Corinthians: Preto no Branco


Empatou e agora?
setembro 17, 2009, 1:00 pm
Filed under: Uncategorized

Nesta quarta-feira, o Timão, ainda desfigurado, foi ao Couto Pereira enfrentar o Coritiba. O vídeo acima resume o que foi a partida, válida pela 24 rodada do Brasileirão: dois times que encontraram seus gols e não fizeram muito além disso.

O resultado foi justo, condizente com o pouco futebol apresentado por ambas as equipes. Injusto somente com as duas torcidas, que lotaram o estádio e deram um show durante os 90 minutos de jogo, mesmo diante da pelada que testemunhavam. E se já foi difícil assistir, analisar, contar e comentar seria exercício masoquista. Fiquemos com o vídeo e com algumas observações pertinentes:

É triste, após duas semanas de treino, ver um jogador importante no esquema se contundir misteriosamente às vésperas do jogo, como é triste ver o Souza em campo, aliás, arrisco dizer que o melhor momento de Coritiba x Corinthians foi quando o quero-quero, provavelmente corinthiano, resolveu atacar o camisa 43 do Timão.

A escalação do alvinegro já era penosa, piorou com o esquema (?) adotado por Mano Menezes em cima da hora. Duas semanas treinando para entrar em campo com duas bizarras linhas de quatro ao invés de fazer o básico e tentar garantir uns pontos necessários num jogo relativamente fácil. Impressionante!

Honestamente, que me perdoem os manos do Mano, mas é impossível comentar este jogo e não critica-lo. Tudo bem, entendo que ele teve pouco tempo para decidir o que fazer sobre a baixa de Jorge Henrique, mas após quinze dias de treinamento é no mínimo estranho ver o treinador bagunçar o time inteiro, desmanchar todo o trabalho dos treinamentos e adentrar o gramado com uma formação que deveria ser banida até de esquema pré-montado de jogo de video game. Isto sem falar na relutância em deixar o Jucilei jogar na meia, onde marcou dois gols em treino recente, conforme o prometido. Jucilei é diferenciado, bom de bola, criativo, tem bom passe e merece mais do que ficar cobrindo buracos em situações que definitivamente não integram as suas potencialidades. 

E o meio-campo? Elias fez uma partida abaixo da média, mas não foi nenhuma novidade, pelo menos pra mim. Sempre que deslocado da sua posição, o jogador, nada versátil, é anulado em campo e este esquema proporcionou a péssima atuação do camisa 7, mais uma vez. E esta não é necessariamente uma crítica ao Elias, que é um ótimo segundo volante, mas uma constatação óbvia ululante: ele não joga fora de posição e se o treinador ainda não percebeu isso, sinto dizer, deve ter sérios problemas de assimilação.

Já Marcelo Oliveira, Diego e Balbuena conseguiram a proeza de fazer o Marcelo Mattos parecer um dos menos ruins melhores em campo.

Para terminar a bronca e não deixar a culpa toda com Mano Menezes, é impossível não notar algo de estranho no Departamento Médico do Corinthians, afinal, ainda no jogo contra o San7os prometeram a volta de sete jogadores e cá estamos, duas semanas depois, metade disso não está pronta para jogar 90 minutos, outra metade nem treinando com bola. A preparação física também é questionável e teve seu momento de superação ontem. O elenco passou duas semanas só em ritmo de treino para jogador sentir dor muscular no aquecimento do jogo? Devem estar de brincadeira, diria o Neto.

E nem a diretoria escapa da culpa, pois é sempre a mais lenta possível para regularizar a situação dos novos jogadores. A maioria dos clubes, pelo menos os grandes, contratam reforços e os apresentam imediatamente, enquanto no Corinthians eles começam a jogar quase um mês após a chegada ao clube, como se o time estivesse redondo, tinindo e não necessitasse de pontos, como os desta quarta-feira. Fica difícil acreditar que estejam mesmo na luta pelo título e não estar é inadmissível quando se fala em Corinthians. Repito, C-o-r-i-n-t-h-i-a-n-s!

Enfim, para resumir, diante de uma escalação e um esquema bizarros, quatro volantes espelhando os quatro zagueiros e um ataque inútil até que o empate coube perfeitamente.

Quanto à briga pelo título, não se sabe. Mano Menezes havia dito que este jogo era decisivo, que se o Timão vencesse seguiria no páreo, se perdesse, estaria fora, mas e quanto ao empate?

Na próxima rodada, o alvinegro, agora na sexta colocação com 37 pontos, enfrentará o Goiás, no Pacaembu. É ganhar ou ganhar.

E vai Corinthians

Quebra-cabeça sem luz

Quebra-cabeça sem luz


15 Comentários so far
Deixe um comentário

Larissa depois de tudo o que foi dito não sobrou nada pra comentar rsrsrsrs

Da-lhe Muleca!!!!

Mas como nós Corinthianos acreditamos até o fim!é esperar para ver se a vitória vem contra o Goias (que teoricamente teremos Ronaldo e Defederico) e ganhar dos BNDSpfc lá no panetone, do jeito que está não dá para acreditar em título mas é preciso acreditar até o fim.

Obs. dessa vez achei o Souza melhor (nem acredito que estou escrevendo isso) que o XiiiBill, mesmo com a jogada do gol ter começado com ele.

Comentário por Toel

Melhor que o Bill ele é mesmo, Toel, por mais estranho que possa soar… Hehehe.

Eu acredito, sim e sempre, resta saber se no Corinthians acreditam e isto saberemos se Ronaldo, que de acordo com o DM está apto a jogar, e Defederico entrarem em campo no próximo jogo. Do contrário, terei a certeza que a diretoria está de brincadeira mesmo. Abraços alvinegros!

Comentário por Larissa Beppler

Larissa, estou tão feliz com o seu retorno ao blog… Mesmo você brava (com razão) com o time.
Eu sempre estranhei essas questões da preparação física dos atletas do corinhtians. Acho que o corinthians é o time com mais contundidos, não é? Será que não tem nada de errado com a preparação física e com exames preventivos? Quem não se machucou esse ano? Felipe, Chicão, Wiliam, Alessandro, M.Oliveira, Edu, Morais, Ronaldo, Souza, Escudeiro, J. Henrique… E sei lá mais quem. Além dessa questão q vc levantou… Essa diretoria é muito lerda para colocar os caras para jogar… Se o de Federico estivesse com situação regular não precisariamos improvisar esse esquema estranho.
De qualquer forma… É bom te ter de volta!!!!!
Vai corinthians!!! Vai Larissa!!!
bjs

Comentário por R.

Que é estranho é… Eu bem que gostaria de entender, mas sabe como é, já dizia William Shakespeare, há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia. É isso, para não ser leviana, R.

Vamos torcer para que a situação volte ao normal, afinal, é isto o que nos resta mesmo. Obrigada pelo carinho e apoio de sempre. Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Eu confesso que tomei um susto quando vi a escalação! Nunca tinha visto o Corinthians, ou qualquer outro time no Brasil que jogue pra VENCER, entrar em campo com 4 zagueiros! Os jogadores ainda acreditam no título, mas me parece que o Mano insiste em jogar a toalha, como já afirmou anteriormente. Concordo quando você fala do Jucilei, pois é inaceitável o modo como o Mano aproveita (ou não) esse jogador, colocando-o pra exercer todas as funções em campo, menos as que ele rende mais, que é conduzindo a bola pelo meio, de frente para o gol. Ficou claro que ele não tem velocidade pra jogar de lateral-direito e nem pelos flancos, como foi escalado ontem!Além disso, com as alterações que fez o Mano ratificou a sua postura de dar adeus ao título.Ele sacou Marcelo Oliveira para colocar o Bill quando o jogo ainda estava 1 a 0 para o Coritiba, mantendo assim o vergonhoso esquema com 4 zagueiros.
Agora, o departamento médico do Corinthians é um mistério.No começo do ano, todos diziam que o elenco corinthiano iniciaria a temporada voando, pois tinha começado os treinamentos bem antes das outras equipes. Mas o que se viu no começo do ano foi uma série de contusões, e em virtude disso, o Corinthians demorou para embalar no Paulista. E veja bem, o Corinthians em março inaugurou o CePROO (Centro de Preparação e Reabilitação Osmar de Oliveira), cuja modernidade e eficácia foi espalhada pelos quatro cantos do Brasil pelo nosso presidente, O Espanhol. Acho que diante de tanto conforto e modernidade os jogadores só podem estar gostando de passar mais tempo no Centro do que nos campos…
Vamo, TIMÃO!!

Comentário por Guilherme

Somos dois, então. Levei um susto mesmo!!! E concordo quanto ao resto também. Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Ahhh… já ia esquecendo.. OBRIGADO PELO SEU RETORNO, LARISSA!

Comentário por Guilherme

Obrigada por ter continuado aqui, pela força e por tudo. 😉

Comentário por Larissa Beppler

Larissa, preciso falar contigo… Me add no msn fieltorcidacorinthiana@hotmail.com
É um assunto interessante.

Comentário por Ane

Vou add… Só para constar, o meu é lara_psicologia@hotmail.com … Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Larissa,, muito bem vinda a sua casa,,rsrs

Você mais uma vez expressou tudo o que aconteceu na quarta-feira !

Realmente ainda temos chances matemáticas, mas o grande problema é que não estamos fazendo a nossa parte e provando que não temos reservas a altura dos titulares, não adianta insistir com Souza, Bill e Henrique, temos que ter um reserva para o Ronaldo(Homem do último toque) a altura(impossível), você já pensou se acontece na libertadores o que aconteceu na copa do Brasil e ficamos sem o Ronaldo por 3 jogos, ano que vem não teremos a sorte de pegar times fracos do Rio e não ter um atacante bom para uma emergência pode custar um preço alto, muitos me acham louco mas eu traria Dodô, dizem que ele é indisciplinado e não aceita reserva, mas uma coisa é ser reserva do Ronaldo, outra coisa é ser reserva do Leandro Amaral e Washington, acho que por tudo o que passou nos últimos meses e por ser corintiano, seria um presente para sua carreira vestir o nosso manto e fazer parte de um projeto que não terá espaço para vaidades e para os torcedores fica a certeza que se precisarmos em caso de emergência e se a bola chegar ele vai guardar, ao contrario dos 3 cones que temos atualmente no elenco.
Outra posição que me preocupa é a nossa zaga, Paulo Andre só da chutão e é estabanado, é analisar ate o final do Brasileiro e se não se firmar, tchau !
Quanto ao titulo do Brasileirão, fiz uma conta simples, nos próximos 5 jogos 15 pontos, se não fizer, férias em novembro e voltar voando para a pré temporada de 2010.

Beijos alvinegros

Comentário por Álvaro

Análise impecável. O jogo foi mesmo sofrível (eu quase dormi no meio, o que é algo inédito em jogos do Corinthians).

Seja como for, o melhor disso tudo é que a nossa blogueira preferida está de volta! ^^

Beijos e obrigado por alegrar nossa semana. 😉

Comentário por Codename X

Vi q vc tinha parado e confesso q me indentifiquei com seu sentimento. Por mais triste q possa parecer, mas ele é real e só sente quem realemtne gosta de futebol a ponto de se inteirar de tudo q o envolve ele. Se me perguntam pq continuo torcendo digo q como qq paixao, vc se ve completamente envolvido quando percebe todas as fraquezas e tudo q te desagrada mas mesmo assim nao consegue deixar de lado. Tenho 30 anos, não sei se pela idade (me acho novo, mas sem paciencia pra muita coisa) ou pelo q ja vi no futebol, achei q mesmo torcendo, algo tinha morrido dentro de mim em relação ao futebol, mas esse ano me peguei com os olhos marejados quando meu time assumiu a ponta da tabela e vai acontecer de novo quando voltarmos. Estou escrevendo isso talvez pra te desejar força e alegria na sua dedicação mesmo com a inevitável lama q ‘volta e inteira’ reaparecem no mundinho da bola. Saudações ‘alvinegras’.

ps. Po, manda um bjao pro meu galo e pra nossa torcida (eu meio hehe) q a gente vai ficar mais feliz!

Comentário por galo

[…] Goiás? Fica até difícil não repetir boa parte do que já foi escrito no post do jogo Coritiba x Corinthians, afinal, os erros foram basicamente os mesmos, os culpados, […]

Pingback por Decepcionante Timão « Corinthians: Preto no Branco

sobrei…

Comentário por galo




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: