Corinthians: Preto no Branco


Discreto Guerreiro
fevereiro 1, 2009, 6:22 pm
Filed under: Uncategorized

alessandro

Alessandro, lateral-direito do Corinthians, recebeu dos companheiros de equipe o apelido de Guerreiro. O motivo? Ter se recuperado de três contusões no ano de 2008 e mantido a titularidade da posição, inclusive na nova temporada que se inicia.

Quando chegou ao Parque São Jorge, vindo do Santos, Alessandro demonstrava dificuldades em se apresentar na lateral-direita, subia a todo instante, impulsivamente, para o ataque na tentativa de executar cruzamentos à meia altura e que paravam no primeiro defensor adversário, deixando na lateral verdadeiros corredores. Foi durante a Série B e em meio a uma série de contusões que o Guerreiro atingiu a maturidade que o coloca hoje no seleto grupo de laterais-direitos que não são piadas prontas. Alessandro aprendeu a “guardar” a posição e atualmente até evita realizar aqueles cruzamentos na área, que definitivamente não integram as suas melhores características.

Foi assim, com toques sutis na base das tabelas e aproximações e deixando para subir se e somente se surgir oportunidade que o jogador conseguiu produzir um bom futebol coletivo.

Titular da posição mais carente do futebol brasileiro, o modesto camisa 5 do Timão é pouco lembrado, mas digno de elogios, afinal, enquanto os jogadores, em sua maioria, são famosos pela falta de inteligência, Alessandro soube além de reciclar o seu futebol, adaptá-lo às suas limitações. O Guerreiro, por fim, desistiu de bancar o herói, atitude para meias e atacantes, diga-se de passagem. Optou por desempenhar a sua função de lateral da forma que esta deve ser cumprida, ou seja, com o dono da posição jogando para o time, atuando como defensor e não se mandando para o ataque na tentativa de resolver o jogo sozinho.

A experiência fez Alessandro perceber que, ao contrário do que a mídia valoriza atualmente, isto é, lateral metido a ponta (situação que acaba por dificultar o desenvolvimento de jogadores próprios para a posição), sua principal função é defender, é ser lateral de fato, com isso, provavelmente, ele não vá receber nenhum prêmio Bola de Ouro da Placar, mas será melhor e mais útil do que a grande maioria dos laterais-direitos que se vê por aí, então, que continue assim.


17 Comentários so far
Deixe um comentário

Não me lembro do Alessandro em outros clubes, já que não acompanho futebol, só acompanho o Corinthians, e só reparo em algum jogador de outra equipe se o mesmo for um verdadeiro destaque, concluo, portanto que o Alessandro era um jogador comum antes de usar o nosso glorioso manto.

O jogador que conheço de ver com a nossa camisa , pela TV ou no Pacaembú é um excelente carregador de piano, faz seu arroz com feijão futebolístico com competência e determinação e é daqueles que dá gosto de se ver jogar.

Aplicado, incansável, raçudo e como você bem disse, ciente de suas limitações e maduro.
Ele me faz lembrar de uma expressão usada na NBA, MVP (Most Valuable Player), traduzindo, Jogador Mais Valioso.

A expressão não significa que o cara é o melhor, o mais habilidoso ou que faz mais pontos, na verdade é o jogador que tem mais eficiência, e dentre os jogadores do elenco atual, elejo Alessandro como MVP do Corinthians. Coincidentemente, no sábado fui ao Pacaembú e estava reparando justamente no Alessandro, e penso que, se ficar muitos anos no Timão, tem tudo para ser um xodó da torcida e ficar na história do Timão.

Abraços,

Freeman.

Larissa: Muito bem colocado, Freeman. Gostei da análise. Abraços alvinegros.

Comentário por José Freeman Junior

Larissa essa de que Alessandro “desistiu de bancar o heroi” nao concordo.
Alessandro nunca quis ser o heroi de nada, pois eh discreto de verdade, como voce o chamou no titulo do post.
Teve dificuldades pois nao era lateral e Mano insistiu com ele pela qualidade do passe, proprio de meio campistas.
Homem de confiança de Mano, no Gremio, veio do Santos pelas maos de Antonio Carlos onde jogaram juntos.

Falar em amadurecimento, nem cogito, vejam os titulos do nosso baita lateralzao direito que nao troco por nenhum do pais.
TITULOS
Flamengo (3 anos no mengo)
Campeonato Carioca: 1999, 2000, 2001
Copa dos Campeões: 2001
Dínamo de Kiev
Campeonato Ucraniano: 2005
Copa da Ucrânia: 2005
Palmeiras
Campeonato Brasileiro – Série B – 2003
Grêmio
Campeonato Brasileiro – Série B – 2005
Campeonato Gaúcho: 2006
Santos
Campeonato Paulista: 2007
Corinthians
Campeonato Brasileiro – Série B – 2008

Grande contrataçao, na minha opiniao uma das que mais deram certo de todas as feitas pela comissao tecnica atual.

Quem gosta de desfazer tudo que eh do Timao, quando ele veio chamaram de jogador de serie B.

Pois eh.

Larissa: Como vem ocorrendo com frequência, mais uma vez, você não captou o que eu quis dizer com o termo “dar uma de herói”, isso foi me referindo ao que ele fazia subindo constantemente ao ataque, acabando por errar os cruzamentos e prejudicar o próprio desempenho. Quando digo “dar uma de herói” quero me referir a cumprir as funções dos meias e atacantes que são os ditos heróis do jogo, obviamente, ele sempre foi discreto, como eu mesma citei. Espero que entenda. Abraços alvinegros.

Comentário por ToFicandoRouco

Queimei a lingua qdo o trouxeram para o corinthians, qdo jogava no santos ele era um jogador limitado, sem expressão, ruim mesmo, hoje eu o vejo dentro de campo brigando pela bola, como vc diz ”jogando para o time”, isso é primordial para a equipe, com certeza não vem passando despercebido nos jogos que vem fazendo, tomara que continue assim. Abraços

Larissa: Exatamente… Digamos que discretamente ele vem sendo notado constantemente…rs… Abraços alvinegros.

Comentário por Toel

Registrado. rsrsrsrsrsrsrsrs

Larissa: Opa! Invertemos? rs… Abraços alvinegros.

Comentário por ToFicandoRouco

Concordo em gênero, número e grau contigo Larissa. Me lembro do Alessandro desacreditado até por ele mesmo logo que chegou no Todo Poderoso. Mas superando adversidades conseguiu mostrar o seu valor e hoje eh titular absoluto da posição.
Um jogador sem melindres, sem firulas… joga bola e pronto… se dedicando ao Coringão.
Eh ae que o povo gosta… eh nóis!

Vai Corinthians!

Bjo pra ti Larissa… excelente blog!

Larissa: É isso aí Ronaldo. Obrigada pelo carinho. Abraços alvinegros.

Comentário por Ronaldo Ribeiro

Maninha, venho pedir a gentileza de você retificar o meu link ai porque infelizmente tive que trocar de endereço do blog. O novo link é o seguinte:

ribamarbianchini.zip.net

Como se vê a mudança se faz apenas com a retirada do ponto. Abraços e obrigada.

Larissa: Fala maninho! Vou retificar. Abraços alvinegros.

Comentário por Ribamar Bianchini

Larissa. Vc nao estranhou o numero baixo de participaçoes no seu post DUALIBABA?

So 4? Porque esse desinteresse? Sera que ninguem teria mais nada a dizer naquele post?

Larissa: Achei sim, mas preferi não levar tão a sério pois o número de comentários gerais do blog diminuiu depois do mês de férias, imaginei que fosse por isso. Abraços alvinegros.

Comentário por ToFicandoRouco

eu vou um pouco na contra-mao do post, apesar de reconhecer o valor do Alessandro no elenco e o fato dele ser uma surpresa positiva..jogando com seriedade e cumprindo bem o seu papel…eu gostaria que o corinthians tivesse um lateral que fosse melhor no apoio, tivesse uma ultrapassagem com mais velocidade…
o alessandro poderia ate manter a posição, mas teriamos uma outra opção de estilo…

Larissa: Gustavo, acredito que o seu desejo seja o de desejo de muitos clubes, no mundo inteiro: um lateral-direito que além de tudo, cumpra essas funções, mas na falta de, acredito que seja mais útil um jogador que faz o “feijão com arroz” do que um que tenta fazer o que não sabe e acaba expondo a equipe, basicamente é isso. Abraços alvinegros.

Comentário por gustavo luiz

Larissa. Vc. naum tem nenhuma informaçao sobre o patrocinio do Timao? Ta dificil nao acha, como que vamos fazer sem essa grana?

Gozado, que tudo vaza no Corinthians, salario comissao de empresario, valor de contrato, mas nesse assunto ninguem fala nada?

O que ta acontecendo? Vc. nao tem suas fontes no PSJ?

Como vai ficar essa situação? Vc. naum vai abrir um post sobre essa questao aflitiva para a torcida, vendo os Bambis ja com a Lg e os suinos com a Samsung.?

Larissa: Não é do meu feitio trabalhar com fontes, mas com fatos. Mas se quer saber se ouvi alguma coisa, ouvi várias. Em resumo: a situação diz que está tudo resolvido e que em breve, alguns falam até em amanhã (terça-feira), será anunciado. A oposição diz que obviamente irão fechar, mas que está longe do que foi alardeado (R$25 milhões) e o boato mais recorrente é que, já descontando os valores do Ronaldo, o clube fechará com R$18 milhões. São boatos e eu não fiz nenhum post sobre o assunto exatamente por isso. Farei quando for anunciado, analisando e comentando a questão. Abraços alvinegros.

Comentário por ToFicandoRouco

O valor que trabalha o orçamento foi de 20 milhoes ne?

Esses valores absurdos, nunca acreditei, o que tem de midiaticos dando chute eh uma grandeza.

Tambem acho correto vc nao dar ouvidos a essas fontes, e trabalhar com fatos.

Na minha opiniao se fechar com18 ta mais ou menos no que era esperado.

Se bem que acho que qualquer que seja o valor tenho certeza que os antis de plantao vao falar que foi m………

Acho que esse negocio deveria ser deixado para depois das eleições, vc. nao acha?

Li essa sugestao, e achei a mais certa.

Larissa: Respondi essa questão no tópico das eleições. Abraços alvinegros.

Comentário por ToFicandoRouco

O Alessandro até queimou minha lingua, pois no começo nao gostava muito dele nao, mas vem apresentando um bom futebol desde o Ano Passado, “Passado” – Graças a Deus –
E na minha opniao tbm temos um bom reserva que é o Diogo.
Belo Blog
abraços.

Larissa: Concordo. Obrigada, abraços alvinegros.

Comentário por Pedro

Queimou a lingua mesmo. Vale lembrar que quando o Palmeiras foi rebaixado ele chegou a atuar nos primeiros jogos, depois eu acho que foi vendido.

Comentário por Fábio Queiroz

Puxa, finalmente alguém fala bem do cara!
Já é difícil alguém falar dele, mais difícil ainda se for para elogiar.
Gosto dele. É aquele típico jogador limitado tecnicamente, porém muito tático e aguerrido.
Acredito que dá para o Mano Menezes ainda trabalhar melhor a dupla Alessandro / Diogo (que é lateral direito de origem). Como o Alessandro marca bem, dependendo do jogo, pode funcionar como um terceiro zagueiro pela direita e colocar o Diogo, que avança bastante, para fazer esta ala.

Comentário por Thiago Biancheti

o alessandro é uma exelente jogador,nasceu em assis chat parana aonde eu moro,o pai dele mora erto da minha csa,ele veio de familia humilde,religioza i a final de tudo ele tem uma escolinha aqui em assis que eu vo treina todos os dia i ano que vem ele me leva para o parque são jorge,como ele me disse dia 9/7/2009 ele vem me busca

Comentário por thiago

ele é o coringa do timão!
valeu alessandro por tudo.

Comentário por thiago

Bom dia pessoal!! Estava na net procurando informações sobre o Alessandro e encontrei esse blog que tinha post sobre a opnião de alguns torcedores sobre ele. o Cara é SENSACIONAL!!
Pena que esta machucado e ainda não foi liberado pela comissão medica do timão.Mais logo ele volta com aquele futebol que tem toda a cara do timão…
ADOREI os post e espero que continue assim,ele irá jogar muito ainda e torço que um dia vá para a seleção pois estamos carentes dessa posição no BRASIL. MIL BEIJOS !! Alessandro fica na paz… te adoro!!!!!!!!!!! Vai guerreiro!!!!

Juliana

Comentário por JULIANA ROSIK

[…] Era assim quando chegou ao Corinthians, Mano corrigiu e fiz até questão de tratar o assunto aqui. Agora, o técnico tornou a insistir no erro, quando poderia simplesmente deixar o Alessandro na […]

Pingback por Decepcionante Timão « Corinthians: Preto no Branco




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: