Corinthians: Preto no Branco


Ex-Fiéis
outubro 22, 2009, 11:51 am
Filed under: Uncategorized

 

Só faltava essa, agora não falta mais: Os ex-jogadores Betão, Marcus Vinícius, Gustavo, Gustavo Nery, Rubens Júnior, Ricardinho, Magrão, Carlos Alberto, Finazzi e Bebeto movem processos trabalhistas na justiça contra o Corinthians, por falta de pagamento dos direitos de Arena/imagem.

 

Tudo bem… Que o clube, com as diretorias que costuma ter, deixe de honrar alguns compromissos não é nenhuma surpresa. Como não é novidade ver Chinelinho Nery e Cazalbé extorquirem o Corinthians, afinal foi basicamente isso que fizeram no período em que atuaram pelo Timão.

 

 Mas Bebeto? Claramente contratado por caridade, a pedido de Mano Menezes, é demais.Vale ressaltar que, em 2008, após a goleada corinthiana por 5 a 0 sobre o Gama, o jogador agradeceu, aos prantos, o treinador por ter sido o primeiro e único a reconhecer o seu trabalho (?). Era a aposta de trinta anos do técnico. Mano velho do Mano.

 

Que este tapa em nossas faces sirva para o clube passar a agir com mais seriedade e profissionalismo, que os dirigentes aprendam a contratar por talento e habilidade, não por caridade, favorecimento e/ou apadrinhamento, como era o caso do Betão, que hoje também processa o clube que o formou.

 

Agora cabe à Justiça decidir quem tem razão, jogadores (?) ou clube, mas o fato é que se isto é péssimo para a instituição Corinthians, é bom para aqueles que costumam concordar com toda e qualquer negociata realizada pela diretoria, com a desculpa de que o custo da contratação de seres que não nasceram para vestir a camisa do Corinthians é baixo, que se o jogador não der certo é só descartar.

 

É bom para aqueles que se abstêm de pensar sobre o por quê destas contratações-ajuda-empresário. Talvez agora percebam que o ônus das negociatas “custo-zero” pode ser muito maior do que se pensava até então. E, de repente, somando todos as caridades e seus desdobramentos o Corinthians perde o suficiente em receita para bancar um time com jogadores à altura do clube.

 

E por mais penoso que seja, leve o tempo que for, o pano sempre cai. Eis o corinthianismo de Betão, que para muitos servia como justificativa para mantê-lo no time, recebendo altos salários. Eis o desfecho das baciadas da diretoria e seus parceiros agentes: perebas achando que o clube no qual nunca, de fato, jogaram deve a eles. Pior do que isso só dirigentes que conseguem dever para a caridade.

 

Por falar em dívidas e processos, não foram poucas as vezes que paguei ingresso e quis processar o Betão por perdas e danos. O restante da lista, idem. Em algum lugar das profundezas do inferno, tenho certeza que alguém gargalhou.

 


14 Comentários so far
Deixe um comentário

Este numero de jogadores na Justica do Trabalho eu acho pouco. Se fizermos uma consulta sobre Acoes Trabalhistas envolvendo os outros clubes pode ter certeza de que, na media ,eh para mais de cinquenta Acoes por time.

Comentário por amoroso

Não é pouco, mas não é muito diferente da grande maioria dos clubes também. Ocorre que as condições dos atletas é o que pega. Na lista, só nomes que nunca teriam jogado no Corinthians se não por motivos escusos, pois futebol para um time de primeira grandeza eles nunca tiveram.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Ok, entendi melhor o seu ponto de vista.

Comentário por amoroso

Nunca concordei com essa história de baciada. Trazer, vez ou outra, um jogador jovem, que acham que pode dar certo, é normal; todo time tenta. Agora, o Corinthians tem umas fases em que traz uns 10 zés-ruelas, tudo de uma só vez.
Aí me pergunto: por que, no lugar de trazer 10 zés para o time, os caras não tentam pegar o dinheiro e investir em 2, 3 caras bons?
Da década de 1990 para cá, com o perdão da expressão, o problema do Corinthians é que nossos dirigentes abrem demais as pernas para empresários.

Comentário por jeff

Como assim, por que? E os agentes? E os conselheiros e dirigentes que agenciam atletas? Como ficariam sem as comissões, uma vez que os cargos do clube não são remunerados? Enfim…

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Desconfio que isso seja só mais um, dentre milhares, meio de arrancar “legalmente” a pouca grana que entra nos cofres do PSJ. Os empresários contratam advogados para entrar com as ações trabalhistas ou civeis, se ganharem, uma parte para eles, outra para o advogado, um pouquinho para o jogador e… ah, claro, a maior parte para o diretor. Salvo engano.

Comentário por Lou Mello

Não ouso duvidar, Lou. Como se sabe, no Corinthians e no programa da Eliana, tudo é possível.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Deveriamos fazer uma reclamação no PROCON!!!!

Desses todos ai o Betão até que vai, porque sofreu barbaridade no seu ultimo ano no Corinthians, acabou virando bode expiatório de uma das passagem mais obscuras da história do Clube. Agora o Chinelinho Nery esse é de morrer se for jogar na varzea vai ser banco.

Comentário por Toel

Não virou bode expiatório de nada que não tenha merecido. Passou anos afundando o clube sem ter sequer sua titularidade ameaçada. Uma vergonha, caríssima vergonha, aliás. O resto é isso mesmo, Toel.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Tem razão!!! é que eu particularmente ainda tenho aquele gol que ele fez contra os Bambis, num jogo que eu imaginava que o Corinthians iria tomar mais uma goleada e ganhou e de lá pra cá voltaram a ser nossos fregueses hehehe, mas de resto vc está certa, só é estranho o dpto. juridico não funcionar prevendo essa enxurrada de ações. no mínimo conivente com a situação.

A cada dia vc me surpreende nos comentários ”muleca” se cuida bjs. e…VAI CORINTHIANS!!!

Comentário por Toel

Esse problema do direito de imagem é uma questão de inovação numa decisão em um julgado trabalhista. A tendência é uma valanche de processos mesmo. E para todos os clubes.

A contratação por caridade, por pagamento de pensão alimentícia, bem como as do tipo “quebra uma gaio pra mim aê” só dá no que deve dar mesmo.

Quanto aos jogadores citados, quem aposta comigo que se porventura um deles vier a passar por dificuldades financeiras no futuro (não lhes desejo isso, apesar de tudo) aparecerão os defensores da moral da imprensa esportiva se aproveitando do ibope para passarem a imagem de que o Corinthians deveria prestar auxílio financeiro?

Comentário por Luís Carlos

Concordo plenamente.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Bom dia Larissa,
Fico feliz em saber que mudou de idéia e reativou o blog.
Bem. Costumo comparar situações como as que descreveu com a vida de um cidadão comum.
Numa empresa/indústria um funcionário incompetente tem os mesmos direitos garantidos que um eficiente. Caso demitido por justa causa isso muda, claro. Não são os casos em discussão.
Se o acordado não foi cumprido o jogador tem direito de apelar à justiça. Quem contratou e manteve o funcionário foi o Corinthians. Quem negociou e aceitou as condições, idem. Betão não obrigou ninguém a fezer o que ele queria. Foi escolhido e, apesar de suas deficiencias técnicas, sempre foi um funcionário esforçado e engajado.
Essa mistura de paixão/torcida com direitos do trabalhador é inadequada e muitas vezes injusta para a imagem do atleta.
Casos como o do Nilmar, sim, podem ser discutidos por esse prisma. Do Betão, não.
Abraços!

Comentário por André Nogueira

Primeiramente, obrigada André.

Concordo com o exposto, no entanto, o caso Betão não está sendo analisado do prisma de jogador que não recebeu os seus direitos, bla bla bla. Estou considerando os anos que ele passou no clube, sem condições técnicas, afundando o mesmo e recebendo salário altíssimo por se tratar de um apadrinhado. Como se não bastasse, ainda quer processar o clube depois disso. E se diz corinthiano… Mas que está correto em reclamar seus direitos, está. Tanto que enfatizei no texto que não é surpresa, com nossas diretorias, que o clube não honre compromissos.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: