Corinthians: Preto no Branco


Mais uma da mídia
dezembro 11, 2008, 8:08 pm
Filed under: Uncategorized

Dias atrás, quando a blogueira escreveu sobre a contratação do Fenômeno, um leitor do blog avisou sobre uma reportagem, ironizando o Corinthians, que havia sido publicada no jornal da Placar. Imediatamente, escrevi minha nota de repúdio ao jornal, mas também tratei de propagar bastante a notícia. Isto porque já é passada a hora de clube e torcida se posicionarem contra esse incessante festival de criação de mitos sobre o Timão.

Só quem é corinthiano e assiste aos jogos do time é que sabe o quanto mitos como “apito amigo” são mentirosos. Na prática, vemos ocorrer justamente o oposto jogo-a-jogo. Só que esses mitos propagados pela mídia acabam virando “verdades” na boca do povo, aumentando o número de rejeição popular do clube e isto interfere diretamente nos nossos interesses.

É por tudo isso que agora reproduzo aqui o excelente texto do jornalista Mauro Carrara, sobre o ocorrido:

.

O esporte como referência do ocaso

Anciã de dentes podres, a grande imprensa brasileira sorri agora em agonia de morte. Mas quanto lhe resta de energia e credibilidade? Quanto?

É cada vez maior o número de leitores, ouvintes e telespectadores que despertam do transe midiático.

Percebem que muitos dos fabricantes de notícias estão pautados somente pelo oportunismo, pelo rancor e pela arrogância.

Nas tais redações, agora enxutas, quase nada se apura. Muitos dos profissionais têm como fontes os próprios editores generais ou os lobos lobistas.

A informação deriva da fofoca ou da boataria plantada. A moldagem do bolo jornalístico obedece, quase sempre, aos interesses de grandes corporações ou de grupos políticos conservadores ou golpistas.

É o que se vê nas mais diversas editorias. No caso do esporte, tudo que tem relação com o popular e com os outsiders sociais é alvo de hostilidades e ações de desconstrução da imagem.

Clube do coração do presidente Lula, a agremiação dos operários e carroceiros do Bom Retiro tem sofrido perseguição implacável da mídia monopolista, especialmente dos veículos da Editora Abril.

O que vem de lá, segundo os escribas e arautos de aluguel, é sempre ruim e condenável. A peça jornalística é sempre peça de desqualificação.

Afinal, trata-se de metralhar um ethos. O Timão é o clube dos excluídos, dos anarquistas da antiga Light, dos braçais insurgentes, dos negros e pardos, dos imigrantes libaneses, gregos e japoneses, e de todos aqueles que buscavam protagonismo na terra dos aristocratas do café e dos industriais emergentes.

E seu ethos continua este, quase 100 anos depois.

O Corinthians virou para a imprensa esportiva paulista o que é o PT para os imprensaleiros da área política. Destaca-se e exagera-se o que é negativo. Não sempre, mas quase sempre.

Poucos dias atrás, a revista Placar, braço esportivo da editora Abril, a mesma que publica Veja, publicou o texto abaixo, ilustrado por uma descuidada montagem fotográfica.

Nada há de jornalismo. Vê-se somente o desejo de produzir algum humor de maledicência, ao estilo rasteiro e pobre de Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo.

Vale dizer que, no dia 9, o craque Ronaldo anunciou sua contratação pelo Alvinegro. Mais uma barriga fenomenal de uma imprensa que agoniza desmoralizada.

No dia 10, o site da revista já apresentava quase 1 mil protestos de leitores, muitos deles anunciando boicote aos péssimos produtos da Abril.

Bateu! Tomou!”

Apesar do cunho esquerdista do artigo (direitistas e centristas, favor desconsiderar) o texto diz uma grande verdade. A mídia cresce em detrimento ao time do povo.

Diante de tudo isto, a blogueira poderia deixar de comentar a notícia para boicotar o ibope desses meios de “comunicação”, no entanto, será somente a partir da consciência coletiva de corinthianos que conseguiremos nos armar para, futuramente, boicotar em massa meios que buscam denigrir a imagem do time do povo.

Acorda Fiel!.

*Leia (ou não) o infeliz artigo publicado pelo jornal Placar, na íntegra:

http://placar.abril.com.br/jornal-placar/corinthians-corinthians-piada-fenomenal-132729_p.shtml


9 Comentários so far
Deixe um comentário

E olha que eu tinha elogiado o Ranking da Placar. Mas eu só elogiei o Ranking…

E falando em Abril…

Provavelmente todos aqui já viram “o caso Veja” do jornalista Luis Nassif, mas é sempre bom recomendar:

http://luis.nassif.googlepages.com/home

Claro que deve ter interesse dos dois lados, mas é sempre bom saber sobre os podres da revista semanal mais vendida no Brasil.

Larissa: Registradíssimo! Abraços alvinegros.

Comentário por Gabriel Paulino da Silva

E estao tratando essa furada como uma simples piadinha na justificativa mucha.
Qualquer um que ler o jornal vera que vai muito alem disso.
Dizem: Placar trata Ronaldo no Corinthians como esse assunto deve ser tratado. (Uma piada)

E nas paginas internas, detonam inclusive os colegas da imprensa, acusando-os de vender ilusoes aos corinthianos, e não perceberem que tudo nao passava de fumaça do Marketing.

A verdade eh que estavam tirando pelo com a nossa cara e se fu………..

Bem feito.

Esse artigo pegou no nervo.

O fato eh que o assunto ta bombando no Orkut e entupiram as caixas dos caras ate propostas de boicote.

Esse Riizek ta na maior saia justa.

Ta na fita dos Corinthianos.

Larissa: Assim que tem de ser. Hoje foi a vez da Sportv pisar na bola e colocar um tricolor pra comentar Ronaldo e Corinthians, resultado: disse tanta besteira que gerou revolta e protestos dos corinthianos, aguarde o desfecho de mais um capítulo da novela ‘Corinthians, lutando contra a inveja desde 1910’. Abraços alvinegros.

Comentário por ToFicandoRouco

A mídia não aprende.

No final de 2004 gargalhavam com a especulção do Corinthians trazer o Tevez, que era pretendido pelo Bayer Mnchen.

Diziam que mesmo com parceria, imagina que um argentino da seleção iria escolher o Corinthians ao invés de morar na Alemanha.

Pois é… Serviu de lição?

Não, né?

Por isso que a gente não pode confiar quando toda a imprensa pinta como um bicho de sete cabeças uma parceria que até hoje ninguém encontrou uma prova que a incriminasse no Brasil.

A primeira preocupação desses recalcados da mídia esportiva é em denegrir o Corinthians, custe o que custar.

Larissa: Pois é, trata-se do triunfo da emulação sobre a experiência. Abraços alvinegros.

Comentário por Paulo (Shadow)

Primeiro a revista Superinteressante do mesmo grupo, deturpa toda a história do Timão, agora vem a Placar, sob a batuta do Sr. André Rizek, e trata o povo Corinthiano como uma subespécie. Pior ainda foi a desculpa “que foi uma brincadeira e que até eles estavam rindo deles mesmo.” Evidentemente queriam atingir também o Lance, e a resposta veio na coluna do Tião Fiel de quarta, que lava nossa alma e pede acima de tudo o respeito que o Corinthiano merece. Somos sim um bando de loucos, mas não somos um bando de otários.
E falando em imprensa anti, estarei de olho no também no Sr. Flávio Prado são-paulino doente que se esconde em pele de pontepretano, se o Fenômeno for ao seu programa na Gazeta terá um tratamento, caso contrário será trado como lixo, da mesma forma que fez (e ainda faz) com Carlitos e Herrera.

Larissa: Exatamente… Quanto à coluna do Tião Fiel, também tratei de parabeniza-lo por tal. Abraços alvinegros.

Comentário por David Emmanuel

Realmente um texto primoroso.
Oliviero Toscani, o fotógrafo da Benetton disse uma vez no Roda Viva uma frase emblemática sobre a publicidade e os publicitários, que serve para a imprensa e para os jornalistas de hoje. Disse ele mais ou menos assim: A publicidade em geral está morta, é um cadáver que fede e os publicitários são os que continuam jogando grandes garrafas de perfume francês.

Larissa: Infelizmente, pois se trata de uma ferramenta importante de comunicação e propagação de informações e idéias. Só não poderia ser manipulada e corrompida, mas enfim… Abraços alvinegros.

Comentário por Luis Roberto

Realmente rídicula a reportagem dessa revistinha que virou a placar
há muito tempo não compro exemplares dessa editora abril desde a veja que é quase tão manipulativa quanto a globo ate a playboy que é uma merda mas isso não vem ao caso
Chupa mundo
Fenomeno é do timão

Larissa: Lamentável mesmo, infelizmente. Abraços alvinegros.

Comentário por Roger

sou leitor da placar a quase 20 anos, e o que tenho visto da revista e seus principais editores é um ataque pessoal ao Corinthians, que beira o absurdo.
Sem dizer essa mania de proteger o São Paulo , e não adianta dizer que meu papo é de torcedor porque não é.
Olhem os ultimos textos sobre o coritnhians publicados em seus blogs e verão que tenho razão.
A ofensa ao Corinthians e a FIEL foi ao extremo do absurdo e suportável ao publicarem no Jornal ( falecido Jornal diga-se de passagem ) transformando um sonho em piada que depois se voltou a eles.
Saibam que o Corinthians não precisa da Placar, muito pelo contrário , sem o Corinthians teria muito Jornalista morrendo de fome.A verdade é que Placar virou uma revistinha sensacionalista e merece o boicote da torcida do Corinthians, ai podem ficar falando bem do time do Morumbi, e publicar no site noticias como “SÃO Paulo PROMETE O TROCO AO CORINTHIANS COM WASHINGTON” e isso não é piada não ??????

Comentário por marcus alexandre mammana

Larissa, vai ai uma idéia de repudio contra a revista Placar , ou boicote , porque não???
Eles devem fazer um desagravo no mesmo espaço onde ofenderam o Corinthians…
Chega de desrespeito ao Corinthians e a Fiel, estou indignado e revoltado , chega a ser insuportável ler ou ouvir tanto bobagem e ofensa ao Corinthians …
Basta !
Desculpe meu desabafo e parabens pelo seu Blog, prá mim o melhor sobre o Timão!!!!!!

Comentário por marcus alexandre mammana

Sou jogador profissional e conhesso o Everton ribeiro des dos 5 anos de idade quando jogava no fraldinha do santa isabel, ele joga como meia armador muito melhor que o Douglas, varias vezes mais, o probelema é que nesse mundo chamado futebolé muito complicado, voce acaba aceitado algumas posições que não é a sua só pra não ficar de fora, e ai voce acaba se queimando e vai sendo joga de lado mesmo tendo um grande potecial como o Éverton e eu que estou a qui em rondonia terra que niguem conhece. Torço pelo meu amigo, para que ele fique no time do meu coração pois se ele for parar no são paulo nós estaremos perdidos este ano que vem! o são paulo não vai deichar ele um craque como esse, mais não vai mesmo, o murici pega ele e faz como fez com o Ernanes e outros que passaram por lá!

Comentário por Fábio




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: