Corinthians: Preto no Branco


Um dia, um adeus
julho 21, 2009, 4:27 pm
Filed under: Uncategorized

LINDO!

Dizer adeus é sempre triste, como li uma vez em algum lugar que já não me recordo, a despedida dói pela razão de nossas almas estarem ligadas “(…) Talvez sempre tenham sido e sempre serão. Talvez nós tenhamos vivido mil vidas antes desta e em cada uma delas nós nos encontramos. E talvez a cada vez tenhamos sido forçados a nos separar pelos mesmos motivos. Isso significa que este adeus é ao mesmo tempo um adeus pelos últimos dez mil anos e um prelúdio do que virá”.

Hoje sofremos ao nos despedir de dois atletas que foram fundamentais na busca pela redenção corinthiana, que estiveram com o Timão desde o princípio desta nova fase, deste período pós-queda e que, junto com a nação alvinegra, também deram a volta por cima. Esta tristeza que fica é muito mais do que uma questão clubística, técnica ou financeira. Trata-se da identificação surgida, da história construída, da felicidade compartilhada… 

E agora eles se vão, mas o Corinthians fica, este é eterno e dono de uma torcida que já aprendeu o suficiente com os erros passados para não errar novamente. Pois esta nação, agradecida pela dedicação de ambos, deseja-lhes, André Seleção Santos e Jesus Cristian, que encontrem a felicidade e as realizações que tanto almejam. Sorte, sucesso e muita luz para ambos!

E, como disse um guerreiro no dia da despedida ao seu povo, a porta está aberta… Uma nação os aguarda de dedos cruzados, se é que me entendem.

Não posso encerrar esta postagem sem antes brinda-los com o texto de um corinthiano, que muito me emocionou esta manhã…

***

Cristian e a saga dos mestiços no Timão

Basta olhar o nome do sujeito para se ver que tem a cara do Timão.

Cristian Mark Junio Nascimento Oliveira Baroni.

Esse é o belorizontino Cristian, o “velho” de 26 anos que ajudou o
Corinthians a “voltar” de vez, como diz a torcida.

O nome mestiço entrega a natureza cruzada de sua genética. É
mistura de branco português, com negro d’Angola e também com o
italiano cuja estirpe surgiu em Bologna.

Cristian é o cristão, segue o Evangelho de Marcos, é do Mestre
o filho, é homem de nascimentos e renascimentos, é aquele com a
espada no Monte da Oliveiras, e arrisca-se até, para fechar o nome,
ser um pequeno barão.

No Corinthians, o chamavam de irmão de Valentino Rossi, pela
semelhança, a fisionomia mista e pela vontade de vencer.

O Corinthians nasceu mestiço e os mestiços ali têm reinado.

Nosso Neco era um luso-brasileiro, mas sua genética já tinha células
da África, o rosto dourado.

E nosso Domingos da Guia tinha as cores do café e do leite. Assim
como Baltazar e Marcelinho.

E nosso Ruço, o herói da tarde chuvosa de 76, este meio branco,
negro e índio. Misto assim, como Basílio, mulato salvador.

E Biro-Biro, um pernambucano do tipo “galego”, como diziam seus
amigos, os cachos de cor nenhuma.

E até o meio índio Garrincha deu o ar de sua graça por aqui, e
seria superado em glória pelo todo índio, aquele lateral que foi
campeão do mundo.

E Sócrates Brasileiro, o paraense tão caboclo, índio, quanto europeu.

Vai longe a fieira de gente que misturou talentos nativos distantes
para fazer arte.

“Vai, Corinthians, vai, não para de misturar!

Vai, torcida multi-Fiel,

Saravá São Jorge, ele vai nos misturar!”


36 Comentários so far
Deixe um comentário

Bela homenagem!! Parabéns, disse tudo.

Comentário por Zé Gavião

So muito egoista mesmo para nao entender essa homenagem neste post. Parabeeeeeennnnsss.
Ele mereceu mais do que ninguem esse premio, e muito obrigado. Seus dedos o imortalizaram no coraçao do torcedor e na historia do Timao.
Pode chorar, amigo que chora por amigos, eh grande mesmo. Faça sua independencia, e de seus familiares, voce merece:
http://www.lancenet.com.br/noticias/09-07-21/584137.stm?cristian-chora-ao-saber-de-seu-salario-na-turquia

Comentário por Thiago Ferreira

São Jorge esteja firme conosco até o fim de agosto!

Comentário por Mário Zerbetto

Belo texto, belas palavras.

Christian e André deixarão saudades, e a forma como saíram mostra o que é ser CORINTHIANS.

Abraços,

Zé Favela.

Comentário por José Freeman Junior

Larissa, belíssimo este texto “Cristian e a saga dos mestiços no Timão”, quem é o autor?
As opiniões estão divididas nesse dia triste pra Nação Corinthiana, alguns estão revoltados, tudo bem, mas não posso deixar de dizer que parte de mim está feliz, pelo Cristian, esse Grande Corinthiano.
Afinal, acho que o torcedor tem que ter empatia também, e Cristian sempre se mostrou muito Corinthiano, muito batalhador, ele merece essa oportunidade de fazer um pé de meia lá no exterior e merece que nós continuemos torcendo por ele. O jogador de futebol (por mais que seja ídolo) também é ser humano, e muitas vezes de origem humilde, surgindo uma oportunidade de conquistar uma ascensão financeira pra família, fazer um pé de meia, e de uma forma que não é ruim pro clube (apesar de que as opiniões estão divididas sobre isso, mas eu não acho ruim), acho que ele tem que ir mesmo, fico triste pelo Corinthians que perde uma peça importante do elenco, mas ao mesmo tempo feliz pelo Corinthians, porque o Corinthians é cada corinthiano, Cristian sempre vai ser uma parte do Corinthians, por isso eu sempre estarei torcendo para que ele tenha sucesso na carreira e no pessoal, estarei torcendo por ele e por sua família.
Além disso, tenho fé de que ele vai se esforçar muito para poder voltar ao Timão no futuro. E também, como você já disse, jogadores passam e o Corinthians fica, Soberano, maior.
Acredito nesse nosso elenco, e também tenho certeza de que esforços não faltarão para suprir a falta dos que estão saindo…
Continue postando ótimos textos!
=**

Comentário por Diego

Não há nem palavras…

Lembro que quando o Cristian fez seu primeiro jogo pelo Timão, comentei num blog (ou fórum; não lembro) que fazia tempo que não via alguém estrear tão bem no Corinthians, ainda mais para alguém cuja posição não favorece muito a atenção do torcedor.

Vi um jogador que se posicionava muito bem, que desarmava como ninguém, que passava a bola com qualidade, que não inventava… A verdadeira alma alvi-negra.

Pouco depois já nem imaginava que ele não havia provado da lama do Terrão.

Porque na verdade ele provou dessa lama. E dela se contaminou.

Cristian sempre foi do Corinthians e sempre será. Não importa o lugar. Pra mim sempre será o “Cristian do Corinthians”.

Até breve guerreiro!

Comentário por Luís Carlos

Estou de luto…

Larissa, por favor passe o Link dessa foto acima..

sem mais palavras !

Comentário por CAVERÃO

Acho legal essa emoção dos dois jogadores. Isso mostra o respeito pelo clube que passou e pela torcida.
A maioria dos outros jogadores podiam ter o mesmo sentimento que não tem.

Comentário por saulo

NÃO TEM NADA DISSO DE VENDER POR POUCO, ESSE VALOR É MUITA GRANA PARA UM VOLANTE QUE NINGUEM CONHECIA..

O CRISTHIANS VAI GANHAR A BAGATELA DE R$ 350.000,00 / MÊS..ISSO UM JOGADOR QUE ATÉ ONTEM ERA BASE DE TROCA E NÃO SE DESTACOU EM LUGAR NENHUM, SÓ NO CORINTHIANS. VCS ACHAM QUE ELE DIRIA NÃO? E OS OUTROS EMPRESÁRIOS ? NÃO FIZERAM PRESSÃO PARA APROVEITAR A CHANCE DE FATURAR UM MONTE?

VENDER JOGADOR É MOMENTO, SE HÁ O ACERTO E TODOS CONCORDAM FICA DIFICIL SEGURAR…CRISTIAN VIU AÍ A SUA CHANCE E PRECISAMOS RESPEITAR, APESAR DE SENTIRMOS MUITO..

VALOR MAIOR QUE ESSE É PARA CRAQUE, ELE É VOLANTE E SÓ FOI VALORIZADO PORQUE JOGOU E HONROU A CAMISA CORINTHIANA…

BOA SORTE MESTIÇO !

A FIEL NÃO TE ESQUECERÁ !

Comentário por CAVERÃO DO TIMÃO..OBRIGADO CRISTHIAN E ANDRÉ SANTOS

sempre estaram nos nossos corações!!! cristian e anfre santos 1!!

Comentário por adriano

E mais uma boa noticia. 20% dos dois craques ainda serao nossos numa futura venda. Quem sabe esses 20% nao poderao influir no retorno?

http://www.lancenet.com.br/corinthians/noticias/09-07-21/584422.stm?cristian-e-andre-santos-timao-tera-20-em-futura-venda

Comentário por Thiago Ferreira

OUTRA BOA NOTÍCIA? Eu só choro desde ontem, não vi uma boa notícia, imagina duas! Essa notícia aí só serve para alertar que o que poderia ser um alento, ao menos na expectativa financeira, não deve ser comemorado porque no caso do Jô a diretoria alegou que precisava de dinheiro correndo e assim que o cara foi especulado pra trocar de clube eles venderam a parcela que tinham por uma merreca um mês antes da abertura do mercado.

Aquilo foi o negocio mais tenebroso e até agora nada de explicação.

NA ÉPOCA ALEGARAM TAMBÉM QUE VENDERAM PRA “UM OTARIO” PORQUE AQUELA PARTE UM COMPRADOR NÃO SERIA OBRIGADO A PAGAR, POIS O CITY TERIA COMO COMPRAR 90% DO JÔ SEM DAR NADA POR ESSES 10% DO CORINTHIANS.

E agora?

Será que nnuma futura transferencia seriam obrigados a nos pagarem esses 20% ou isso vai servir só pra enriquecer cartola que faz rolo de novo???

FICA A PERGUNTA.

Comentário por Larissa Beppler

Eu nao sei a resposta. Mas te digo uma coisa, se tivesse a certeza que voce tem, concordaria contigo.
Porem, como nao tenho certeza de que ha roubo, ou planejamento para enriquecer alguem, me abstenho de acusaçoes.
Ja tem muita gente fazendo isso.
Nao consigo fazer denuncias, simplesmente para marcar posiçao. Na vida aprendi isso com meus pais.
Pode ser que esteja errado, mas me lembro de uma unica vez que acusei um caixa de haver me dado dinheiro errado, pois eu tinha certeza absoluta. Depois conferi e vi que estava certo. Passei muito mal, cara, me deu ate dor de estomago, mesmo pedindo desculpas.
Nunca mais. To fora. Deixo para os adversarios da Diretoria. Eu so tenho uma esperança. No Twiter do Mano, ele afirma para o torcedor ficar tranquilo, que montaremos uma equipe mais forte ainda. E eu acredito, e nunca vou abandonar o meu Timao, mesmo que o capeta seja o Presidente.

Comentário por Thiago Ferreira

Recordar eh muito bom:
CRISTIAN É MANO DO MANO ( Arquivado em: Uncategorized )
Nesta quinta-feira, a diretoria do Corinthians apresentou o volante Cristian, ex-Flamengo, o último reforço do Timão para temporada 2008. O jogador assinou por três anos com o time do Parque São Jorge.
Cristian, que também atua como zagueiro e meia, é outro atleta empresariado por Carlos Leite, agente de Mano Menezes e responsável pelas últimas contratações […]

Comentário por Thiago Ferreira

Onde foi que eu menti? Ele é mesmo, estava encostado no Flamengo e só veio pq é do Carlos Leite. Agora, usar isso como desculpa é inaceitável. Ninguém tem obrigação de adivinhar que um cara que estava encostado num time do Rio iria cair como uma luva e se tornar o atleta principal da equipe do Corinthians, infinitamente superior a do Flamengo, certo?

Mas já que colou uma parte que dá conotação negativa ao meu post, por favor, cole também o resto, especialmente esta:

(…) Com a chegada do jogador, a diretoria atinge a marca de trinta jogadores contratados em onze meses, somados aos remanescentes da fracassada campanha de 2007 (…) De fato, quantidade não significa qualidade e dos trinta “reforços” contratados, em minha opinião, apenas dez deles preenchem, ao menos por enquanto, os requisitos necessários para formar o elenco 2009: William, Chicão, Alessandro, André Santos, Douglas, Elias, Herrera, Otacílio Neto, e recebendo votos de confiança, Fabinho e Cristian.

Nem com o fato de ninguém acreditar nele ou com o fato de ter vindo apenas pelo empresário ser credor do clube eu cornetei, pelo contrário, dei voto de confiança e ainda disse que esperava que correspondesse em campo. Cuidado, Thiago. Às vezes, penso que você confunde as coisas, acha que um fato anula o outro e que criticar a diretoria, quando esta faz por merecer, é plantar crise. Crise é aceitar sacanagem quieto, isto é empurrar o time ladeira abaixo, é crise de identidade corinthiana, pois nossa torcida nunca foi alienada e permissiva.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Claro. Com isso estou de pleno acordo. Ninguem eh obrigado a adivinhar. Tudo tem um risco. E tem mais, quando veio o J. Henrique eu escrevi no seu blog, que nao acreditava, que era uma enceradeira. Queimei a lingua. Essa eh a vida. Eu quero continuar queimando minha lingua….sempre.

Comentário por Thiago Ferreira

Lara

Douglas e Felipe,, fala serio?

Todo o trabalho de 1 ano e meio jogado fora

O brasileiro mais fácil da história jogado no lixo

E tenho que ler de alguns blogueiros que puxam o saco da diretoria que essa debandada é uma tendência natural,, natural o escambal, podem falar o que for, mas tenho inveja da diretoria do São Paulo,, la eles não ficam pedindo esmolas, são eles que estipulam o valor e fim de papo, ou é aquilo ou não vende,, ai vão ter os idiotas que vão falar, “não venderam o hernanes e ele desmotivou e agora não vende mais”,,,,, não interessa, não chegou proposta que eles queriam e não venderam e deram condições do técnico disputar um ótimo ano de 2009, se não conseguiram ai é outra questão, mas a diretoria fez sua parte !
E agora, no mínimo tinham que manter a espinha do time (Felipe, Alessandro, Chicão, Cristian, Jorge h. e Ronaldo)
Custava dar um bom aumento para o Cristian, ou você acha que Edu, Sylvinho, Lucas vão vir ganhando menos do que ele vai ganhar na Turquia, Um time jogando por musica, Um elenco unido e amigo(coisa difícil nos dias de hoje), só uma palavra para essa diretoria LAMENTAVEL

Comentário por Álvaro

Pessima comparaçao. O S.Paulo, ha muito tempo, nao tem mais do que 30% em jogador. O Breno por exemplo. O roto falando do rasgado. E se nao venderem o Hernanes, (que so tem pequena parte), nao saem do vermelho.
Vendem a imagem, e tem blogueiro que engole, facil, facil.

Comentário por Thiago Ferreira

“Eu só choro desde ontem”
Realmente, não vi nenhum torcedor dos Bambis dizendo isso !!

Péssima comparação?

Essa diretoria esta dando uma aula de como se perde um brasileiro fácil e se não abrir os olhos a libertadores vai para o buraco também
Você diz que o são paulo precisa vender a parte que lhe cabe para sair do vermelho, e nossa diretoria, vendeu nosso líder por miséria, nosso uniforme parece um abada e estamos sempre no vermelho !!!

Comentário por Álvaro

Uma coisa vc. falou bonito.”Um elenco unido e amigo(coisa difícil nos dias de hoje)”
So faltou vc. dar os meritos a quem foi o responsavel por isso.
Pergunte aos jogadores, e depois opine.

Comentário por Thiago Ferreira

Você poderia me dizer quem foi responsável por isso?

Comentário por Álvaro

Nao sei, eu que perguntei a voce primeiro. Vc. que conhece e sabe tudo, poderia me ajudar, a aplaudir o responsavel, de pelo menos uma coisa boa que vc. enxergou no ambiente do Timao.
Outra coisa, vc. ja considera o brasileiro perdido? Cara, eu ACREDITO SEMPRE.
E eu choro sempre, e nao sou Bambi falou? Sou espada.
E vamos ficar mais fortes ainda, e vou te cobrar aqui. Sao Jorge vai provar mais uma vez que vc. esta redondamente enganado. E isso, para gloria do Timao.
Sua opiniao estara furadissima. Ainda bem.

Comentário por Thiago Ferreira

Lara,, mil perdões o mané respondeu, ai fiquei nervoso por não acreditar no que estava lendo, você sempre tão coerente e nem vi que não tinha sido você,,rsrs

Beijos alvinegros, nem precisa publicar

Comentário por alvaro

Desculpe pelo dialogo aspero Larissa, acontece que eu tambem fiquei nervoso por nao acreditar no que estava lendo. Corinthiano com inveja do S.Paulo, foi demais. rsrsrsrs
Beijos alvinegros, nem precisa publicar.

Comentário por Thiago Ferreira

Hoje anunciada mais duas saidas. Douglas e Felipe.
Preparem o ambiente de velorio.

Agora essa do Christian, os Bambis podem morrer de inveja, que nao vao conseguir imitar jamais.

Eles que gostam de copiar tudo, nessa morram de inveja.

Comentário por Thiago Ferreira

Thiago, eu não acredito muito na saída do Felipe… Acho que deve ser especulação da imprensa pra tentar instaurar crise no time. Até porque não é tão comum hoje em dia goleiros (ainda mais ídolos) serem vendidos pro exterior…

Quanto à saída do Douglas, aí sim vai ser horrível. Pro lugar do André tem o Marcelo, e as promessas Bruno e Dodo.. Pro lugar do Cristian tem Jucilei e Edu… Mas e pro Douglas? Aquele Marcinho vai ser duro de aguentar…

Comentário por Diego

Pode ser Diego. Uma coisa eu acredito. O Timao nao vai trazer figurao a peso de ouro de jeito nenhum. Mano reconstruiu o Gremio diversas vezes, e o time foi vendedor e fez muito dinheiro com revelaçoes. Acredito que vai acontecer o mesmo aqui. So vem jogador com um perfil parecido do que os que ate agora chegaram, profissionais corretos e com vontade de aparecer. Juciley, estou ate revendo ele chorando na janela do ano que vem.
O negocio eh ficar frio e confiar. Eu acho.

Comentário por Thiago Ferreira

Acho que todos preferíamos a manutenção do elenco, mas um clube só pode manter o elenco se for dono do elenco e se estiver bem financeiramente. Não é o caso do Corinthians.

Acho que se não saísse ninguém agora, sairia de qualquer forma no fim do ano. E se tiver que sair alguém, prefiro que saia agora para dar mais tempo de entrosamento aos que ficarem.

Eu costumo me posicionar do outro lado para manifestar opiniões e, sinceramente, se fosse dirigente venderia os jogadores, e se fosse os jogadores também sairia do time. Como torcedor, claro que a opinião diverge.

Deve ser levado em conta que os dois jogadores terão 31 anos quando terminarem seus contratos. Será que conseguiriam renovar? Será que ainda conseguiriam atrair interesse de grandes clubes europeus?

O contrato do André Santos expiraria agora no fim do ano. Se o Corinthians melasse o negócio, a Lei Pelé permitiria que ele ficasse cozinhando o galo até o fim do ano, se recusasse a renovar o contrato, e saisse do time sem o Corinthians receber nenhum tostão.

E talvez o buchicho de que a venda do André estava condicionada à venda do Cristian seja verdadeira.

Eu acho um pouco cedo para pessimismo.

Ainda sairão jogadores, entrarão jogadores. Ninguém sabe qual time disputará a Copa Sandander do ano que vem. Nem o treinador, nem a diretoria.

Então não dá pra saber se o time terá ou não chances de conquistar o torneio.

Comentário por Luís Carlos

O Corinthians vende 2 de seus melhores jogadores numa época em que a torcida está entusiasmada e esperançosa por 2010. Justo agora que nos defrontamos com uma oportunidade ímpar, ou seja, a formação de um grande elenco, o que não é fácil
, passo a passo, mais algumas peças, poucas, e o esquadrão seria magnifíco para 2010. E agora falam em desmanche como se estivessem falando da coisa mais natural do mundo ? O que vai acontecer com o torcedor brasileiro ? Como iremos acreditar em alguma coisa daqui pra frente ?. Estão dando tiros no próprio pé.

Comentário por carlos

calma, pessoal, se existe uma coisa boa no Brasil, é o fato do futebol brasileiro todo dia lançar promessas q. viram realidade, assim como existem jogadores esquecidos em um clube qualquer, pronto pra estourar em uma nova oportunidade em outro clube, ai esta o Cristian pra comprovar. Valeu Cristian da Fiel, vai deixar saudades, assim como André Santos.

Comentário por Eduardo-Itajai

Como contestar o comentario do Luis Carlos, das 12:27 hs.?
Embora concorde com tudo nele, nem tentando me colocar como advogado do diabo, consegui colocar retoques.
E, porque? Nao encontrei nada do que disse, que não fosse verdade, a começar pela primeira frase:
“Acho que todos preferíamos a manutenção do elenco”.
E terminando com a defintiva:
“Então não dá pra saber se o time terá ou não chances de conquistar o torneio.”
Parabens, pelo sensatez do comentario.

Comentário por Thiago Ferreira

So uma ultima participaçao. O Vitoria, adversario de hoje, joga na maior retranca da paroquia, e num amarrado 3x6x1, e mesmo assim, fez meia duzia nos sardinhas, e esta na ponta da tabela.
Portanto, jogo duro, que nao da pra saber o resultado, e se perdermos, nao vamos entrar em desespero, e partir para agressoes e acusaçoes absurdas, que so podem interessar aos nossos verdadeiros inimigos, isto eh, aqueles que estao incomodadissimos com nossos ultimos desempenhos.
Da mesma forma, sem euforia de ganharmos.
Abraços alvinegros a todos, e ate amanha, comemorando, se Deus quiser.

Comentário por Thiago Ferreira

1° – Libertinhadores é uma etapa em relação ao que realmente interessa no ano do centenário: ser o primeiro clube a se tornar bicampeão mundial.

2° – Para Gobbi, a crítica se trata de “um discurso medíocre e hipócrita, de torcedor de arquibancada, que não tem o mínimo de cultura para falar uma coisa dessas”.

Esse otário está no clube errado.

Precisa se informar melhor sobre a história do Sport Club Corinthians Paulista.

O Corinthians foi fundado para ser o clube do povo.

Pelo discurso elitista que adotou, o sr. Mário Gobbi deveria se candidatar a suplente do Marcu Aurélio Cunha.

O lugar dele é como DIRETOR DE CLUBE DE BAMBI.

Comentário por Cícero

Acho que vou virar profeta. eheheheh
O desmantelado, desmanchado, diluido, arrebentado, ganhou. ehehehehehe

Comentário por Thiago Ferreira

Oi Larissa, como poderia entrar em contato para te enviar um press release?

Obrigado

Comentário por Alex Costa

My lady !
Em meus 60 anos nunca vi em minha vida o Corinthians viver uma fase explendorosa , mesmo conquistando titulos .
O lado obscuro da administração sempre prevaleceu dentro do timão , na época do Vicente Mateus , os aproveitadores de plantão , avançaram no dinheiro dele , simulavam compra de juizes com dinheiro vivo , posso lhe garantir que um juiz nunca viu a côr desse dinheiro.
Hoje não é diferente de outras ocasiões , deixei de me preocupar com o clube , abandonei o meu titulo , e passei para a arquibancada e nem ouço e vejo programas esportivos .
Só assim consegui voltar a curtir o Corinthians .
DESISTA ! NÃO EXISTE GENTE HONESTA LÁ DENTRO , QUER SEJA NA SITUAÇÃO , QUER SEJA NA OPOSIÇÃO .
ESSA GENTE NÃO PASSA DE OPORTUNISTAS DE PLANTÃO , GENTE DA OPOSIÇÃO DE HOJE , RECEBIA PARA SER VICE PRESIDENTE DO PASSADO (EPOCA DUALIB) , HOJE APRESENTA-SE COMO REDENTOR DO CORINTHIANS.
JAMAIS ACREDITE EM DIRETORES DO CORITHIANS , QUANDO UM SÓCIO DIGNO COMEÇA A SE INTERESSAR PELA ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE , ELES QUEIMAM O SÓCIO , OU TENTAM COMPRA-LO .
DESCOBRI A MUITOS ANOS ATRÁS QUE EXISTE A CATEGORIA DE CORINTHIANOS PROFISSIONAIS , ESSA GENTE NÃO DÁ ESPAÇO PRA NINGUEM DE BÔA FÉ.

Comentário por Romeu




Deixe uma resposta

