Corinthians: Preto no Branco


Zé camiseta e a desinformação
maio 19, 2010, 1:06 am
Filed under: Uncategorized

.

Luís Paulo Rosenberg, vice-presidente de marketing do Corinthians, perdeu outra oportunidade de permanecer calado e parecer menos analfabeto em matéria de Timão.

.

Hoje, em entrevista ao Globo Esporte, o desavisado profissional de marketing tentou exaltar seu pequeno feito em detrimento da história corinthiana, que terminou por depreciar. Zé Camiseta teve a infelicidade de declarar que o amistoso comemorativo do Centenário, contra o Real Madrid, “será a primeira vez que o Corinthians vai enfrentar um grande clube na Europa“.

.

Rosenberg pode até entender de camisetas, embora haja controvérsias, mas em matéria de Corinthians parece analfabeto, na melhor das hipóteses. Isto porque a declaração falsa pode ter uma razão de ser, como por exemplo alardear os pequenos feitos da gestão, para parecer mais competente do que é de fato, enquanto despreza a história do clube, como se o Corinthians fosse nada antes dele.

.

Ocorre que o Sport Club Corinthians Paulista é mundialmente conhecido por diversos fatores, entre eles o primeiro campeonato Mundial da Fifa, a Democracia Corinthiana e jogadores consagrados. Mas também não “só” por isso. Qualquer pessoa com um mínimo de interesse histórico já leu ou ouviu falar sobre os confrontos internacionais listados a seguir:

.

17/08/1969 – Barcelona 1 x 2 Corinthians, pela IV Copa Costa del Sol, realizado no LA ROSERA;

24/06/1959 – Barcelona 3 x 5 Corinthians, amistoso realizado no CAMP NOU;

04/06/1959 – Benfica 1 x 1 Corinthians, amistoso realizado no ESTÁDIO DA LUZ;

18/07/1996 – Lyon 0 x 1 Corinthians, amistoso realizado no STADE DE GERLAND;

22/07/2000 – PSG 2 x 2 Corinthians, amistoso realizado no PARC DES PRINCES;

15/05/1970 – Olympique de Marseille 1×2 Corinthians, amistoso realizado no STADE VELODROME;

29/05/1966 – Internazionale 1 x 3 Corinthians, pela Copa Cidade de Turim, realizado no SAN SIRO;

20/06/1972 – Roma 0 x 1 Corinthians, amistoso realizado no OLÍMPICO DE ROMA;

07/06/1959 – Porto 0 x 1 Corinthians, amistoso realizado no ESTÁDIO DAS ANTAS;

24/05/1959 – Bayern de Munique 2 x 3 Corinthians, amistoso realizado no OLYMPIASTADION;

17/06/1959 – Sevilla 3 x 4 Corinthians, amistoso realizado no RAMON SANCHA PIZJUÁN;

21/05/1959 – Feyenoord  1 x 5 Corinthians, amistoso realizado no NEHNOORD;

20/05/1959 – Stade Reims 3 x 2 Corinthians, amistoso realizado no PARC DES PRINCES;

21/08/1997 – Atlético de Madrid 1 x 0 Corinthians, pelo Troféu Ramon de Carranza 97, realizado no RAMÓN DE CARRANZA;

03/09/1966 – Real Madrid 1 x 1 Corinthians, pelo Troféu Ramon de Carranza, realizado no RAMON DE CARANZA (pen: COR 2 x 3);

16/11/1965 – Arsenal 2 x 0 Brasil (Corinthians com a camisa da seleção), amistoso realizado no HIGHBURY;

23/04/1952 – Fenerbahce 1 x 6 Corinthians, amistoso realizado no BJK ÏNÖNÜ STADIUM;

06/05/1952 – Turquia 0 x 1 Corinthians, amistoso realizado no BESIKTAS INÖBÜ STADIUM;

14/01/1952 – Turquia 1 x 1 Corinthians, amistoso realizado no BESIKTAS INÖBÜ STADIUM.

.

Estes são alguns dos confrontos que o Timão realizou na Europa e que foram desconsiderados por Rosenberg na hora de exaltar o amistoso que arranjou com o Real Madrid. Em tempo, o problema não é o time espanhol ou o amistoso em questão, mas o fato do marketing depreciar a história corinthiana, que até parece desconhecer, para tentar sobressair a qualquer custo, inclusive às custas da imagem do Sport Club Corinthians Paulista, que deveria ser sempre o foco maior de todas as questões.

.


17 Comentários so far
Deixe um comentário

Concordo com vc…ele dev eter feito isso exatamente para mostrar a sua gestão de marketing….onde muitos aceitaram o que ele disse por não conhecerem realmente a historia do Timão!!!
Essa gestão Sanchez ta dando tantas gafes que ta osso!!

Comentário por joaocaruso

Gostaria de acreditar que tenha sido um despretensioso analfabetismo histórico, mas não. É filhadaputisse mesmo. Dono de uma gestão preocupada em camisetas coloridas, rótulos e embalagens se sobrepuseram ao produto em si que é o que nos interessa: o futebol. Pior, venderam a imagem do Corinthians como produtos de camelôs, a qualquer preço, sem critérios nem escrúpulos o que resultou a meu ver um prejuízo histórico vergonhoso. Aqui cabe: Good cards in stupid hands, NO POINTS.

Comentário por Sleiman

Às vezes eu me pergunto o que esse cara ainda faz por aqui, mas aí eu lembro que eu sei a resposta e não gosto dela…

Excelente post!

PS: Eu fiz algo errado?

Comentário por Codename X

Não que eu saiba, por quê?

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Larissa.
Você disse tudo,realmente este senhor só entende de camisetas…

Comentário por Julio Cesar

O lapso histórico é inaceitável. Não sei se proposital, ou um deslize imperdoável. Nossa história é o que temos de mais importante. Não nossa receita atual.

Mas, uma coisa, uma oooooutra coisa, é a questão do marketing. Daí teremos que fazer uma discussão mais organizada e com calma. Acredito que o Corinthians ainda explora pouco sua marca. Não é questão quantitativa, mas sim qualitativa.

O Corinthiano quer viver o Corinthians (como já vive) inclusive nas questões do consumo (satisfação das necessidades diárias de sobrevivência).

O que precisamos é disputar o espaço ocupado pelos oportunistas, pelos mercadistas, pelos usurpadores, e defender o direito à nossa memória (nunca esquecida ou falsificada), e um Corinthians moldado pelo e para o Corinthiano.

Abraços,
Espírito Corinthiano.

Comentário por Espírito Corinthiano

Pode acreditar que eu concordo contigo. O marketing já foi elogiado por aqui em algumas ocasiões, mas penso exatamente o que vc cita no comentário sobre a questão quanti/quali.

E nossa história é quem nós somos.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Quando será que essa cambada (Rosenberg, Sanchez, Mano e cia.) vão largar do Timão, hein?!

Comentário por Heloisa

Esse Zé Camiseta se acha o fodão. Pra ele o Corinthians era um timinho provinciano antes dele entrar no clube.
Já passou da hora desse Roxemberg vazar!

Comentário por Júnior SCCP

Larissa, esse cara só podia tá brincando ao falar isso!
Não é possível…

Olha só a lista de jogos internacionais do Corinthians: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=44864229&tid=2588239232819289132&na=1&nst=1

Comentário por Helton Augusto

Muito bo Larissa!!!!!

Assim que li a materia tb percebi isso e fiquei indgnado com tal declaração que so desagrega a nossa história, mas não tive a atitude de levantar os jogos do Coringão na Europa!

Como pode pessoas assim falarem em nome do nosso clube?

Como pode alguem em pleno centenario onde nossa historia esta sendo relembrada em varios blogs e sites espalhados pela net não saber que temos uma trajetória em território Europeu?

Parabens pelo desmentido, pois se dependermos da mídia esportiva para desmentir estas bobagens estamos é ferrados!!!!!!

Comentário por Luís Fontes

Quem tem que ouvir besteira por aí não são eles, né? Sou eu, por isso é que eu me preocupo em desmentir. É tipo a situação do Mundial, que estou até pensando em lançar livro com o tanto de páginas que tenho de pesquisa e debate sobre o assunto com antis, enquanto o clube nem aí p/ isso.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Essa também é uma ótima idéia, tem todo o meu apoio!!!

Creio que uma ass de imprensa atuante e conhecedora da nossa história tb seria suficiente para desentir as bobagens que a midia publica sobre o Coringão e orientar nossos patéticos dirigentes antes que eles falem este tipo de besterias em publico…

Infelizmente nem isso eles são capazes de fazer corretamente!

Comentário por Luís Fontes

Oi, Larissa. Acredito que o Rosenberg seja mais um daqueles “dirigentes” que existem em tantos clubes que gostam mais das câmeras do que do labor. Nunca vi esse rapaz falar algo de construtivo.
Agora, no tocante à saída do Mano, eu respeito sua opinião. No entanto, quando apontamos o problema, temos também que apresentar a solução. Você fez uma “greve de posts” enquanto o Mano for técnico do Timão, logo, eu queria que você dissesse qual treinador você acha que estaria à altura de comandar o time hoje em dia, levando em consideração os nomes disponíveis no mercado. Acredito que o Mano tem seus defeitos, como qualquer outro treinador, e que nos momentos de derrota nós tendemos a procurar culpados pelo fracasso. Contudo, acho também que não se pode cometer o amadorismo de demitir o Mano e deixar um vazio no cargo de treinador. Ou pior, contratar um Vagner Manini ou um Antônio Lopes da vida.
Abraços.

Comentário por Guilherme Cavalcante

Olá, Guilherme.

Na realidade eu concordo com isso e faço isso há um bom tempo por aqui. Desde o início do blog eu sempre apontei os caminhos que considerava mais corretos do que os tomados por todos que critiquei, aí eu acho que todo mundo leu e quando tenho que repetir o tema acabo não repetindo toda a explicação. Mas já sugeri diversas vezes, em milhares de respostas sobre o assunto e não é de agora. É desde que o Mano pisou no Corinthians. Mas já que vocês fazem tanta questão vou escrever um post sobre isso mais tarde, ok?

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Oi Lara tudo bem?

Faz tempo que não comento nada em seu blog (aliás em blog nenhum), essa realmente foi de doer.
O Business tomou conta do futebol e os caras brigam pra ver quem tem o melhor patrocínio e o escambal o futebol que é o princípio de tudo foi esquecido.
É o Dinheiro comprando até aplausos mediante a vergonha.

Abraço e ACORDA TIMÃO.

Comentário por Toel

Lamentável. Em 1959 contra o Porto o Coringão jogou no estádio do próprio Rosenberg e de algumas figuras da nossa diretoria como ele pode ter esquecido deste fato?

Comentário por Jonas




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: