Corinthians: Preto no Branco


Notícias do Timão
setembro 24, 2009, 3:45 am
Filed under: Uncategorized

lindo

Figuras entre os primeiros: O site do Globo Esporte divulgou uma pesquisa que aponta os times paulistas como líderes da era dos pontos corridos. Corinthians, São Paulo e Santos são os clubes que mais vezes figuraram na primeira colocação do Brasileirão desde 2003, quanto o sistema de pontos corridos foi adotado. Só o Cruzeiro faz jus a outro estado. O Timão é o quarto colocado do ranking, com 27 vezes. 

A pesquisa também traz outra informação interessante: “o time que figurou o maior número de vezes na liderança de determinada edição foi o campeão ao fim do Brasileiro”, sendo a única exceção o ano de 2008, quando o Grêmio deixou escapar o título após 17 rodadas na primeira posição.

Se o Timão ainda não lidera a era dos pontos corridos, é o campeão de acessos na internet. Embora a mais recente pesquisa sobre o assunto indique que os clubes brasileiros ainda estão muito distantes dos europeus em termos de transações, venda de produtos oficiais e ingressos pela rede, o Corinthians é o mais acessado do Brasil, com 290 mil visitas diárias ao seu site oficial.

.

Não é fácil: Após a novela Defederico, com direito a atraso no pagamento, no envio dos documentos e assinatura de juiz, agora é a vez de assistirmos ao imbróglio Edno. Contratado há uma semana, o jogador ainda não figura no BID e ao que tudo indica, desta vez, o motivo é uma ação judicial (de razão desconhecida) movida contra a Portuguesa. Em resumo, o juiz do caso está segurando os direitos econômicos do atleta como garantia de uma possível indenização, posto que Edno é patrimônio do réu (Portuguesa). Sobre o caso, este blog atenta para duas observações:

1 – Desde que foi sancionada no Brasil a Lei 9.615, sob a alcunha de Lei Pelé, permitiu-se que um atleta de futebol, depois de extinto o contrato de trabalho com um clube, atuasse por outra equipe, mesmo que não houvesse o pagamento do passe.

Ainda, de acordo com o vice de futebol do Corinthians, Mário Gobbi, o clube alvinegro agora detém os direitos federativos de Edno, isto é, o direito de escalar o jogador nas competições que disputar. Os direitos econômicos não foram revelados, mas especula-se algo em torno de 40%. Todavia, basta a Lei do Passe Livre e a parceria firmada com a Portuguesa quanto aos direitos federativos de Edno para tornar incoerente a postura do tal juiz ao embargar a liberação do jogador.

2 – De fato, tudo no Corinthians aparenta ser mais difícil do que no resto do mundo, exceto quando se trata da contratação de algum atleta empresariado por Carlos Leite, como é o caso de Marcelo Mattos, que foi negociado, apresentado e prontamente escalado. Apenas coincidência, claro.

.

Na Itália: Nesta quarta-feira, o presidente Andrés Sanchez viajou à Itália a fim de resolver questões referentes ao clube, segundo sua assessoria de imprensa. Corre o boato que o mandatário teria dito a alguns conselheiros que voltará com um presente. Por sorte o destino escolhido não foi a Grécia. Já pensou se o Panathinaikos resolve embrulhar outro reserva nível Souza? Presente de grego. 

.

Esclarecimentos: Provavelmente pela minha proximidade com o eterno Idário e pelo excesso de (des)informações  acerca da relação clube/ajuda ao ídolo, durante esta semana recebi muitos emails, recados e perguntas solicitando um esclarecimento sobre o caso. Pois bem, adianto que não fui ao clube, nem tive acesso as notas e recibos que dizem existir lá. Meu conhecimento, por opção, se resume a algumas conversas, antigas e recentes, que tive com Idário e família.

Já tem algum tempo que um grupo de corinthianos, apaixonados pela história do clube, se reuniu com o intuito de ajudar da maneira possível o jogador que tanto honrou o sagrado manto alvinegro e que passava por dificuldades. Houve inclusive uma homenagem, preparada por este grupo e não pelo Corinthians, tempos atrás e foi a partir dela que os laços se tornaram ainda mais fortes. Um ou outro integrante do grupo tinha/tem acesso aos dirigentes do clube e foi assim, através de pedidos, que se conseguiu algum auxílio para Idário. Pouco, diga-se de passagem, mas é verdade que existiu.

Não conseguimos realizar o intuito maior de conseguir um plano de saúde junto à Medial, que tanto o Corinthians expôs, até gratuitamente, após o fim do contrato de patrocínio. Para alguns, por descaso de Rosenberg; para mim, porque faltou mobilização na diretoria em geral. Posto que não aprecio esse tal de assistencialismo, considero equivocada e até injusta a atitude de exigir notas (que foram extraviadas no clube) à viúva de Idário para que os dirigentes enviassem uma ajuda de custo, mínima, a um personagem tão fundamental na história corinthiana. O essencial era um tratamento médico adequado e isto, penso eu, o Corinthians, que é a maior instituição popular deste país, teria condições de conseguir apenas em troca de alguma exposição dos eventuais colaboradores. Eis a minha crítica. Por outro lado, não tenho razão para omitir que o clube contribuiu em algumas oportunidades, com atraso, com episódios lamentáveis no meio, mas contribuiu. Não pretendo estender este esclarecimento até os detalhes sórdidos, a mim relatados por parentes, no plural mesmo, de Idário. Alguns destes detalhes sequer merecem menção, mas espero que tenhamos, todos, aprendido algo, que sirva ao menos de exemplo. Faltou gratidão.

.

Ô o elenco voltou: Para encerrar o post com boas notícias e deixar no ar boas vibrações, vale ressaltar que os exames mostraram que a lesão na coxa direita do zagueiro Chicão não é grave, ou seja, são grandes as chances do Timão contar com seu capitão para o Majestoso de domingo. Contudo, a zaga ainda não deverá ser a titular, uma vez que William, afastado desde 16 de agosto, deverá ser substituído por Paulo André, mesmo já em condições de retornar ao elenco, por opção do treinador. Além de Chicão, Jorge Henrique foi liberado pelos médicos e também deverá atuar, assim como Dentinho. Edu passará por uma reavaliação e Mano Menezes conta ainda com a sorte, na corrida contra o tempo, para inscrever Defederico e ter ao menos um novo reforço à disposição.

Por fim, como de costume, vai Corinthians!

Anúncios

5 Comentários so far
Deixe um comentário

Parabéns, vc escreve muito bem, organiza perfeitamente as idéias, além de ser muito bonita. Não sei se já o faz, mas deveria se dedicar a outros assuntos também.

Comentário por Carlos Rinaldi

Obrigada pelo carinho, Carlos. Às vezes comento sobre temas diversos em outros foruns, mas confesso que nada atrai a minha intenção como o Corinthians, por isso um blog corinthiano. 🙂

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Oi Larissa, dá uma olhada neste site http://www.comunidadecorinthians.com.br Participa lá, é super legal. É uma rede social só para corinthianos, tem fórum, blog para cada usuário, vídeos, downloads, e vc ainda cria um perfil e adiciona amigos, cria comunidades e etc… Bjos

Comentário por Du

“presente de grego”…rsrs

Comentário por R.

Você não é muito fã do Mano Menezes, não é mesmo? Longe de mim sair por aí defendendo a honra do nosso técnico, mas tenho para mim que ele é um dos melhores comandantes que passaram pelo Timão nos últimos anos. Acima dele, ao menos neste “século”, apenas o professor Parreira. Enfim… gostaria de saber em quais pontos o Mano te desagrada?

(Também concordo que ele é retranqueiro, mas você há de convir comigo que ele é um técnico que consegue imprimir uma característica que há tempos eu não via no Coringão: raça!)

Primeira vez que comento aqui. Seu blog, apesar de “discreto”, é muito interessante. Parabéns.

Forte abraço,
Ricardo.

Comentário por Ricardo




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: