Corinthians: Preto no Branco


Operação caça-patrocínio
dezembro 15, 2008, 12:24 pm
Filed under: Uncategorized

A crise mundial está dificultando a situação do patrocínio para os clubes brasileiros. O Timão, no entanto, afirma ter uma estratégia para suavizar os efeitos da recessão global e alcançar os valores pretendidos para o novo contrato: apostar nas empresas multinacionais.

.
O diretor de marketing alvinegro, Luis Paulo Rosenberg, em entrevista à Rádio Record, informou: “A única coisa favorável que aconteceu com a crise é que, para uma empresa estrangeira, o Corinthians ficou mais barato. Se o real a 1,65 por dólar era muito dinheiro, conseguir R$ 20 milhões com o real a 2,40 é barato. Por isso estamos focando em multinacionais.”.

.
O dirigente ainda comentou, embora sem citar nomes, sobre as negociações com quatro possíveis empresas, mas alertou que um acordo ainda está longe de se concretizar. Mais distante também está o sonho alvinegro de conseguir fechar um contrato de patrocínio pelos R$ 25 milhões pretendidos pela diretoria do clube.

.

Focar em multinacionais, em tempos de crise, parece mesmo ser a solução mais pertinente. Mesmo assim, a blogueira considera difícil que consigam atingir o valor desejado. Os sinais de uma forte crise econômica mundial já pipocam por toda parte e se isso é ruim por um lado, por outro, ao menos o marketing corinthiano parece ter despertado para a realidade e quem sabe assim, com uma boa dose de realismo, consiga fechar um bom acordo de patrocínio, sem ufanismos, mas sem abrir mão do que a marca Corinthians vale de fato. É chegada a hora do tão exaltado departamento de marketing corinthiano demonstrar a sua capacidade, afinal, realizar um contrato satisfatório é imprescindível para um clube que já comprometeu grande parte dos planejamentos, incluindo a contratação do Fenômeno, com base nas receitas que ainda entrarão via cotas de patrocínios.


20 Comentários so far
Deixe um comentário

E teve gente pedindo o Antonio Ermírio para presidente. Vai ver qto o Grupo Votorantim perdeu nestes tempos de dólar alto…

Larissa: Mas os negócios da presidência nada tem (ou nada deveria ter) a ver com o patrocínio do clube. São coisas independentes, todavia, Antonio Ermírio presidente não tem nada a ver com os projetos dele e do clube, creio eu, apesar de conselheiro. Abraços alvinegros.

Comentário por Sergio Zanini

Com tudo isso, continuamos a assistir às velhas práticas em direção às empresas e o comércio de jogadores. Honestamente, não sei para que um diretor de marketing com essa visão. Enquanto isso, os torcedores continuam desprezados, exceto as torcidas organizadas, mais um peso enorme no orçamento. Empresas parceiras seriam bem vindas, mas em condições propícias, como uma gestão profissional, com gente que verdadeiramente saiba do que está falando.

Larissa: Ihhh Lou… Acho que nem preciso responder, né? Abraços alvinegros.

Comentário por Lou Mello

É melhor ouvir certos absurdos, do que ser surdo.
Porém temos que admitir que de multinacionais o timão entende. Primeiro foi a máfia americana e depois a máfia russa. A próxima deve ser a máfia koreana da 25 de março.

Larissa: Você tem certeza do que está dizendo? Porque ao contrário da mídia nacional, o resto do mundo não vê a MSI como mafiosa. Só aqui onde jornalistas despreparados se consideram experts em política internacional é que vemos notícias falsas sendo propagadas de forma irresponsável. Já quando o assunto é empresas realmente julgadas e condenadas, como a Parmalat, nada se fala. Abraços alvinegros.

Comentário por DONIZETE

Fiz as contas, e esse Rosemberg parece fera, eh economista. Da 45 por cento mais barato pra multinacional essa diferença do dolar.

Pra Medial seria ate mais caro.

Li no blog do Citadini que essa crise iria bater nos times, e vai, mas para, enquanto o Cotadini viu um copo meio vazio, o Rosemberg enxergou meio cheio.

Eu torço pro Rosemberg. E segundo o Ronaldo eh um plus, tudo vem do que nao existe hoje, calçao meia e gola e a R9 vai correr atras tambem.

Sera que 2009 vai chover na nossa horta finalmente?

Larissa: Assim espero. Abraços alvinegros.

Comentário por ToFicandoRouco

Vcs viram a noticia no Timao Net?

Ja ta dando resultado.

O contrato da Nike com o Corinthians foi ampliado em fevereiro deste ano. A empresa pagava R$ 5 milhões por aon e tinha vínculo com o clube até o fim de 2009, mas estendeu sua permanência até 2011 e desembolsará R$ 12,6 milhões a cada temporada.

Tava na hora. O Vasco fechou com a fornecedora por 5 milhoes ano, que eh o que Nike pagava pra nos.

Mais que dobrou.

