Corinthians: Preto no Branco


Agora é Adilson Batista
julho 25, 2010, 2:53 pm
Filed under: Uncategorized

.

O paranaense Adilson Batista foi o escolhido da diretoria para assumir o cargo de treinador do Corinthians. Ele se apresenta ao clube na próxima terça-feira e, segundo dirigentes, firma contrato até de dezembro de 2011.

.

O currículo do novo treinador é semelhante ao que Mano Menezes tinha antes do Corinthians, isto é, sem grandes façanhas e conquistas. Outra semelhança é a maneira de entender futebol. No Cruzeiro, seu último clube, Batista foi bastante criticado pela insistência em escalar três volantes e pelo excesso de improvisações. O futebol daquele time, no entanto, era mais vistoso que o do Corinthians de Mano, embora não mais eficiente. Rendeu apenas dois campeonatos mineiros e culminou no vice da Libertadores, quando o Cruzeiro deixou o título escapar de forma equivalente ao Timão da Copa do Brasil de 2008.

.

Adilson Batista estava disponível no mercado, assim como Carlos Alberto Parreira,  por isso era até evidente que fosse sondado. Parreira realizou o último grande trabalho de um treinador do Corinthians, mostrou entender o que é o maior clube do país e foi, na época, uma aposta de Roque Citadini. Já Adilson deixou o Corinthians, enquanto jogador, com uma dívida trabalhista por obra do mesmo Citadini, que é oposição à gestão de Andrés Sanchez. Os vaidosos dirigentes do Parque São Jorge, então, uniram a fome e a vontade de comer. Contrataram Adilson em vez de Parreira e assim realizarão um acerto de contas com o novo treinador, que passa a ser uma aposta de Sanchez, uma vez que não se trata de um técnico com vasta experiência em grandes clubes.

.

Mais importante para o torcedor do que as picuinhas entre dirigentes é que a chegada de Adilson Batista significa renovação. O ciclo de Mano Menezes se  encerrou lá na derrota da Libertadores diante do Flamengo (com técnico interino) e só não viu quem não quis. A contratação de um novo treinador ao menos traz perspectivas, o que era impossível com a continuidade de Mano Menezes.

.

Resta saber se o novo comandante receberá da torcida o mesmo carinho cego que Mano recebeu. Ao contrário de seu antecessor, Adilson não terá tempo de pré-temporada, de forma que não se pode exigir, em poucas semanas, que um time desequilibrado, que não apresentou um futebol convincente até o momento, passe a dar espetáculos de desenvolvimento tático.

.

Deve-se lembrar que Mano Menezes partiu, mas sua herança permanece no time, que nunca foi talhado ofensivamente e sequer possui alternativas para tal. O agora treinador da seleção preferiu ocupar as vagas do ataque com seus pupilos agenciados por Carlos Leite, que não jogam, mas recebem salário de estrela e empatam a contratação de opções efetivas para o setor. Por isso, se o novo comandante conseguir, em um curto período, ao menos criar alguma alternativa para o ataque, forçar alguma jogada mostrando que existe uma orientação nesse sentido, já será possível falar em bom início de trabalho.

.

Vale destacar, ainda, que a obrigação de todo treinador que for dirigir o maior clube do Brasil é entrar em qualquer campeonato para ser campeão. Que Adilson Batista trilhe um caminho de sucesso no Corinthians, tenha boa sorte e que enfim o alvinegro comemore um centenário à altura, com as glórias de sempre.


13 Comentários so far
Deixe um comentário

Desejamos ao Adilson boa sorte em sua empreitada e que ele possa levar nosso Timão ao lugar que ele merece, que é no topo.

Comentário por Codename X

Agora é torcer!🙂

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Primeira mulher que eu vejo fazendo um comentário INTELIGENTE sobre FUTEBOL!

Bateu em 80% dos TORCEDORES CEGOS que tem por ai!

Parabéns!

Comentário por Turi Souza

Obrigada!🙂

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Boa contratação. Boto fé. O Adilson mais acertou do que errou no Cruzeiro. Os tais “três volantes”, vamos lembrar, eram Fabrício, Henrique e Ramires. Não dá pra dizer que fosse um meio-campo que não sabia jogar. Era um time veloz, arrojado, de bom toque de bola. Não ganhou a Libertadores por detalhe.

Gosto também do fato dele ser jovem, ousado, sem medo de errar. Às vezes improvisa errado? Claro que sim. Mas prefiro um cara que busca alternativas de jogo ao conservadorismo do Mano. Enfim. Temos um bom time, e um treinador promissor. Vamos ter que esperar pra ver…

Comentário por Chicó

Até concordo, viu? Não acho uma excelente contratação, mas ao menos não está no nível de alguns aí. Espero que ele ainda me surpreenda positivamente.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

E o nosso amigo Vagner Mancini, comprovou hoje que é o técnico mais maldoso do futebol nacional.
Mandou quebrar prá valer. Esse cara precisa ser banido do futebol.
Ridiculo. Todos os times dele, são especialistas em praticar o anti-jogo.
Que apodreça na terceira divisão.

Comentário por Thiago Ferreira

Coitado. Mas vc precisa de tudo isso para defender o Mano? O cara já foi embora, antes disso eu o aturei por 1000 dias! Cada um tem o seu momento de ser feliz, Thiago. Com a saída do Mano chegou o meu, que gosto de títulos, futebol bem jogado, time treinado/talhado ofensivamente e tal.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Larissa, eu também queria o Parreira. Mas parece que ele já acertou alguma coisa com a seleção. Vi isso, mas não lembro onde.

Comentário por Heloisa

Quem eu vi acertar “algo” foi o René Simões, não?

Só acho que o Adílson é uma aposta e que seria mais seguro contratar um treinador com experiência, boa diga-se, em grandes clubes. Mas torço para que a aposta vire realidade e me surpreenda positivamente.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Dá pra melhorar o ataque sim. Talvez o Diadema, ops, Taubaté, possa ajudar; talvez o tal do Gilmar, que nunca vi mais gordo nem mais magro, possa ajudar. Há o Fernando Henrique (o que foi campeão da Taça SP de 2009), que saiu semana passada do Nacional e talvez seja promovido. Talvez o Ronaldo volte bem já contra o Flamengo.

Talvez o Lulinha volte e seja aproveitado desta vez na sua posição e passe a render. Talvez o Defederico passe a render mais também na sua função original com o novo técnico.

São muitas variáveis e muitas estagnáveis…

Quanto à contratação do Adilson Baptista, acho que não havia muita alternativa. A folha de pagamentos do Corinthians é monstruosa com o monte de pangarés que foram contratados e não servem nem para ajudar no alongamento.

Daqui duas semanas um monte de treinador vai pra roça e não é legal se desgastar para contratar um treinador.

O Parreira disse que quer ficar na maciota até o fim do ano. Talvez pedisse muito para deixar a maciota de lado. O Estadão bancou sábado que ele foi procurado pelo Corinthians…

De qualquer forma, não dá pra ter a ilusão de que o Parreira iria fazer o time atual jogar igual ao time de 2002 sem uma reformulação geral. A diferença de níver do elenco é gritante.

Mas acho que o Adilson Baptista deveria ser contratado até o fim do ano. Se se saísse bem renovaria por um ano. Caso contrário, roça. Mas talvez ele não assinaria contrato nesses termos.

Bjs.

Comentário por Luís Carlos

Claro, não é ilusão de ver o time jogar igual ao de 2002, mas é que o Parreira demonstrou entender a grandeza do Corinthians, coisa que o Mano nunca fez e o Adílson não se sabe, é aposta. O Mano só demonstrou entender a grandeza do Carlos Leite e pode anotar pelo menos 50% de culpa pelo elenco ruim e caro na conta dele. Souza é imperdoável. Agora ele vai e convoca “certo” na seleção, inclusive o RESERVA Jucilei, mostrando que só não sabia escalar (ou só podia avacalhar) o Corinthians mesmo.

Concordo quanto ao tempo de contrato ideal do novo treinador, mas dificilmente ele aceitaria nesses termos e com certa razão (pelo lado dele).

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Essa do Carlos Leite, é velha. Nunca entrei nessa. Sempre achei pura maledicência, aliás, ofensa gratuita.
Mano, aplaudido no Olimpico, e em S.Paulo, o resto é dor de cotovelo.

Comentário por Thiago Ferreira




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: