Corinthians: Preto no Branco


O dono do mundo
janeiro 14, 2010, 10:35 pm
Filed under: Uncategorized

.

.

Em 14 de Janeiro de 2000, há exatos 10 anos, o Corinthians realizou um feito que jamais outra equipe será capaz de realizar, tornou-se o 1º Campeão Mundial da história. Sempre reconhecido e lembrado pela FIFA, que na data de hoje fez questão de mencionar o alvinegro. Veja aqui!

.

Além de ser o primeiro a conquistar o mundo, o Corinthians é também o campeão mais comentado de todas as edições da competição. Por quê? Dizem que os motivos são muitos, mas na realidade a questão resume-se à inveja dos demais. Parece piada, mas os inconformados tentam desqualificar o Mundial do Timão de várias maneiras, atitude típica dos invejosos, porém nenhuma possui fundamento ou algo que o valha. Explico:

.

A primeira mentira propagada por aqueles que não admitem ver o time do povo no topo do mundo é alegar que o Corinthians não venceu a Libertadores para estar representado no Mundial e que teria sido convidado. Mentira. Primeiro porque o alvinegro não foi convidado a participar do campeonato. Sua vaga estava assegurada por se tratar do campeão, neste caso bicampeão (1998-1999), do país sede. Muitos outros clubes participaram das edições seguintes pelo mesmo critério, regulamentado pela entidade máxima do futebol que é a FIFA.

.

Vale até estender a explicação para o mundo do futebol como um todo. É fato que os campeonatos que existem por aí, todos, tiveram um ponto de partida. A Copa São Paulo de Futebol Junior, por exemplo, teve apenas equipes paulistas em suas duas primeiras edições. O primeiro Campeonato Brasileiro não se formou de acordo com um critério técnico, posto que não existiram eliminatórias para a disputa ou grupos de acesso. Na primeira Copa do Mundo de Seleções a FIFA convidou todos seus filiados até então e 13 países participaram. A Libertadores inaugural contou com 7 times e o Olimpia do Paraguai, por alguma razão desconhecida, teve o privilégio de entrar já nas semi-finais da disputa. Mas só no caso do Mundial do Corinthians é que tanto se mente e se confunde fatos e critérios na tentativa vã de desqualificar o feito do Poderoso Timão.

.

Tudo bem, o time é grande e incomoda demais, por isso todos os seus títulos são sabatinados, inclusive título paulista após 22 anos de jejum! Mas por que o Mundial proporciona tanta polêmica? Provavelmente isto se dê em decorrência do fator desconhecimento. A maioria dos entendidos em futebol por aí acha que sabe alguma coisa e no fim das contas não sabe de nada, nunca estudou os critérios que a FIFA impôs para a realização do seu Mundial. No Brasil, não por acaso, tem até torcedor que considera Intercontinental como Mundial e desconsidera o que de fato é Mundial ao contrário do que acontece no resto do planeta.

.

Quem é corinthiano já deve ter ouvido as pseudo-justificativas mais estúpidas para a desqualificação do seu Mundial, como por exemplo o argumento da Libertadores, que não era pré-requisito para estar representado no competição, como não é até hoje, vide exemplo dos times mexicanos e das vagas asseguradas para os campeões do países sede. Essa lei da anterioridade, inventada no Brasil, não existe nos critérios da organizadora (FIFA) e é tão absurda que se fosse verdadeira seria preciso, para disputar a Libertadores, primeiro vencer o Campeonato Brasileiro, por exemplo. No entanto, até quarto, quiçá quinto, colocado no Brasileirão tem vaga garantida para a referida competição.

.

Para ficar claro: não é verdade que para conquistar o mundo é preciso primeiro conquistar a América. Para alguns o mundo simplesmente se rende, como se rendeu ao glorioso Corinthians de 2000. E, convenhamos, o que vale é o reconhecimento mundial e não o reconhecimento tupiniquim dos anticorinthianos.

.

"O campeão do primeiro Mundial de Clubes da Fifa é o Corinthians" (Joseph Blatter).

.

De concreto, sobre o primeiro Mundial de Clubes da Fifa, o que se pode alegar é que a entidade organizou uma competição no Brasil, adiantou que se trataria de um campeonato Mundial, com inegavelmente os melhores clubes da época, e que a Fiel invadiu o Maracanã pela segunda vez e viu os corinthianos Dida, Índio, Fábio Luciano, Adílson, Kleber, Rincón, Vampeta (Gilmar), Ricardinho (Edu), Marcelinho, Edílson (Fernando Baiano) e Luizão, dirigidos por Oswaldo de Oliveira, vencerem o Vasco bravamente na disputa por pênaltis. A partir de então, o mundo tinha um dono e alguns ressentidos com isso.

.

.

“Não é querer desmerecer quem fala que o título do Corinthians não tem peso, mas atualmente juntam dois times bons e o resto são todos figurantes. No nosso Mundial disputaram potências como o Manchester United, Real Madrid, e tínhamos talvez o melhor Vasco da história, com Romário, Edmundo e Juninho Pernambucano. Esse sim foi um título Mundial. Não é como agora” (Fábio Luciano, ex-jogador).

.

..

.


32 Comentários so far
Deixe um comentário

http://loucoporti.futblog.com.br

Eu tinha 11 anos e me lembro como se fosse hoje eu tinha acabado de mudar de casa para um Conjunto Residencial onde moro até hoje, não havia nem muros em volta da minha casa.

Minha mãe não me deixou ver o jogo, pois eu ficava muito nervoso (alias fico até hoje).

Mais na hora dos pênaltis não houve jeito, corri pro vizinho (o único na rua até então também sem muro) e fui ver os pênaltis lá escondido da minha mãe.

Quando Dida defendeu o pênalti de Gilberto lembro-me de uma alegria que eu nunca havia sentido ter tomado conta de mim, estava perto de ser campeão mundial um sonho quase inalcançável estava se realizando.

Mais ai Marcelinho bateu o pênalti do título…e errou!

Pensei “estava muito bom demais para ser verdade, não seria hoje que eu seria campeão do mundo”.

Aí veio Edmundo, um velho carrasco alvinegro…bateu…para fora.

O Corinthians era campeão do Mundol!!!!!!! O meu sonho e o de mais de 25 Milhões de torcedores estava realizado.

Lembro-me de voltar para casa feliz da vida, de abraçar meu pai, ritual rotineiro até hoje em conquistas Corinthianas e de gritar como se o mundo todo pudesse me ouvir…

SOU CAMPEÃO DO MUNDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E Ninguém foi mais feliz que eu naquela noite.

Comentário por João Gabriel Dinis

Lindo!

Mas eu tenho uma aposta que tão felizes quanto você, naquela noite, também foram alguns milhões por aí hehehe… 😉

Abraços alvinegros!

Comentário por Larissa Beppler

Concordo com tudo o que vc falow Larissa!!!!!
não adianta desmerecerem, somos o 1ª Campeão Mundial de futebol interclubes!!!!!!!! e o resto morre de inveja!!!

Comentário por João Gabriel Dinis

Tá na FIFA! 🙂

Abraços alvinegros…

Comentário por Larissa Beppler

[…] Muitos rivais, com uma ponta de inveja, tentam desmerecer uma conquista tão bonita. Para estes, deixo as palavras de nossa querida Larissa Beppler: […]

Pingback por O Primeiro Campeão Mundial da História! « Blog do Trio

[…] This post was mentioned on Twitter by Vinicius Rodrigues and Larissa Beppler, Ulysses S. de Faria. Ulysses S. de Faria said: RT @LaraBeppler: O dono do Mundo » https://larissabeppler.wordpress.com/2010/01/14/o-dono-do-mundo/ […]

Pingback por Tweets that mention O dono do mundo « Corinthians: Preto no Branco -- Topsy.com

Larissa, o que muitos não sabem, ou se esquecem é que tanto Santos quanto SPFW tentaram ganhar o tal “convite” que eles falam do Mundial de Clubes 2000.
O Santos não ganhava nada, mas nada e através do Pelé (que convenhamos, é um nome grandioso no cenário e na história do futebol) fez lobby pra entrar pois tinha toda aquela história do lendário time montado no ínicio dos anos 60 e que ganhou todos os títulos possíveis.
O SPFW chorou pra entrar, pois alegava ser o último brasileiro campeão do intercontinental no Japão.

Falar de convite é muita hipocrisia para antis.

Mas vc provou que não teve convite, e outra…costumo dizer o seguinte Larissa, convite só é dado pra quem é o melhor, vc vai dar uma festa, e vc vai convidar seus melhores amigos não é?! Em 1998-1999-2000, o melhor time do Brasil era o Corinthians…por isso foi “convidado”!

Comentário por Fabio

Por isso tinha o direito à vaga, assegurada para os times campeões de países sede até hoje e regulamentada pela entidade máxima do futebol.

Não tem o que discutir sobre isso. Mas assim é o invejoso, né? Se não sabe, inventa. Essa discussão só existe no Brasil, pq é aqui que os rivais disputam diretamente com o primeiro campeão mundial.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Bem vinda de volta!

E parabéns pela feliz escolha de uma bela e significativa data para o seu retorno no ano do Centenário!

É NÓIS NA FIFA!

OS PRIMEIROS!

HÁ 10 ANOS!

Comentário por AQUI É CORINTHIANS

Obrigada! 🙂

É nóis e, se Deus quiser e São Jorge abençoar, é nóis na Fifa de novo!

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Quero dar os parabens para o campeão mundial de 2000..
Clube atletico Boca juniors
Mais reconhecido no mundo como verdadeiro campeão mundial que voces ..
senhora fala de inveja e recalque dos rivais .. até na argentina , o boca é considerado campeão mundial de 2000 .. idai que a fifa considera vcs campeão o mundo.. o que vale é a voz do povão e das torcidas. ninguem vai dar credito a 1 mundial mal organizado com 1 campeão sem continental que nem é considerado time de tradição em competições sul americanas..

eu adoro ver vcs argumentando para outras torcidas que são campeões mundiais da fifa e ninguem da credito a vcs.
Que sensação deve ser?? ,ter o mesmo titulo conquistado que o rival, mas ver o titulo do rival mais reconhecido como campeão mundial pelas outras torcidas adversarias.. kkkk respeito né..
Seria mais prazerozo ver um torcedor rival que odeia meu time , não argumentar comigo que não sou campeão mundial..
RESPEITO.

Spfc tem o mundial fifa reconhecido pelas demais torcidas como campeão do mundo..

Comentário por Magalister

E eu adoro ver recalcado falando besteira em decorrência de viver numa bolha.

O resto do mundo não tem essa ignorância geográfica que existe entre os campeões intercontinentais brasileiros, fato que pode ser verificado em todos os sites dos times campeões, inclusive no do próprio Boca está bem claro que em 2000 ganharam o Intercontinental e não o Mundial, que é do Corinthians:

http://www.bocajuniors.com.ar/el-club/titulos

Leia, aprenda e depois volte para argumentar em alto nível, como pede o blog.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Muito engraçados seus argumentos senhor Magalister (isso é nome de homem???)

Se por acaso for é homem com h minúsculo mesmo, e além de tudo burro e ignorante, pois não sabe acentuar, escreve o nome do próprio time com letras minúsculas e comete inúmeros outros assassinatos á língua portuguesa.

Além disso eu te pergunto, o que fazes por aquí???

Vai lá no site do Boca escrever alguma coisa em castelhano para eles, já que em português você é uma lástima…

O meu nome, eu escrevo por extenso, e o meu apelido também.

Primeiro Campeão Mundial de Futebol só existe e sempre existirá só um, o Sport Club Corinthians Paulista.

O resto é o resto.

Zé Favela.

Comentário por José Freeman Junior **

Larissa, deixa os bocós falarem e os porcos reclamarem… Na verdade, quem tirou a vaga do Porco foi o irmão carioca deles, o Vasco. Manda eles reclamarem com o Eurico Miranda, porque todo dia 14 de janeiro eu vou comemorar este título.
Parabéns, Nação Corintiana!

Comentário por Heloisa

Alem de não dar muita bola quando me falam uma bobagem destas utilizo o seguinte argumento:

– Entrem no site da FIFA e no da TOYOTA e vejam qual dos dois falam de futebol!

Geralmente a bambizada e a porcariada ficam no éééé… ééééé…. mas….

Comentário por Luís Fontes

Pô Lara, é você que cria essas imagens com o símbolo do timão ou pega de algum lugar??? cada imagem loca…tô copiando tudo….rsrs

Bjos.

Comentário por Clemilson

Oa anticorinthianos não aprendem…

O recalque deles sempre acaba fazendo as conquistas do Corinthians serem as mais lembradas de todas.

Essa já é especial por ser o primeiro Mundial de Clubes da historia, com recalcados tentando arrumar mil desculpas pra desdenharem então…

Pra alguns ignaros, o requisito básico para se participar do Mundial é ganhar uma Libertadores (o que é uma tremenda falácia, já que o campeão do país sede segue tendo vaga assegurada nas edições atuais também), já pra quem tem o mínimo de conhecimento geográfico, o pré-requisito para um torneio ser chamado de Mundial obviamente tem de ser dar oportunidade a participação de todos os times do mundo.

Comentário por ShadowHunter

Clap, clap, clap!

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Deve ter sido muito difícil para os anti acordarem no dia 15 de janeiro de 2000, especialmente para santista, são-paulino, gremista e flamenguista, que tiveram de encarar a dura realidade: Aquele amistoso que lhes fora vendido como “Campeonato Mundial”, era pura propaganda enganosa.

Para se consolarem chegaram a afirmar que a FIFA reconheceria aqueles jogos como “Mundial”. Sabiam que não tinham chances. Como ser mundial, com apenas um jogo (ou 2 como no princípio) entre campeões de apenas dois continentes? Como ser “Mundial” sem as benções da entidade que rege o futebol do Planeta?

Ficaram a Rede Globo e os Juquinhas com suas retóricas, tentando enganar mais um pouco as pessoas, dizendo pra si mesmo “Aquilo era campeonato mundial! Aquilo era campeonato mundial!”. Quem sabe se uma mentira dita mil vezes, não se transforma em realidade? Quem sabe um dia o resto do mundo acredite nisso? Quem sabe papai noel em natal qualquer de esse presente a esses pobres crentes.

Corinthians, primeiro vencedor da Copa do Mundo de Clubes, e não vai ter Juquinha que tire essa.

Comentário por David Emmanuel

Observem que belo texto no link abaixo, escrito pelo Diretor de Negócios Jurídicos do Corinthians, Sérgio Alvarenga.

http://www.corinthians.com.br/site/noticias/2010/01/14as16h54-id7700-o+primeiro+campeao+mundial+.shtml

Abraços,

Zé Favela.

Comentário por José Freeman Junior **

Parabens Corintians pelo Campeonato Carioca de 2000.

Comentário por Donizete

Larissa, que fique claro, nunca existiu Intercontinental algum. Eras só um jogo para promover a marca de um jipe, que deram a alcunha de Torneio Intercontinental. Mesma coisa que o Corinthians chamar o Barcelona para jogar um amistoso e querer promover o jogo da mesma forma.
Campeonato, com chancela da FIFA e realmente válido só a partir de 2000.

Aquele abraço.

Comentário por VERGONHA

2010 já começou. E devemos nos preparar. Vejam este excelente post do “Chuta que é macumba”, e vejam quanta verdade.

http://chutaquiehmacumba.blogspot.com/2010/01/os-problemas-do-centenario.html

Vai Corinthians!!!

Comentário por Thiago Ferreira

Quase pensei que você esqueceria. Quase. Seu corinthianismo a cada dia cresce no meu conceito (embora eu saiba que o meu conceito serve apenas para ser o meu conceito). Tirando as vezes em que você faz algo pelo Corinthians para depois dizer que fez (e que portanto soa corinthianamente vão), concordo com tudo o que vi aqui até agora. Parabéns pela análise precisa sobre o Mundial. Copio o que disse lá no blog do Filipe:
“O Mundial de 2000 foi simplesmente mágico, de ponta a ponta. A coroação foi no Maracanã, o mesmo da invasão de 76, o mesmo onde o Brasil perdeu a Copa de 50 de virada. Deixei minha mulher grávida prestes a ter o bebê, disse pro meu chefe bambi que não trabalharia na sexta-feira (dia do jogo) por causa exatamente do jogo e peguei a estrada na noite de quinta num Santana velho com meu irmão mais novo e dois amigos, para passar o dia no Rio ouvindo as rádios convocando os ouvintes para a festa do campeão (o Vasco, logicamente). Encontrei vários amigos que estavam no busão 104 dos Gaviões, causei com meu manto na praia de Copacabana junto de mais trocentos fiéis. Ao gritar “Corinthians!” no túnel Rebouças engarrafado, o buzinaço foi tamanho que cheguei a duvidar se estava mesmo no Rio. Vi o Real do RC e outros bichos perder a preliminar e ficar em 4º, a torcida do Vasco ser simplesmente engolida pela Fiel, que ocupava 1/3 do estádio mais ou menos, graças ao Eurico, que ficou com medo e sumiu com vários ingressos. Muitos corinthianos foram até lá e não conseguiram ver o jogo. Gritei, cantei, chorei, perdi a voz, o dinheiro, a ganja e uma bandeira que levei, escapei de levar tiro na saída, mas ajudei o Timão a triunfar de novo no Maior do Mundo. Joguei junto, na arquibancada, junto de mais ou menos uns 20.000 fiéis. E como nunca, me senti o mesmo corinthiano de sempre. Foi lindo, perfeito.
Agradeço ao Grande Corinthians por existir, e generosamente dividir momentos sublimes da sua existência comigo. Como aquela sexta-feira no Rio. 40 graus na atmosfera, 1000 no meu coração. Te amo, Coringão!”.

Comentário por Matheus Antunes

Querida Larissa.

Por que os “outros” insistem em chamar a Copa do Mundo de clubes em Torneio de Verão?Os caras tem tanta inveja do Timão que acho que deveriam criar a “copa do mundo de dor de cotovelo” dos outros…assim eles sempre serão “campeões do mundo”!
Bom 2010!

Comentário por Julio

Aberta a temporada 2010 do futebol brasileiro.

RENDAS E PÚBLICOS DOS JOGOS DOS CLUBES COM AS 5 MAIORES TORCIDAS DO BRASIL (CONFORME ÚLTIMA PESQUISA DO DATAFOLHA):

1.
MONTE AZUL 1 x 1 CORINTHIANS
local: Estádio Santa Cruz (Ribeirão Preto – SP)
Público – 25.294 pagantes
Renda – R$ 908.230,00
(preço médio do ingresso: R$ 35,91)

2.
SÃO PAULO 1 X 3 PORTUGUESA
local: Estádio do Morumbi (São Paulo – SP)
Público: 18.074 pagantes
Renda: R$ 467.148,25
(preço médio do ingresso: R$ 25,85)

3.
PALMEIRAS 5 x 1 MOGI MIRIM
local: Estádio Palestra Italia (São Paulo – SP)
Público – 16.524 pagantes
Renda – R$ 364.900,00
(preço médio do ingresso: R$ 22,08)

4.
FLAMENGO 3 X 2 DUQUE DE CAXIAS
local: Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro – RJ)
Público – 16.067 pagantes
Renda – R$ 351.718,00
(preço médio do ingresso: R$ 21,89)

5.
VASCO DA GAMA 1 x 0 TIGRES
local: Estádio São Januário (Rio de Janeiro – RJ)
Público – 10.613 pagantes
Renda – R$ 269.285,00
(preço médio do ingresso: R$ 25,37)

CONSIDERAÇÕES:

O Corinthians teve o maior público, com alguma folga; São Paulo, Palmeiras e Flamengo jogaram para platéias semelhantes, e o Vasco ficou em um patamar inferior. Considerando a ocupação média dos estádios (para quem não os conhece, as informações são facilmente encontradas na internet), Corinthians e Palmeiras jogaram em estádios cheios; o Vasco jogou em um estádio com ocupação média; São Paulo e Flamengo jogaram para estádios semi-vazios.

No quesito renda, a diferença do Corinthians para os demais foi foi muito grande. O Corinthians teve uma renda que foi praticamente o dobro da renda do São Paulo; perto de 3 vezes a renda de Palmeiras e de Flamengo; e mais do triplo da renda do Vasco.

A grande diferença da renda do Corinthians em relação aos demais se explica tanto pela maior presença de público quanto pelo preço médio de seus ingressos, cerca de 50% mais caro que os dos outros clubes considerados.

A FORÇA DO CORINTHIANS

A torcida do Corinthians é conhecida como Fiel, e não é à toa. O seu apoio ao Corinthians é constante, histórico; o corinthiano – e é principalmente nisso que ele se diferencia dos demais torcedores – continua vivenciando o Corinthians mesmo nas piores fases do clube, como se constatou recentemente quando da queda corinthiana para a Série B, ou durante o martírio dos 22 anos sem títulos.

Uma das maiores aberrações, economicamente falando, é a ausência de um estádio na cidade de São Paulo à altura da grandeza da Fiel. O Corinthians atualmente manda os seus jogos em um diminuto Pacaembu, com capacidade para 35.000 pessoas (sendo que apenas cerca de 50% dos lugares têm preços de ingressos “populares”, de R$ 30,00).

Isso explica o porquê de, ao final da temporada, aparecerem clubes com médias de público superiores à corinthiana, considerando que mandam suas partidas em estádios com capacidade para 60, 80 ou 90 mil pessoas, e com grande porcentagem de acomodações populares.

O mercado percebe essa realidade. Os investidores não atiram pedra em avião, nem dão milho para bode. Apostam para ganhar. E quem, mais uma vez, recebe a maior quantidde de fichas dos investidores foi o Corinthians, com seus novos patrocínios que despertaram a admiração e atiçaram a inveja das agremiações co-irmãs.

Comentário por Gustavo

Simplesmente perfeito esse tópico
eu tinha 17 anos quando o CORINTHIANS
foi O PRIMEIRO CAMPEÃO MUUUNDIIAL
lemmbroo perfeiitamenteee
ée de fatooooo COORINTHIIANS O MEELHOR ;D

Beeijoss

Comentário por Daniele

por Roberto Zanin, colunista do Terceiro Tempo

Além das festas do centenário, 2010 é importante para o Sport Club Corinthians Paulista, porque nele se comemoram os dez anos da conquista mais importante da história do clube: o Primeiro Campeonato Mundial Interclubes, da FIFA.

Em janeiro de 2000, oito clubes de todas as partes do planeta se reuniram no Rio e em São Paulo para a competição. Talvez nunca haverá, em outro torneio, uma plêiade de craques como a daquele campeonato: o Real Madrid, espécie de seleção multinacional: Roberto Carlos, Casillas, Hierro, Raul, Fernando Redondo e Anelka; no banco, reservas de luxo como Sávio, Morientes, e até um promissor jovem camaronês, Samuel Eto´o .

O Manchester United tinha jogadores como Gary Nevile, Dwight Yorke, Ryan Giggs, Andy Cole e o então jovem astro David Beckham. O Vasco da Gama, com um time reforçado para ganhar o título inédito: Mauro Galvão, Juninho Pernambucano, Ramon, Edmundo e Romário, com jogadores como Donizete e Viola no banco.

Para encarar essa turma, o mosqueteiro escalava o nervos de aço Dida, o incansável Índio, o vigoroso Fabio Luciano, o experiente Adilson Baptista e o preciso Kléber.

O meio campo com os clássicos Vampeta e Rincon, o cerebral Ricardinho e o insinuante Marcelinho. No ataque, o lépido Edilson (O bola de ouro do Mundial) e o artilheiro Luisão.

O Mundial teve lances míticos, históricos. Cito dois: o fantástico gol de Edmundo, contra o Manchester http://www.youtube.com/watch?v=fuiOPuNe0N0 e o de Edilson, contra o Real Madrid, com direito a caneta em Karembeu, num dos maiores jogos já vistos no Brasil: http://www.youtube.com/watch?v=Zk8qdL2e8nY&feature=PlayList&p=B7CAEEA12F08034D&index=0&playnext=1

Mas como tudo o que envolve o Corinthians, os adversários jamais admitem a importância do título. Mas o pior para eles é que todos os seus argumentos são facilmente desmontados.

Falam do “gol” de Fábio Luciano, em que a bola realmente não entrou, mas se esquecem do gol legítimo do zagueiro João Carlos que daria a vitória contra o Real Madrid, que o árbitro anulou.

Outra objeção: por que o Corinthians foi o representante do Brasil?

Como toda competição da FIFA, a entidade garante vaga ao representante do país-sede. Como o campeão brasileiro de 99 seria conhecido às portas do Mundial, optou-se por indicar o campeão de 98.

Por sorte e competência, o Corinthians entrou como campeão de 98 e confirmou o acerto da escolha ganhando, também, o Brasileirão de 99.

O Vasco entrou como campeão da Libertadores de 98. O Manchester participou como campeão europeu de 99 e o Real como campeão intercontinental de 98.

Aliás, o único país que considera campeão mundial o vencedor do charmoso jogo entre campeão da Libertadores e campeão europeu é o Brasil. Veja o site do Real Madrid: http://www.realmadrid.com/cs/Satellite/es/Club/1193040475224/PalmaresTotal/Palmares.htm; ou o do Boca Juniors: http://www.bocajuniors.com.ar/el-club/titulos

Se o amigo leitor consultar o site do Milan ou do Barcelona, encontrará o mesmo adjetivo, “Intercontinental”, para designar a taça obtida em jogo com oponentes de apenas dois continentes.

Talvez seja o complexo de vira-lata, como dizia Nelson Rodrigues, mas parece que dizer que o Flamengo ou o Grêmio, por exemplo, são campeões intercontinentais diminuiria o feito. Mas trata-se de questão elementar. Basta consultar o dicionário.

O Houaiss, por exemplo, explica: “Mundial: relativo ao mundo como um todo, à terra inteira; geral, universal”. Ou seja: de fato, com a presença de equipes de todos os continentes, a competição de 2000, organizada pela FIFA, geraria o primeiro campeão mundial.

Outro argumento de pouca inteligência é de que o título do Corinthians não é legítimo por ele não ter vencido a Libertadores. Ora, então vamos considerar ilegítimos os títulos do Uruguai, em 30; da Itália, em 34; da Inglaterra, em 66; da Alemanha, em 74; da Argentina, em 78 e da França, em 98?

Essas seleções não disputaram as eliminatórias, por que eram anfitriões da Copa e foram campeãs.

O que aumenta ainda mais a façanha do Corinthians é que, apesar do campeonato ter sido disputado no Brasil, o alvinegro disputou o título na casa do adversário.

A presença de 30 mil corinthianos que fizeram a segunda invasão ao Maracanã, após a inigualável romaria de 76, ajudou a diminuir essa desvantagem.

O jogo foi cardíaco, tenso. Afinal, com as duplas de ataque que estavam em campo, qualquer erro seria fatal. O Corinthians, que já iniciara o torneio com o elenco cansado, combalido, teve que suportar, também, a prorrogação. Nos pênaltis, com gols de Rincón, Fernando Baiano, Luisão e Edu, uma defesa de Dida e o erro de Edmundo, o Mundo se tornava preto e branco. O capitão Rincón recebeu o troféu do presidente da FIFA, Joseph Blatter.

Parabéns, Corinthians! Cem anos de vida. Dez anos do Mundial

Comentário por AKIKEM MANDA ÉNOIS

Belo post sobre o Mundial…
É a primeira vez que venho aqui, e gostei. Gostaria de firmar uma parceria. Será possivel? Meu endereço é o http://www.o-corinthiano.com

Poderiamos trocar links? Fico no aguardo… Abraços

Comentário por João Victor Brasil

LUIZ OSCAR MATZENBACHER
http://lo.matzenbacher.zip.net/

26.12.2009 11:33

LUIZ OSCAR MATZENBACHER
http://lo.matzenbacher.zip.net/

LUIZ OSCAR MATZENBACHER
COMENTÁRIO AO COMENTÁRIO DA CAROLINE RIBEIRO

“ACHO QUE A PRÓPRIA FIFA JÁ ELUCIDOU ISSO. O SITE DA FIFA FAZ UMA SEPARAÇÃO ENTRE CAMPEÕES MUNDIAS DE CLUBES DA FIFA E CAMPEÕES DA TAÇA INTERCONTINETAL DE CLUBES. GRATO PELA LEITURA.” (LUIZ OSCAR MATZENBACHER)

POR CAROLINE RIBEIRO
COMENTÁRIO NO SITE DO MATZENBACHER

CAMPEONATO MUNDIAL DE CLUBES (“DA FIFA”) VS COPA INTERCONTINENTAL:

À FIFA, COMPETE, PRIVATIVAMENTE, SEGUNDO O ORDENAMENTO JURÍDICO, A CRIAÇÃO DE CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL INTERCLUBES.

À CONMEBOL (AMÉRICA DO SUL), A UEFA (EUROPA), A CONCACAF (AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL E CARIBE), A CAF (ÁFRICA), A AFC (ÁSIA), A OFC (OCEANIA) FALTA COMPETÊNCIA PARA CRIAR CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL INTERCLUBES.

A COPA INTERCONTINENTAL, CRIADA PELA CONMEBOL (CONFEDERAÇÃO SUL-AMERICANA DE FUTEBOL) E UEFA (UNIÃO EUROPEIA DE FUTEBOL) NÃO ERA CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL INTERCLUBES E NÃO CONFERIA AO CAMPEÃO O TÍTULO DE CAMPEÃO DO MUNDO E SIM DE CAMPEÃO INTERCONTINENTAL. É IMPRÓPRIO DIZER CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL DE CLUBES “DA FIFA”, POIS NÃO HÁ, E NEM PODERIA EXISTIR, SEGUNDO O ORDENAMENTO JURÍDICO, CAMPEONATO MUNDIAL DE CLUBES QUE NÃO SEJA DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE FUTEBOL.

SE A UEFA E CONMEBOL PUDESSEM CRIAR CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL INTERCLUBES, ENTÃO A CONCACAF (AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL E CARIBE) E A CAF (ÁFRICA) E A AFC (ÁSIA) E A OFC (OCEANIA) TAMBÉM PODERIAM E AÍ TERÍAMOS ENTÃO TRÊS CLUBES CAMPEÕES DO MUNDO POR ANO? NÃO. É LÓGICO. SERIA UMA ABERRAÇÃO!

A FIFA NÃO PRECISA, NECESSARIAMENTE, SE VALER DOS CAMPEÕES DAS CONFEDERAÇÕES (CONMEBOL, UEFA) PARA O MUNDIAL DE CLUBES. A FIFA, SE VIÁVEL, PODERIA ESTABELECER OS CRITÉRIOS DO MUNDIAL DE SELEÇÕES, COM ELIMINATÓRIAS. MAS SE VALE DOS CAMPEÕES DAS CONFEDERAÇÕES POR RAZÕES DE PRATICIDADE.

SC CORINTHIANS PAULISTA 1º CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL 1 FIFA CLUB WORLD CUP (2000) (1)
http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=239/index.html

SÃO PAULO FC 2º CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL
SÃO PAULO 1 FIFA CLUB WORLD CUP (2005) (1)
http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=28153/index.html

SC INTERNACIONAL 3º CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL INTERNACIONAL 1 FIFA CLUB WORLD CUP (2006) (1)
http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=1882555/index.html

SÃO PAULO FC BICAMPEÃO INTERCONTINENTAL DE FUTEBOL 2 COPAS TOYOTA INTERCONTINENTAL (1992 E 1993) (2)
http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=28153/index.html

BOCA JUNIORS TRICAMPEÃO INTERCONTINENTAL DE FUTEBOL 3 COPAS TOYOTA INTERCONTINENTAL (1977, 2000 E 2003) (2)
http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=1884422/index.html

GRÊMIO FBPA CAMPEÃO INTERCONTINENTAL DE FUTEBOL GRÊMIO 1 COPA TOYOTA INTERCONTINENTAL (1983) (2)
http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=44250/index.html

(1) COMPETE PRIVATIVAMENTE À FIFA, SEGUNDO O ORDENAMENTO JURÍDICO, A CRIAÇÃO DE CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL INTERCLUBES

(2) À CONMEBOL (AMÉRICA DO SUL) E À UEFA (EUROPA), SEGUNDO O ORDENAMENTO JURÍDICO, FALTA COMPETÊNCIA PARA A CRIAÇÃO DE CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL INTERCLUBES. POR ISSO, A UEFA E CONMEBOL CRIARAM A COPA INTERCONTINENTAL, ASSIM COMO A CONCACAF (AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL E CARIBE) E A CAF (ÁFRICA) E A AFC (ÁSIA) E A OFC (OCEANIA) TAMBÉM PODERIAM TER CRIADO A SUA COPA INTERCONTINENTAL. RESULTADO: TERÍAMOS ENTÃO TRÊS CLUBES CAMPEÕES DO MUNDO POR ANO? NÃO. É LÓGICO. SERIA UMA ABERRAÇÃO! DAÍ, RESTA EVIDENTE QUE NUNCA HOUVE CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL INTERCLUBES ANTES DE 2000, QUANDO, A FIFA, QUE, SEGUNDO O ORDENAMENTO JURÍDICO É QUEM TEM COMPETÊNCIA EXCLUSIVA PARA TANTO, CRIOU O CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL INTERCLUBES E O SC CORINTHIANS PAULISTA SAGROU-SE O 1º CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL INTERCLUBES. O RESTO, É O VELHO DIREITO DE ESPERNEAR, O “JUS SPERNIANDI”. A SEGUIR, OUTRAS CONSIDERAÇÕES. (2) ERRONEAMENTE ALGUNS EMPREGAM A EXPRESSÃO MUNDIAL INTERCLUBES PARA REFERIR-SE À COPA TOYOTA INTERCONTINENTAL APESAR DE ELA NUNCA TER SIDO UM CAMPEONATO MUNDIAL DE JURE, LOGO, RESTA EVIDENTE A IMPROPRIEDADE. A BEM DA VERDADE, DEVE-SE DIZER QUE O JORNAL FOLHA DE S. PAULO É O MAIS CORRETO, INCLUSIVE QUANDO SE REFERE AOS CLUBES CAMPEÕES DO CAMPEONATO BRASILEIRO. QUALQUER DIA A FOLHA FARÁ UMA REPORTAGEM INVESTIGATIVA SOBRE O ASSUNTO, INDO ATÉ, INCLUSIVE, OS ANAIS DA FIFA PARA ESCLARECER A TODOS E ESPECIALMENTE AQUELES QUE NÃO TÊM NOÇÕES MÍNIMAS DE DIREITO. SE OS CRITÉRIOS DO MUNDIAL INTERCLUBES SÃO JUSTOS OU NÃO É UMA OUTRA QUESTÃO. MAS À FIFA CABIA ESTABELECÊ-LOS. E OS CRITÉRIOS DA COPA TOYOTA INTERCONTINENTAL? ERAM JUSTOS? HÁ CONTROVÉRSIAS: POIS A CONMEBOL (AMÉRICA DO SUL) E A UEFA (EUROPA) BARRAVAM NO BAILE AS DEMAIS CONFEDERAÇÕES CONTINENTAIS: CONCACAF (AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL E CARIBE), CAF (ÁFRICA), AFC (ÁSIA) E OFC (OCEANIA). DAÍ QUE NÃO CABE DIZER QUE NÃO É JUSTO NÃO CONSIDERAR OS CAMPEÕES DA COPA TOYOTA INTERCONTINENTAL CAMPEÕES DO MUNDO; ERA JUSTO SE AUTOPROCLAMAR CAMPEÃO DO MUNDO CONQUISTANDO A COPA TOYOTA INTERCONTINENTAL BARRANDO DO BAILE A UEFA E A CONMEBOL AS DEMAIS CONFEDERAÇÕES? PENSEMOS NISSO. EM TEMPO: A FIFA NÃO PRECISA, NECESSARIAMENTE, SE VALER DOS CAMPEÕES DAS CONFEDERAÇÕES (CONMEBOL, UEFA, ETC.) PARA O MUNDIAL DE CLUBES. A FIFA, SE VIÁVEL, PODERIA ESTABELECER OS CRITÉRIOS DO MUNDIAL DE SELEÇÕES, COM ELIMINATÓRIAS. MAS SE VALE DOS CAMPEÕES DAS CONFEDERAÇÕES POR RAZÕES DE PRATICIDADE. DAÍ QUE NÃO SE JUSTIFICA, NECESSARIAMENTE, A CRÍTICA QUE ALGUNS EVENTUALMENTE FAZEM AO CORINTHIANS CAMPEÃO FIFA CLUB WORLD CUP (2000). O SC CORINTHIANS FOI CAMPEÃO DO MUNDO NO ANO DE 2000 E O BOCA JUNIOS CAMPEÃO DA COPA INTERCONTINENTAL. LOGO, CAMPEÃO INTERCONTINETAL O BOCA. ELEMENTAR. CORINTHIANS CAMPEÃO MUNDIAL (2000) BOCA JUNIORS CAMPEÃO INTERCONTINENTAL (2000). QUEM ERRONEAMENTE DIZ QUE CAMPEÃO DA COPA TOYOTA É CAMPEÃO MUNDIAL ESTÁ DIZENDO QUE EM 2000 TIVEMOS 2 CAMPEÕES DO MUNDO, O CORINTHIANS E O BOCA. SERIA RIDÍCULO. E ESSES MESMOS QUE INDUZEM O POVO AO ERRO SÃO OS MESMOS QUE DEPOIS VÊM CONTAR PIADA DE PORTUGUÊS. PENSEMOS A RESPEITO.

Comentário por Ivan

CONTRA A CANALHICE DO APITO ANTICORINTHIANO.

COM FELIPE.

COM JORGE HENRIQUE.

COM UM TIME TODO HONRANDO A TRADIÇÃO DA GARRA CORINTHIANA.

COM A FORÇA INCOMPARÁVEL DA FIEL.

VENCEMOS A PORCADA.

QUEBRAMOS O “TABU”.

CONTINUAMOS INVICTOS.

SOMOS LÍDERES.

TUDO NO PACAEMBU – MORUMBICHA NUNCA MAIS!

AQUI É CORINTHIANS!!!

Comentário por JORGE

Cadê vc Larissa?

Comentário por Julio




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: