Corinthians: Preto no Branco


23 anos em 7 segundos
junho 16, 2009, 9:35 am
Filed under: Uncategorized

O vídeo que abre este post é o trailler do novo documentário corinthiano, que deve sair do forno em breve e, como de praxe quando o assunto é Corinthians, o tema da obra é emocionante, de levar às lágrimas, mas desta vez só de alegria, afinal, o filme contará a história do fim do jejum de quase 23 anos sem títulos, que na realidade foram 22 anos e 8 meses, e da paixão da mais Fiel torcida que já existiu.

Que se preparem os sofredores corações para receber esta promissora obra cinematográfica. Será um lindo presente aos alvinegros ver retratada em película toda a mística daquele ano e daquele título que é, para esta corinthiana, a mais significativa e mais “Corinthians” dentre todas as conquistas.

O título paulista de 1977, sobre a Ponte Preta, teve como personagem principal o jogador Basílio, posteriormente chamado de São Basílio, graças ao seu gol salvador, que resultou no fim da fila para o Timão. Além do título e da festa do povo, que bateu recordes de público naquele ano, muitos outros fatos envolvem este período da história alvinegra. Foi durante o jejum que a alcunha de sofredor se popularizou e que a torcida ficou conhecida como “Fiel”.

Há também um fato, que talvez o longa não retrate, mas que é interessante ressaltar: o Timão conquistou, sim, título entre 1954 e 1977, trata-se do Torneio Rio-São Paulo, em 1966, quando o Corinthians dividiu a taça com Vasco, Botafogo e Santos. Era ano de Copa do Mundo e faltava espaço na agenda para a realização de um quadrangular decisivo, então, os dirigentes repartiram o título de 1966 entre os quatro melhores,que estavam, todos, empatados na tabela da classificação.

O documentário é dos diretores Di Moretti e Julio Xavier, também da Fox Filmes do Brasil, que cuidará da distribuição e a estreia está marcada para o próximo dia 24 de junho. A produção é a primeira de uma série de quatro filmes, que retratarão os grandes momentos do Sport Club Corinthians Paulista, ainda haverão produções sobre o tetra brasileiro, o mundial de 2000 e sobre o centenário do clube, em 2010.

Haja coração, nação corinthiana!

A taça que simboliza a vitória do povo!

A taça que simboliza a vitória do povo, o fim do jejum, Campeonato Paulista de 1977!


18 Comentários so far
Deixe um comentário

Sugiro que “os outros” também adquiram o documentário.

Talvez entendam porque um título regional é mais lembrado por nós do que um título mundial. O primeiro de todos.

Por que o recorde de público do panetone nunca mais será batido, nem numa improvável abertura de Copa do Mundo.

Por que em 14.10.1977, uma sexta-feira, o comércio de São Paulo literalmente fechou suas portas.

Por que a edição de 14.10.1977 do Jornal da Tarde foi recordista de tiragens na época e permaneceu no topo até o dia seguinte à eliminação da seleção brasileira da Copa de 1982, quando passou a ser a segunda maior tiragem desse jornal até hoje.

Talvez suas respostas estejam aí. Ligue djah!

p.s. 1 – Muito bem escolhido o título do documentário.

p.s. 2 – O irmão com cara de Che Guevara do radinho branco é uma atração à parte. Que será dele?

Comentário por Luís Carlos

Muito bem lembrado, Luís. Eis uma ótima sugestão. 😉

Obs: Nem imagino quem seja…

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Esse dia foi sensacional!!!

Me lembro como se fosse ontém. Eu tinha 7 anos, e no ano anterior chorei na final do Campeonato Brasileiro.

Meu pai foi ao estádio, e ficamos em casa vendo pela TV.

Naquele dia aprendí com o meu tio Gibí, irmão da minha mãe, o que é ser Corinthiano.

Quando saiu o gol ele gritava como um louco e se jogou de joelhos no meio da sala gritando : “Eu esperei 23 anos!!!”

Meu tio tinha uns 20 e poucos anos na época e passou toda a adolescência e o começo da juventude esperando por aquele momento!!!

Só quem é sabe o que é !!!

Depois ficamos assistindo TV e as repórtagens da Globo mostraram pessoas com bandeiras do Palmeiras , Santos e São Paulo comemorando junto aos Corinthianos.

Nunca aconteceu , nem acontecerá algo desse tipo na história do futebol, só o Corinthians foi capaz de escrever na história do esporte um capítulo como esse.

Abraços,

Zé favela.

Comentário por José Freeman Junior

Zé, em primeiro lugar, gostaria de agradecer pelo emocionante relato compartilhado. Lindo!
Depois, acho que você acabou de escrever mais uma para o livro das frases eternas sobre o Timão:

“Nunca aconteceu , nem acontecerá algo desse tipo na história do futebol, só o Corinthians foi capaz de escrever na história do esporte um capítulo como esse.”

Parabéns.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Larissa , quando você diz “emocionante relato”, traduz perfeitamente o sentimento, já que escreví esse post aquí no serviço ontém, e tive que me segurar para conter as lágrimas, já que fico numa sala coam mais umas 40 pessoas.

Essa é realmente umas das melhores lembranças da minha infância, e com certeza a mais marcante.

Abraços,

Zá Favela.

Comentário por José Freeman Junior

Larissa ! Como tudo na natureza, a prima mano d’opera della natura (una bella donna), sempre tem um defeito ou erro grave , sabe qual é o seu ?
Respondo: Ser curintiana , só te falta criar juizo para ser perfeitinha .

Comentário por Riccardo

Olha, mais respeito, CORINTHIANA e com muito, mas muito orgulho mesmo! Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Esse filme fala do Rui Rei?

Comentário por Raphael

Deve falar que ele fez lambança, deu xilique e foi corretamente expulso, oras. Não adianta tentar inventar mentiras. Tem imagem e é bem clara. O Corinthians adquiriu o jogador um ano e meio depois. Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Meu pai foi contaminado pela onda Corinthians/77, e junto com um colega de trabalho conseguiu ir nesse jogo, foi o único e último dele.
Ele não é fanático, mas acompanha o Corinthians, mas a única coisa que ele se lembra desse jogo era a fumaça, as bandeiras, a festa da torcida, a aflição, o drama e a invasão da torcida em campo.
E eu estava lá, fazendo vestibular pra espermatozóide, mas estava lá!
Um beijo Larissa!

Comentário por Fabio Queiroz

Muito bom, Fabio. Tenho tanta inveja de quem estava lá (inveja boa, tá?). É o meu xodó de todos os títulos, tenho tudo que já foi publicado guardado, arquivado, enquadrado, enfim… Esse dvd é o meu mais novo sonho de consumo 🙂

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Nunca houve e nunca haverá, para nenhum time do Brasil, um título como o Paulista-77. Nenhum outro título já teve ou terá tamanha importância. Nenhuma outra decisão foi acompanhada com tamanha atenção, tensão e paixão por tanta gente. E jamais será vista uma comemoração tão intensa, tão emocionante e tão bela quanto a que o gol de Basílio desencadeou.

Comentário por João

Qual taça mesmo vc esta falando? heheh
brincadeira, mas vai ser linda assim viu !!!

hoje é Timão na cabeça !!!

Comentário por alvaro

boa tarde, musa da fiel.
Parabens pelo excelente Blog.
Deve ser muito louco esse DVD, Nao vejo a hora de poder assistir.
É Nóis hj contra a bixarada do sul.
Saudaçoes Corinthianas.

Comentário por Pedro Augusto

Eu estava la… meu pai ja falecido me levou ao jogo eu tinha apenas 12 anos de idade.. NÃO VOU AGUENTAR VER ESSE DOCUMENTÁRIO.. sério passarei longe, muita emoção….

beijos e abraços
Luis Fernando

Comentário por Luis Fernando

Eu to muito emocionado com esse video e com alguns comentários. Eu vivi esse dia com 6 anos e 1 mes de idade e lembro dele como se fosse ontem.
Meu pai reuniu umas 20 pessoas em casa pra assistir ao jogo. Não há explicação para o q todas aquelas pessoas sentiram com aquele gol lindo, antológico e tão representativo do q é ser corinthiano.
Minha mãe, que viria a falecer 6 meses depois, pulou como criança, e fez questão de me levar à avenida Jabaquara pra ver a festa q o povo fazia. A avenida já estava com transito pra chegar à Paulista 15 minutos depois do fim do jogo!
Não tenho palavras pra definir o q eu sinto vendo esse gol…

Comentário por Luis R.

Muito bom essa idéia, tenho inveja de não ter presenciado esse conquista. Conheco porque vejo
videos, leio tudo sobre o Corinthians. Mas quanto
mais leio e mais vejo videos de 76 e 77 tenho vontade de voltar no tempo para simplesmente presencia esse marco na Historia do Todo Poderoso Timão!!!
Quem presenciou, principalmente quem foi para o Morumbixa na final de 77 e no Maracanã em 76 é privilegiado.

Comentário por Jonathan Afranio

[…] Top Posts Timão na vanguarda da medicina esportivaTimão em estilo MangáA nova musa do TimãoTimão avança às oitavas-de-final23 anos em 7 segundos […]

Pingback por Curtas do Timão « Corinthians: Preto no Branco




Deixe uma resposta