Larissa: Quando li a matéria do TimãoNet achei que havia algo de errado, então, lendo a matéria original da Máquina do Esporte não há referência alguma a essa renovação até dezembro de 2011. Apenas se fala em uma reaproximação do clube com a fornecedora. O final da matéria entrega a “gambiarra” do site TimãoNet quando diz que o contrato foi prolongado em fevereiro deste ano, o que evidentemente não aconteceu. Abraços alvinegros.

Obs: Se quiser conferir, leia http://maquinadoesporte.uol.com.br/v2/noticias.asp?id=11731
A nossa mídia esportiva está com sérios problemas. Nada investiga antes de propagar notícias desencontradas.

Comentário por ToFicandoRouco

fiquei sabendo que será a mattel a próxima patrocinadora do coringão!!!

Larissa: Creio que não. Só não cito nomes porque, por enquanto, pra mim tudo não passa de especulação. Abraços alvinegros.

Comentário por tiago

Estou com você Larissa, agora “ou vai ou racha”.

Até agora com essas campanhas que não renderam muito aos cofres, eles ainda não mostraram para que vieram.
Vou até pegar uma analise do Paulo Calçade mais ou menos assim:

“O marketing corintiano conseguiu realizar campanha que de alguma forma renderam, entrou dinheiro que geralmente não entra”

A idéia foi mais ou menos essa.

Porem como você mesmo disse, venda de camisas, por mais estrondosa que seja, o faturamento é mixaria em termos de orçamento do clube.

E foi isso que o marketing “genial”, que no começo do ano nos prometia mundos e fundos, fez. Vendeu mais camisas como nunca, e só.

Teve o “Eu nunca vou te abandonar” que foi um sucesso, mas o dinheiro foi mesmo para Poá Têxtil;

Teve a camisa roxa que foi o maior sucesso, porem o próprio presidente (sob pressão ou não) não deu a mãozinha que o torcedor comum gostaria.
Acho que só houveram duas ou três partidas com essa camisa.

E por fim, os 700 mil reais arrecadados com a “camisa das fotos”.

De novo, foi um dinheirinho que ninguém esperava contar, mais que vai embora rapidinho.

Exemplo é esse suposto amistoso que poderá ser marcado no valor de 750 mil reais.

O dinheiro ganho ali será gastado aqui.

Agora é certo que no mínimo eles não podem retroceder. Fechar um patrocínio menor que os 16 milhões/ano que foi pago pela Medial, seria o fim da picada.

Concordo que os valores que a diretoria sonha com 30 milhões/ano é isso mesmo, sonho. Porem acredito em 19 ou 20 milhões/ano é o mais real.

Agora uma critica ao sistema administrativo Andrés Sanchez. Eles buscaram aprender com o Barça, como levantar um clube “falido”.

Eles obtiveram êxito em prolongar, parcelar, comprar o bom barato, tiveram empréstimos que são necessários, enfim, seguiram a risca a cartilha do administrador. Se equilibrar com as finanças.

Porem o grande faturamento já entrou, com os direitos televisivos. E os custos aumentaram, só nesse quesito já estão andando para trás. Corte de custos é palavra chave.

Enfim…

Já escrevi bobagem demais.

Larissa: Segue essa linha de raciocínio mesmo. Abraços alvinegros.

Comentário por Gabriel Paulino da Silva

Noticia bem formulada! Eu, como fanático, até me complico no meio de tantas especulações, mas tenho uma opinião forte (confesso que com muito desejo) que seja a Fly Emirates e o patrocinio entre em acordo na média entre 25 à 28 milhões de reais. Gostei do seu blog e desejo me fidelizar como leitor. Siga escrevendo!

Larissa: Gostaria que você estivesse certo, mas confesso que acho difícil. No mais, só resta aguardar. Obrigada, escreverei! Abraços alvinegros.

Comentário por Felippe

Muuuito bom o seu blog, Lara.
Gostei mesmo.

A chegada do Fenômeno vai valorizar bastante a vinda de um bom patrocínio. E tô achando que vai ser o Bradesco, que nem disseram outro dia 😀

Depois se vc puder, dá uma passadinha lá no meu:
http://bolajogofc.blogspot.com/

Beijo

Larissa: Obrigada. Sobre o Ronaldo, espero que sim. Sobre o blog, passarei. Abraços alvinegros.

Comentário por Reinaldo Vieira

Supreendente… é impressão minha ou você está mais otimista Larissa?

Larissa: Você quer dizer com relação à diretoria? Nem um pouco é a resposta. Acontece que eu sempre fui justa. Elogiava quando havia razão e a culpa não é minha se não foram muitas vezes. Agora, quando vejo um porquê para elogiar ou concordar eu aponto, simples assim. Espero que depois das eleições as razões continuem aparecendo. Abraços alvinegros!

Comentário por Blefe

Rosenberg é profissional, e tira leite de pedra. Por enquanto é o que salva desta administração fora de campo.
E ele tem razão quanto às multinacionais. Entretanto, como diz a blogueira, está difícil. Mas não é impossível!

Quanto ao Donizete, diria que ele dá pra roteirista de programas como ‘zorra total’.
Além de propagar coisas que o casares, do bambi, por ter ‘jornalistas’ na manga, inventa.

Larissa: É, mas depende do ponto de vista. Durante todo o ano achei o marketing ineficaz, isto pq não analiso tecendo parâmetros com o período Carla Dualib e sim com o que deveria ser feito. No entanto, nessa reta final pareceu mais disposto a apresentar medidas maiores, do tamanho que o Corinthians merece. Só espero que isso não seja apenas visando o período eleitoral. Aguardemos, sempre de olhos bem abertos! Abraços alvinegros.

Comentário por Filipe

Oi Larissa, passei aqui pra dar um beijo.

__X__

*** ******

Larissa: Que milagre o senhor por aqui! Quer uma xícara de café? Abraços alvinegros.

Comentário por geraldo lina

Larissa,

Para uma corintiana metida a jornalista você dá um belo caldo.

Bjunda.

André Massuda

Larissa: Vou aceitar somente o corinthiana. Abraços alvinegros.

Comentário por Andre Massuda

8)

Larissa: 😮

Comentário por geraldo lina

Oi Larissa. Achei seu blog por acaso e achei muito interessante. Também tenho um blog que falo na maioria das vezes do nosso glorioso timão e também do mundo esportivo. Quando puder, dá uma passadinha por lá. http://comendoabola.wordpress.com

Sobre o Ronaldo, já ouvi de tudo e de vários torcedores diferentes, mas todos são unanimes: Foi uma puta tacada do Corinthians! E tomara que ele não venha só para fazer marketing.

Larissa: Será uma grande jogada exatamente se ele jogar, do contrário, pelos cálculos, perderemos dinheiro, portanto, faço votos de que ele jogue e muito! Quanto ao blog, passarei. Abraços alvinegros.

Comentário por Rafael

Epa, eu conheço vc! hauehauhea

Larissa: É?

Comentário por Marlon

Desculpe a inconveniência anterior, é que conheço, da internet, o Shadow, e reconheci vc. Não imaginava que tivesse um blog sobre o Corinthians. Parabéns!

Sobre o patrocínio, falam bastante na Fly Emirates, mas muitos duvidam e acham ser um sonho apenas.

E sobre os valores pretendidos pelo Corinthians, li hoje no site do Corinthians que a proposta orçamentária de patrocínio para 2009 é de 20 milhões, ou seja, algo acima disso, será motivo de festa.

Entendo que algo “perto disso” já poderemos comemorar e muito.

Opa, estava me esquecendo do Ronaldo! Alguma coisa deve mudar com ele no clube, não? As perspectivas são melhores agora.

Abraços.

Larissa: Entendi. Obrigada. Gostaria que fosse verdade e sobre o Ronaldo, mudará se ele jogar. Abraços alvinegros.

Comentário por Marlon

Larissa,

É apenas minha impressão, ou você está de briga com um blogueiro que só põe o Corinthians em manchetes escandalosas? Parece até que ele não é corinthiano. Qual sua relação com esse futuro jornalista? Por que tantas perguntas suas no blog dele?

Acho que a curiosidade é de todos, não só minha. Qualquer que seja a atitude da situação, ele é contra.

Não sou sócio do Corinthians, não apóio a situação e acho que há coisas a serem apuradas e melhoradas. Só não aceito a crítica mesquinha e gratuita, com fins pouco claros.

Espero que não censure o comentário e esclareça a dúvida (que é comum a muitas pessoas).

Abraço

Larissa: É impressão. Não estou brigando com ninguém, apenas, como sempre foi, concordo com ele em algumas coisas, discordo em outras. Desde sempre foi assim e é natural, afinal, cada um tem o seu ponto de vista. Minha relação com ele, embora não importe a ninguém, é boa. Conversamos sobre o Corinthians, como também faço com outros blogueiros, inclusive, os que não são corinthianos. Você visita àquele blog, eu visito quase todos. É só fazer uma busca pelo meu nome no google e verás comentários meus no blog de diversos jornalistas. Quando o assunto é Corinthians eu sempre dou os meus “pitacos”. Abraços alvinegros.

Comentário por Guerra

*** ******

Larissa: Corinthians Minha Vida! (Só sei falar nesse código 🙂 )

Comentário por geraldo lina

Larissa, estou impressionado com sua lucidez e com sua clareza e desenvoltura no desenvolvimento do texto.
Notei que compartilho das mesmas idéias que você.
Parabéns; me tornarei leitor assíduo !

Beijo !

P.S.: Notei que, além de tudo, você é uma gatinha !

Larissa: Obrigada, Xandy. Seja vem-vindo. Abraços alvinegros.

Comentário por Xandy




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: