Corinthians: Preto no Branco


Do business ao derrotismo
outubro 27, 2009, 4:56 am
Filed under: Uncategorized

imagem derrota

 

“Já era esperado”… Foi com esta pérola que Elias justificou a mais nova derrota do Corinthians no Pacaembu, desta vez para o Cruzeiro, pelo placar de 1 a 0. E quem ainda consegue acompanhar a fase férias antecipadas do Timão em pleno Campeonato Brasileiro sabe que ele não mentiu, embora o discurso seja típico de um fracassado.

.

O Corinthians mais uma vez não jogou. A Fiel mais uma vez compareceu em bom número e novamente não teve a dignidade de clamar por raça. Ainda não se sabe que tipo de entorpecente foi utilizado pela torcida.

.

O Cruzeiro jogou pouco, mas o suficiente para superar o alvinegro e marcar o único tento da partida, anotado por Gilberto, em posição irregular, aos 40 minutos da primeira etapa. E nem da arbitragem o Corinthians pode reclamar, uma vez que atuou em vantagem numérica, graças à expulsão de Fernandinho, e sequer esteve perto de conseguir um empate que fosse.

.

Em campo, um Timão completamente desfigurado, apático, com um meio-campo abarrotado de volantes, todos fora da posição que seria mais indicada para a característica de cada um, um deserto na lateral-esquerda e um amontoado de atacantes deslocados, desconectados uns dos outros e do resto do time. No banco, um treinador perdido e dois reforços mal utilizados. Na diretoria, os senhores do business, autores do desmanche, culpados pela ausência de reposição e atual desmantelamento do Corinthians. E na torcida, um bando de loucos? Não. Um bando de autistas, que parece não acompanhar a realidade do time.

.

Além dos problemas técnicos e táticos, que equipe pode se sentir motivada a vencer com uma torcida que simplesmente não se importa, que aplaude copiosamente mesmo os vexames? Tem gente confundindo Fiel com guarda Abel.

.

Torcedor que é torcedor apoia, mas também cobra quando necessário. E deve cobrar especialmente que aqueles que receberam a honra de representar o time do povo demonstrem raça, entrega e disposição. Já disse e repito: amar não é aceitar tudo, aliás, onde tudo é aceito talvez falte amor. É isso que a torcida corinthiana precisa assimilar para tornar a ser aquela que recebeu o título de Fiel.

.

Quanto ao Corinthians, nesta 31ª rodada, o aproveitamento do time caiu para 45%. É o pior desde a 6ª rodada (44%), quando o time ainda estava focado na Copa do Brasil. Vale ressaltar que no ano do rebaixamento o aproveitamento final foi de 39%.

.

No returno deste Brasileirão, o alvinegro perdeu pontos para todos os sete últimos colocados: Fluminense, Sport, Botafogo, Náutico, Santo André, Coritiba e Atlético PR. E com este recente resultado do jogo contra o Cruzeiro o clube chegou a sua 5ª derrota em 11 partidas disputadas em casa.

.

O ataque já é o 5º pior da competição, com míseros 39 gols, e a defesa está entre as dez piores. O saldo é negativo: – 5. Em 2007, o pior ano da história do clube, o Timão padeceu com média de 1,4 gols sofridos por partida, a mesma do atual momento. Já a média de gols marcados é pouco superior a do ano do rebaixamento:  1,26 em 2009, contra 1,13 em 2007.

.

Foi para isso que o Coringão voltou? É para isso que o clube mantém reservas de luxo a R$ 220 mil/mensais ou titulares que sobreviveram ao desmanche e receberam consideráveis aumentos de salário? 

.

Os muito otimistas e/ou muito acomodados podem até considerar tudo normal, achar que as críticas não passam de devaneios dos mais cornetas, okay, mas tudo indica que até mesmo o Ronaldo se uniu à turma do amendoim. Em recente entrevista, o Fenômeno disparou: “O time não vem bem faz tempo, foi desmontado (…) Eu mesmo estou mal. Ninguém está fazendo sua parte. Hoje foi um exemplo: o time com um a mais não arriscou, ficou com medo“, claramente se referindo ao desmanche, à desmotivação ocasionada pelo mesmo e ao desserviço que presta o treinador Mano Menezes.

.

Mas é claro que tudo isso já era esperado… Lá no Campinense, talvez.


15 Comentários so far
Deixe um comentário

Perfeita como sempre.

O time está sonolento, sem vontade nenhuma, nem de ao menos fazer jus aos 22 mil torcedores que foram prestigiar o time, mesmo sabendo que o título não será conquistado, já estão de férias.

Obs. 1 – Acho que estão querendo finalizar o campeonato fora da zona de classificação para sulamericana, só assim poderão fazer, os tão esperados, amistosos pelo mundo afora.

Obs. 2 – Será que estão querendo fritar o Mano para uma possível contratação do Luxemburgo, não sei mas isso me parece estranho. mas vamos ver.

Abraço Alvinegro pra tí e Vai Corinthians!!!

Comentário por Toel

Toel, quanto ao time, já acho que nem querendo joga, alguns não tem condições de fato e alguns são chinelinhos mesmo. Quanto ao Mano, se frita sozinha, desde as parcerias com agentes e seus jogadores no time sempre escalados até a teimosia em manter atletas fora de posição, a retranca e as péssimas substituições. Em minha opinião, claro. E acho que os dirigentes querem manter o Mano, pois, ao que parece, todos estão no mesmo rolo de Leite.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Nunca pensei que fosse deixar de ter tesão de torcer.

Comentário por jeff

É triste ler isso e não poder lhe tirar a razão, Jeff.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Leio seu blog sempre que posso, mas nunca comentei. Hoje entrei com a intenção de comentar extamente a declaração do Ronaldo sobre o desmanche que o Corinthians sofreu, negada com veemência, prepotência e falta de educação por “nosso” diretor de futebol há alguns meses, agora curtindo férias bem convenientes. Mas você já disse tudo. O Timão vitorioso de ontem hoje é saco de pancadas de qualquer equipe meia-boca. Será um verdadeiro milagre transformar um time apático, desmotivado, desentrosado e perdedor em campeão da Libertadores, competição que se inicia dentro de uns pares de meses. São Jorge, rogai por nós!

Comentário por Cortissa

Seja bem-vindo aos comentários então. 🙂

E concordo contigo. Para piorar um pouco, o treinador avisou que 80% do grupo da Libertadores está pronto e é este aí. Haja otimismo.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Eu acho que jogadores entram e saem de todos os clubes.

Retornando no tempo, eu venderia André Santos sem pensar porque ele sempre jogou na europa. Venderia o Douglas somente se a proposta fosse muito boa e manteria o Cristian para o centenário caso ele não exigisse condições financeiras para ficar impossíveis de cumprir.

Não posso julgar as vendas por si só porque não sei as condições que o jogadores exigiram para ficar. Também não sei se havia algo no contrato que obrigasse o clube a vendê-los. Há contratos onde se estipula que o clube é obrigado a negociar determinado jogador se for apresentada uma proposta acima de determinado valor. Se o clube deveria se recusar a assinar tais contratos são outros quinhentos…

Com certeza esses jogadores foram assediados no fim do ano passado e acabaram mantidos.

Retornando ao presente, vemos que o Corinthians fez contratações em posições que não precisava contratar. E os contratados vieram com altos salários, o que leva a crer que, salvo se houvesse obrigação contratual, os jogadores que saíram poderiam ser mantidos pelo menos até o fim do ano. Fora as contratações quebra-um-gaio-pra-mim-aê.

Então, se um dia houve realmente um planejamento, esse planejamento foi falho, porque a base do time que disputará a Copa Santander deveria sair do time do segundo semestre e o Corinthians não possui um elenco hoje em dia. Possui um amontado de jogadores que estão jogando fora de suas posições.

Ainda estou acreditando que as peças que faltam chegarão no fim do ano e que serão montado dois times com a soma.

Ouvi a entrevista do Mano ontem no blog do Ciccone e percebi que ele pelo menos sabe as peças que estão faltando. Resta saber o critério com que tais peças serão escolhidas. Não espero outra coisa a não ser o critério técnico…

Não sou fã do tipo de futebol que o Corinthians apresentou até agora. Mesmo o do time intacto. O que venceu três campeonatos. Sou fã do futebol agressivo, contundente.

Mas não se pode tirar o mérito do Mano como técnico porque ele, com boa margem de certeza, poderia levantar três canecos no ano com um elenco que não visava mais que sair da segunda divisão do campeonato brasileiro.

Apesar disso, ele tem que entender que na situação atual o time não pode jogar mais como se ainda tivesse o Cristian, o Douglas e o André Santos. Ele não os tem.

E não é qualquer jogador que consegue se adaptar a uma função totalmente diferente. No jogo de domingo ele chegou ao cúmulo de botar o Defederico pra jogar do lado esquerdo e o Edno do lado direito! Até o Murruga da Lupa afirma que ele é burro.

Bom, acho que iniciaremos o próximo ano (este pra mim foi mais um ano perdido já que o campeonato mais importante do ano foi ignorado) com um time. Mesmo que não seja um time pra almejar grandes conquistas, mas pelo menos um time.

Mas mesmo que a torcida pense o mesmo que eu, isso não justifica tanta passividade. O time deve ser apoiado sempre e cobrado sempre. Independentemente da fragilidade do elenco.

Comentário por Luís Carlos

[…] Do business ao derrotismo « Corinthians: Preto no Branco larissabeppler.wordpress.com/2009/10/27/do-business-ao-derrotismo – view page – cached + Postarei a análise do jogo (?) quando chegar em casa, mais calma e com internet, espero… 17 hours ago * Top Rated — From the page […]

Pingback por Twitter Trackbacks for Do business ao derrotismo « Corinthians: Preto no Branco [larissabeppler.wordpress.com] on Topsy.com

É disso que o time precisava, falta raça, vontade !!!

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1354289-9842,00-CRISTIAN+BRIGA+ANTES+DE+CLASSICO+E+ALEX+BRILHA+EM+VITORIA+DO+FENERBAHCE.html

Comentário por alvaro

essa omissão/ complacência da torcida , principalmente as organizadas tá esquisita demais!

Comentário por MARCUS ALEXANDRE MAMMANA

Bizarra até.

Quanto ao Cristian, nem me fale! Depois de contratar Marcelo canela Mattos para ganhar mais que o ídolo, agora querem comprar 50% do Elias por menos do que venderam o Cristian. Se contar em Portugal ninguém acredita!

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Nossa, fazia muito tempo que não vistava o seu blog, Lari.
É bom te ver de novo por aqui 🙂

Recentemente escrevi um desabafo em meu blog, sem grandes novidades do que o pessoal aqui está acostumado a criticar.
Salários astronômicos pra quem quase não joga, ingressos caros, jogadores desinteressados, um preparador físico suspeito (afinal, porque tantas contusões?), e etc…

Já leu “Ensaio Sobre a Cegueira”, ou assistiu o filme? Traz muita reflexão sobre o caos que vivemos hoje, e com esse Corinthians não é diferente.
Desisti desse ano, prefiro dormir e descansar legal… pois o espetáculo vai começar só em 2010.

Vamos ver como vai ser né…

Beijos e Abraços Alvinegros 😉

Comentário por Reinaldo Vieira

Que a diretoria é omissa e somente pensa em si própria, é verdade, agora, cadê as torcidas organizadas que falaram que iriam sempre fiscalizar? Estão trabalhando, nesse momento??? Sim, alguém esta pagando e muito bem esses gaviões, camisas 12, da vida, para ficarem de boca fechada…
Abs.

Comentário por Guilherme

Larissa.

Você falou tudo o que pensava a respeito da fase do Timão. Falta comprometimento aos jogadores e chega do discurso do Sr. Mano, muito papo furado e pouca bola.

Parabéns pela homenagem ao Deus da Raça Idário.

Comentário por Julio Cesar

O comentário do Elias foi ridículo. Se eles já esperavam perder porque não avisaram a torcida prá que não gastasse dinheiro como troxa prá ver um time que não queria ganhar?

A diretoria só pensa no business, o treinador é cumplice do agente do desmanche (que é o seu próprio empresário!!!) e até os jogadores já entraram na onda de jogar prá cumprir tabela.

É bom esses caras lembrarem como se joga bola prá pelo menos jogar bem no clássico.

Comentário por Victor Farinelli




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: