Corinthians: Preto no Branco


“São Paulo ao seu modo”
fevereiro 10, 2009, 4:24 am
Filed under: Uncategorized

Tanto gostei do título que Juca Kfouri designou ao seu post comentando a partida entre Botafogo x São Paulo que resolvi roubá-lo a fim de intitular este post que aborda dois assuntos distintos sobre uma mesma instituição e suas várias facetas.

O São Paulo Futebol Clube realmente venceu “ao seu modo” o jogo contra o Botafogo, ou seja, com auxílio da arbitragem. Embora a imprensa tenha esquecido de comentar a respeito, um gol legítimo do time de Ribeirão Preto foi anulado e no contra-ataque o tricolor virou e definiu a partida.

E assim, ao seu baixo modo, segue o time da Vila Sônia no Campeonato Paulista. No próximo domingo, o adversário será o Timão e o presidente Juvenal Juvêncio já determinou que apenas 10% da carga de ingressos será destinada à Fiel. Nada ilegal, embora seja uma afronta às tradições e o início de uma batalha entre os clubes, pois a diretoria alvinegra já emitiu uma nota oficial alertando que, quando o mando for corinthiano, responderá na mesma moeda, com jogo no Pacaembu e pequena carga de ingressos para a torcida tricolor que, por sinal, não deve adquirir sequer os 10% já que não tem o hábito de acompanhar o time, salvo em decisões.

Porém, se não há ilegalidade na atitude covarde da diretoria são-paulina quanto à distribuição de ingressos, há no preço atribuído aos mesmos. De acordo com o estatuto do torcedor, é ilegal a venda casada de ingressos para competições distintas e o São Paulo pretende cobrar R$50,00 no pacote por três partidas da Libertadores no setor de arquibancada mais econômico do Morumbi e o torcedor que adquirir o carnê receberá de “brinde” o ingresso para o confronto com o Corinthians, pelo Paulistão. Pra terminar, ainda mais ao modo tricolor, isto é, vil e irregular, pretende cobrar os mesmos R$50,00 da torcida adversária.

Nos estádios pelo Brasil afora, costuma-se observar – e não deve ser à toa – que o preço fixado para o visitante é o mesmo do setor equivalente para o mandante, certo? Assim, a diretoria são-paulina pretende burlar o regulamento utilizando-se de um ato ilegal, que é vender ingressos casados para várias partidas e de competições distintas, para justificar e caracterizar o preço que pretende cobrar dos poucos corinthianos que terão direito de assistir ao jogo no Morumbi, no próximo domingo.

Espera-se, por fim, que o modo da diretoria corinthiana e da Federação Paulista de Futebol seja distinto e coíba esse tipo de desrespeito e irregularidade.

Anúncios

56 Comentários so far
Deixe um comentário

[…] do torcedor, é ilegal a venda casada de ingressos para competições … Veja o post completo clicando aqui. Post indexado de: […]

Pingback por ilegalidade.net - “São Paulo ao seu modo” « Corinthians: Preto no Branco

Você mandou muito bem no artigo. Parabéns.

Realmente é um absurdo a cobrança de R$ 50,00 para a torcida visitante.

O que será que o sr. JJ tem a dizer sobre isso ?? Porque quando perguntado sobre a carga de 10% de ingressos p/ os visitantes, ele falou sobre regulamento, lei e etc…

Ora, se é contra o regulamento essa cobrança indevida, gostaria de saber então o que ele pensa disso.

Esse é de fato o país dos absurdos…mas com 10, 20, 60%… não importa, a Fiel estará lá representando (e bem) o Timão nas arquibancadas.

Larissa: Com certeza, a Fiel estará. Em tempo, a Folha anunciou, hoje, o reajuste nos preços:

Carga de 10.500 ingressos para a FIEL correspondente a 15% da carga total.

6.800 Arquibancadas ao custo de R$40,00

3.700 Numeradas ao custo de R$90,00

http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u501981.shtml

Ainda acho absurdo! Abraços alvinegros.

Comentário por Ricardo Inocencio

Sabe Larissa e todos corintianos espalhados por esse mundo, nessas horas que vimos o quanto o CORINTHIANS e sua grandeza incomodam o time do jardim Eleanor, um time que se diz conhecido internacionalmente, um time que se diz ter a maior estrutura do futebol brasileiro, um time que se diz ter a melhor diretoria, um time que diz que vai ser a maior torcida do Brasil em 10 anos(cuidado que esse mesmo diretor de marketing , foi demitido do SBT, pois disse que eles seriam a emissora numero 1 em 10 anos, rsrs, mas isso não vem ao caso), porque esse clube tão “maravilhoso” se preocupa tanto com o Corinthians?
Tem o 4 em 1 (diretor/vereador/medico/humorista) que só aparece na TV para falar do Corinthians, nós não temos culpa que os títulos deles não tem repercussão, cada time tem o espaço na mídia de acordo com sua grandeza e mais uma prova dessa inveja/revolta tricolor foi essa atitude lamentável de dar apenas 10% dos ingressos(mais uma forma de tentar atacar o Corinthians), será que não pensaram nas conseqüências que isso pode ocasionar, a Fiel vai ficar na arquibancada amarela e é a mesma entrada que a torcida deles vão utilizar, infelizmente vão ocorrer inúmeras brigas entre torcidas, torcida contra policiamento e tudo isso por uma atitude inconseqüente.
São paulinos aprendam uma coisa, nosso maior rival é o palmeiras, vocês tem que se preocupar com santos e portuguesa

Abraços

Larissa: Forçar rivalidade é algo medíocre, digno de atitudes como as últimas vistas. Abraços alvinegros.

Comentário por alvaro

Inveja, inveja e inveja.

Já esqueceu o seu título de 2005?

Larissa: Jamais esquecerei! O Timão tinha o melhor elenco e fez a melhor campanha do Brasil, ganhando de forma legítima. Não esqueço e muito me orgulho. Abraços alvinegros.

Comentário por Alisson

Que torcida corinthiana compre ingressos para o setor dos são-paulinos. É só não vestir camisa. Lá dentro, fazemos a festa!

Larissa: Ouvi muitos corinthianos comentando essa intenção, me preocupa o efeito que isso pode ter. Abraços alvinegros.

Comentário por David

É irregular sim, e espero que o departamento juridico do Corinthians, formado por advogados que comandam ou comandaram o INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO DESPORTIVO, do qual sou sócio, se manifestem, pois com tantas irregularidades e denuncias que estão pipocando por ai com respeito a administração atual, chego a pensar que os Doutores mudaram um pouco seus pensamentos e ideais.
Quero estar enganado.
As coisas que estão acontecendo fogem totalmente do discurso que eles tinham e que presenciava em cursos e palestras.
E eles ajudaram nas comissões de estudo do Estatuto do Torcedor e conhecem a legislação melhor que ninguem.
Será que o Corinthians vai aceitar ser tratado como time amador ???

Larissa: O tempo dirá! Abraços alvinegros.

Comentário por marcus alexandre

Espero que a diretoria do Corinthians faça o que esperamos dela a partir de agora.

Não jogue nunca mais no Morumbí quando o mando for seu. Mesmo que seja as semi-finais e finais da copa do Brasil, que joguemos no Pacaembú. MEsmo que seja um clássico contra o Palmeiras, que seja no “Próprio da Municipalidade”.

E o São Paulo que fique com seu elefante branco, já que só a Fiel enche aquela coisa horrorosa, ou, no máximo , elas lotam quando é um jogo decisivo ou quando tem promoção.

Outra opção seria fazer alguns clássicos no interior, onde há grandes estádios, e Corinthiano tem em qualquer lugar, não é mesmo? Provamos(embora não fosse necessário) isso, durante a série B em 2008.

Sugiro que a Fiel cante durante o próximo jogo: “Eu gosto mesmo , é de jogar no Pacaembú, ÔÔÔÔ tricolor, enfia o Morumbí no *#$*% ( não preciso terminar, e o nível do blog não permite).

Abraços,

Freeman.

Larissa: Concordo contigo, Freeman. Abraços alvinegros.

Comentário por José Freeman Junior

Só não vai desembolsar quem deve menos de R$ 72 milhões
As dívidas Fiscais dos principais
clubes brasileiros
Clubes Dívida*
Flamengo R$ 180 milhões
Botafogo R$ 160 milhões
Fluminense R$ 155 milhões
Portuguesa-SP R$ 145 milhões
Atlético-MG R$ 112 milhões
Grêmio R$ 80 milhões
Vasco R$ 70 milhões
Santos R$ 62 milhões
São Paulo R$ 43,2 milhões
Cruzeiro R$ 32 milhões
Corinthians R$ 30 milhões
Bahia R$ 30 milhões
Palmeiras R$ 27 milhões
Coritiba R$ 20 milhões
Figueirense R$ 6 milhões

Olha a Bambizada ai gente!!!!!!!!!!!!!!!!

Quem deve abaixo de 72 mi, nao vai pagar diferença, a propria receita da Timemania cobra.

Entao, o Citadini ta certo quando fala que o Timao nao deve tudo aquilo que se diz.

Na verdade tratam a divida do Timao como o maior escandalo do universo, quando na verdade essa questao nao deveria ser tratada como DO CORINTHIANS, mas sim do futebol.

Todos estao f……..

O JuJU, disse ontem que sempre cobriu o buraco com venda de jogador, mas acontece que agora os europeus estao quebrados.

Acho que nesse cenario, o Timao como tradicionalmente nao faz caixa com venda de jogador, nossas chances sao maiores do que os concorrentes.

PS: Pela divida da Lusinha, da ate pra tentar comprar o Caninde.

Larissa: É… No Timão, como disseram aqui no blog, espirro vira pneumonia. Esse é o nosso grande problema! Em tempo, nem por isso devemos ignorar as coisas que realmente estão incorretas e devem ser melhoradas. Abraços alvinegros.

Comentário por ToFicandoRouco

Por falar em 50,00 Larissa, esse blog relembra um assunto, que eu nao queria mencionar aqui, mas vale a pena:

http://teoricosdofutebol.blogspot.com/2008/02/timemania-e-dvida-dos-clubes.html

Larissa: Pra mim, ToFicandoRouco, essa Timemania é uma vergonha! É dinheiro que sangra dos bolsos dos contribuintes para pagar dívida de cartola rico e safado. Abraços alvinegros.

Comentário por ToFicandoRouco

Divida so com o INSS, (dinheiro retido dos empregados) Isso eh apropriaçao indebita passivel de cadeia.

O Timao nao deve um centavo.

Quando o Bambi perde, esses blogueirinhos e jornalistas blindadores sempre soltam uns rankings fajutos colocando a Bambizada la em cima.

Porque nao colocam esse rankink do Inss?

1 – Flamengo (RJ) 52 milhões
2 – Fluminense (RJ) 28,1 milhões
3 – Botafogo (RJ) 18.8 milhões
4 – Guarani (SP) 12.6 milhões
5 – Sport (PE) 10.4 milhões
6 – Santos (SP) 9.8 milhões
7 – Santa Cruz (SP) 9.1 milhões
8 – São Paulo (SP) 8.3 milhões
9 – Palmeiras (SP) 7.5 milhões
10 – Atlético (MG) 6.7 milhões

Larissa: A resposta é óbvia. Abraços alvinegros.

Comentário por ToFicandoRouco

Olá tudo bom?
Estava vendo outro blog e entre os indicados apareceu “Corinthians: preto no branco” algo assim. Só passei aqui para dizer que eu acho essa frase totalmente sem nexo. Todos nós sabemos que o Corinthians é mais preto do que branco. A analogia seria muito mais plausível caso se referisse ao Santos F.C., por ser branco com preto e não preto com branco como o Corinthians.
Enfim, só uma observação que gostaria de fazer. Nada relativo ao texto já que não o li nem o lerei. O que vem do Corinthians não me interessa. Mas realmente, até livro lançaram com esse título e eu, particularmente, considero errada.
Abraço

Larissa: Rafael, a questão não é a cor em si, mas a simbologia que representa tudo o que o Corinthians é, por exemplo, do branco e do preto, do rico e do pobre, etc… etc… É um simbolismo aliado às cores do clube e aqui no blog eu aproveitei para esclarecer que os assuntos tratados aqui são ‘preto no branco’, ou seja, é preto porque seriam as letras de uma comunicação na qual não pairam dúvidas, e o branco é o do papel. Espero que tenha ficado tudo preto no branco! Abraços alvinegros.

Comentário por Rafael

Perfeito Larissa! Uma pena que apenas aqui li sobre essa irregularidade absurda… Até agora todos estão calados a respeito disso, o que não me surpreende.

Abraços

Larissa: Já começou a repercutir, houve alteração nos preços, mas continua sendo absurdo. Abraços alvinegros.

Comentário por Caio Junqueira

Os “bambis” podem até estar dentro da lei em separar só 10% para o Timão. Mas como já me disseram: 1º) vão perder dinheiro; 2º) é medo da torcida corintiana, que é a única que lota o Morumbambi. Não adianta vir com a história de que qualquer clássico lotaria o campo do timinho da Vila Sônia porque sabemos bem que não é verdade. Acho ainda que a torcida deveria boicotar o jogo (que provavelmante vai passar na TV) só pra ver quantos bambis estarão presente em campo. Uma desculpa que ouvi é que assim se evitará a violência. Ah, claro… Se já queriam ter feito isso, que pelo menos fizessem quando deu a confusão com o Porco e generalizasse para todos os outros times. Agora, avisar um absurdo desse às vésperas do jogo é demais… Realmente esse time me dá nojo… Ganham o estádio do governador, os dirigentes são cheios de gracinha, o treinador é um estúpido… E assim vai. Que ele seja o time da elite, mesmo. Eu prefiro ser é do time do povão!

Larissa: É o “São Paulo ao seu modo”, e concordo contigo, graças a Deus somos o time do Povo! Abraços alvinegros.

Comentário por Heloisa

engraçado , quando corinthians jogava no pacaembu contra o spfc a divisão das torcidas não era corretas , torcida do spfc ficava apenas no tobogã como visitante e o spfc nada reclamava , poderiamos não lotar a nossa parte no pacaembu , mas o corinthians não dividia quando era seu mando no pacaembu , agora voces vem reclamar que atitude foi egoista … estamos mais que certos ..fazendo valer a regra!! Voces podem mandar o classico contra sp em qualquer canto , ate na fazendinha .

agora sobre a nossa torcida não lotar e acompanhar apenas nas finais,, ..è facil jogar no pacaembu , perto do metro clinicas e na região central da cidade , basta conhecer a cidade…quando o morumbi foi escolhido para copa do mundo , veio a criticas dos corinthianos e palmeirenses , que é mal localizado e longe , transporte é pessimo ,quando a torcida do sp reclama disso de ter que ver o time a noite por causa dos horarios e transporte ai vcs falam de modinha e torcida de final , vou mostrar uns publicos do corinthians no morumbi , foram bem pequenos,,,,,, até eu queria que o pacaembu fosse do spfc . perto da minha casa..

abraços tricolores..

Comentário por Magalister

Olá Larissa, a verdade é que eles acham que não precisam mais do nosso dinheiro, foram anos e anos de dinheiro deixado na mão deles e nosso clube pecou por não buscar sua própria casa, agora com essa história de copa aqui, eles terão dinheiro público de novo, reformarão aquele estádio ultrapassado com dinheiro a rodo, enfim…eles são muito bons de estratégia, colocaram o anão pra ser vereador e ajudar a concretizar o plano.
Enquanto isso, nós aqui só vendo o debate com os candidatos da oposição e pensando:
Parece a zaga no tempo de Embu e Baré….
O Andrés que é o presidente atual também não diz nada, não conseguiu concretizar o plano do estádio perto do clube, me parece que existe algo para que não se mexa nesse assunto, vemos tantos shoppings erguidos em 2 anos, grande conjuntos de prédios, enfim, se o CORINTHIANS não tem capacidade para erguer uma obra, quem tem???? Parcerias, idéias simples e funcionais sobram….
O que não sobra é vontade, espero que essa situação que vai acontecer domingo possa ser um marco para nós fiéis e que realmente amamos o TIMÃO possamos colocar isso como prioridade,
não consegui postar nada no meu blog sobre o assunto pois com certeza eu seria processado tal a minha indignação, mas é isso, o que acontece é que nos acomodamos e agora eles não precisam mais do nosso dinheiro….
BEIJOS….

Comentário por Josué de Santa Barbara Filho

Oi Larissa… tudo certo?

Acho que você está se

Não se trata de venda casada, pois o torcedor do São Paulo pode comprar apenas o ingresso para o jogo contra o Corinthians se quiser.

Sobre a reclamação a respeito do preço para o visitante ser maior: no jogo contra o Botafogo em Ribeirão Preto, quem fosse comprar ingresso com a camisa do Botafogo pagava metade…

E no jogo contra a Portuguesa, o torcedor sãopaulino pagou 60 reais no ingresso…

Então acho que estes fatos anulam sua tese de que “preço visitante” = “preço mandante”.

Larissa: Giuliano, este é o tipo enigma de pirâmide, não acha? Quer dizer então que o torcedor pode comprar apenas o ingresso para o jogo do Corinthians, mas por R$50,00?? Ou seja, o torcedor escolhe pagar R$50,00 no jogo do Corinthians ou R$50,00 pelos 4 jogos do pacote, onde o ingresso para o Paulistão viria de “brinde”, conforme matéria da globo.com. Além do mais, a venda casada de ingressos é irregular perante ao estatuto do torcedor.
Quanto ao preço fixado para o visitante deve ser o mesmo do setor equivalente para o mandante, sim. O exemplo que você citou é o que acontece muito no interior para tentar burlar regulamento, afinal, se o são-paulino fosse comprar ingresso com a camisa do Botafogo, teria pago metade também, percebe? É apenas uma maneira de beneficiar o torcedor sem infringir as regras. Abraços alvinegros.

Comentário por Giuliano Iannarelli

equivocando é a palavra que faltou no post acima. =]

Comentário por Giuliano Iannarelli

Em minha humilde opinião, classico tem que ser uma torcida só, se o spfw é o mandante só vai sãopaulino assistir o jogo, se Corinthians, santos e palmeiras mandarem os jogos somente esse torcedores assistem os jogos e ponto, fim das brigas de torcidas rivais, paz dentro dos estádios (salvo excessões) e ninguem mais aluga o morumbí para outros jogos.
obs. sei que isso fere o estatuto do torcedor, porém mudanças devem ser feitas para o bem do torcedor.

Comentário por Toel

Então Larissa,

o preço do ingresso avulso do setor onde o pacote custa 50 reais é 20 reais (no paulistinha).

Então não existe essa história de preferir pagar 50 por um jogo ou por 4 jogos…

E outra coisa, não existe venda casada.
O pacote só se configuraria uma venda casada caso a única forma de adquirir o ingresso para o clássico fosse comprando o pacote. E não é o que acontece, como eu já expliquei no outro comentário.

Mas concordo com você que a diretoria está apelando para que o estádio lote. Não há nenhuma dúvida nisso.

Agora, sobre o preço dos ingressos para a torcida do Corinthians: eu não faço idéia do lugar do estádio que vocês vão ocupar então não sei dizer se a diretoria está abusando nesse sentido.

Larissa: Giuliano, pois bem, a matéria não informava a possibilidade de comprar somente o ingresso do Paulista, informava apenas sobre o carnê, mas se realmente existir esse ingresso a R$20, então, os ingressos destinados à torcida corinthiana devem custar R$20. Mesmo porque, os questionamentos sobre venda casada foram feitos com base no preço do ingresso que pretendem atribuir à torcida corinthiana. De toda forma, obrigada pelo esclarecimento. Procurarei averiguar a possibilidade de aquisição de ingressos fora do pacote, se confirmada, creio que seja irregular cobrar R$50 da torcida corinthiana também. Abraços alvinegros.

Comentário por Giuliano Iannarelli

Larissa, como uma jovem tão linda pode nutrir tanta raiva do SPFC? Pq tanto ataque ao SPFC? Isso dá ibope né, falar mal do time mais vitorioso do Brasil. Ao menos isso vc´s poderiam admitir né?!

Larissa: Na realidade, eu não tenho raiva alguma, mesmo. Só não desejaria estar na pele de um torcedor são-paulino e me sinto envergonhada pela maneira como agem. Vergonha alheia mesmo. Quanto a falar, aqui neste blog toda verdade de relevância para o Sport Club Corinthians Paulista é relatada de maneira clara. Abraços alvinegros.

Comentário por SPFC

Posso te dar uma dica? Mude o tom da cor dos seus POST´S e coloque letras mais fortes.
Seus titulos precisam de mais destaque!
Vc escreve muito bem, é formada em que? Ou é estudante como eu? Faço MKT.

Abs

Larissa: Psicologia, mas o wordpress é um tanto complicado, a maioria dos temas tem verde, etc e tal … Tanto que ainda não consegui um tema em preto e branco decente, mas valeu a dica! Abraços alvinegros.

Comentário por SPFC

Só não desejaria estar na pele de um torcedor são-paulino …

Pq diz isso? Seu time é um mar de calmaria? É isso ou entendi errado? O seu Presidente tratam vc´s como gado, area Vip no pacaembu com banheiro quimico e vc´s vem falar do SPFC ?

Comentário por SPFC

Faria uma parceria em seu blog com um São Paulino? rsss

Comentário por SPFC

Ou a raiva impediria?

Comentário por SPFC

Se quiser podemos acertar uma coluna semanal, independente. Poderiamos tratar do assunto?!

Comentário por SPFC

Os corinthianos devem usar tvs antigas para assistir a jogos de futebol, para não ver a grama verde.

“Só não desejaria estar na pele de um torcedor são-paulino e me sinto envergonhada pela maneira como agem. Vergonha alheia mesmo.”

É feio generalizar. Mas concordo um pouco com você.

Larissa: Espero que entenda que, nesse caso, seria difícil não generalizar, já que não tratamos de um assunto individual, mas o comentário foi em linhas gerais mesmo. Abraços alvinegros.

Comentário por Giuliano Iannarelli

Larissa, O SPFW sempre foi assim. Começou qdo fundaram o clube em 1935 para fugir de uma dívida que o SP da Floresta tinha com a federação. Quando construiram o Morumbi, venderam a idéia de q era um estádio de toda a cidade, meu pai mesmo conta que eles passavam a sacolinha nos torcedores de outros times ! Daí, quando pretendiam cobrir a gaiola das loucas em 1998 se não me engano, novamente vieram com uma campanha falando assim: toda cidade precisa de um grande estádio e blablabla… Essa é uma vergonha alheia que eu compartilho com vc. Como podem ser tão dissimulados ? Quando precisam o estádio é de todos… Agora com a copa, estão quase certos que vão levar a grana e terreno pra benefício próprio ! Esss safados mentitrosos farão os Paulistanos passarem vergonha em 2014. E anote, perderemos a abertura para um estádio moderno ( BH, Brasília ou RJ). Abraço Corinthiano!

Comentário por Luis Roberto

Concordo com o SPFC! Por que tanta raiva, ou seria inveja como ele disse ?

Uma opinião :

Acho que o respeito tem que ser em primeiro lugar e certas opiniões ” próprias ” não deve ser expostas em público.

“Só não desejaria estar na pele de um torcedor são-paulino e me sinto envergonhada pela maneira como agem. Vergonha alheia mesmo. Quanto a falar, aqui neste blog toda verdade de relevância para o Sport Club Corinthians Paulista é relatada de maneira clara. Abraços alvinegros. ”

Então: como vc não esta na pele de um São-Paulino, não palpite ! E se sente envergonhada, porque comenta ???? Não generalize sua opinião.

Vergonha é querer ser o que não é !!!

Abraços tricolores.

Comentário por São Paulino

Larissa, nao desejaria estar na pele de torcedor sao paulino, eh uma grande verdade.

Vergonha sim. Tenho do das crianças que eles pretendem batizar (kkkkkkkkkkkkkk)

Nenhum garoto com mais de 5 anos, aceita ser chamado de Bambi na escolinha.

Pai que faz isso, eh um sacatrapa.

Faz 20 anos que dizem que vao passar a torcida fiel nos proximos 10 anos.

Na verdade estao em extinçao.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Comentário por ToFicandoRouco

Pelo que eu entendi a vergonha que a Larissa sentiria sendo sãopaulina é por parte da torcida mesmo… que não é tão “fiel”.

(tomando pelo pequeno universo que eu conheço a torcida do são paulo é exigente, e não acomodada… mas isso não vem ao caso)

Se fosse por vergonha da diretoria eu creio que ela já tenha motivos o suficiente torcendo pelo Corinthians.

Comentário por Giuliano Iannarelli

Larrisa, assim como eu não consigo ver “transparência” na atual diretoria Corinthiana, eu não consigo ver boas intenções bambistica. Pra mim o JJ e o MAC são o Pink e Cérebro do futebol e ficam bolando uma forma de serem maiores que o Timão, posso até ter “viajado” um pouco, mas sinceramente acho que meu raciocínio é correto. Com sua licença, reproduzo aqui o comentário que fiz no blog do Citadini:

“Citadini, tem muita gente dizendo que essa ação do JJ é para esvaziar o paulistão. Duvido. Não tem nada a ver com a FPF, pelo contrário ela está até agradecendo a polemica, que está alimentando ainda mais o clássico. Vejamos, a FIFA vistoriou o Morunbi e constatou que o estádio é o que realmente é: Um lixo. Sem estacionamento, cheio de pontos cegos, sem o mínimo conforto, sem esgoto, enfim sem infraestrutura alguma. A grande ameaça aos bambis é o Corinthians, se o Timão ficar com o Pacaembu, torna-se inviável a construção de outro estádio na cidade de São Paulo, seria um tremendo elefante branco. Nesse caso não haveria outra opção a não ser a reforma do bambineira ao custo que fosse. E por que isso força o Corinthians a pegar o Pacaembu? Simples, se amanhã a prefeitura inventar de fazer outra maquiagem no velho estádio, o Corinthians vai jogar aonde? A única solução imediata é ficar com ele e reformar quando puder. 2+2=4.”

PS. Parabéns pelo título, perfeito!

Comentário por David Emmanuel

Larissa, li o texto enquanto estava no trabalho e, até então, não havia nenhum comentário. Deixei o meu para quando chegasse à minha morada e com tempo livre. Mas você já tem 31 comentários. Alguns muito grandes. Por isso, peço desculpas caso eu diga qualquer coisa que já tenham dito.

Algumas de suas idéias estão totalmente de acordo com o que penso. Também sou avesso ao futebol moderno e esta tentativa de europerizar [ou seja lá como queiram chamar] o futebol nacional.
Temo o dia que o estádio será um clube high society, com torcedores bem trajados [muitos sem as cores de seu clube] sentados comportadamente em suas cadeirinhas. Claro, sem demagogia e discurso populista. Mas acredito que o futebol seja um esporte para todas as classes e perfis.
Entretanto, não concordei com alguns de seus argumentos. Sobretudo os ataques ao SPFC.
Há muito que tais ações por parte da referida agremiação fora pauta em mídias especializadas no assunto, como o próprio site do clube, Máquina do Esporte e etc. Por isso, sinto-me espantado com a total falta de informação por parte da imprensa, principalmente comentaristas que afirmam com veemência que “toda essa confusão [que é, sim, uma tempestade num copo d’água] se trata de uma retaliação contra a FPF respingando no Corinthians e sua torcida”.
Sobre a ação ser tomada justamente a partir do clássico spfc x corinthians, sim, não parece normal, mas também não é este bicho de sete cabeças. Afinal, esta confusão toda só está atraindo mais visibilidade ao clássico, fazendo com que a torcida do São Paulo compareça em peso a fim de responder todas as provocações por parte da imprensa e dos corinthianos. Além do mais, promoverá em muito o tal do “espaço visa”.
Mas é fato que isso não nasceu da noite para o dia. E não precisa ser “sãopaulino” para estar antenado a respeito do assunto – torço para o grêmio.

Repito que sou o primeiro a protestar contra o “futebol moderno”, “clubes empresa” e tudo o mais. Todavia, se esta é a realidade, me parece estranho pensar que uma empresa deixaria de tomar ações a fim de alavancar seus lucros caso tais estas mesmas ações viessem a prejudicar o concorrente.
Desrespeito ao classico, às tradições? Ora, mas não é isso mesmo que os pensadores futebol moderno prega e faz?
E não é este mesmo futebol moderno que a imprensa e até parte da torcida corinthiana tanto deseja por parte do Corinthians? Ora, se algum dia o corinthians vier a ter o tão sonhado estádio, seus dirigentes aceitarão dividir este mesmo estádio com seus rivais?
Larissa, não sou juiz, mas, neste caso, a razão não está do seu lado, nem da torcida, nem da diretoria corinthiana.

Enfim…
Seu blog é bacana pr’a caramba moça. Parabéns =]

Comentário por Barsson

A decisão do São Paulo de limitar a carga de ingressos para a torcida corinthiana a apenas 10% do total, para o clássico do próximo domingo, rompe com uma tradição – praticamente, um acordo tácito – de se fazer a venda de ingressos, para jogos dessa espécie, com base na lei da oferta e da procura.

A medida foi particularmente infame por haver sido informada em discurso, proferido pelo pitoresco presidente sãopaulino, carregado de sarcasmo, além de, traiçoeiramente, a apenas poucos dias da realização do clássico contra o Corinthians.

O Morumbi, por décadas a maior fonte de renda do São Paulo, sempre foi, de fato, um estádio de uso comum dos grandes clubes do futebol paulista. Abrigou a grande maioria das partidas decisivas realizadas no estado de São Paulo, nas últimas quatro décadas. Esse foi o motivo pelo qual, nos anos 80, a Federação Paulista de Futebol financiou, a partir de fundo constituído pelas grandes agremiações filiadas (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo), a colocação dos chamados “amortecedores” no Morumbi, para afastar o risco diagnosticado de desabamento. Essa medida é indicadora da socialização na manutenção, e não só no uso, do Morumbi.

O Corinthians, ente mais afrontado pela intempestiva decisão sãopaulina recém anunciada (apesar de ser o menos culpado por ela, de acordo com as justificativas do clube do Morumbi), sempre tratou a construção de um novo estádio próprio como um sonho de consumo, quase como uma extravagância, e não como uma medida fundamental para a sua existência, acomodado que estava pela disponibilidade do Morumbi.

A acomodação corinthiana explica a inação do clube, no que tange a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a despeito do valioso mote que representa a inexistência de um estádio moderno e de grandes dimensões, na maior e mais importante cidade brasileira. O Corinthians vinha aceitando passivamente a discutível candidatura do Morumbi como arena paulista da Copa de 2014, parecendo desprezar a condição que lhe seria reservada de maior beneficiário da necessária construção de um novo estádio.

A imediata e intensa indignação manifestada por dirigentes do Corinthians, e por seus torcedores, em relação às novas diretrizes determinadas pelo São Paulo para o uso do Morumbi, evidencia que quaisquer acordos de cavalheiro, porventura vigentes, deixaram de existir. Inclusive em relação à luta por um novo estádio corinthiano – o que implica na candidatura Morumbi-2014. Configura-se, desta maneira, o caráter politicamente desastroso da decisão sãopaulina, a primeira vista prosaica, de inovar na distribuição dos ingressos para clássicos disputados no Morumbi. Os discursos se radicalizaram em curtíssimo intervalo de tempo, o que torna extremamente difícil um recuo. Aqueles que estudam a história, sabem que é assim que se começam as guerras.

Comentário por Aurélio

lara, vc não acha que anular o voto é pior? não seria melhor votar no menos pior?

outra coisa li no blog do paulinho sobre a entrevista do ronaldo, eu não entendi conheço muitas pessoas que assistiram a entrevista e outra essa obsessão dele contra o MN faz ele desqualificar um jogador do corinthians. alem disso se esta entrevista fosse na globo teria no minimo 35 pontos no ibope

Larissa: Marco, eu não consigo ser hipócrita com as minhas próprias convicções (e é um pensamento bem particular meu, de acordo com a minha visão política) e votar no “menos ruim” (nem sei se existe um), todavia, anular o voto é um risco, pois você pode contribuir para que tudo continue da mesma forma que você abomina, com o candidato que estiver à frente. A decisão pelo voto nulo precisa passar pelo crivo de uma reflexão profunda e coletiva. Gostaria, nesse caso, que a maioria fosse de votos nulos, para representar o tamanho da indignação do corinthiano que tem de ouvir que há democracia, quando na realidade, há uma ditadura velada. Democracia porque os associados podem votar, mas eles são obrigados a escolher um dos três mesmos candidatos de sempre? Das eleições passadas, os velhos nomes do conselho, todos ligados em algum momento à adm. Dualib, etc… Democracia seria se tivéssemos possibilidade real de escolha, renovação. Eu optei pela anulação, mas ainda, caso votasse, refletiria bastante antes da votação, analisaria o ambiente eleitoral, etc… Abraços alvinegros.

Comentário por marco

Salve, salve Lara!!

Ouvi dizer que o jogo entre São Palo x Corinthians, vulgo Majestoso, agora será de uma torcida só…

Pois é, com os 6 mil e poucos ingressos que nos disponibilizaram, o jogo deve mesmo ser da nossa torcida.

São paulino não gosta de ir em estadio de futebol, foi provado cientificamente!!!

Mas é aquilo, agora a gente se vê no Paca!

Abraços

Comentário por Gabriel Paulino da Silva

“Allison:

Inveja, inveja e inveja.

Já esqueceu o seu título de 2005?”

A mídia vende isso pra voces e vocês compram com gosto.

Não esqueci do título, não. Foi ganho jogando futebol. As partidas foram realizadas e nós ganhamos!! Ponto final. Tevez jogou muita bola. Nilmar foi mero coadjuvante. O Inter é um timéco que na final para deles, no ulitmo jogo contra o Coritiba, não deram no couro, afinaram e apanharam feio e ainda tiveram a desfaçatez e a falta de vergonha de comemorar.

Não esqueci desse titulo e lembro com muito orgulho do Tevez, do timaço que tinhamos. Morram de inveja!!!

Você já esqueceu do Madonnão 2008?? Memória curta ein? Já esqueceu daquele gol no ultimo jogo em clamoroso impedimento? Já esqueceu do gol anulado no domingo do coitado do Botinha no domingo passado?

Larissa, bloqueia esses antis. Porque eles não estão com nada!!

Larissa: Marco, se houverem ofensas, bloquearei, mas enquanto estão tentando argumentar, deixa aí… Gosto de responder aos rivais hehehe e o pessoal aqui também gosta, a sua resposta, por exemplo, foi ótima. Abraços alvinegros.

Comentário por Marco

Ahh.. Allison.. vá para o blog do São Paulinho. Lá você encontrará guarida. kkkk kkkk kkkk

Comentário por Marco

Larissa,

você como psicologa poderia me explicar por que alguns são-paulinos vem visitar e comentam em um blog que fala apenas do Corinthians?

As pessoas tem o direito de ler o que quiser,obviamente, mas eu, por exemplo, não entro em blogs de torcedores do São Paulo, Palmeiras, etc.

Comentário por Rafael C

Caro Giuliano Iannarelli, tomando-se base que não foi o clubismo que o levou a afirmar que

“tomando pelo pequeno universo que eu conheço a torcida do são paulo é exigente, e não acomodada… mas isso não vem ao caso”

acho que você ainda não compreendeu seu próprio time. Dizer que a sua torcida não é acomodada definitivamente não corresponde à verdade.

Se você não entendeu nem seu próprio time, por gentileza evite afirmações absurdas sobre o Corinthians, que você não tem a menor idéia do que representa e do que é na realidade.

Comentário por Marco

“Por: Rafael C em Fevereiro 10, 2009
às 9:04 pm

você como psicologa poderia me explicar por que alguns são-paulinos vem visitar e comentam em um blog que fala apenas do Corinthians?

As pessoas tem o direito de ler o que quiser,obviamente, mas eu, por exemplo, não entro em blogs de torcedores do São Paulo, Palmeiras, etc.”

Eles dizem que é porque o post fala sobre o são paulo e blá, blá, blá.

Mas a razão é outra. Eles morrem de inveja do amor, da paixão, que sentimos pelo Corinthians. O Nando Reis, torcedor deles, explicou muito bem isso. Porisso eles precisam vir nos blogs corinthianos. E depois falam que são os invejados. kkk kkkk kkkk kkkk Até nisso tentam nos copiar.

Btw, eu também, nunca entrei em blog são paulino, palmeirense, nem sei se existem. Não me interessa se eles falam mal do Corinthians, se nada falam ou se falam muito. Simplesmente não me interessa.

Comentário por Carlos

Oi Larissa,
antes de + nada, gostaria de parabenizar este blog, representando muito bem a massa corinthiana….
INcrivel como o todo poderoso incomoda nao eh mesmo? torcedores adversarios se dao o trabalho de postar no territorio alheio, eh demais isso…mas deixa pr la…
ref. ao comentario do seu post de hj, tb concordo ke eh realmente um abuso da diretoria saopaulina,praticando esses valores e limitacao ingressos para torcida do corinthians…
Pensamento pequeno tal como presenciamos ano passado contra o sport na copa brasil….
Sem flar que foi beneficiada pela arbitragem no ultimo jogo…mas isso ninguem comenta..
xD

Comentário por DOUGLAS

O tricolor Nando Reis, mostrando que bom senso vai além das paixões clubísticas:

“O Corinthians desperta em sua torcida uma devoção e uma fidelidade ímpares, indiscutíveis. O inverso disso é a antipatia das outras torcidas, mistura de hostilidade e inveja. Grandes paixões não são fáceis de assistir para quem está de fora.”

Se você não for corinthiano, lembre-se que:

1) No dia em que Inter-RS e Gremio-RS unirem-se fraternalmente contra seu time. (a torcida do Gremio teria que vibrar com um gol do Inter lá em Goiás, lembra?!!)

2) No dia em que o conjunto constituido pelos brasileiros que não forem do seu time torcerem, soltarem rojões e vibrarem como nunca pela sua queda.

3) No dia em que um palmeirense preferir a própria derrota a uma vitória do seu time.

Nesse dia você poderá dizer que é invejado. Enquanto esse dia não chega, respeito é bom e nós gostamos. Senão, morra de inveja, amigo.

E olha que nem vou falar da invasão no Maracanã, no Paulistão 1977 (isso mesmo PAULISTÃO 1977 COM MUITO ORGULHO), etc. etc. etc. Porque ai já seria humilhar demais.

Não existe clube no Brasil com tamanha rejeição dos adversários como o Corinthians. O Flamengo nem chega perto. O resto… bem o resto nem merece ser mencionado.

Larissa: Bem lembrado, Carlos. Não esqueça dos melhores momentos: https://larissabeppler.wordpress.com/2008/12/11/de-uns-e-outros/

Abraços alvinegros!

Comentário por Carlos

Menina, você me emocionou. Não conhecia o artigo pois comecei a frequentar o blog recentemente.

Tenho uma filha de 14 anos. Vamos sempre ao Pacaembu nos ultimos 4 anos. Você descreveu perfeitamente o que é ser corinthiano. Somos o que você falou no artigo: minha filha, eu, o povão da arquibancada, você. Todos nós já pensamos aquilo que você disse.

Quando falo que não ligo pra Libertadores. Alguns amigos falam que é porque nós nunca ganhamos. Outros falam que é inveja, etc. etc.

Eu fiquei 23 anos na fila, pô!!! Sem um titulozinho. Será que algumas torcidas ainda existiriam se ficassem a metade deste tempo sem ao menos um título? Sei não…

Agora eu entendo porque no blog do São Paulinho você é tão odiada por alguns psicopatas do teclado.

Não é só ódio não Larissa. Agora entendo que eles sentem uma inveja descomunal. Não só pelo fato de você ser corinthiana. Mas também pelo fato de você ser muito inteligente. E pior para ele – sem fazer média alguma – muito bonita (é que tem gente que não gosta né???).

A propósito de equações. Não fique inibida não minha querida Larissa, pois eles são muito ruins nisso também. Afinal, 6-3-3=0.

Oooopsss… será que algum “anti” vai comentar dizendo que estou com inveja??? he he he

Comentário por Carlos

oi Lara, só gostaria de dizer, q. se depender de mim, a tal “estrutura” numca vai ganhar meu dinheiro, porque naquele panetone eu não entrarei numca, e espero q. o timão só apareça lá como visitante, e jamais pense em lugar aquela “posilga” para jogos, existem bons estadios no interior de sampa.

bjs.
sds. corinthianas!!!

Comentário por Eduardo-Itajai

ei, por onde tu andas, tais em SC ou Sampa.

sds. corinthianas!!!!!!

Comentário por Eduardo-Itajai

Larissa, apesar de ser sãopaulino, de vez enquando frequento blogs de outros times para saber o que está ocorrendo em cada um e etc…

Sem querer te ofender, devo te dizer que seu post está muito mais pautado por algum sentimento que você nutre pelo SPFC do que por motivos racionais.

Vamos aos fatos:
1) Venda casada: A venda casada, no caso exemplificado, não é configurada. Se existe a possibilidade de o torcedor comprar os ingressos de avulsos (independente do preço dos mesmos) não existe a venda casada. Seria a mesma coisa que reclamar daquelas promoções nas quais você compra 3 pastas de dente, por exemplo, e paga 2.
A situação no Morumbi é a seguinte: se você quiser assistir aos jogos no setor visa, pode comprar os três jogos da liberadores e ganhar o jogo do paulista.

2) São Paulo x Botafogo-RP: Você reclamou que a imprensa “esqueceu” de comentar a respeito do gol legal do Botafogo que foi invalidado. Mas você acabou esquecendo de comentar dos dois penaltis que o SPFC sofreu e não foram marcados. Um foi marcado falta fora da área e o outro, apesar de ter sido claríssimo, não foi marcado.

3) Devo lembrar que o setor da qual se referia quando usou o exemplo dos R$50,00 é o setor visa. Esse setor NÃO é o mesmo setor onde ficará a torcida corinthiana. Portanto não existe “comparação de preços”. Essa prática de preços iguais que você cita não é observada nos jogos onde o SPFC é visitante. No Grêmio x SPFC do brasileirão do ano passado, a torcida sãopaulina pagou 2 vezes mais para ficar no setor identico ao da torcida gremista.

4) O SPFC quando vai jogar no Parque Antárctica recebe apenas 10% dos ingressos e a torcida ainda fica (como disse o Marco Aurélio Cunha) de frente para a piscina. Quando vai jogar na Vila Belmiro enxergando só metade do campo. Devo lembrar que essa nova “regra” do SPFC não vale apenas para o Corinthians, mas também para o Palmeiras e para o Santos. Todos os jogos no Morumbi, o visitante terá 10% das entradas.

O Corinthians está mais do que certo em fazer o mesmo. Indo mandar seus jogos no Pacaembu e destinando apenas 10% dos ingressos para o time visitante. Já deveria ser assim a tempos.

Sem ressentimentos, Ok? Estou só comentando, com respeito.

Abraços

Larissa: Também, sem ofensas, meu post foi pautado na atitude lamentável do seu clube. Mas vamos aos fatos:
1 – Ainda estou procurando a informação exata sobre o caso, conforme a matéria feita no Morumbi aponta, seria um caso de venda casada. Resta procurar se existe a possibilidade de comprar só o ingresso “brinde” para o jogo contra o Corinthians, mas como falaram em brinde, não se poderia imaginar que era algo “comprável”, certo?
2 – Eu vi o gol do Botafogo, anulado irregularmente e sequer comentado, não vi pênaltis, todavia, pênalti não é gol, gol é gol.
3 – Eu não usei exemplo de setor a R$50! O valor do pacote para o setor mais barato do Morumbi, conforme apontei no texto, é de R$50 reais para 3 jogos + o brinde. Isso no setor de R$20, como é um pacote para vários, ficou sendo R$50. SE houver a possibilidade de venda “descasada”, ou seja, o torcedor são-paulino for comprar um ingresso só para o confronto com o Timão e pagar R$20 que é o preço do setor, então, o valor cobrado para a torcida do Corinthians deve, necessariamente, ser R$20. Mais do que isso é preço abusivo, situação que só agrava a relação entre os clubes, afinal, romper uma tradição de anos com essa destinação mínima de ingressos já foi, por si só, absurdo. Já tira do futebol o seu brilho… Ou como a própria diretoria corinthiana se pronunciou: “…A Diretoria de Marketing vem batalhando para que prevaleçam os princípios da lógica econômica na sua relação com os outros clubes. Mas estará sempre ao lado da Fiel, repudiando posturas elitistas de dirigentes arrogantes, típicas de times de pequenas torcidas, carentes, talvez, daquilo que abunda no Timão: o apoio irrestrito, a presença maciça da Fiel, em todos os momentos importantes de sua gloriosa História.” Abraços alvinegros!

Comentário por

Sobre o comentário do Carlos deve estar falando do são paulo. Mas, em todo caso, rejeição é inveja? Evidentemente que não. Nenhum palmeirense – e sei muito bem do que falo – tem inveja do Corinthians. Ou será que nenhum corinthiano gostou muito quando caímos pra segundona? Claro, se torcemos contra o rival é inveja – item 3 do comentário -, se o contrário acontece, não… Um publicitário falastrão não brindou com champagne quando perdemos o mundial em que massacramos o Manchester? A tal da fiel não vibrou quando caímos pra segunda divisão? A torcida contra o Corinthians não é inveja – ao menos não de grande parte dos grandes clubes -, mas deve-se à postura arrogante da corintianada… Lembro que o Campeão do Século, o clube com o maior número de grandes jogadores, de glórias e páginas épicas na história do futebol brasileiro, o único que venceu todos os campeonatos nacionais e que nunca venceu um campeonato com um time medíocre é o… essa até corintiano sabe. Apesar da inveja.

Saudações acadêmicas alviverdes

Comentário por Daniel

Sobre paixão, mais uma vez o comentário só pode ser dirigido apenas ao são paulo, posto que a paixão é inerente ao palmeirense… Pode-se ver a cada jogo, nos 16 anos de fila – mais longa do que o clube merecia e sem Rui Rei no final -, quando o Verdão caiu na segunda divisão… Como bem disse um texto da Joven Pan quando da queda em 2002:

“HÁ CERTAS COISAS NA VIDA QUE SÃO ETERNAS.

O AMOR VERDADEIRO É ETERNO.

A AMIZADE SINCERA É ETERNA.

A PAIXÃO POR UM CLUBE É ETERNA.

O PALMEIRAS É ETERNO.

ENGANA-SE QUEM ACHA QUE O PALMEIRAS MORREU.

O PALMEIRAS, QUANDO NASCEU HÁ 88 ANOS, JÁ TINHA VOCAÇÃO PARA A ETERNIDADE.

PARA O PALESTRINO, O PALMEIRAS É O PRÓPRIO ELIXIR DA VIDA.

O VERDE DO PALMEIRAS É PURA FOTOSSÍNTESE, É RADIAÇÃO DE ENERGIA QUE MOVE UMA LEGIÃO DE TORCEDORES.

O VERDE DO PALMEIRAS É A CLOROFILA INDISPENSÁVEL PARA DAR VIDA A ESSA QUÍMICA DE AMOR ENTRE A TORCIDA E O CLUBE.

O PALMEIRAS, É VERDADE, NÃO TEM A MAIOR TORCIDA DO BRASIL, NÃO É A MAIS VIBRANTE NEM TAMPOUCO A MAIS SIMPÁTICA.

MAS O AMOR DO PALMEIRENSE PELO CLUBE, ESSE, SEM DÚVIDA, É O MAIS INTENSO QUE UM TIME PODE TER.

AH, MAS E AS TORCIDAS DE CORINTHIANS, FLAMENGO, SÃO PAULO, VASCO, GALO, GRÊMIO, BAHIA?

ORA, ESSAS TAMBÉM SÃO MARAVILHOSAS, COM SEUS GRITOS, SUAS COREOGRAFIAS, SEUS HINOS E FANATISMO.

O TORCEDOR DO PALMEIRAS, NO ENTANTO, É ÚNICO.

ELE SENTE PELO PALMEIRAS UMA ESPÉCIE DE AMOR DOENTIO, PARANÓICO, POSSESSIVO, ALGO MUITO ALÉM DAS QUATRO PAREDES, OU MELHOR, QUATRO LINHAS…

O TORCEDOR DO PALMEIRAS É COMO AQUELE MARIDO CIUMENTO CAPAZ DE TUDO.

CONTRARIADO, ARREGALA OS OLHOS ESBUGALHADOS, DISPARA A VOZ ROUCA, XINGA E AMEAÇA COMETER BARBARIDADES INDESCRITÍVEIS.

NO ENTANTO, NUNCA ABANDONA O BARCO, AO CONTRÁRIO, QUANDO VÊ O AMOR DE JOELHOS É O PRIMEIRO A ESTENDER A MÃO PARA REERGUÊ-LO.

NO SEU AMOR CEGO, O TORCEDOR DO PALMEIRAS É MOVIDO QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE PELO INSTINTO.

NÃO À TOA, UMA PARCELA DA TORCIDA DO VERDÃO, PARA SALVAR O TIME DA SEGUNDONA, ATÉ ADMITE A VIRADA DE MESA.

O PALMEIRAS É GRANDE DEMAIS, O PALMEIRAS TEM MUITA TRADIÇÃO, O PALMEIRAS CONFUNDE-SE COM A PRÓPRIA HISTÓRIA DO FUTEBOL.

É DENTRO DESSA LÓGICA APAIXONADA E DOS LAÇOS QUASE DE SANGUE QUE UNEM A TORCIDA E O PALMEIRAS, QUE HÁ SE ENTENDER A SÚPLICA DOS PALESTRINOS.

TODAS AS DERROTAS SÃO DOLOROSAS, UMAS MAIS DO QUE AS OUTRAS.

O CHORO DE UM HOMEM, DIANTE DO FRACASSO DO TIME DO CORAÇÃO, É ALGO COMOVENTE.

OS ESTÁDIOS ESTÃO CHEIOS DE TORCEDORES QUE SE ESBUGALHAM EM LÁGRIMAS QUANDO UM TIME É ELIMINADO, PERDE UM TÍTULO, OU PIOR… É REBAIXADO.

QUEM JÁ NÃO PRESENCIOU UM TORCEDOR TAPANDO O ROSTO EM MEIO A SOLUÇOS INCONTROLÁVEIS?

QUEM NUNCA VIU UM TORCEDOR AJOELHAR NA ARQUIBANCADA, E, EM TRANSE, DEBRUÇAR A CABEÇA NO CONCRETO ?

SÃO CENAS COMUNS A CORINTIANOS, SÃO-PAULINOS, SANTISTAS, FLAMENGUISTAS, COLORADOS, CRUZEIRENSES E TANTOS OUTROS.

HÁ UM RETRATO, NO ENTANTO, QUE SÓ PODERIA SER PROTAGONIZADO POR UM PALMEIRENSE.

AO ASSISTIR A DERROTA DO PALMEIRAS NA FINAL DO MUNDIAL INTERCLUBES EM 99, UM PALMEIRENSE VESTIA UM TERNO IMPECÁVEL.

CONSOLIDADA A VITÓRIA DO MANCHESTER POR 1 A 0, O HOMENZARRÃO PUXOU A GRAVATA E A USOU COMO TOALHA TENTANDO ENXUGAR AS LÁGRIMAS INCESSANTES.

TAL DRAMATICIDADE NÃO SE VÊ NEM MESMO NA ÓPERA LA BOHÈME, DE GIACOMO PUCCINI.

OUTRO TORCEDOR TEVE A MAIS ESPANTOSA DAS REAÇÕES DIANTE DO REBAIXAMENTO DO PALMEIRAS.

ADOTOU UM SILÊNCIO SEPULCRAL, COMO SE ESTIVESSE REVESTIDO POR UMA BLINDAGEM AUDITIVA.

FOI ALVO DE TODAS AS PROVOCAÇÕES, FIZERAM-LHE TODAS AS PILHÉRIAS, FOI VÍTIMA DE RISOS CHEIOS DE DENTES.

MAS NADA… NÃO DISSE UMA ÚNICA PALAVRA, PERMANECEU ABSORTO, COMO SE ESTIVESSE EMPALHADO NUMA SALA DE TROFÉUS.

AGORA QUE O PALMEIRAS CAIU PARA A SEGUNDA DIVISÃO, ERA DE SE IMAGINAR QUE A TORCIDA TAMBÉM FOSSE PARA O BURACO – ESCONDENDO-SE COMO UM AVESTRUZ.

MAS NÃO, O PALMEIRENSE RENOVOU SEU AMOR PELO CLUBE E MAIS DO QUE NUNCA PROMETE APOIO IRRESTRITO.

PARA O TORCEDOR DO PALMEIRAS, NÃO EXISTE FRONTEIRA CAPAZ DE SEPARÁ-LO DO TIME – NEM MESMO A SEGUNDA DIVISÃO”.

Nada mais. E precisa?

Abraços esmeraldinos

Comentário por Daniel

“Caro Giuliano Iannarelli, tomando-se base que não foi o clubismo que o levou a afirmar que

“tomando pelo pequeno universo que eu conheço a torcida do são paulo é exigente, e não acomodada… mas isso não vem ao caso”

acho que você ainda não compreendeu seu próprio time. Dizer que a sua torcida não é acomodada definitivamente não corresponde à verdade.

Se você não entendeu nem seu próprio time, por gentileza evite afirmações absurdas sobre o Corinthians, que você não tem a menor idéia do que representa e do que é na realidade.”

Marco, como eu disse: “tomando pelo meu pequeno universo”… não posso responder pela torcida inteira. Tenho muitos amigos são-paulinos que vão ao estádio em todos os jogos e muitos que não vão. Assim como tenho muitos amigos que só vão quando o time está bem (não vejo problema nenhum nisso inclusive… pois eu não gosto de ir no estádio e ver um time apático em campo).

Assim como tenho muitos amigos corinthianos que nunca foram a um estádio de futebol…

É uma impressão superficial, mas ao que me parece a torcida do São Paulo é mais razão e a do Corinthians mais emoção.

Além disso acho que a questão localização acaba influenciando também. Não quero dizer que se o São Paulo mandasse alguns jogos no Pacaembu o público seria igual ao dos jogos do Corinthians, mas certamente o público em um jogo sem importância no meio de semana seria bem maior que no Morumbi. Vamos ver se com a linha amarela pronta as coisas mudam…

Eu não vejo problema de torcedores comentarem em blogs que falam de outros times, desde que haja respeito e humildade de ambas as partes.

Comentário por Giuliano

Bambizada e porcada entram no blog da Larissa, chamado “Corinthians: Preto no Branco”, comentam, e querem falar que não sentem inveja…
Então , tá bom. Já que eles não querem ser chamados de invejosos, vamos chamar eles de PAGAPAU.

Comentário por Gabriel

Aos Hexas, a nossa sincera homenagem:

Comentário por ToFicandoRouco

Gabriel, comentar em um blog de outro clube não significa inveja. Pelo visto você não leu ou não entendeu o que eu falei. E melhor ser chamado injustamente de “porco” por ser italiano, uma ofensa que começou com vocês nos anos 60, do que ser imbecil.

Ave, Palestra!
Avante, Academia!

Comentário por Daniel

Um unico comentario

o Morumbi é de quem?
O SP faz o que bem entender na sua casa (logicamente respeitando a Lei) e não deve justificativa nenhuma a Presidente e tampouco torcedor e jornalistas corinthiano.

É a mesma coisa de seu vizinho entrar na sua casa abrir a geladeira e querer dormir na sua cama, com certeza ninguem iria gostar, não é ou eu estou errado

Vcs deveriam no lugar de xingar o SP, protestar contra seus dirigentes que sempre iludem vcs com a historia de estadio e libertadores (e que agora se pintam de herois defendendo vossos interesses) e que não estão nem ai, pois o lugarzinho dele ja esta reservado

Um cara ai falo que o Sp não é rival do Corinthians, concordo para um time ser rival do outro tem que se igualar em história e titulos, e isso no momento não é possivel, vcs deveriam se preocupar com o Palmeiras, este sim é o seu verdadeiro rival.

Abraços

Comentário por Paulo

Larissa, não é venda casada.

Não precisa de nenhuma investigação “FBIstica” para chegar a essa conclusão.

Comentário por Giuliano Iannarelli

Ridiculo a atitudes desses diretores do time declamado como mais organizado,mais isso ,mais aquilo,só vejo como time com maior poder nos bastidores,nunca vi tanto apito amigo e pior nada sai na imprensa,nunca falam nada,muito estranho isso né?

Comentário por Roger

Larissa, espero que você já tenha concluido a sua pesquisa e chegado a conclusão de que a venda de ingressos do SPFC não se trata de venda casada.

Acredito que você, que por muitas vezes se mostra bem cética com relação à postura adotada pela diretoria do Cortinthians, dessa vez caiu no populismo barato dos dirigentes de futebol (não só do Corinthians, de todos). Está cada vez mais claro que com a proximidade das eleições corinthianas, a atual diretoria precisa desviar o foco dos eleitores para outros pontos que não a análise da administração do sr. Andrés Sanches e sua equipe.

Depois de muitos escandalos (R$ 17 milhões que desaparecem, Palmeirinha, parcerias não confiáveis, camisetas POA textil entre outros), tudo que o sr. Sanches NÂO quer é que alguém vote baseado na razão. Então ele convoca o ufanismo corinthiano, através de uma carta mal escrita divulgada no site do time, contra o SPFC.

Não estou dizendo que a diretoria sãopaulina não cometa erros, nem que os dirigentes sãopaulinos não tem problemas. Mas como a diretoria do SCCP está às portas de uma nova eleição estão desviando as atenções para problemas secundários.

Como se toda essa situação não fosse o suficiente, temos ainda programas de televisão que na busca de uma confusão que gere mais audiencia, de uma notícia bombástica incitam discuções despropositadas entre dirigentes que se prezam a ir expor seus argumentos de forma patética (tanto os diretores do SPFC quanto os do SCCP).

Tirar o foco do jogo, da atuação dos jogadores e técnicos e das eleições corinthianas, transferindo essa tensão para a torcida é de uma irresponsabilidade enorme. Essa decisão já foi tomada, espero que o corinthians, quando mande seus jogos no Pacaembu, faça o mesmo.

Saudações tricolores.

Comentário por




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: