Corinthians: Preto no Branco


Nota de agradecimento
setembro 6, 2010, 3:31 pm
Filed under: Uncategorized

.

Na grande semana do centenário alvinegro, duas vitórias corinthianas dentro de campo e algumas fora dele. Houve recorde de público no Anhangabaú, na comemoração da virada do século, um afetuoso abraço fiel no Parque São Jorge e uma Semana de Cultura do Centenário que louvou a gloriosa trajetória do Timão nestes últimos 100 anos.

.

Tudo, é claro, teve uma razão maior, muito maior, de ser. Por isso, agradeço primeiramente ao Sport Club Corinthians Paulista por existir no coração de milhões de loucos, por ser a nossa religião e nos inspirar desde sempre.

.

Agradeço também à Fiel Torcida, que sempre esteve aqui, lá e em qualquer lugar, que nunca abandonou o time e que protagonizou grandes façanhas em nome desse amor centenário.

.

E, particularmente, agradeço a todos que contribuíram para a realização da nossa Semana de Cultura do Centenário, público e convidados que reservaram espaço em suas agendas para promover essa celebração cultural em homenagem aos 100 anos do Timão.

.

Obrigada, então, aos queridos ídolos Zé Maria, Tião, prof. José Teixeira e Sócrates Brasileiro. Aos jornalistas corinthianos, Marcelo Duarte, Heródoto Barbeiro, Walter Falcetta Júnior, Ricardo Gozzi, André Martinez e Leonor Macedo. Aos escritores, historiadores e pesquisadores Plinio Labriola Negreiros, John Robert Mills, José Paulo Florenzano e Filipe Martins Gonçalves. Aos torcedores, alvinegros de coração, que nos brindaram com suas histórias, Eduardo Novaes (Movimento Rua São Jorge), Mônica Toledo Poso (La Bodeguita Del Medio), Fernando Wanner  (Corinthiarte) e Eliana Frazão (Gaviões da Fiel). Sem vocês, cada um de vocês, nada disso seria possível.

.

O agradecimento se estende também ao Memofut – Grupo de Literatura e Memória do Futebol, que nos apoiou e divulgou o evento, e ao próprio Museu do Futebol, que aceitou essa parceria e nos cedeu o auditório para que pudéssemos pinta-lo de preto e branco, literalmente.

.

Não posso deixar de agradecer aos corinthianos que estiveram comigo nessa empreitada, que perderam noites de sono, que, sem patrocínio, investiram o próprio dinheiro e fizeram de tudo e mais um pouco para que o Corinthians tivesse uma homenagem à altura de sua grandeza. Obrigada, muito obrigada mesmo, aos amigos Fabio Sleiman, Bruno Mohamad, Débora de Almeida Teodoro, Diogo Pravato, Bruno Chazan, Felipe Rangel e Gustavo de Moraes. Foi imenso o prazer de realizar essa atividade com corinthianos tão militantes e apaixonados como vocês.

.

Encerro o post com alguns vídeos sobre “A Saga da  Democracia Corinthiana”, no último dia do evento, e aviso que todas as gravações e fotos serão disponilizadas, em breve, no site.  Há ainda alguns relatos sobre o que aconteceu nos dias anteriores no blog do Fábio Sallum, que esteve na plateia, e podem ser lidos aqui e aqui.

.

.


19 Comentários so far
Deixe um comentário

Larissa! Parabéns pela organização “da semana”! O mérito pessoal de vcs deve ser reconhecido, ainda que movidos que foram por nossa inexplicável paixão. Foi uma enorme contribuição às comemorações do centenário. A clareza e crítica de raciocínio do Magrão, a emoção expressa no seu choro, os depoimentos, a diversidade geracional, racial, cultural do público, fizeram daquela manhã de sábado uma manhã memorável. Uma pena que não pude participar dos outros dias. E pena também não ter batido papo contigo, devido a correria toda. Mas enfim, valeu mesmo, nos vemos no Paca!

Comentário por Rodrigo Vaz

Obrigada, Rodrigo. Que bom que você foi e gostou. Não te conheci, mas ao menos conseguimos passar um pouquinho do que pretendíamos, acho eu…

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Oi Larissa, parabéns!
Gostaria e muito de ter ido no último sabado, pois não é todo dia que vc assiste uma palestra com Sócrates e Herodoto Barbeiro.
O Dr. é uma figura fantástica e é sem dúvida um dos 5 TOP ídolos do Corinthians.
Infelizmente tive que trabalhar de manhã…mas a tempo de ver a goleada em cima dos Goiabas.

Comentário por Fabio Queiroz

Pena que não foi. Foi muito interessante. Na próxima, já sabe! Hehehe…

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Larissa, Como você arrumou uma camisa de jogo (a do centenário) sem patrocínio? Eu também quero!rs
bjos

Comentário por Rodrigo

Pelo que vi, só a feminina é sem patrocínio =/

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Bom dia Larissa!

A dúvida que não quer calar: Quando vai ser o próximo evento??, rsrs. Zoeira!

Primeiramente, parabéns a vc e todos pela organização da semana cultural do centenário! Uma pena que, assim como o colega acima, não pude ir no sábado por motivos maiores (trabalho), porém fui nos outros dias. Ver alguns colegas, conhecer outros, sempre é muito bom. Falar com grandes Corinthianos, alguns deles heróis, foi emocionante para mim. E quando no bate papo tem Coringão, é melhor ainda.
Fiquei emocionado que um gesto simples emocionam as pessoas, e o Coringão proporciona isso. Ver a Sra. Idário (Se não me engano o seu nome é Natividade) ficar emocionada com uma simples homenagem da minha parte, como o nome de Idário na camisa, me fez ganhar a noite.
E gostei de conhece-la tb Larissa, espero ve-la em ouros eventos ou no Templo Sagrado!
Parabéns a todos mais uma vez.
SALVE O CORINTHIANS!!!

Abraços

Comentário por Rodrigo Salgado

Obrigada… Sabe que já estamos pensando nisso? E em criar um grupo de estudos, a exemplo do Memofut, mas só sobre o Timão. Foi um prazer conhece-lo e obrigada por nos prestigiar sempre lá. Salve o Corinthians!

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Larissa, que inveja!… Gostaria muito de poder tido a oportunidade de morar em SP para estar perto do TIMÃO. Você está e criou condições para isto. De qualquer forma, vez por outra me desloco cerca de 2200 kms (ida e volta) de Brasília até “sampa” e dou uma lavada na alma. Parabéns pelo evento.

Comentário por José Donizete

Ô meu bem, eu sei como é isso… Mas se você tem essa vontade, a esse ponto, vem pra cá também. A cidade tem lá suas peculiaridades, eu mesma ainda não me adaptei bem, mas tenho certeza que não conseguiria mais deixar meu Corinthians aqui. De qualquer forma, boa sorte e força aí nas suas viagens, que desgastam, mas pelo Timão vale a pena, né? E obrigada!

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Larissa, estive presente no sabado no dia em que o Doutor participou do evento sobre a Democracia Corinthiana…

O evento foi literalmente Show de Bola e digno de um clube do tamanho do Coringão (o interessante é ver como torcedores como vc e seus companheiros conseguem organizar um evento que apesar de teoricamente pequeno teve um altissimo nível intelectual e no tocante a organização e a nossa diretoria siquer consegue organizar eventos realmente úteis para difundir a nossa história e o corinthianismo que existe dentro de cada um de nós)!

Foi muito legal ver como o DR apesar de representar um dos mais marcantes períodos da história do Coringão e da Seleção Brasileira é alem de anos luz a frente dos outros jogadores e ex jogadores no quisito inteligencia e responsabilidade politica, de um humildade e uma atenção com os admiradores que eu reramente nunca vi igual! Ele conversou com absolutamente todas as pessoas que foram falar com ele, tirar fotos e pedir autografos com toda a paciencia, atenção e simpatia.

Sabado eu tive finalmente a oportunidade de conhecer o Dr pessoalmente, pedir um autografo para ele em uma camisa do Coringão que eu vou mandar enquadrar e tirar uma foto para mostrar para os meus filhos quem foi o Dr e o que ele representou para o Coringão, para o nosso futebol e para a luta pela democracia no Brasil.

Acho que nem preciso falar que ele é o meu maior ídolo no futebol mundial!

Obrigado por nos proporcionar esta oportunidade! Por vezes discordo de suas opiniões aqui no blog mas vc e seus companheirpos realmente são Corinthianos de atitude! PARABENS!

Comentário por Luís Fontes

Concordo com tudo sobre o Sócrates. Eu nunca imaginei, apesar de ser o meu maior ídolo, que ele fosse tão humilde e atencioso assim, conosco então… Aceitou vir de Ribeirão, num sábado de manhã, de graça. Isso não tem preço pra mim. Ele, aliás, nos incentivou a fazer mais, disse que ajuda e que mobiliza outros jogadores amigos para participarem também. O resto você mesmo viu…

Só fiquei triste por um leitor do blog estar lá e nem ir me cumprimentar, hein? Hahaha. Mas que bom que você foi.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Lara, o evento foi realmente demais.
Acho que as principais palavras que eu poderia proferir a respeito disso já foram ditas pessoalmente.
Parabéns pela iniciativa e acredito que criar um grupo de debates seria uma idéia muito boa.
Gostaria muito de fazer parte.
Beijão!

Fábio Sallum – Blog do Trio

Comentário por Blog do Trio

Muito obrigada, Fábio! Estamos conversando sobre o grupo de estudo, literatura e memória, mas vamos fazer alguma coisa em relação aos blogs do Timão também. Eu te aviso… 😉

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Olá, Larissa!

Assim como os comentários precedentes, reitero as saudações e os parabéns pela organização impecável do evento.

Tive a oportunidade de passar por lá em dois dias, apesar de que no primeiro apenas para um contato pessoal com o professor Teixeira, grande figura.

A escolha dos convidados foi tão cirúrgica quanto os calcanhares do Doutor, tão relevante quanto o papel feminino das nobres corinthianas e tão histórica quanto o momento vivido por nossa maior razão.

Em nome da equipe da Universidade do Futebol, mas falando em tom particular, especialmente, gostaria de poder contribuir de alguma forma para os próximos encontros e no desenvolvimento de pesquisas.

Fico à disposição de você e de todos os responsáveis por essa semana cultural para agregar valores!

Um fraterno abraço,

Bruno

Comentário por Bruno Camarão

Muito obrigada. Gostei de conhece-lo. Pode deixar que entrarei em contato sobre os próximos passos, especialmente pelo twitter. Fica de olho lá.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Parabéns pela competência, Larissa!
Abraço alvinegro!!!

Comentário por Heloisa

Obrigada, Heloisa. Sensação de alívio e dever cumprido é uma coisa boa, né?

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

namensko varcevanje mladi podjetnik

Comentário por celebritiesnakedy




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: