Corinthians: Preto no Branco


Crônica de uma tragédia anunciada
fevereiro 3, 2011, 3:18 pm
Filed under: Uncategorized

Não é a Libertadores, não é mais um campeonato, tampouco uma derrota em fase classificatória ou mais uma eliminação. Cada uma dessas pode até entristecer o corinthiano, entretanto, no dia seguinte, o amor e o orgulho de ser Corinthians falam mais alto e cada torcedor celebra a sua maneira o que é mais importante, maior do que qualquer campeonato,  Libertadores ou não, vitória, derrota ou eliminação: o Corinthians. E é justamente aí que reside o problema, o motivo de tanta revolta, indignação e inconformismo.

.

Não tem a ver com o Tolima, adversário inexpressivo, e nem começou ontem a crise corinthiana, a desconfiança de parte da torcida e a acomodação da outra. Ao deixar o título brasileiro escapar em 2010 sem fazer sequer o dever de casa contra o time reserva do Goiás, o elenco que veste a camisa do Todo Poderoso não se colocou somente na  incômoda situação de disputar uma pré-Libertadores, mas também tornou público o que há muito já se suspeitava: não havia lá a raça, a determinação e a vontade de vencer inerente ao Time do Povo. Não era, portanto, Corinthians. Era qualquer coisa mercantilizada, sem brio e sem vergonha; mais semelhante à diretoria atual do que ao centenário Timão.

.

E o que se podia esperar de um punhado de atletas descompromissados, baladeiros, de alguns ex-jogadores em atividade e outros sem a mínima qualificação para sustentar o distintivo da camisa alvinegra? O que dizer de uma diretoria mais interessada no lucro e em elitizar o clube que é do povo do que nos interesses do seu próprio povo? E quem haveria de cobrar? O bando de mudos que aplaudiu o vexame no centenário e não ousou abrir a boca para exigir que 2011 fosse diferente? É duro, bem sei, mas a torcida do Corinthians – e nesta me incluo – tem tanta culpa quanto todo o resto.

.

O elenco ruim e supervalorizado, que nada ganhou no ano do centenário do clube, ainda perdeu dois titulares. E não foi reforçado. Nem o treinador, que dispensa comentários, mudou. Deu a lógica. E não adianta chorar agora que Inês é morta. É hora de limpar a casa, juntar os cacos, olhar para frente e enxergar além.

.

A única solução possível consiste no resgate do Sport Club Corinthians Paulista. E que a briga não seja só com o elenco, mas pelo direito do povo de ir ao estádio, de não ser extorquido nas bilheterias ou no Fiel-Torcedor, de poder se tornar sócio do clube para realizar as mudanças de fato, de manter a tradição que fez do Corinthians o que ele é hoje – ou era até ser tomado por um grupo infausto, que age sempre em benefício próprio, por ambição e vaidade, que usa o dinheiro do povo, promete mundos e fundos, e em troca só envergonha a imensa torcida corinthiana. Torcida que de vítima não tem nada, vale ressaltar. Não merece misericórdia quem se coisifica. Se existe carrasco é porque existe também quem aceite ser vitimado.

.

Ao torcedor cabe agora – e sempre – assumir a responsabilidade e ir à luta. É passada a hora de resgatar o corinthianismo e a identidade. Não adianta pedir que devolvam o Corinthians ao povo, é preciso ir buscá-lo. O Corinthians é dos corinthianos. O Corinthians aos corinthianos!


36 Comentários so far
Deixe um comentário

Belo texto Larissa.

Comentário por Diego

Obrigada. Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

“Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai até Maomé.”
Não tenho vergonha de torcer por esse time, mas ontem me doeu muito menos ver o time voar mais uma vez, melancolicamente. Acho que estou calejado já e isso me preocupa. Daqui a pouco, vou começar a achar normal se meu time chegar ao estado de Vasco da Gama, por exemplo. E olha, que a linha que separa nossa realidade hoje para a realidade do Vasco é muito TÊNUE. Lembrei agora daquela canção do “Síndico”: “Não quero dinheiro, eu só quero amar…” Quero ver meu time jogando como antes, como antes era conhecido de time de raça, de time do povo. Volta Corinthians ou eu vou atrás de você!

Comentário por Jorge Henrique

O caminho é correr atrás! Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Sem zueira, mesmo: o exemplo do Egito tá aí. Somos 30 milhões. Chega de apatia. Pelo amor de Deus.

Comentário por jeff

Segundo o Millor Fernandes, o Brasileiro não morre de cólera, morre de passividade. Só que o exemplo do Egito, nada tem a ver com futebol, que é simplesmente um jogo. Tem a ver com o Sarney, sendo eleito presidente do Senado pela quinta vez. Tem a ver com a corrupção que rola, livre, leve e solta pelo país. Só que nunca mudaremos o país senão mudarmos a nós mesmos. A hora é essa.

Comentário por J. Donizete

Quase chegamos lá, hein? Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Larissa. Pra mim, o único culpado pelas péssimas atuações do time em 2011 é o técnico Tite, pois o Corinthians só enfrentou, até agora, adversários fracos. Porque bons jogadores o time tem para fazer jogos melhores do que os que fez. Ele enganou quase todo mundo quando disse que o time iria jogar com 3 atacantes num esquema similar ao do time campeão da Copa do Brasil. Era mentira. Ele queria montar, e montou, o time no 7-0-3, um esquema que ele inventou e, é claro, só ele utilizou até hoje.

O Tite tinha 4 meias à sua disposição (Danilo, Bruno César, Morais e Ramírez) e não escalou nenhum. Preferiu escalar 3 volantes fazendo função de cabeça-de-área e deixou 3 atacantes perdidos na frente tentando achar um gol.

Se na imprensa da TV e dos jornais impressos a culpa é toda do Andrés e do Ronaldo, nas rádios, onde os jornalistas ainda falam de futebol, o Tite já foi devidamente limado.

Espero que a diretoria não leve adiante a idéia de manter o Tite no cargo. Espero que seja mais um dos discursos pré-demissão, em que a diretoria banca o treinador para, depois de 1 ou 2 dias, mandar embora.

O Corinthians deveria aproveitar a facilidade que é se classificar no Paulistão e dar uma chance ao bom técnico Renê Simões.

Comentário por Mario Santiago

Pô mano se o tecnico foi errado, os 4 meias bocas q vc sitou juntando não da um Douglas q foi vendido e recebia menos que a metade da soma dos vencimentos de tais, fora outros absurdos cometidos por essa diretoria , é no social, amador e profissional,o marketing que camisa lancará agora? dalmatas da base; apagão do social do club, ou a situação aproveitará a deixa pra lançar a campanha eleitoral do VALENTE, são muitos os erros, tecnico ruim, jogadores mia boca, má administração do club, todos foram contratados e nomeados por alguém que é o responsável. isso me fez lembrar de um ditado de meus tempos de militar, O COMANDANTE É O ESPELHO DA TROPA, e o nosso TIMÂO está simplesmente sendo o reflexo de seu mediocre comandante e responsável pela situação em que levou o time em 2007 e esta agora neste momento e só me resta agora e clamar a São Jorge e à Rua São jorge á olhar por nós pois as demais igual ao Brasil o ano só começa depois do carnaval.

Comentário por Marcio

Olá Larissa!!!
Quando fico triste, venho até aqui para te “escutar”. Assino junto tudo aquilo que você escreveu. Parabéns.

Comentário por Luiz Carlos

Obrigada. Eu preferia que só viesse para ler coisas boas, mas fazer o quê? De toda forma, sinto-me lisonjeada pela confiança, embora triste pelo momento. Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Exatamente, se perdessemos com a nossa costumeira raça não teria problema algum, o complicado é perder sem lutar.

Comentário por Alex Miranda

Não é o resultado, mas como se chegou a ele, né? Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Querida Bloqueira, para quem não vive de titulos e sim de Corintia, não entendo a sua preocupação.

Comentário por J. Donizete

Em primeiro lugar, sugiro a leitura do post, neste blog, sobre essa campanha de marketing do “não vivo de títulos”, que nunca abracei. Depois, o problema é justamente este, está bem claro no texto: não vejo nada de Corinthians nisso que aí está.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Excelente post. Gostei bastante.
Concordo com tudo menos com o barateamento dos ingressos dos jogos. Para a arquibancada voce acredita que e caro o fiel torcedor?
100 reais pór 12 meses menos de 8 reais mes? Eu acho que nao.
MAs com relacaoa tragedia anunciada, falta de planejamento, falta de direcao e jogadores sen raca isso 100% correta.
Mais um post muito bem escrito dona lari.

Comentário por Eric Pereira

A arquibancada é um setor só, quando falo de ingressos cito a média. Além disso, o FT de arquibancada é barato, mas justamente por isso a maioria da torcida faz lá, o que gera maior número de FTs do que lugares no estádio e não há nada no plano que melhore a condição de quem paga sem garantia de que irá conseguir comprar ingressos, como há no sócio-torcedor do Inter, que também excede o limite de capacidade do estádio, mas cobra menos dos que adquiriram depois e têm consciência de que poderão ficar sem ingresso. Além disso, só para jogo o FT é caro, sim, e muito, pois ainda pagamos o ingresso todo santo jogo. O plano deveria oferecer mais ao assinante, na minha opinião.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

1) TITE não é um bom treinador. Tem poucos títulos no currículo, mas, como emprega bem os pronomes e não erra os plurais, tem todo o apoio da torcida. Carrega uma obsessão pelo equilíbrio no meio-campo, o que significa pouca ousadia. Aliás, quando um técnico fala que está em busca de equilíbrio é porque no próximo jogo vai escalar um volante a mais. Na última partida, escalou o time sem um meia. Quando empatou o primeiro jogo com o Tolima, ficou repetindo que, em casa, o time colombiano teria de se abrir. Realmente, aconteceu. E como ele usou o contra-ataque? Não tinha meia e não tinha saída pelas laterais.

2) ANDRÉS não conseguiu contratar jogadores de bom nível para substituir o imprescindível Elias e o bom William. Sonhou com Luis Fabiano, Adriano e, mais uma vez, não havia reservas para Ronaldo.

3) DENTINHO caiu muito. Deixou de acreditar no drible para exaltar a firula.

4) RONALDO foi contratado para jogar bola e para render dinheiro para o clube, através do marketing. Depois da contusão no ano passado, após a conquista da Copa do Brasil, nunca mais jogou bem. E tornou-se um peso, uma lenda vivendo indignamente seus últimos momentos. Agora, é apenas rentável como marketing. E isso vai acabar também, pois as primeiras vaias da torcida já chegaram.

5) ROSENBERG transformou o grande amor do corintiano pelo seu time em arrogância. Quando perdeu, ficou falando que nada interessava, que o corintiano estava por cima de tudo isso e que havia uma tal República Popular Corintiana.

Comentário por Eric Pereira

Eu comentar pelo face mas gostei doa rtigo. resumiu bem tudo neh…

Ea rua sao jorge vao protestar de qual forma?

Comentário por Eric Pereira Foxx

Convocaram a torcida pra protesto no treino sábado, às 8h. Saída da Rua São Jorge.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Voce vai?
tem lugar pra estacionar perto do ct?

Comentário por Eric Foxx

só tenho um comentário a fazer: QUERO MEU CORINTHIANS DE VOLTA!!!

Comentário por Évelin

Pois é Lara querida… Belíssimo post…
uma coisa é certa, a porcada tá morrendo de inveja de nós… conseguimos passar um vexame maior q os deles…rs… rir pra não chorar…
abraços
Vai Corinthians!!!!!

Comentário por Wagner

É o que resta. Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Larissa,tudo bem?

Podemos até discordar de um ponto ou outro, mas vai escrever bem lá longe….
Parabéns…
Se apagassem seu nome e me dissesse que este texto era de um Armando Nogueira, Ugo Giorgetti, ou outro jornalista brilhante, eu acreditaria.

Comentário por Joao Alberto

Oxalá, João! Agradeço o carinho. Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Eu não tenho palavras paar exprimir o misto de raiva, indignação e nojo que eu tenho desse atual time. Faço minhas as suas palavras, Lara: temos que resgastar o que é nosso por direito e lembrar a todos que o Corinthians não é o SPFW, ele é o time do povo

Comentário por Rodrigo

É a única coisa a fazer, Rodrigo. Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

E pior: o Corinthians sempre foi um clube revelador de jogadores, sempre utilizou atletas da base no elenco profissional. Onse está a base corinthiana? Sucateada entre empresários!

Comentário por David

E dirigentes! Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Vimos neste jogo um time sem amor a camisa, sem raça e sem tradição o nosso corinthians sempre foi o time os 45 min do 2º tempo. Este ano foi mais vergonhoso que 2010, onde jogadores deram o sangue até o ultimo minuto. Se existe alguem a quem eu deva algum respeito neste time seria para Ralf e Jorge Henrique, onde correram e suaram pelo time. O engraçado é que agora a diretoria não se diz culpada, que Andrés não prometeu títulos, que Ronaldo tem as costas ‘largas’, o culpado de tudo isso é o próprio Corinthians e sua torcida que demorou para cobrar resultados. Não destruir o patrimonio que você TORCEDOR paga, sou contra a pixação de paredes, quebra de vidros do clube, mas sou a favor da quebra de vidros de uma BMW X6 no valor de 600 mil reais onde nosso amigo Ronaldo possui apenas 2.

Comentário por Eduardo Calixto

Prezada Larissa Desculpe-me ver o seu espaço e me expressar neste, mas o que vemos é reflexo de uma pessoa despreparada administrando um Boeing que é o SCCP, vendo de fora o SCCP é uma maquina de ganhar dinheiro e projeção Andrez um imbecil arrogante metido a inteligente, quando a pessoa tem este perfil pra administrar deveria se cercar de pessoas capazes para ajuda-lo na administraçã, mas este é tão inóspito de humildade que nem pra isso teve capacidade de reconhecer… e buscar ajuda, quem sofre somos nós corinthianos, quarta feira vi uma pessoa de 30 anos chorar por causa de uma time de jogadores sem alma, sem amor ao time, mas com uma vaidade e uma Mascara enorme, vide Dentinho e Juscilei, talvez esse reves mostre que os mesmo devam voltar as origens simplicidade…

Comentário por JOSÉ ROBERTO

Até que enfim um comentário pertinente pro assunto… Estava sentindo sua falta, Larissa, pra comentar, já que fica complicado acompanhar pelo Twitter.
Desta vez, nem chorar eu chorei. Tô tão decepcionada, que nem tenho palavras…
O Gordo reclama que não recebe a bola, mas não dá nem 2 passos pra receber. Pede pra sair!
O Dentinho e o Jorge Henrique estavam desfigurados… E o RC, com medo de ser mais uma vez a causa de uma derrota, pediu para não jogar. Deveria ter pedido pra sair de vez… E, do fundo do meu coração, espero que ele nunca mais volte a jogar pelo Timão.
E o sr. Andres… Que beleza de planejamento… Agora que ele vai sair, tá poupando o que não poupou até agora…
Ah, e do jeito que está, sem o Sr. 9 Dedos no poder, o estádio também pode virar a nova piada…
Quero meu Corinthians de volta!

Comentário por Heloisa

Não posso ser torcedor de um clube que quer que eu desenbolse 500 reais numa numerada.Não posso ser torcedor de um clube que só pensa em poluir minha camisa sagrada com patrocinios para um “bom vivant”.Não posso ser torcedor de um clube que tem como presidente,um senhor tosco,desprovido de inteligência e que se sente feliz somente em querer se comparar a outros clubes, como no caso do jd.leonor e achar que ganhar dele é como ganhar Copa do Mundo.Há anos vivemos uma ditadura no clube. Não temos um presidente que realmente ame o clube. Dualibis da vida e Andres são como doenças que são dificeis de serem tiradas.Temo pelo futuro,pelas dividas que temos,pois ao contratar “medalhões”,nos afundamos mais e mais em dividas, não temos categoria de base digna de nossas tradições e nosso clube hoje virou um celeiro de empresarios famintos por roubar mais e mais dinheiro da gente.Amo o clube do POVO,pois ia ao Pacaembú com alegria,vendo meu time lutar,perdendo ou ganhando,hoje somos humilhados por um técnico despreparado,jogoadores twitteiros e beberrões e um presidente e sua diretoria que só pensa nos negócios.Esse não é o meu clube, porque eu não torço pro Corinthians….EU SOU CORINTHIANS!!!!!!!!!!

Comentário por Julio Cesar

Pra mim a questão sempre gira em torno…”de como se perdeu o jogo”.

e como o Corinthians perdeu feio o brasileirão, jogando mal…se arrastando em campo….poderia lembrar aqui algumas derrotas…foram doidas…mas o time lutou

No brasileiro 2010 o time morreu nas ultimas rodadas, medo no jogo contra o vitoria qdo o treinador tirou um atacante e colocou um volante…

na libertadores o 1° tempo incrivel, estava empolado, de repente o time morre no 2° tempo

derrotas ocorrerão, mas dessa maneira, passivo…não pode.

abçs

Paulo

Comentário por paulomonteiro

Eu até ia dizer que eu já sentia que o Corinthians ia ser eliminado, mas como é fácil falar agora com a tragédia consumada, só vou dizer que todos nós sabíamos que a preparação prá pré-Libertadores foi há pior possível. Reforços discutíveis, preparação física horrível, planejamento zero.

A impressão que essa diretoria nos passa é a de que o Corinthians de 2011 é um clube sem objetivos.

Comentário por Victor Farinelli




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: