Corinthians: Preto no Branco


Paulistão, clássico na Vila e arbitragem
março 1, 2010, 6:48 am
Filed under: Uncategorized

.

O Campeonato Paulista começou para o Corinthians no dia 17 de Janeiro, quando o Timão empatou em 1 a 1 com o Monte Azul, estreante na Série A1. Tudo bem, desconto de começo de temporada para o alvinegro e uma ajudinha extra da arbitragem ao adversário, cujo único tento marcado foi de forma irregular.

.

Do início do campeonato até agora, o termo mais recorrente no Parque São Jorge foi  ‘rodízio’, que serviria para definir o elenco, quando na realidade os treinamentos é que tem por missão, também, essa definição, salvo engano. Enfim, veio a primeira vitória em casa, na segunda rodada, contra o Bragantino, por 2 a 1, embora o futebol apresentado não tenha arrancado suspiros. Na sequência, vitória por 2 a 1 sobre o Oeste; empate em 1 a 1 com o Mirassol; vitória por 1 a 0 no Derby; a primeira derrota, por 2 a 1, e a perda da invencibilidade para a Ponte Preta; a primeira goleada contra o Sertãozinho, 4 a 0; empate em 1 a 1 com a Portuguesa; vitória por 3 a 0 contra o Mogi Mirim; empate em 0 a 0 com o Rio Branco e então o jogo contra o Santos, já na 11ª rodada.

.

Diante dos adversários já citados, observa-se que o jogo contra o Santos seria mesmo o primeiro teste do ano para o Corinthians. O Derby foi muito legal, mas não conta, porque aquilo foi chutar porco cachorro morto. O Santos, por incrível que pareça, foi o primeiro time bem montado que esse Corinthians 2010 enfrentou e tudo que estava encoberto pelos resultados dos jogos até então apareceu, ontem, na Vila Belmiro.

.

Os excessivos rodízios de Mano Menezes comprometeram e muito o entrosamento do time, mas não foi só isso. Ontem, enquanto o Santos dava três toques na bola e saía livre na cara do gol, graças também às falhas de marcação do sistema defensivo corinthiano, o Timão levava quase o tempo de uma gestação para criar qualquer coisa. Não trabalhou a bola, marcou mal, armou pouco, criou quase nada e foi escandalosamente prejudicado pela arbitragem. Sim, deve-se falar da arbitragem, mas de maneira alguma deixar que ela ofusque, a exemplo dos resultados anteriores, as falhas e os erros do time que Mano Menezes tem treinado mal.

.

Esconder-se atrás do erro alheio não é coisa que um time, aliás um Timão, centenário que se preze faça. Deve-se olhar para estes erros com atenção, porque o Campeonato Paulista já está na metade e a Libertadores já começou. A corrida agora não é só contra os adversários, mas contra o tempo. Falta muita coisa nesse time para ser campeão de qualquer competição.

.

Agora o capítulo à parte, a arbitragem, sempre ela. Foram sete cartões amarelos distribuídos para o time do Corinthians, dois vermelhos (um injusto), um pênalti inexistente, porém assinalado e que Felipe defendeu com maestria, fora outros lances discutíveis, como o suposto pênalti em Dentinho, as inversões de faltas e o fato do árbitro marcar todas as próximas da área santista e não utilizar o mesmo critério do outro lado.

.

Acontece que pior que a atuação de José Henrique de Carvalho é vê-lo ainda escalado para um jogo do Corinthians. Para quem não recorda, este árbitro é tão, mas tão ruim que já foi mencionado aqui nesse post dedicado às peripécias da Federação Paulista de Futebol. É aquele mesmo que conseguiu a proeza de atribuir dois cartões amarelos ao então volante do Guaratinguetá Magal e não expulsa-lo de campo, na partida contra o Corinthians, mesmo após ser informado sobre a gafe. Na ocasião, o árbitro foi punido pela FPF e cumpriu 15 dias de suspensão, mas logo voltou a figurar nos jogos do Timão. Carvalho apitou um clássico Majestoso e adivinha só? Teve expulsão corinthiana, reclamação e tudo como de praxe quando é ele o dono do apito. E era ele quem estava escalado para apitar a semifinal do Paulistão 2009, contra o São Paulo, mas a diretoria corinthiana pediu veto por considera-lo caseiro. Agora eis que ele ressurge, não por acaso em outro clássico, e o que poderia acontecer senão o que já era previsto? Só que não adianta antever a tragédia, ficar parado e chorar na Federação depois.

.

Após o clássico deste domingo, a diretoria do Corinthians se pronunciou sobre a arbitragem e até pediu para que o tal árbitro seja vetado dos jogos do time, mas os três pontos já ficaram na Vila, talvez até merecidamente, pois roubo à parte e mesmo que aquele quase gol que o Tcheco fez o favor de perder, já no fim do segundo tempo, tivesse entrado, o Timão jogou mal e não mereceu vencer. Menção honrosa só para Felipe, Jucilei, que melhorou o time quando entrou, e Dentinho, que fez grande partida, o único gol, e como prêmio foi substituído. Tem coisas que só mesmo Mano Menezes pode explicar.

.

Agora é torcer para que o lado bom dessa derrota, se é que existe algo de bom em perder um jogo como esse, sirva de lição e reflexão sobre o que ficou evidente no primeiro teste de verdade no ano. É hora de sacodir a poeira e arrumar a casa para então dar a volta por cima.

.

Com raça, vai Corinthians!

.


17 Comentários so far
Deixe um comentário

A imprensa está se divertindo com a derrota do Corinthians.Impressionante os sorrisos de deboches nas pseudo mesas redondas!Como é de bom grado fazer graça com a desgraça alheia,só ouvi piadas e ironias.O Timão não precisa dessa imprensa cretina,mal caratér e covarde,assim como foi a atitude do “juiz” cretino que nos assaltou…como tudo na vida,as coisas dão voltas…..

Comentário por Julio

Pois é, Julio. Mas tem que ver que fazia um tempão que eles não tinham esse raro prazer. Só a gente é que ria de tudo e todos, vamos partilhar um pouco da nossa alegria também, né? Hahaha

Falando sério, veja isso:

– A entrada no Ronaldo foi para dar uma acordada nele. Para dizer “você não está no Pacaembu, está na Vila Belmiro”. Foi de propósito – disse Ganso ao jornal Agora.

O que eu vi de jornalista defendendo esse moleque e dizendo que não houve nada no lance! E agora o que farão nossos imprensaleiros? Será que enfiam o rabinho ou a língua de trapo no meio das pernas?!

Decadente imprensa esportiva nacional. Decadente.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Concordo com tudo e, ainda mais, com a absurda substituição do Dentinho. Ah, e eu não aguento mais o Roberto Carlos, hein?!

Comentário por Heloisa

Nem eu!

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Não concordei com nenhuma das expulsões.
Desconsolado aqui…

Comentário por jeff

A do Moacir eu até achei correta, pq foi o segundo amarelo, né? E pra amarelo até que o lance era. O moleque é meio desprovido de inteligência mesmo. A expulsão do Roberto Carlos é que foi injusta, apesar dele ser o mesmo vaca louca de sempre, no caso daquele lance foi uma arbitrariedade mesmo.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Bem, sei lá, mas acho que a primeira falta dele não foi para cartão.

Comentário por jeff

Larissa, dessa vez vamos discordar bastante.

O jogo começou com uma agressão do Ganso no Ronaldo, e o juiz fez que não viu.

Um pênalti típico de juiz caseiro veio logo depois, embora a pressão do Santos tenha sido criada na bola e com competência.

E ainda por cima o juiz deu cartão amarelo para o RC, anda muito em moda essa de dar cartão para quem faz pênalti aliás, assim como dar cartão para quem supostamente simula pênalti, o que aconteceu com o mesmo RC no 2º tempo, culminando com sua expulsão.

Após a má cobrança Felipe defendeu e o jogo seguiu.

Depois disso o Santos merecidamente fez seus 2 gols, sendo que no primeiro o Alessandro ficou parado vendo o Neimar virar e bater para o gol, e o segundo foi numa bela jogada.

No segundo tempo tivemos 2 homens expulsos e conseguimos marcar um gol, e ainda quase empatamos com Tcheco, o que hoje seria traduzido numa manchete do tipo: “Timão heróico arranca empate na Raça”, ou algo parecido. Aliás o gol que o Tcheco “fez o favor de perder” , como você disse, é um lance bem difícil , a bola vindo muito rápido e com o jogador tendo uma fração de segundo para tentar ajeitar a cabeça da melhor forma possível.

Resumindo, fomos roubados, jogamos contra um adversário embalado,que tem um time de médio para bom, na casa deles, com 2 a menos e nos últimos minutos quase empatamos o jogo.

Com certeza há algo de bom a ser visto nesse jogo, não na derrota em sí, mas na maneira como os jogadores se comportaram e no espírito guerreiro e de luta até o final, diante de muitas dificuldades e injustiças.

Abraços,

Zé Favela.

Comentário por José Freeman Junior **

Estou engasgado com a derrota de ontem!!! preocupado com as atuações do Roberto Carlos até agora não jogou nada e, no próximo dia 10 temos a primeira batalha fora… a defesa também está preocupando, tenho certeza que a nação Corinthiana quer revanche nas finais, porém esse sistema defensivo precisa melhorar.
Jorge Henrique, vamos lá ontem não foi o São Jorge! esse a nação espera muito mais dele em jogos como o de ontem.
que falta faz o Cristian heim…

Comentário por Marcelo

DO BLOG DO (SÃOPAULINO) RICA PERRONE:

01/março

A polêmica Morumbi

A polêmica Morumbi x FIFA continua. Toda semana o SPFC diz que está “tudo bem”, e a FIFA diz que não. Toda semana alguém insinua que é questão de grana, outros afirmam ser “esquema” pra ajudar não sei quem.

Fato é que o Morumbi tem problemas. E, se quiser sediar os jogos que pretende, precisa melhorar. Internamente, no clube, também há muita cobrança de conselheiros sobre o tema. E o blog teve acesso a elas.

O maior problema do estádio, segundo a FIFA disse ha alguns meses, é a área externa. Existem vários, mas esse é um dos maiores, já que a solução é quase impossível garantir.

Em fotos, fica notável o espaço em volta dos estádios cotados para jogos maiores e o espaço do Morumbi.

Enquanto a maioria deles tem lugar pra andar em volta, o Morumbi tem calçada e casas. A área que mostra na foto é o clube, e portanto, não dá pra usar. Derrubar as casas todas não depende do SPFC, logo, não há garantias.

Fica bem claro o problema do espaço. O Morumbi termina na calçada, a metros do estádio. Os demais tem uma área bem maior em volta, que prometem reformar e deixar para circulação do torcedor na Copa.

Mas, além disso, existe a cobrança interna.

O clube está rachado. A oposição está rachada. E isso é tema para outro post.

Sobre o Morumbi, enviaram a seguinte carta ao presidente Juvenal Juvencio, ainda sem resposta.

– – – – –

EXMO. SR. PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DO

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

Os Conselheiros que este subscrevem, nos termos do disposto no Estatuto e no Regimento Interno, vêm, mui respeitosamente, REQUERER informações sobre as questões abaixo expostas, alusivas à perspectiva de reformas a serem procedidas em nosso Estádio Cícero Pompeu de Toledo, objetivando sediar jogos da Copa do Mundo no ano de 2014 :

1) Em notícia publicada no site do Clube, http://www.spfc.net/news, na edição do dia 10 deste mês, sob o título: “Morumbi é candidato a abertura da Copa”, foram, em síntese, prestadas seguintes informações:

“O São Paulo considerou um sucesso a apresentação do novo projeto do Morumbi à Fifa nesta terça feira em Zurique. Segundo o Diretor de marqueting do Clube, Adalberto Baptista, o estádio passou de reprovado a apto, até para a fase de mata-mata da Copa do Mundo de 2014. O estádio não só está habilitado para a abertura da Copa de 2014, como se tornou candidato a uma das semifinais, disse o dirigente.”

2) No dia seguinte, 11/02, o mesmo site, sob o título “Feliz por avanço do Morumbi, Juvenal ironiza Brasília, BH e até o Rio”, destacou. “Satisfeita, a entidade (FIFA) sinalizou que o local pode receber uma das semifinais da Copa do Mundo de 2014 e, automaticamente, deu força ao clube na intenção de receber a abertura do evento. Pior para Brasília e Belo Horizonte, que foram ironizadas pelo presidente do Tricolor, Juvenal Juvêncio:- Nós estamos caminhando fortemente nesse processo. Todos os comentários, até agora, fizeram parte de um lobby. Brasília queria construir um estádio para 70 mil pessoas, quando a média de público lá é de 5 mil. Mas agora, na situação em que está, o Arruda, colocou água em seu projeto, ironizou o mandatário sãopaulino. . . . . .Recentemente, eu estive em, Belo Horizonte e. quando fui comer no hotel, reparei que o cardápio dizia ser o único cinco estrelas da cidade. Como que uma cidade que pretende receber a abertura da Copa do Mundo tem apenas um hotel de 5 estrelas, acrescentou o presidente tricolor . E, mais adiante ainda afirma: “O prazo para o início das obras nos estádios brasileiros da Copa do Mundo é 1º de março. No caso do Morumbi, o São Paulo já começou a fazer algumas ações. Mas nada grande ainda. Segundo o presidente, o cronograma será cumprido.”

3) Tal noticiário foi amplamente difundido e comentado pela mídia, merecendo regozijos e satisfações de sãopaulinos, mas também desconfianças de que se tornara mais difícil o Morumbi sediar o jogo de abertura, pois a Fifa teria se referido apenas a uma das semifinais.

4) Na última 6ª Feira, dia 19, o mesmo site, sob o título: “Fifa, de novo, critica a utilização do Morumbi na Copa do Mundo de 2014”, foi reproduzida entrevista ao jornal “O Estado de São Paulo”, do secretário geral Jérôme Valcke, em que afirma: “O campo do São Paulo não tem condições de abrigar um jogo de semifinais do mundial e muito menos receber a abertura do torneio. . . .Não há como ter abertura lá e nem semifinal. . . .Ou há o compromisso de por dinheiro em um projeto ou a maior cidade do Brasil não terá jogos grandes. Se for investimento público ou privado, não cabe à Fifa decidir.” E mais adiante, concluiu: “O Secretário avisou que uma posição final deverá ser tomada até o início de 2012. O São Paulo tem dois anos para se adequar e, ai sim, convencer a Fifa”.

5) Preocupam-nos os fatos seqüentes e constantes que demonstram crescentes incompatibilidades de clubes de São Paulo, como Corinthians, Palmeiras e Santos, assim como as entidades FPF, a CBF e a própria FIFA, através de conhecidas manifestações de seus dirigentes, que vêm criticando nosso São Paulo Futebol Clube e mostrando-se contrariados por atitudes tidas como personalistas, irônicas, arrogantes e depreciativas, o que acaba de se repetir com relação às cidades que também pretendem sediar a abertura da Copa de 2014. Fatos dessa natureza, evidentemente, só podem dificultar nossas justas pretensões de atrair aliados na busca de a cidade de São Paulo sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014, no Morumbi.

6) Até por que não há de se pensar em evento dessa grandeza fora de São Paulo, na medida em que parece já ter sido decidido pela FIFA que o encerramento da Copa ocorrerá no Maracanã, mesmo sem a exigência de, sequer, terem aprovado oficialmente seu projeto de reforma do estádio, com exigências equivalentes às feitas ao Morumbi.

7) Por sua destacada e incomparável importância empresarial, econômica, social, política e desportiva no cenário nacional e internacional, a abertura da Copa não pode ser cogitada fora da cidade de São Paulo e o único estádio condigno é o Morumbi. O próprio equacionamento empresarial e econômico desse evento, talvez o espetáculo de maior movimentação financeira do mundo, não poderia buscar outro local. Daí não devamos permitir que se agravem eventuais incompatibilidades ou que fatos menores, ou atitudes mal posicionadas, criem dificuldades para essa solução absolutamente natural, ou seja, o Morumbi sediar a abertura desse incomparável acontecimento.

8 ) Face ao exposto, os Conselheiros abaixo assinados vêm requerer as seguintes informações à Presidência da Diretoria do Clube, a serem prestadas na forma estatutária, perante o E.Conselho Deliberativo

a) Qual a versão final, com memoriais explicativos, que o SPFC apresentou à FIFA, para adequação do Estádio do Morumbi às exigências da entidade, objetivando sua qualificação para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014?

b) Qual a estimativa de custos para a realização e conclusão das obras previstas, com respectivo cronograma físico financeiro?

c) Quais as etapas já cumpridas e a cumprir da apresentação desse projeto à FIFA e quais pronunciamentos oficiais da FIFA já havidos nesse processo, a par dos divulgados pelo site do Clube?

d) Quais obras e serviços já foram recentemente realizados no Morumbi em função de tais adequações? Qual o montante de recursos envolvidos, já realizados ou comprometidos?

e) Qual será o critério para a contratação das obras? Serão por etapas? Há processo licitatório?

f) Dentro das previsões de custos para esse fim, com quais recursos e suas fontes o Clube pretende contar para a consecução das obras e instalações?

g) Há no projeto previsão de extinção ou deslocamento de cadeiras cativas?

h) Se não houver prévia confirmação da FIFA de que, desde que cumpridas as exigências, a abertura da Copa do Mundo de 2014 será no Morumbi, o Clube pretende realizar o enorme investimento de recursos sem tais garantias?

i) A CBF mantém contatos oficiais com o Clube sobre essas exigências e compromisso de realização da abertura do evento no Morumbi. Em caso positivo, quais?

j) Qual a previsão de submeter à aprovação do Conselho Deliberativo os atos previstos nos artigos 50, inciso “j” e 86, parágrafo 2º do Estatuto Social, relativamente a esses fatos?

Termos em que, pede deferimento

São Paulo, 22 de fevereiro de 2010

– – – – –

Enfim, a encrenca é por ai.

De um lado a FIFA não aprova o Morumbi para grandes jogos. De outro, a diretoria diz que garante o estádio na semi e na abertura.

A oposição cobra. A situação não responde algumas destas dúvidas, como por exemplo a das cativas, que muito interessa a milhares.

E assim vai. Até que alguém resolva falar a verdade, coisa que duvidamos por conhecermos o futebol…

http://www.ricaperrone.com.br/2010/03/a-polemica-morumbi/

Comentário por Thiago

E por falar em sardinhas, quando vi essa noticia no G1 hoje, me senti um verdadeiro corno.
Cadê esses arautos da moralidade agora? Enfiaram o rabo no meio das pernas? Ou com o bonitinho deles tudo pode, e que se foda a origem dos recursos.
Corinthiano é trouxa mesmo.

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Santos/0,,MUL1517507-9874,00-PEIXE+APRESENTA+ALEX+SANDRO+E+DIRIGENTE+FALA+SOBRE+SUPOSTA+LIGACAO+COM+KIA.html

Comentário por Thiago Ferreira

torcedor fiel 2 aninhos

Comentário por Erich Prates

TÁ EXPLICADO :

Publicada em 12/3/2010 às 19:48

Nicolás Leoz garante: ‘Sou são-paulino’

Ainda em Assunção, presidente da Conmebol visita o Sampa no hotel e admite torcida para o time brasileiro

Leoz viu a vitória do Tricolor ao lado de Juvenal, no Defensores del Chaco
LANCEPRESS!

Em Assunção, capital paraguaia, a diretoria do Tricolor esteve muito bem acompanhada. Durante os três dias em que ficou por lá, a cúpula são-paulina foi recebida por Nicolás Leoz, presidente da Conmebol, que inclusive assistiu à vitória contra o Nacional (PAR) ao lado do presidente Juvenal Juvêncio, nas tribunas do Estádio Defensores Del Chaco.

Nesta sexta-feira, na última visita ao hotel em que o Sampa ficou concentrado, Leoz admitiu o carinho pelo clube.

– Sou são-paulino, nunca escondi isso – garantiu o dirigente.

Na verdade, o paraguaio é conhecidamente torcedor do Libertad (PAR), onde já foi presidente. Em sua homenagem, o estádio do clube foi inclusive batizado com o seu nome.

Porém, não é nenhuma mentira a ligação de Leoz com o Sampa. Segundo o livro “Tricolor Celeste”, do jornalista Luís Augusto Símon, quando morou em São Paulo nos anos 60, o paraguaio passou a torcer pelo Tricolor por causa de seu compatriota Cecílio Martinez, que chegou em 1963 e fez 58 jogos e 16 gols com a camisa do São Paulo.

Em Assunção, o mandatário da Conmebol mostrou empolgação com a atual equipe, que é comandada pelo técnico Ricardo Gomes.

– O time está forte. Não tenho dúvida de que é um dos principais favoritos ao título – declarou.

No encontro, Leoz manifestou o seu apoio ao Morumbi, que trava disputa com a Fifa pelo direito de sediar uma das semifinais da Copa de 2014.

http://www.lancenet.com.br/sao-paulo/noticias/10-03-12/716571.stm?nicolas-leoz-garante-‘sou-sao-paulino’

VELHO DESCARADO, SAFADO, MAFIOSO!

Comentário por JOÃO

Aprendi muito

Comentário por online

Wow!

Muito bom seu Post, me fez enxergar o Corinthians de uma perspectiva diferente…

Além disso, sua opinião é bem formulada, parabéns!

Gostaria de propor uma parceria entre nossos blogs, e quem sabe, eventualmente, convidar você a postar no Boleiros Anônimos…

Agradeço e aguardo contato!

Grande abraço, sucesso!

Comentário por Boleiros Anonimos

Olá Larissa, tudo bom?
Sou produtora do Globo Esporte e gostaria de uma ajuda sua. Se você puder enviar um e-mail para o endereço que eu coloquei, eu ficaria grata. Muito obrigada!

Comentário por Carla Destro

naložba v zlato najboljše varcevanje

Comentário por nakedwomanl




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: