Corinthians: Preto no Branco


Coisa de Corinthiano
dezembro 1, 2008, 4:40 am
Filed under: Uncategorized

O texto abaixo foi escrito por Marcondes Serotini Filho e retirado do Blog do Torero,

SE FOSSE O CORINTHIANS…

Jamais um campeonato iria se resolver com uma rodada de antecedência. Quem dera. Mesmo quando o rebaixamento começa a se tornar uma luz ao contrário no fim do túnel, um trem em rota de colisão com um coração a ser despedaçado, nem assim o cadafalso nos é apresentado com todas as suas cores escuras.

Até o último minuto, com a cimitarra pesando sobre nosso pescoço, requintes de crueldade nos são ofertados para que não nos esqueçamos da eterna sina. Então, ao vivo, vemos no outro jogo que nos salvaria da degola, o goleiro catar um sem número de pênaltis, até que finalmente, com a ajuda do juiz que manda repetir o procedimento à exaustão, o pé-de-gancho consegue marcar, decretando nossa queda.

A dor é maior ao perceber que o time mereceu mesmo cair, de tão ruim que era. Não precisava deixar a angústia durar tanto tempo.

Se o Corinthians estivesse com a mão na taça, alguma manteiga iriam derramar para que ela escorregasse, quase nos escapando por completo. O resgate aconteceria, óbvio, no último minuto, na undécima hora, quando nossas unhas já não existissem mais.

Mas como é o São Paulo, a fleugma irá prevalecer, não haverá passeata nem tampouco derramamento de lágrimas. Jamais você verá, após o apito final do árbitro, na penúltima rodada, com 4 a zero pro tricolor no placar, um torcedor atravessar o gramado de joelhos. Este é o São Paulo, cansado de vencer, com ar superior, que mesmo quando não está numa final, faz seu torcedor se vangloriar do aluguel do Morumbi, que vai encher as burras já repletas do clube.

Com o São Paulo campeão, champanhe e brandy regam a festa.

Mas, se fosse o Corinthians, sangue e lágrimas seriam os líquidos mais observados na contenda, desde o péla-porco até as cativas.

(obs. péla-porco é como chamamos a arquibancada aqui no interior – queima a testa mesmo!)

Nota da Larissa: como eu costumo dizer: o corinthiano é o símbolo da vitória, sofrida é verdade, mas legítima, como são as vitórias do povo, no campo e na vida.

Anúncios

9 Comentários so far
Deixe um comentário

Esse texto ficou meio datado… Ainda assim, creio ser preciso ter cuidado com estereótipos; sou corinthiano e sofrer não é muito minha praia não (rs).
Sem contar que a ligação com o povo e com o sofrimento por muito tempo serviu de desculpas para o anti-profissionalismo do Timão; e se duvidar ainda serve…

Abraços!

Larissa: Com certeza serviu e serve, mas analiso de outro prisma a questão do sofrer. Excetuando o fato dos desmandos políticos, penso na questão da raça, superação, de virar no momento improvável, como em 2001, naquele gol do Ricardinho aos 47 do segundo, por exemplo… Coisas assim. Mas o seu comentário, analisando o texto sob ponto de vista distinto, é bastante pertinente. Abraços alvinegros.

Comentário por jeff

Para mim, o Corinthians ter participado da Série B, esse ano, não foi nenhuma tragédia. Claro que nunca faria essa opção ou admitiria essa possibilidade, como fez nosso atual presidente ao curvar-se diante do magnata da CBF aceitando esse humilhante papel para nosso time. Entretanto, não ver nosso time envolvido no lastimável campeonato da Série A – 2008 é um grande alívio. Pior é não vislumbrar uma única reação minimamente honrosa de quem quer que seja. Todos aceitaram essa vergonha com as calças na mão. Valeu a postagem, como você disse, quando nós ganhamos, o fazemos com lágrimas nos olhos, tirando 2005, claro, apesar de ter doído, também.

Larissa: Com certeza, Lou. Abraços Alvinegros!

Comentário por Lou Mello

E quando ganha facil na moleza como foi esse ano o corinthiano de gabinete reclama.

Oh dor! Oh vida! como aquele personagem de desenho animado. Era uma hiena? Ri do que?

Em 2008 a serie B que era tida como uma pauleira (ahahahah) , de repente todo mundo anti chamou de baba.

Agora em 2009 vai voltar a ser pedreira, claro ne?

E o Murivice (to secando que nem o Massa), que todo mundo baba ovo, ja eh na historia dos brasileiros, o time que mais empatou em todos os tempos.

Retranca pra eles eh competencia.

Vao chupar cana doce, como se diz em Piracicaba.

Hiena? to fora.

Larissa: Não consigo me importar tanto assim com outros times, outros torcedores, mas, às vezes, quando parte da mídia esse tipo de atitude irrita mesmo, mas como essa é a intenção e como nada que eles disserem diminuirá a importância do Corinthians, então, deixo que pensem, que digam, que falem…Abraços alvinegros.

Comentário por ToFicandoRouco

Por fala em coisa de Corinthiano, eh bom essa torcida organizada verem o que os burros da torcida do Mengo fizeram com o time deles, e nao façam igual com o Timao no Paulistinha, ou na Copa do Brasil, ou ate no brasileiro.

Essas mumias que nao entendem patavina de futebol, levaram faixas em todo jogo no Maraca com BRASILEIRO E OBRIGAÇAO.

Resultado, o Mengo nao ganhou patavina no seu campo, e no ultimo jogo 3×0 e mandando o time pra cima do Goias.

Se começarem com PAULISTA E OBRIGAÇAO, pode começar a plantar outra crise monstruosa com rebaixamento de novo.

COISA DE CORINTHIANO BURRO.

Espero que leiam esse post e abram o olho e nao joguem contra o time.

Esse negocio de “tem que ser homem pra jogar no Timao”, eh outra m…. que essas cabecinhas acham que ajuda.

Se liga FIEL.

Larissa: Um dos papéis da torcida é cobrar e, tirando a violência, chutar carros, etc e tal, não vejo nada de errado nisso. Se o Flamengo tivesse um bom time, pra brigar por título, seria campeão mesmo com as faixas de obrigação, na minha opinião. Assim como a torcida do Corinthians cobrava e cobrava muito mais em outras épocas e fomos campeões brasileiros, paulistas, mundiais, enfim… O único ano que me lembro de passividade na torcida, de não cobrar, de pregar o “apoiar até o fim sem cobrar” foi o do rebaixamento. Abraços Alvinegros.

Comentário por ToFicandoRouco

Essa diferença de ser corinthiano
Ganhar sofrido,chorado,disputado,na raça,na luta,na guerra,com sangue e muito suor
É disso que nossa torcida gosta
Mais do que vitórias e títulos é a dedicação e vontade de nossos jogadores
Isso que fez de nós diferentes apaixonados e tão invejados

Larissa: Exatamente. Daí é que surgiu aquela “ser campeão não é fundamental. Fundamental é ser corinthiano”. Abraços alvinegros!

Comentário por Roger

Com a participação e permissão da Larissa, quero cumprimentar o “Condinho” pelo seu texto a respeito de nosso glorioso Corinthians. Gostaria de incluir no proximo fim de semana, uma torcida inversamente proporcional àquela que nós corinthianos fizemos em relação ao mais uma vêz anfitrião, Goias, quando este recebeu o já famoso Intregacional. Seremos “tricolor” desde criança!!

Larissa: Que percam os dois e o Grêmio vença! 🙂
Abraços alvinegros.

Comentário por Luiz CArlos

Obrigsdo por ler o texto. Luis Carlos ??
Preciso da sua identificação. Tô curioso. Grato, Conde.

Comentário por marcondinho

Espero que você não queira dizer que vitóriosos que não sejam o seu time, não sejam LEGÍTIMOS…bom, mas na ótica de um fanático obsessivo, TUDO que não diga respeito a seu próprio clube NÃO É legítimo…então JUSTIFICADO está…rsrsrs

Larissa: É engraçado que você sempre se refere a esse tipo de coisa e depois justifica com a mesma explicação (risos…), pelo menos entende, não é?! Abraços alvinegros!

Comentário por Alviverde/SP

E eu MENTI????
É que sou um fanático CONSCIENTE, como VOCÊ…no que se pode concluir: NÓS NÃO EXISTIMOS!!!!
RSRSRSRSRSRSRS
Beijos alviverdes, e um ÓINC do meu porquinho Baby pra ti.
RSRSRS
😀 :p

Larissa: (impedida de responder ao comentário devido à crise de risos) 🙂

Comentário por Alviverde/SP




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: