Corinthians: Preto no Branco


Representando o centenário
agosto 17, 2010, 9:29 am
Filed under: Uncategorized

.

Ronaldo, a despeito do que grande parte do elenco corinthiano demonstrou no último domingo, parece estar preocupado em representar o centenário do Corinthians. Prova disso é que o centroavante completa hoje 100 dias sem jogar. Uma simbólica  homenagem aos 100 anos do Alvinegro.

.

No clube, o respaldo ao camisa 9 é absoluto. É proibido falar sobre a sua forma física e até algumas contratações necessárias para o setor ofensivo já foram refutadas em função de Ronaldo. É o caso de Borges, que segundo Mano Menezes recusou uma oferta do Corinthians por receio de encarar a concorrência em relação à titularidade.

.

Mas a que ponto vale respaldar um jogador, que nem de longe aparenta ser atleta, por questões de marketing? Aparentemente, o dito sucesso financeiro da contratação fenomenal já não compensa. A camisa do Timão mais parece um macacão de Fórmula 1 e a receita excedente oriunda das cotas de patrocínio vai para o bolso do jogador, ocasionando um duplo desfalque: no time e nos cofres do clube.

.

Outros pontos questionáveis dessa história são: o salário de Ronaldo, que gira em torno de R$400 mil mensais, a imagem negativa que o clube está vendendo ao mundo (de que é incapaz de deixar um jogador em forma), e o fornecimento de material para o sensacionalismo de parte da mídia, que se aproveita do caso para rebaixar o tamanho do Corinthians em comparação ao de Ronaldo. Alguns jornalistas até já insinuaram que o clube deve aceitar essa situação, pois o camisa 9 seria o balcão de negócios do Corinthians. Alto lá! Ronaldo é gordo grande, mas não se compara à gigantez do secular time do povo.

.

Vale a pena ter um Ronaldo no elenco se e somente se for um Ronaldo comprometido com a profissão. Do contrário, é melhor parar de perder tempo e passar vergonha. O Corinthians não precisa do Fenômeno para ter o maior patrocínio do país. Já o tinha antes mesmo da sua chegada e por razões óbvias. Talvez fosse mais interessante o clube negociar ele próprio todos os seus patrocínios e ficar com a quantia total da receita, sem precisar repassar algumas cifras ao jogador que não joga, isto é, não traz nem retorno técnico nem de bilheteria.

.

E se o departamento de marketing do clube insistir na afirmação de que existe algum lucro em manter Ronaldo no Corinthians nessas condições, que prove essa existência utilizando a receita para realizar as necessárias contratações que o elenco requer.

.


10 Comentários so far
Deixe um comentário

Ronaldo não é maior que o Corinthians, como já apontou uma agência de marketing.
Fato: nossos dirigentes são empresários, assim como Ronaldo, e pouco se importam com o clube.

Comentário por jeffdamn

Eu quero saber até quando sustentarão isso.

O clube precisa cobrar dele é uma definição: se dedica como profissional ou aposenta de uma vez. O que não pode é insistir nessa situação bizarra.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Não vão cobrar, pois, em primeiro lugar, têm medo de perder um “parceiro”. Você bem sabe que notícias do Corinthians são carniça para os abutres midiáticos, e a desintegração da “parceria” Corinthians-Ronaldo seria, no mínimo, bombástica.
Em segundo lugar, como disse um amigo meu, repetindo Sanchez, “Os outros estão contratando agora, o que contratamos antes…”. Enquanto houver gente estúpida que realmente acredita que “a admnistração Sanchez é a melhor que o Corinthians já teve”, estamos bem f#d&d@s!

Comentário por jeffdamn

Eu não sei dizer se temos lucro ou prejuízo com o Ronaldo no elenco. A verdade é que é difícil saber, pois ele traz muito dinheiro, mas leva muito também. E findando os contratos atuais, dificilmente algum patrocinador “do Ronaldo” renovará, sabendo que ele não joga, e sequer transmite boa imagem ultimamente.

A impressão que tenho de longe é que, financeiramente, estamos empatando. Não dá pra saber se, descontando o que vai pro Ronaldo, o que sobra é muito menos do que conseguiríamos sem ele. Talvez um pouco menos.

O fiel da balança sempre foi a parte técnica. Ano passado nós saímos no lucro, porque essa diferença entre o que daria pra conseguir sem ele e o que nos sobra com ele, era um salário mais do que justo pro fenômeno. Já esse ano, não só não temos benefício técnico algum, como ainda temos gastos no tratamento, desgaste da imagem, e, principalmente, continuamos nessa palhaçada de não trazer outro atacante de ponta pra jogar de verdade.

Comentário por Ândi

Olha, Ândi, eu acho que não há esse lucro todo não. Está aí o Andrés falando que Deivid (que já não joga aquela bola há algum tempo) é fora da realidade do Corinthians, tudo como desculpa para trazer algum “reforço” do Bragantino. E o Flamengo, com patrocínio menor, deve anunciar o cara. Ou seja, não temos condições e o Flamengo tem? O lucro extra com Ronaldo vai para o pagamento do próprio Ronaldo. E não está valendo à pena, principalmente tecnicamente.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Negócios à parte, a presença de Ronaldo cumpre a função de evitar cobranças por novas contratações. Todos os times grandes (nenhum tão grande quanto o Timão) contrataram bons atacantes, menos quem? Já passou a hora da torcida entender que não se pode esperar mais do que o Ronaldo já deu, em campo. O melhor que ele pode fazer agora é fazer coro por novos atacantes, de preferência, com menos de 25 anos. Se não me engano.

Comentário por Lou Mello

Por aí mesmo.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Ontem, ouvindo um programa, um ouvinte, que é personal trainer, disse que o Ronaldo não entra em forma porque não quer…
Não gostei quando ele veio, mas ele calou minha boca no 1º semestre de 2009. Só que agora acho que realmente chegou a hora de dizer tchau… O máximo ainda é gente passando o pano; ele aparecendo na Globo pra desviar o foco; etc. Se pelo menos ele dissesse que não vai mais jogar, o povo pararia de contar com ele de vez. Ele foi importante pro Timão e seria legal poder contar com ele. Mas infelizmente não dá…
E desse jeito vai ser realmente o ano “sem ter nada”, e não do Centenário…

Comentário por Heloisa

Pois é. O principal problema é que além de não corresponder, ainda embarga a contratação de reforços necessários. Não dá mais.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Larissa, realmente tá dando vergonha de ver o Ronaldo no Coringão nessa situação. Mas o fato é que ele vai ficar ao menos até o final do Brasileiro, que é a única competição que temos chances (grandes chances, por sinal) de vencer no tão aguardado ano do centenário. Por isso, acho que devemos apoiá-lo e torcer por sua volta, quem sabe na reta final. Por incrível que pareça, ainda acho que ele pode meter um monte de gols, como fez no ano passado. Eu aprendi a não duvidar do que esse cara é capaz. Duvidei em 2002, quebrei a cara, em 2009 fiquei empolgado e ressabiado ao mesmo tempo, e ele arrebentou…
Longe de mim ter uma postura conformista, de verdade. Sei das tuas opiniões, te acompanho no blog e no twitter há tempos e te respeito muito. Concordo, inclusive, com a grande maioria das tuas críticas. Porém, nessa, acho que devemos cobrar só no fim do ano. Por enquanto, ainda acredito na volta do gordo pra nos ajudar a levantar a taça. será que sou tão ingênuo assim?…
abraços.

Comentário por Lucas




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: