Corinthians: Preto no Branco


Retrocesso à vista?
março 30, 2011, 1:23 pm
Filed under: Uncategorized

.

Nesta terça-feira (29), no Parque São Jorge, houve uma reunião importante, mas desconhecida de boa parte da torcida: a do Conselho de Orientação do clube, o CORI. Como se sabe, este é ano eleitoral no Corinthians. Um novo presidente e novos conselheiros serão eleitos. Por isso, formou-se, entre os nomes reconhecidos da área jurídica do clube, uma comissão de reforma estatutária. Isso mesmo, aquele “novo, moderno e democrático estatuto” (sic) já  necessita passar por reformulações.

.

A comissão de reforma distribuiu aos conselheiros um livreto de proposta de estatuto do Sport Club Corinthians Paulista. Várias alterações foram sugeridas na revisão, como por exemplo a criação de uma categoria de associado eleitor, a eleição do conselho por minichapas (de 25 componentes), ou ainda eleição do conselho por candidatura individual, a redução no tempo de associado exigido para votar etc. Contudo, antes de todas essas propostas serem levadas ao Conselho Deliberativo é necessário que passem pelo crivo da apreciação do CORI e este órgão sugere o que será levado à votação no CD. Essa decisão foi tomada na reunião de ontem a noite, no Parque São Jorge, e já gerou inúmeros comentários e preocupações por parte de conselheiros, associados e torcedores. Por isso, este post.

.

Para surpresa de sócios e membros do conselho, a maioria esmagadora das propostas foi excluída de pauta no CORI. Duas foram as definições: 1) a eleição será na primeira quinzena de dezembro (e o presidente será empossado no  primeiro dia útil de janeiro de 2012); 2) a eleição do conselho será por meio de chapa única – representante do respectivo candidato à presidência – com 200 nomes inscritos. Neste segundo item é que reside o retrocesso estatutário.

.

Hipoteticamente, seria mais ou menos assim: a chapa representante do sucessor de Andrés Sanchez, a Renovação e Transparência, teria 200 nomes, partidários do candidato da situação, inscritos; enquanto a chapa Pró-Corinthians  e/ou outra teria seus 200 nomes da ala da oposição. Assim, o presidente eleito teria o controle absoluto do conselho em mãos. Seria um verdadeiro atentado à democracia e ao pluralismo no Sport Club Corinthians Paulista. Seria…

.

Vale ressaltar, no entanto, que embora a preocupação com os rumos tomados ontem pelo CORI seja legítima, pois serve de alerta para que associados, conselheiros e torcedores fiquem atentos e fiscalizem, conforme exposto no primeiro parágrafo deste post, o CORI é o Conselho de Orientação. Portanto, não é responsável pela tomada de decisão no clube. É um órgão que orienta, que sugere. Cabe ao CD, presidido por Carlos Senger, acatar ou não as sugestões. Significa que a reunião mais importante sobre a reforma estatutária ainda está por vir. A data sequer foi marcada, mas é a essa reunião que os corinthianos precisam ficar atentos. Nessa, sim, definir-se-á o rumo da política no Parque São Jorge. E já há quem aposte que a reunião será marcada tão somente aos 45 do segundo, que é para ver se a bagunça na área resulta em gol salvador na bacia das almas.

 


9 Comentários so far
Deixe um comentário

Uma das poucas coisas boas da era Sanchez…
E o Citadini, que preside aquele prostíbulo? Nem uma palavra?
Às vezes, acho que nossos dirigentes não são corinthianos.

Comentário por jeff

Pois é. Exatamente. Quanto ao Citadini, até onde sei, ele é o presidente do CORI e não vota, exceto em caso de empate. Mas também não sei como se deu essa reunião ontem. Só o resultado final mesmo (e parece que foi uma briga boa lá).

Nossos dirigentes até são corinthianos, salvo raras exceções, mas antes de tudo vem o interesse próprio. O Corinthians ainda é administrado como um clube de bairro da província do Tatuapé. Que barra!

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Seu blog ta bem legal Larissa!!!!

Vc deu uma sumida da 1910….ta fazendo falta!

Bj

Obs: Interessante esse lance do Citadine como presidente nao votar…..sem dúvidas ameniza sua responsabilidade no caso.

Comentário por Daniel

Obrigada, Daniel. O meu orkut foi hackeado há algum tempo e como quase não usava mais nem tive o trabalho de fazer outro. Já cogitei criar um perfil só pras discussões na 1910, hehe, mas ainda não tenho certeza.

Quanto ao Citadini, olha, é sempre assim com o presidente do órgão. Só não tenho certeza se esse caso também se deu por votação, mas imagino que sim.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Olá Larissa!!
Estou bem distante literalmente. Somente poderia ajudar, incentivando-a a continuar nessa sua luta e, rogando por nós. Com sua permissão, gostaria de parafrasear Kennedy.

“Pode-se enganar a todos por pouco tempo, pode-se enganar alguns o tempo todo, mas não se pode enganar a todos o tempo todo”.

É essa a minha esperança em relação à camarilha.

bacione per te

Comentário por Luiz Carlos

Pelo menos você ainda tem esperança. Aproveite a viagem!🙂

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

[…] Leia mais: Retrocesso à vista? « Corinthians: Preto no Branco […]

Pingback por Retrocesso à vista? « Corinthians: Preto no Branco | ZiiPe

Larissa!
Pelo amor de Deus!!!!
Você viu o que o Kajuru falou do Paulinho e do Citadini?
Mamma Mia! Em quem acreditar?

http://twitcam.livestream.com/4jtuk

Comentário por Cássio

Ha um acordo das esferas do poder. Na reuniao do CD dia 27.03 AS CONTAS FORAM APROVADAS, COM UM VOTO CONTRA..POREM O PRESIDENTE FOI PRESIONADO, LOGO APOS O TERMINO APARA FAZER CONSTAR OS VOTOS CONTRA…..
DOIS DOS MAIS INTERESSADOS, SE AUSENTARAM NO M OMENTO DA VOTAÇAO..´EÉ A VELHA QUESTAO, ALIANÇAS NAS ESFERAS DO PODER.. HOJE EU TE CUBRO AMANHA VC ME COBRE…..

Comentário por zeh




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: