Corinthians: Preto no Branco


Joguinho e a Era Mano Menezes
março 16, 2009, 3:12 am
Filed under: Uncategorized
Mano 'Willis' em Duro de Atacar

Mano 'Willis' em Duro de Atacar

Neste domingo, no Bruno José Daniel, Santo André e Corinthians protagonizaram um empate sem gols digno de um minuto de silêncio.

O único destaque positivo da partida – e a ressalva é por justiça, já que não se trata de um grande jogador – foi a atuação de Dentinho. Isto não o torna o craque que muitos tentam emplacar,  mas hoje não há motivo para critica-lo, afinal, o camisa 31 poderia até ter marcado o único gol da partida se o árbitro Wilson Luiz Seneme não tivesse anulado o lance por julgar que o atacante levou as mãos à bola. Uma interpretação um tanto falha, posto que o lance foi de bola na mão, sem qualquer intenção por parte do atleta.

Os destaques negativos são vários, mas vale ressaltar, especialmente, a falta de um padrão na equipe alvinegra que teve a maior pré-temporada dentre os adversários que disputam o campeonato.

Por atribuir a responsabilidade das péssimas atuações do time, mesmo quando venceu por meio de jogadas individuais,  ao treinador, a análise de hoje não trata da partida em si, posto que essa dispensa comentários. É, portanto, sobre a problemática campanha “vitoriosa” de alguém que é muito blindado pela mídia, e que costuma se salvar das críticas através dos gols oriundos de lances individuais ou das falhas adversárias, mas a quem os números não blindam, pelo contrário, evidenciam a sua real condição. Segue:

Confrontos contra times integrantes da série A do futebol brasileiro durante as temporadas em questão na era Mano Menezes:

2008

Empate contra o São Paulo
Vitória contra a Portuguesa
Derrota contra o Palmeiras
Derrota contra o Santos
Derrota contra o Goiás
Vitória contra o Goiás
Derrota contra o Botafogo
Vitória contra o Botafogo
Vitória contra o Sport
Derrota contra o Sport

Aproveitamento de 43% em 2008.

2009

Empate contra o Barueri
Empate contra o São Paulo
Empate contra o Palmeiras
Empate contra o Santo André

Aproveitamento de 33% até o momento, em 2009.

4 vitórias
5 empates
5 derrotas

40% de aproveitamento geral em confrontos contra times de série A.

Como se pode inferir, vitória é o resultado menos comum contra times da elite.

Bastante preocupante, uma vez que este ano a meta não é a Série B.

E antes que se julgue os números apontados, antes que se desvie o foco – atividade da moda – para o fato de Barueri ser considerado time de elite, etc… vale lembrar que a análise é contra equipes integrantes da Série A nas temporadas em questão. Mas a pior constatação é justamente essa: não é necessário serem grandes times da Série A para complicar.


16 Comentários so far
Deixe um comentário

aqui vai mais um dado alarmante que mostra bem como o Corinthians do Mano se comporta sempre que enfrenta times mais ajeitadinhos:

Dos 8 primeiros colocados no Paulistão até aqui…

Palmeiras
CORINTHIANS
São Paulo
Santos
Portuguesa
Santo André
Barueri
Ponte Preta

Um somos nós mesmos ali em segundo, contra Santos e Ponte Preta ainda não jogamos…

Já contra os outros 5, jogamos e não vencemos.

A questão vai muito além de um retrospecto ruim contra times de serie A, com o Mano no comando, simplesmente ganhar de times melhorzinhos é um feito pra lá de raro.

.

Comentário por Paulo (Shadow)

A coisa tá feia, muito feia. O Mano não vai dar conta no Brasileirão, não.

Comentário por jeff

Quando eu falei que vocês deveriam ter muita calma, porque muita coisa ainda estava pra acontecer, fui taxado de ciumento. Neste domingo em S.André, vimos um time beirando ao medíocre e uma certeza inquestionável : O Corinthians virou refém do Ronaldo.

Comentário por SANGUE VERRDE

Prefiro ver o copo meio cheio, ate o presente momento.

Comentário por TFR

Oi Lara Lindona,

Concordo com a análise do Shadow, fazendo somente uma ressalva que para formação de opinião o ano de 2008 deve ser descartado, uma vez que neste ano nossos confrontos contra equipes de séria A foram drasticamente reduzidos por razões óbvias.
Mas o que realmente importa é que nosso técnico não está sabendo armar a equipe e no meu humilde modo de enxergar as coisas jogadores como Douglas e boquita estão sendo queimados, o primeiro por não estar nada bem fisicamente devido a uma contusão do púbis que literalmente fudeu com sua pré-temporada, nesse ponto nosso “comandante não teve o bom sendo de tirá-lo do time para se recuperar fisicamente, e nas semi-finais retornar à equipe em condições de apresentar o bom futebol do ano passado, pois jogar bola não se esquece, o fato é que para jogar em alto nível o condicionamento físco tem que estar lá em cima. Já com o Boquita, a torcida não está tendo a oportunidade de vê-lo jogar em sua verdadeira posição e aí fica difícil avaliá-lo com correção. Assim acho que corremos o risco de queimar o muleque à toa.
Agora finalizando, tem um fato que me deixa mais preocupado do que a continuidade do mano. É quem poderemos colocar no lugar dele hoje, pois todos os bons técnicos estão empregados.

Comentário por william.caridade

Será que o problema é só o Mano? E o elenco? Perdi a paciência com o Douglas. O Felipe sempre entrega em jogos importantes. Souza é uma piada. William está péssimo… Precisamos de reforços. Urgente!

Comentário por David

Se o time jogar assim e for campeão no final nem precisa ganhar clássicos.
Vocês reclamam demais, até parece que esse time do Corinthians é uma máquina de jogar bola, quem olha os comentários por aqui pensa que estamos falando da “Laranja Mecânica de 74”, que no final jogol bonito, atacou e ficou em 2º lugar na Copa do Mundo.
Já dise, e afirmo, se o Timão jogar feio e for campeão não me importo, mas se jogar bonito e perder, você virão aqui e descerão a lenha em quem for.
Parem de pegar no pé do Cara, ele está trabalhando e o time está em 2º lugar, virtualmente classificado.

Comentário por edgar

Não sou nenhum fã do Mano Meneses, mas acho que ele não tem a exclusividade pela culpa por esses resultados.

Todos sabemos que o time só começou a apresentar rendimento satisfatório a partir do segundo semestre do ano passado. Isso por conta de péssimas contratações, com os cumprimentos do Sr. Antonio Carlos e do Mano Maneses também.

Com a entrada do Douglas e do Morais o time melhorou um pouco mais, mas precisava de reforços para enfrentar os clubes grandes este ano. E o que fizeram?

O Herrera era o quase-gol que foi artilheiro do Corinthians junto com o Dentinho na A2 e vice-artilheiro do time na temporada passada. Lembrando que o Herrera era preterido no primeiro semestre do ano passado ao Finazzi e ao Acosta. Mesmo quando não fazia gols era bastante produtivo (na minha visão) porque marcava bem a saída de bola, facilitando o trabalho do meio-campo; armava e desarmava. Mas o Corinthians precisava de alguém com mais qualidade para este ano(o Herrera seria uma ótima opção no banco ou peça de reposição). Liedson, Brandão, Kléber? Nada disso. O nome certo era Souza. Mas quem tem Souza não precisa de Herrera. Vaza!

O time precisava de um volante com mais qualidade (o Corinthians está sempre precisando de volantes de qualidade). Receita: sai Perdigão (argh), entra Túlio (argh).

A única contratação proveitosa foi a do Jorge Henrique, isentando-me de um parecer sobre o Jean, que ainda não teve participação suficiente. O Escudero é boa opção (acho eu) a depender do jogo. E o Ronaldo é o Ronaldo. É uma análise à parte. Mesmo assim, o Jorge Henrique está apresentando um futebol bem aquém daquele que ele apresentava no Botafogo.

E os jogadores que foram mantidos? Os únicos que tinham um quê de craque estão muito longe do desempenho do ano passado. O Douglas teve uma queda de rendimento brusca e o Moraes está esquentando banco. O Dentinho está melhorando mas ainda não chegou ao patamar do ano passado. O André Santos é turista. De vez em quando aparece para jogar. Os que mantiveram o rendimento ou melhoraram são os da defesa e o Elias. O restante piorou.

Pra completar os jogadores voltaram de Itu como Zumbis e com canela de vidro. Não sei o que houve na preparação.

Em suma, o grupo está pior que o do ano passado e eu acho que não é culpa exclusiva do Mano Meneses. Com esse monte de contusões o Corinthians já jogou forçadamente este ano com diversas formações e de todos os jeitos possíveis. E mesmo estando em segundo lugar no campeonato está longe de alcançar o rendimento que tinha no fim do ano passado. Por isso acho que com o time e os jogadores do jeito que estão nada mudará. O único jogo que eu vi o Corinthians jogar foi o amistoso.

Domingo que vem o Corinthians joga contra o Santos. O tal do Neymar, que talvez não seja aquilo que a imprensa esportiva remunerada quer que seja, é um jogador habilidoso e que se movimenta bem. E tem o Kléber Pereira também. O que o Mano deve fazer? Jogar com três zagueiros. Agora ele fará isso porque é retranqueiro ou porque o time não está inspirando confiança?

E há de se ver também se não há algo nos bastidores que não deveria, mas pode estar exercendo alguma influência. Já estamos na metade de março e o balancete de dezembro de 2008 ainda não foi divulgado, menos ainda o balanço anual.

Comentário por Luís Carlos

Olá Querida Larinha,

Seus textos são sempre a melhor forma de sentir-te mais perto, e como sempre, muito bem escritos.
Confesso que não compartilhava muito dessa idéia do Mano, mas estou começando a mudar… porém, acho péssimo uma demissão ‘sem justa causa’, se me entende. É uma pena, pois sempre achei que o Timão precisasse de alguém sereno, de grupo, e tudo mais, além de defender os trabalhos a longo prazo.
Pra finalizar: você continua encantadora, como sempre.

Atenciosamente seu,

Barão Sengir

Comentário por Barão Sengir

Calma Larissa !
O time está sem falta de padrão é verdade, mas temos que falar uma coisa também, o Douglas está lamentavel !
E olha que eu gosto do futebol dele…
O Morais está machucado,ou seja na minha opinião são os dois caras que fazem o jogo fluir.
Volto a dizer que o time está sem padrão, mas acho um EXAGERO querer a cabeça do Mano Menezes, temos que dar tempo ao tempo, fazermos uma autocritica e não cornetar tanto, sabemos que o campeonato paulista é só uma preparação para o resto do ano, o que importa é a COPA DO BRASIL E O BRASILEIRO, e creio que até lá teremos uma melhor visão do que o time será capaz. Por enquanto é ter paciencia, que a formação ideal do TIMÃO não entrou em campo ainda. CALMA LARISSA !

Comentário por Josué de Santa Barbara Filho

oi lara, eu não vou aqui analisar o jogo, vou escrever como torcedor apaixonado, que esta se sentindo traido pelo time por causa de seu péssimo futebol, eu sei q. o mano menezes, não esta conseguindo colocar os mesmos jogadores em campo por dois jogoss seguidos por diversas razões, q. aqui não irei entrar em detalhes, o que assisti ontem foi um amontuado de caras q. combinaram fazer um churrasco e depois bater um bolinha, porque é inadmissivel presenciar um futebol de tão baixo nivel, dizem que quem aprende a andar de bicicleta, numca esquece, sera? porque ontem eu vi muitos jogadores que simplismente esqueceram como se joga e não é de hoje, acedito q. o timão seja o time q. mais passes errados (entre os grandes)tenha no campeonato, onde esta a habilidade individual? tu sendo corinthiana “incurável e fiel” que nem eu, deve estar percebendo o quanto me dói falar mau do meu time, mas como a gente é “incurável” vamos continuar torcendo pelo time do povo.

sds.

ps. o ponto de encontro da fiel em balneario camboriu é a lanchonete tropical, é quase no fim da avenida brasil, aparece lá.

Comentário por Eduardo-Itajai

Como diria FHC: ”assim não pode, assim não dá”.

Alguma coisa, extracampo, está atrapalhando a equipe dentro dele. eu já imagino o que é, mas vou ter cautela em expor minha opinião, vou esperar o jogo contra o Santos para confirmar se o que penso condiz com a realidade. abraços alvinegros e Vai Corinthians!!!!

Comentário por Toel

Acho que uma coisa o Mano acabou acertando que foi colocar dois volantes de marcação(pena que ele só fez isso forçado pela contusão de Elias). Com o André Santos jogando como o Sorin jogava no Cruzeiro é essencial ter dois volantes marcadores, sendo que o Elias faria o terceiro homem do meio de campo chegando mais a frente mais próximo da aérea do adversário. Minha escalação do Corinthians hoje seria: Felipe, Alessandro, Willian, Chicão, André Santos, Fabinho, Cristian, Elias, Boquita, Dentinho e Gordo(Otacilio Neto). O Douglas tem que descansar um pouco, fazer meditação, retiro espiritual, pra ver se ele descobre onde foi que ele deixou o futebol dele. Depois disso volta a ser titular. O Morais pode devolver para o Vasco.

Comentário por Andrey Santos

Se o Douglas não está rendendo, e se é por causa do contusão, que ele fique de fora uns jogos e se recupere.

Mas realmente, não é isso que parece, ele precisa é mudar sua atitude durante o jogo. Quando está com a bola ele tem que ser mais rápido e distribuir o jogo, passando a bola e se apresentando á frente para tabelar.

Não espero que ele ajude na marcação, sinceramente. Jogadores como ele, com toque de bola refinado e diferenciados, ,tem que se preocupar somente em construir jogadas e finalizar.

Mas em compensação se espera muito empenho e qualidade com a bola nos pés, e nisso ele tem falhado, realmente.

Abraços,

Freeman.

Comentário por José Freeman Junior

Perfeita análise.

Esses são os fatos. As pessoas tentam de todas as formas negar a situação do time, protegendo Mano e jogando a culpa em determinados jogadores, mas a verdade é que se certas peças não rendem, a culpa é toda do Mano, e se o time não tem padrão tático, não há outra pessoa a quem se possa imputar culpa.

Não há jogadas ensaiadas, não temos batedores definidos pras faltas (como vimos na falta que o André mandou pro espaço contra o Palmeiras, em lance que era claramente pro Chicão), não verificamos um sistema eficiente de posicionamento defensivo em bolas paradas (como vimos contra o São Caetano) nem um sistema de cobertura satisfatório.

O Mano depende da boa fase de seus jogadores, e de muito esforço e susperação deles, que acabam fazendo a diferença sem a mínima ajuda do treinador.

Abraço, Lara.

Comentário por Anderson Girotto

Simbolica a imagem do Bruce Willys. O Mano eh duro de matar?. Desejo oculto?
Fui!!! fiquei deprimido com tamanho odio.

Comentário por TFR




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: