Corinthians: Preto no Branco


Derrubando Mitos
abril 25, 2009, 5:29 pm
Filed under: Uncategorized

corxsan

Não é brincadeira o que se lê de informação falsa, incompleta e/ou injusta sobre o mini-clássico, que só se tornou um clássico de verdade com Pelé, entre Corinthians e Santos nos últimos dias pela mídia afora.

.

Disseram que o Corinthians nunca venceu uma decisão contra o Santos, o que é mentira, e quem desmentiu também esqueceu de uma parte interessante da história. Juca Kfouri, em seu blog, escreveu um texto sobre as finais entre os dois clubes, mas apontou que o Corinthians havia ganho apenas em 1930, enquanto o Santos teria vencido o Todo Poderoso em 1935, 1984 e 2002.

.

Acontece, mas ninguém lembra de comentar, que o Campeonato Paulista de 1984 não era mata-mata, o que significa que não houve final, então, por pontos corridos Corinthians e Santos se enfrentaram duas vezes naquele ano. A primeira partida, realizada no Morumbi em 16/09/1984, terminou empatada em 0 a 0, já vitória por 1 a 0 que sagrou o Santos campeão calhou de ser contra o Corinthians, mas pelo formato do Paulistão seria contra qualquer outro, deu-se no mesmo estádio, no dia 02/12/1984 e com arbitragem vergonhosa de José de Assis Aragão. Se vale contabilizar campeonatos de pontos corridos para um, vale ressaltar também que, no mesmo modelo de competição, o Corinthians foi bicampeão paulista tendo o Peixe como vice em 1928 e 1929.

.

Somente trinta e um anos depois do confronto – por pontos corridos – vencido pelo Santos no ano de 1935, em 1966, os dois clubes voltaram a se enfrentar, mas pelo Torneio Rio-São Paulo e ambos levaram a taça, aliás, Corinthians, Santos, Vasco e Botafogo foram campeões naquele ano de alvinegros que terminaram, todos, empatados na tabela de classificação. Era ano de Copa do mundo e faltava espaço na agenda para a realização de um quadrangular decisivo, então, os dirigentes repartiram o título de 1966 entre os quatro melhores.

.

Nos anos de 1998 e 2001, o Timão voltou a vencer o Santos por confronto direto em disputa mata-mata, ambos em semifinais. No Brasileirão de 98, a primeira partida na Vila Belmiro deu a vitória, por 2 a 1, ao time da casa, mas no Pacaembu o Corinthians fez 2 a 0 e o terceiro jogo, também no Pacaembu, já que o Timão tinha a vantagem de jogar pelo empate e  mando de campo, terminou empatada em 1 a 1, levou o Corinthians às finais contra o Cruzeiro e ao bicampeonato nacional. Já em 2001, pelo Paulistão, como esquecer do gol redentor de Ricardinho aos 48 minutos do segundo tempo? Pois é, deu Timão novamente, 2 a 1, e otime do Parque São Jorge faturaria o seu 24° campeonato estadual na final contra o Botafogo de Ribeirão Preto.

.

Só no ano de 2002, este bem lembrado na mídia, o Santos voltou a vencer o Corinthians pelos placares de 2 a 0, na primeira partida, e 3 a 2 no confronto final.

.

Dizem que o Corinthians nunca venceu ou que venceu menos, falam do tabu na Era Pelé, mas esquecem de comentar que o retrospecto geral é favorável ao Timão. Foram 290 jogos com 117 vitórias corinthianas, 82 empates e 92 derrotas. O freguês da Baixada Santista também é o time que mais sofreu gols do alvinegro paulista, nada menos que 536. Algumas goleadas foram históricas como o 11 a 0 em 1920 e o recente 7 a 1 em 2005.

.

Outro confronto entre os alvinegros, onde o Timão saiu vencedor, que foi varrido da mídia e esquecido por todos é a Copa Bandeirantes. Um torneio secundário, é verdade, mas quem duvida que se a vitória fosse do adversário seria lembrado? Enfim, vamos aos fatos, foi um campeonato realizado com os melhores times do Paulistão de 1994, onde o campeão teria direito a disputar a Copa do Brasil. Participaram da competição Corinthians, Novorizontino, São Paulo, Araçatuba, Santos, América, Palmeiras e Nacional. Nas finais deu Corinthians e Santos, sendo que o Timão faturou o troféu ao vencer o primeiro jogo por 6 a 3 e empatar em 1 a 1 a partida decisiva, com gol de Gralak e tudo…

.

Retrospecto não ganha jogo, é verdade, mas antes que se diga qualquer bobagem sobre o Corinthians é melhor que se consulte os fatos. Nunca foi fácil vencer o Todo Poderoso Timão, como também não será desta vez, portanto, prepare-se quem puder!


14 Comentários so far
Deixe um comentário

BAMBI TORCE P/ SARDINHA ; P/ FIEL : “PEIXE É BOM SE FOR ‘FRESCO'”. A IMPRENSINHA COR-DE-ROSA NÃO SABE FAZER ESTATISTICA. MAS , ATENÇÃO : ++CAMPEONATO BRAILEIRO++
1- BAMBIS SÃO O MAIOR FREGUES DO FUTEBOL BRASILEIRO- 1973 A 2000-26 ANOS E 9 MESES
2- NESSE PERÍODO , OS BAMBIS SÓ GANHARAM UMA VEZ DO CORINTHIANS NO MORUMBI. NA REALIDADE ENTRE 1972 A 2002 – 30 ANOS , SÓ GANHARAM 4 VEZES DO TIMÃO , EM QQ ESTÁDIO..
3- ESTA FREGUESIA “DUPLA” P/ ARQUI-RIVAIS É INÉDITA NO FUTEBOL MUNDIAL. VEJAM BEM: “30 ANOS NÃO SÃO 30 DIAS” (NELSON RODRIGUES )
P/ CONFIRMAR : VEJA…SITE:GLOBOESPORTE/FUTPEDIA…P/FACILITAR A ANÁLISE, NA RELAÇÃO DOS RESULTADOS DOS JOGOS CLIQUE NO ICONE ‘DATA’… E, SE QUISER POR LOCAL, CLIQUE ICONE ‘ESTÁDIO’.
A IMPRENSA COR-DE-ROSA FOGE DESTA INFORMAÇÃO COMO DIABO FOGE DA CRUZ. CONFIRMEM A INFORMAÇÃO E VAMOS DIVULGAR P/ DERRUBAR DE VEZ A SOBERBA BAMBI.
SAUDAÇÕES CORINTHIANAS !!!

Larissa: Hehehe… Fique tranquilo, os bambis já foram! 😉 Saudações corinthianas.

Comentário por AKIKEM MANDA ÉNOIS --KAMIKA

O que dizem sobre essa polemica é referente jogos de finais de campeonato, mas falar o que com tantos dados apresentados por tí, mas de uma coisa tenho certeza, tabú foi feito pra ser quebrado e depois se caso o troféu ficar nas mão do Corinthians aoi vai ter um monte de gente lembrando desses jogos.

Grande Abraço Larissa

Vai Corinthians!!!!!!!

Larissa: Sim, Toel, é sobre finais, mas aí eles apontam que o Santos venceu em 35 e em 84, sendo que ambos foram por pontos corridos e falam que o Timão venceu apenas em 1930 e esquecem de falar de 1928 e 1929. Se vale pontos corridos para um, vale para o outro também. Esquecem de falar na Copa Bandeirantes também. Competição é competição e se a análise é histórica, não podem faltar dados de como as coisas realmente eram na época. 😉 Abraços alvinegros.

Comentário por Toel

Alem de parcial, a midia anti eh desinformada….quando interessa.

Larissa: Memória seletiva, sabe como é? 😉 Abraços alvinegros.

Comentário por Thiago Ferreira

É bom lembrar que em 1997 o Paulistão foi decidido em um quadrangular entre Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos, que jogaram entre si. O Corinthians então bateu o Santos por 4 a 3.

Comentário por David

Sempre ouvi dizer que peixe morre pela boca …

Comentário por Luís Carlos

É bom lembrar que em 1997 o Paulistão foi decidido em um quadrangular entre Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos, que jogaram entre sí. O Corinthians então bateu o Santos por 4 a 3.

Comentário por David Abril 25, 2009 @ 8:12 pm

O comentário deo David é totalmente pertinente, e acrescento:

1988, as semifinais do Paulista foram disputadas em quadrangulares envolvendo 4 times, justamente os 4 grandes , e o Corinthians se classificou vencendo o Santos na última rodada dessa fase, sendo campeão contra o Guaraní, que venceu a chave dos 4 times do interior.

1987, Campeonato Paulista, semifinais , Corinthians 5 x 1 no primeiro jogo e 0 X 0 no segundo.

Outro detalhe, no livro Almanaque do Timão, de Celso Dario Unzelte, pode-se verificar que o Tabu entre Santos e Corinthians foi apenas pelo Campeonato Paulista, pois o Corinthians venceu o Santos pelo Rio São Paulo pelo menos 3 vezes.

E houve um tabu sem vitórias do Santos, de 76 a 83, em que não perdemos pra eles em nenhum torneio , campeonato ou amistoso entre 1976 e 1983, de durou 22 jogos.

Na prática , entre 84 e 2002, o Santos só saiu vencedor em jogos que valiam 3 pontos, pois em todas as disputas decisivas tais como Semi-finais, finais e quadrangulares deu Corinthians.

Enfim, a verdade está lá fora…

Abraços,

Freeman (Zé Favela).

Comentário por José Freeman Junior

Mito derrubado. E o Timao jogou do jeitinho que tem que jogar, e que sempre jogou.
Lembro que, se por acaso o Santos tivesse marcado primeiro, o Timao iria pra cima buscar, porque tem essa capacidade, e sempre teve.
Estou feliz demais, e o terceiro gol, o Ronaldo me surpreendeu, eu nem acreditei na simplicidade e eficencia do fenomeno, que muitos, mas muitos mesmo, chamaram de ex-atleta, contrataçao para eleiçao, para vender camisa, e depois de tudo, ainda fazerem campanha para os zagueiros quebrarem, maldosamente.
Mas como eu sou daqueles que sempre acreditou, estou muito feliz, mas muito mesmo.

Comentário por Thiago Ferreira

Larissa, houve uma época em que o Campeonato Paulista tinha primeiro e segundo turnos, em 1978 o Corinthians venceu o Santos com um gol se não me engano de Palhinha, campeão na ocasião do primeiro turno…depois a equipe entrou em ecstase profundo, e relaxou, e no segundo turno sequer se classificou para as finais!

Comentário por Fábio Queiroz

MARCELINHO CARIOCA…..GOL DE PLACA,…
FIEL-NÔMENO…..GOL DE PLACA….A VILA TÁ PARECENDO DETRAN…SÓ EMPLACA

Comentário por AKIKEM MANDA ÉNOIS KAMIKA

Mais um Freguês voltou: 118 a 91 !

Comentário por carlos

O Corinthians ainda não é o campeão paulista de 2009, apesar da vantagem de poder perder a finalíssima, no próximo domingo, por até 2 gols de diferença e mesmo assim levantar a taça.

Não se pode afirmar, de modo indiscutível, que o Corinthians é o melhor time do Brasil hoje, apesar de estar próximo de conquistar (ainda invicto) o campeonato estadual mais difícil do país, e de ser a única equipe brasileira sem saber o que é derrota em 2009.

Hoje, o que se sabe é que o Corinthians não é o “time de segunda”, que “ainda precisa ser provado”, como tanta gente com má-vontade insistia em desdenhar.

Para quem acompanhou com atenção a equipe do Corinthians que ganhou a Série B do Brasileirão em 2008 de ponta a ponta, com tranqüilidade e altivez, ficou claro que o grupo era bom e que o técnico Mano Menezes fazia um grande trabalho.

Os corinthianos estão acostumados com o despeito e a inveja alheios. Todos os feitos, conquistas e virtudes corinthianas são sempre contestados, desdenhados ou ignorados.

Por isso é sempre bom ressaltar alguns fatos:

– O Corinthians já conquistou neste ano duas taças: a da Copa São Paulo de Juniores e a Taça dos Invictos.

– O Corinthians está invicto há 25 partidas, e é a única equipe que não perdeu no Brasil em 2009.

– O Corinthians possui o maior patrocínio de camisa do futebol brasileiro.

– O técnico Mano Menezes, de comportamento ponderado fora de campo, tem as seguintes marcas à frente do Corinthians: está a uma partida de finalizar a sua quarta disputa; em três delas, o time teve a melhor defesa (Paulistão/2008, Série B/2008 e Paulistão/2009); foi vice-campeão da Copa do Brasil/2008, campeão da Série B/2008 (melhor campanha de um grande na história da competição) e finalista do Paulistão/2009.

– Ronaldo, o Fenômeno, é nosso.

– Felipe, que tem apenas 24 anos, é um goleiro excepcional.

– Chicão é um becaço, além de melhor cobrador de faltas na entrada da área, na atualidade.

– André Santos é lateral-esquerdo para a seleção.

– Elias e Cristian formam a melhor dupla de volantes do Brasil.

– Douglas, apesar de ainda longe de sua melhor forma técnica e física, é um meia com virtudes raras no futebol atual.

– O time do Corinthians, como um todo, apresenta virtudes táticas, físicas, técnicas, de combatividade e de entrosamento que o colocam em condições de lutar para valer pelo título de qualquer competição de que tome parte.

Para alegria da Fiel.

Vai, Corinthians!

Comentário por Jorge

VAMO CORINTHIANS!!!!

A HORA ESTÁ CHEGANDO!!

Comentário por ROBSON

Ubabarauma, homem gol
Ubabarauma, homem gol
Ubabarauma, homem gol

Comentário por bloguedotimao

Larissa,

Os números estão perfeitos, mas não vi ninguém citar o campeonato paulista de 1997, foi um quadrangular e ganhamos do Palmeiras, Santos e empatamos com os Bambis, tiramos mais sarros das “meninas” pois foi o ultimo jogo, mas isso foi apenas por um sorteio de tabela, mas considero um titulo ganho em cima dos 3 rivais

Beijos

Comentário por Álvaro




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: