Corinthians: Preto no Branco


O Corinthians e o Corinthian
agosto 18, 2010, 4:04 am
Filed under: Uncategorized

.

Em 1910, ano do cometa Halley, cinco operários do bairro do Bom Retiro decidiram fundar um time de futebol. O sonho de Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira, Raphael Perrone, Anselmo Correa e Carlos Silva ainda se tornaria um grande fenômeno social. E o tal cometa, que só pode ser visto da Terra de sete em sete décadas, não foi a única criatura de nome inglês a brilhar por estas bandas na época. O Corinthian, time de futebol bretão, excursionava pelo Brasil e inspirava sonhos, como o daqueles cinco operários que no dia 1º de setembro, sob a luz de um lampião, fundaram o Sport Club Corinthians Paulista, uma das mais estimadas instituições populares do país.

.

O Corinthian Team, criado em 1882, nunca chegou a se profissionalizar. Em 1939, fundiu-se com o Casuals Football Club, originando o Corinthian-Casuals, que hoje disputa as divisões semiamadoras do sul da Inglaterra. E um dos grandes orgulhos do time inglês é ter servido de inspiração a um gigante do futebol brasileiro. O próprio site do clube afirma que seu maior legado ao futebol foi aquela excursão ao Brasil, que iluminou a criação do primeiro time campeão do mundo.

.

Cem anos depois, Corinthians e Corinthian-Casuals se encontrariam para um amistoso festivo em comemoração ao centenário do time paulista. A administração corinthiana, no entanto, cancelou os planos. Por e-mail, informou ao ingleses que sem a confirmação do Boca Juniors (ARG) o jogo ficaria “muito pobre”. Além do desconvite grosseiro, a diretoria do Alvinegro sequer se desculpou pelo cancelamento de última hora, como queixou-se Rob Cavallini, diretor do Corinthian-Casuals.

.

Trata-se de um episódio lamentável, que faz corar qualquer corinthiano com o mínimo de respeito pelas tradições e história do seu clube de coração. À propósito, uma carta com um solene pedido de desculpas em nome da torcida corinthiana já foi enviada ao clube inglês. Restam alguns questionamentos aos mandatários do clube paulista:

.

– Se não o clube que inspirou a criação do Sport Club Corinthians Paulista, quem poderia ser mais relevante para um amistoso festivo em comemoração ao centenário?

.

– De fato o Corinthian-Casuals não teria condições de jogar contra o time principal do Corinthians, provavelmente seria um jogo contra os masters, a exemplo do ocorrido em 1988. Para a outra partida, por que não algum clube que ao menos tenha ligação histórica com o Timão, como o Torino (ITA), já que o Boca Juniors declinou do convite?

.

– Qual a necessidade de responder de forma tão grosseira e depreciativa aos ingleses que um dia serviram como fonte de inspiração aos fundadores do Corinthians? Cuspir nas tradições do clube faz parte do cronograma das festividades do centenário?

.

– Além de ocupar na América do Sul o espaço que por uma questão de potencial (maior time da maior cidade com a maior torcida) deveria ser do Timão, o Boca Juniors tem algum fato histórico diretamento ligado ao Corinthians?

.

.

Dear Corinthian-Casuals,

Representing millions of loyal fans, I would like to apologize for mistakes made by the board of the club. They really should have brought your team to a proper celebration game. This was not done. We regret that. Even so, we would like to thank you for the inspiration. In 1910, a group of poor Brazilian workers was delighted with the elegant football of your predecessors, and decided to found our beloved “people’s club”. We think about you with great affection and care, and we are proud of the English chapter that opens our history.

Sincerely,
Larissa Beppler.


9 Comentários so far
Deixe um comentário

Eu pensei a mesma coisa quando li essa aberração.

Já enviou a mensagem? Eu assino embaixo

Comentário por Ândi

Mandei, né? E a vergonha? Mas enfim, eles responderam de forma muito educada, que “It was a shame – but what is done is done. Despite the complications, Corinthian-Casuals still has a soft spot for the Corinthians and most importantly the supporters who really make us feel appreciated… If you need any historical stuff about Corinthian-Casuals I have written three books http://www.dognduck.net so have access to several hundred images.
Regards, Rob Cavallini.”

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Também fiquei com muita vontade de assinar com você. Será que há algo mais que possamos fazer? Como você mandou a mensagem? Foi via site? Acho que também tentarei escrever algo.

Larissa: Olha, eu mandei em nome da torcida mesmo e para o email do diretor de comunicação do Casuals Rob Cavallini, mas também é possível enviar via site. O Rob está no Brasil, então, já aproveitei e convidei ele para a Semana de Cultura do Centenário. Prestaremos uma homenagem a eles lá também, no dia 03/09. Abraços alvinegros.

Comentário por Rodrigo

Pois é querida Lara, é por essas e outras que me pergunto…será que um dia teremos uma Diretoria à altura do nosso Todo Poderoso?
E o Inter sendo bi-campeão da Libertadores e nós em 100 anos nada de conquistar essa copa…cambada de la***.
Bjos.

Comentário por Clemilson

Só o dia que a torcida quiser. Para isso, ela precisaria se interessar mais por conhecer esse tipo de coisa. Ficar ouvindo o Neto elogia-los na Band não trará nenhuma consciênia política e aí é isso aí: tudo como antes no quartel de Abrantes.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Larissa, ainda bem que o clube é maior que todas essas figuras nefastas que passam por ele e nos envergonham como corintianos…
Abraço alvinegro, quase centenário!

Comentário por Heloisa

Perfeito. Realmente vemos que a nossa diretoria está errando demais nesse centenário.
Dá vergonha. Mesmo eles sendo amadores, um jogo com eles seria um simples motivo para uma grande celebração. Sem o Corinthian, não haveria Corinthians!

Comentário por Guilherme

Abraham Lincoln once said: “You can fool some people for a lot of time and you can fool a lot of people for some time, but you can´t fool all the people all the time“. You keep on trying to demonstrate you´re the virtuous one, and unfortunately are not able to display discrepant opinions in your “cute and politically correct” blog.
Continue dumping messges, dear. But at least have the decency not to mix everyone up In a universe of milions of fans, you´re only one. Nothing more, nothing ledd.

Comentário por Nasty english

Tá bom, agora você avisa o patrão que essa carta foi enviada a pedidos de milhares de torcedores na maior comunidade do Corinthians, tá? Ninguém gostou do que eles fizeram. E os únicos que acham que enganam alguém aqui são vocês: trolls! Porque a minha opinião é bem clara, cristalina e, mais, exposta com argumentos que a embasam e não em forma de perseguição alheia, coisa que, se você tivesse argumentos para me desmentir, faria também, pois sabe que surte mais efeito, senão não estaria perdendo seu tempo aqui, né?

Comentário por Larissa Beppler




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: