontecem mas favorecimentos pra determinados times daí já é demais
Essa imprensa marrom também me dá nojo,há muitos anos que não assisto mais mesas redondas por causa disso

Comentário por Roger

Só completando o raciocínio do ToFicandoRouco, se as pessoas não se lembram, na época em que estávamos para ser rebaixados, uma emissora de rádio que fica no topo da Av. Paulista, gritou muito e foi acompanhada por outras mídias sobre a imoralidade que seria se o Corinthians estivesse colocando “malas brancas”, Brasil a fora. Essa mesma rádio em que um mesmo comentarista disse não haver nada de mais em o inter ter jogado com o são paulo com o time reserva e crucificou o Timão por estar fazendo a mesma coisa. Foi definitivamente a última transmissão que ouvi desta porcaria de emissora sãopaulina, quer dizer, conceituada emissora paulistana.

Comentário por David Emmanuel

Você é a corinthiana mais linda do planeta! Talvez a mulher mais linda do planeta… e a mais inteligente, sensível, sensata, enfim…se a perfeição exite ela se chama Larissa… Como soa bem esse nome ao meu ouvido. Se um dia pudesse ao menos te ver, seria o homem mais feliz do planeta! Beijos de seu enamorado e FIEL admirador Valentino.

Comentário por Valentino Guzzo

[…] motivos de justiça. Há anos que venho batendo nessa tecla: arbitragem. Dias atrás, fiz um post pelo bem do futebol e, por sinal, ainda bastante pertinente abordando a […]

Pingback por A Arbitragem… Sempre Ela « Corinthians: Preto no Branco




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: