Corinthians: Preto no Branco


Corinthians x Flamengo
novembro 29, 2009, 7:17 am
Filed under: Uncategorized

.

Os donos das maiores torcidas brasileiras, Corinthians e Flamengo, enfrentam-se neste domingo, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, às 17h00, pela 37ª rodada do Brasileirão. A partida só é válida mesmo para o Flamengo, que ainda briga pelo título. O Timão, por intermédio do treinador Mano Menezes, abdicou publicamente da competição lá pela 18ª rodada.

.

Rivais, como o São Paulo, estão de olho e só querem saber de pressionar o Corinthians para que jogue bola e não entregue o jogo aos cariocas. Os rubro-negros, por sua vez, até já esqueceram que o Fenômeno abandonou a Gávea e pediram clemência ao atacante do Timão. Os corinthianos parecem divididos e não é para menos. De um lado, a honra da camisa e o fato no mínimo estranho de torcer contra o próprio time; do outro, o fato de que time que não almeja nada no campeonato só pode mesmo torcer para que um rival direto não se fortaleça através da conquista de mais um título brasileiro.

.

Eu, honestamente, não pretendo entrar no mérito desta já tão comentada questão. São dois os motivos:

.

1 – O Corinthians não levou a sério o Brasileiro até o momento. Não lutou, não se importou em sofrer goleadas bizarras no Pacaembu, houve treinador jogando a toalha e atleta admitindo que no PSJ só se fala em 2010. Agora que a imprensa resolvou pressionar para que o Corinthians influencie na resolução do campeonato o time simplesmente começará a jogar futebol?

Particularmente, creio que toda a discussão em torno de entregar ou não entregar é desnecessária. Tudo bem que futebol, como manda o clichê, é uma caixinha de surpresas, mas foge bastante à lógica imaginar que uma equipe que já abandonou a competição e nem um lateral-esquerdo tem comece a jogar o fino da bola do dia para a noite e tenha todo entrosamento e ritmo necessário para vencer um dos aspirantes ao título que deve ser, dada a posição no campeonato, um dos menos ruins desta edição do Brasileirão.

2 – Independente do resultado e da forma como o Corinthians jogar a maior torcida do Brasil, que é a anti-corinthiana, dirá o que for conveniente dizer, ainda que o alvinegro jogue com todo brio e dignidade do mundo;

.

Queira ou não entregar – e aparentemente o time não quer – não será tão simples assim para o Corinthians vencer esta partida. Não é mera questão de escolha. Não se joga futebol por passe de mágica.

.

Polêmica à parte, Corinthians x Flamengo é um confronto que traz boas recordações de um tempo em que o futebol era futebol, irreverências eram permitidas e frescura era coisa restrita aos bambis. Naquele tempo que não volta mais, o Corinthians goleou o Flamengo por 4 a 1, no Morumbi. Era quarta de final* do Campeonato Brasileiro de 1984 e o placar eletrônico, exaltando a esmagadora vitória alvinegra, passou a anunciar os horários de voos de volta para o Rio de Janeiro. Inesquecível!

.


9 Comentários so far
Deixe um comentário

Eu acho que, tecnicamente, o Flamengo ainda é o favorito, mesmo sem o Adriano.

Mas acho que o Flamengo morreu de véspera.

Dirigentes se dizendo co-írmãos. Torcida querendo trazer travestis e depois fazendo faixa pedindo Ronaldo na seleção. Adriano dizendo que o Ronaldo vai chorar se fizer gol…

Acho que se o Flamengo tivesse pretensão em ganhar o jogo deveria motivar-se em ganhar, independentemente de o adversário “entregar” ou “jogar sério”.

E esquecer o Ronaldo.

Considero que o Corinthians deve jogar pra ganhar o jogo com toda a sua limitação e falta de vontade peculiares a este segundo semestre. Mas não pra agradar a imprensa, que desrespeitou o Corinthians a semana inteira perguntando aos jogadores se eles entregariam o jogo. Para preservar a instituição mesmo.

Vi muita gente defendendo a “entrega” para não favorecer as gazelas e os porcinos.

O campeão não será o Corinthians. Que diferença fará se o campeão for o Palmeiras, as gazelas ou os mulambos?

Alguém será campeão, independentemente se o Corinthians ganhar, empatar ou perder. E esse alguém não será o Corinthians.

Se a turma da entrega não quer ouvir os outros virem com gozações sobre quantidade de títulos eu não quero ninguém vir com gozações do tipo “seu time é entregão”. Pra mim isso é muito mais vergonhoso.

Sempre que um amigo babaca vem com esse papinho de “meu time tem isso e o seu não tem” eu respondo: “E daí? Eu sou Corinthiano e você não é.”

Algum time entregou o jogo para ajudar o Corinthians a não cair em 2007?

O Flamengo entregará um possível jogo de “play-off” da Copa Sandander com o Corinthians se o Corinthians entregar esse jogo?

Comentário por Luís Carlos

Então, Luís… Estou respondendo após o jogo e vou ser bem sincera:

Eu não vi o Corinthians entregar o jogo para o Flamengo. O que vi foi a mesma porcaria que vi contra o Náutico, no Pacaembu. Com a diferença que lá o Corinthians ficou com a mais e hoje estava com um a menos. Sem contar outras presepadas do péssimo Evandro Roman, que eu não sei como é que ainda apita jogos da primeira divisão. O pênalti, por exemplo, não existiu.

Agora, eu fiquei revoltada, indignada com a postura do Corinthians quase o semestre inteiro – e isso está claro aqui no blog – enquanto parte da torcida aceitava essa mesma postura só porque a vaga na Libertadores está garantida. Também critiquei isso aqui.

Hoje quem tem que estar indignado é colorado, palmeirense e são paulino.

Inaceitável seria o Corinthians ter corrido hoje tudo que não correu o semestre inteiro. Os nossos jogadores não jogaram pela própria torcida e agora esperavam que jogassem pelos rivais? Não vejo lógica nisso.

Ademais, futebol é simples: O objetivo é o meu time ser campeão sempre. Se não for ele, que não seja um rival. E rivalidade faz – e sempre fez – parte do futebol. Se o sistema do campeonato pede que se jogue pelo rival é por que o sistema está errado.

Quantas vezes um rival deu um título pra outro de 2003 pra cá? Nunca!

Agora quem defende os pontos corridos que encontre a lógica e justiça nisso. O São Paulo não reclamou para mudar o sistema? Então. Agora prova o próprio veneno e eu só posso desejar que faça bom proveito.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Oi, Larissa, vim aqui falar algumas coisas que realmente estão me incomodando no Corinthians como um todo (comissão técnica, jogadores, departamento médico,etc). Estou escrevendo isso aos 32 minutos do segundo tempo do jogo contra o Flamengo, e não precisei assistir nem 15 minutos do jogo pra perceber a óbvia apatia que toma conta do elenco corinthiano. Jogadores que consideram-se medalhões e se enxergam como titulares absolutos para a dura campanha de 2010, entraram em campo (nos últimos 16 ou 18 jogos, diga-se de passagem) com uma displicência inaceitável, visto que falta pouquíssimo tempo para o ano mais importante da história do nosso Timão. É revoltante a apatia e falta de compromisso dos jogadores nessas últimas rodadas do campeonato, jogadores estes que passam mais tempo dando entrevistas dizendo que estão torcendo para o Flamengo ser campeão do que jogando pelo clube que paga seus salários.
Passando para Mano Menezes, que sempre se mostrou ponderado nas suas declarações, no começo do segundo turno, se eu não me engano, soltou a pérola dizendo que o time não pensava mais em título brasileiro. Como pode o comandante de uma equipe do porte do Corinthians, declarar publicamente que seu time disputa o campeonato apenas por disputar,sem pretensão alguma? Se algo como isso é falado publicamente para a imprensa, imagine o que o Dr. Mano Menezes anda falando no vestiário pros atletas! É acima de tudo um desrespeito para com a torcida que “dá o sangue” pela ENTIDADE CORINTHIANS.
Outra questão que muito me incomodou esse ano diz respeito ao departamento médico do clube e á preparação física realizada com os atletas. É de se questionar a incrível quantidade de atletas contundidos ao longo da temporada. Fiz um levantamento e percebi que do time titular atual, apenas o Defederico, que chegou depois da metade da temporada, não sofreu com alguma contusão. Hoje mesmo, Edu e Ronaldo saíram de campo machucados (pelo menos o Edu com certeza estava…). E na maioria das vezes, são lesões no mínimo “estranhas” que acometem os jogadores do Corinthians, do tipo de aquecimento no vestiário,etc. E merece críticas também o modo como são conduzidas essas lesões, porque os jogadores invariavelmente ficam ausentes por tempo superior ao inicialmente estimado pela comissão técnica. Ou seja, percebe-se uma séria deficiência num setor importantíssimo para o time, qual seja o departamento médico. Logo que ano que vem o Corinthians vai enfrentar uma campanha muito desgastante, já que vai ter que, constantemente, fazer viagens internacionais pra jogar pela Libertadores.
Enfim, eu tinha que falar isso e não achei lugar melhor do que o seu respeitável blog. E falo isso como torcedor apaixonado pelo Corinthians, como alguém que respeita o time não pelos jogadores que entram em campo ou pelos mandatários, mas pela entidade e por tudo que o clube representa aos 30 milhões de “loucos”. Não fico em casa sonhando com Riquelme ou Roberto Carlos, pois um time campeão não se monte com 1 ou 2 atletas de nível mundial, mas com uma estrutura que dê suporte a esses atletas. E nesse quesito, o Corinthians tem muito a melhorar.

Comentário por Guilherme

Assino embaixo, Guilherme.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Na verdade Larissa, esse jogo memorável que postou foi pelas Quartas-de-final do Brasileiro de 1984.
Infelizmente o clima do já ganhou contaminou a equipe e o ótimo corinthians democrático caíu na semifinais diante do Fluminense de Romerito, Washington e Assis, Branco e cia. LTDA.
Mas voltando ao jogo de hoje, achei uma atitude ridicula, uma má vontade íncrivel dos atletas pram vencer o Flamengo.
O Felipe tinha que tomar vergonha na cara, jogar pra torcida a falta de vontade pra culpar arbitragem.
E a torcida que foi a Campinas foi lá pra bancar desfilezinho em avenida.

Eu torço pro Corinthians Larissa, não pra Gaviões e tomara que seja rebaixada ano que vem!

Comentário por Fabio Queiroz

Rebaixada a escola de samba, que fique bem claro!

Comentário por Fabio Queiroz

Fabio, não vi diferença alguma nesta derrota para o Flamengo em relação às derrotas anteriores. Se o Corinthians não jogou por si e por sua torcida durante todo o semestre, por que é que acharam que conseguiria jogar agora pelo rival? Não entendo.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

[…] nacionalTimão avança às oitavas-de-finalNúmeros Gerais do Duelo Corinthians x PalmeirasCorinthians x FlamengoO Twitter e as […]

Pingback por O Corinthians não entregou o jogo ao Flamengo « Corinthians: Preto no Branco

WF9Wfj ywjjwiguhlmt, [url=http://amrzkfatnxco.com/]amrzkfatnxco[/url], [link=http://rmwrxmrliwxh.com/]rmwrxmrliwxh[/link], http://wvwzjjiyoxph.com/

Comentário por tbytok




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: