Corinthians: Preto no Branco


Da parceria de Andrés Sanchez e Ronaldo
abril 15, 2011, 6:42 pm
Filed under: Uncategorized

Crédito: Maurício Lima/AFP

.

Reproduzo e comento, ao final do post, o texto do corinthiano Fábio Sallum, do Blog do Trio:

Relações Perigosas

Ronaldo pendurou as chuteiras neste ano, mas está longe de se aposentar.

Assumiu de vez a postura de empresário e fundou a empresa 9ine Sports & Entertainment, que tem por intuito administrar as carreiras de atletas.

Até o momento, não ficou realmente claro qual a real extensão do trabalho da empresa do Fenômeno sobre os seus agenciados.

Isso porque, apesar de alegar que não negocia direitos econômicos dos atletas, Ronaldo tem atuado como verdadeiro intermediário entre estes e clubes, sendo responsável por contratações – como a de Adriano -, gerando grande ciumeira em agentes e empresários.

Até aí, nada demais.

Ocorre que o Fenômeno tem usado sua influência para atuar de maneira efetiva dentro do Corinthians. Roberto de Andrade é o diretor de futebol profissional do clube, mas quem dá as cartas no departamento é Ronaldo.

E é aí que as coisas começam a ficar um pouco confusas no Parque São Jorge.

Não restou claro, ainda, se o ex-camisa 9 teve seu contrato rescindido ou se ainda recebe salários normalmente, como atleta do Corinthians.

Ronaldo sempre se denominou como “parceiro” do clube, sendo um dos responsáveis pelas cotas de patrocínio estampadas na camisa alvinegra.

Entretanto, essa situação nebulosa atual não nos permite determinar qual é o tipo de relação do ex-atleta com o clube. Afinal, ele é funcionário, dirigente, investidor ou sócio do Corinthians?

Tais dúvidas já fazem com que setores da imprensa – de maneira equivocada, ao meu ver – comparem Ronaldo com Kia Joorabchian, bem como a 9ine com a MSI.

Ao meu ver, não há qualquer impedimento para que Ronaldo utilize seu prestígio mundial e sua vasta rede de contatos em prol do Timão, trazendo atletas de renome, investidores, patrocinadores e mídia.

Entretanto, é preciso determinar se o fará como funcionário/dirigente do clube ou se o fará como um empresário independente, recebendo comissão por negociação.

O que não é possível admitir é que o ex-jogador atue das duas formas, sem que fique claro qual é o limite da sua participação e de sua responsabilidade na administração do clube.

Para piorar, restaram confirmados ontem, pelo ex-goleiro e comentarista Ronaldo Giovanelli, os rumores de que Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, é sócio do Fenômeno na 9ine.

Tal fato, além de anti-ético, escancara prática vedada pelo estatuto do clube, que proíbe a conselheiros e dirigentes a manutenção de relações comerciais com o clube.

Infelizmente, uma questão tão delicada como esta vem sendo usada de maneira panfletária, a fim de acirrar ainda mais os ânimos neste ano eleitoral.

É um assunto que não deve incomodar apenas vertente A ou B da política corinthiana, mas sim, todos os torcedores, associados e conselheiros do Corinthians.

É hora de esclarecer as coisas, a fim de proteger o patrimônio do clube e evitar problemas futuros.

.

Nota do blog: há notícia de que Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, é sócio de Ronaldo na 9ine. Outras, no entanto, apuram que ele seria um conselheiro da empresa somente. Em que pese eu não ter a menor ideia do trabalho de um conselheiro em negócios desse tipo, não acredito que ser sócio ou integrar o conselho altere os fatos criticados pelo Sallum do ponto de vista moral e ético. Porém, o fato de Andrés Sanchez ser sócio ou apenas um conselheiro da 9nine, apesar de suscitar desconfiança, não é ilegal do ponto de vista estatutário se a 9ine for o que realmente divulgou ser,  isto é, uma empresa que cuida dos direitos de imagem de jogadores de futebol diversos.

.

Se, ao contrário do exposto, a empresa do Fenômeno agenciar atletas e não somente cuidar da imagem deles, então, a participaçao de Andrés nela, comprovada a sociedade, poderia resultar até em destituição do cargo de presidente do Corinthians, pois o estatuto do clube diz, em seu capítulo III, art. 41, que: “são poderes do CORINTHIANS: I – A Assembléia Geral – AG; II – O Conselho Deliberativo – CD; III – O Conselho de Orientação – CORI; IV – O Conselho Fiscal; V – A Diretoria“. E completa, em seu artigo 43, alínea c, que: “não poderá fazer parte de qualquer poder social do clube, com exceção da AG, o associado que tenha com o Corinthians qualquer tipo de relacionamento profissional, na condição de procurador, empresário, agente de atletas ou como sócio dos que exerçam tais atividades”. Isto é, se a 9ine agenciar atletas e o presidente do Corinthians for sócio dela estará infringindo uma regra estatutária, o que de acordo com Art. 111 do próprio estatuto do clube configura motivo de destituição do cargo de presidente.

.

Contudo, vale ressaltar que até que se prove o contrário, a empresa do Ronaldo cuida apenas da imagem dos jogadores que buscam os seus serviços. É claro que uma contratação como a do Adriano pelo Corinthians, que dispensou seu agente e assinou o próprio contrato não sem antes revelar que Ronaldo o convenceu a jogar no Timão, gera desconfiança quanto a real função da 9ine, mas ainda não se pode inferir nada de ilegal na participação de Andrés Sanchez na empresa do Fenômeno. Todavia, é sempre bom analisar essas situações delicadas com assaz cuidado, pois a linha que as separam de atitudes que poderiam por em risco questões estatutárias e de patrimônio do clube é muito tênue.

.

*Correção: após realizar uma breve pesquisa sobre a 9INE SPORTS & ENTERTAIMENT CONSULTORIA LTDA, descobri que ela não é exatamente o que a mídia – e por consequência este blog – publicou. Não se trata de uma empresa que cuida apenas da imagem de atletas diversos. Seu objeto social é o agenciamento de profissionais. Neste caso, as implicações de uma eventual sociedade entre Andrés Sanchez e a empresa são realmente graves. De acordo com os artigos do estatuto supracitados, se comprovada a sociedade, o presidente corinthiano deve ser destituído do cargo. Porém, em nenhum momento da pesquisa o nome Andrés Sanchez constou entre os sócios da 9ine, sequer Ronaldo aparece na lista. O que é estranho, posto que o próprio Fenômeno, em entrevista à Isto é Dinheiro, revelou os detalhes da parceria milionária com o grupo WPP, sócio registrado da 9ine.


11 Comentários so far
Deixe um comentário

Larissa, nada a ver com este post, mas gostaria de saber sua opinião. O que você acha do blog do Paulinho? Tem frequentado? Abraço! David

Comentário por David

Não mais. É que eu quero evitar a fadiga. Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Larissa, ano de eleições no TODO PODEROSO TIMÃO é uma verdadeira “guerra” não é?…. Haveremos de ter muitos cuidados para não servirmos de instrumento para determinados setores políticos dentro desse processo. E isso nós sabemos fazer. Afinal somos maduros e inteligentes o suficiente para não entrarmos nesse tipo de “pilha”. Estou certo?…
Vai CORINTHIANS!!!…

Comentário por José Donizete

Guerra é eufemismo, Donizete!

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/04/sp-anuncia-investimento-para-regiao-de-novo-estadio-do-corinthians.html

PARABÉNS À ITAQUERA, PELAS OBRAS QUE VÃO TORNAR MENOS DIFÍCIL A VIDA DE SUA GENTE E DE TODA A ZL!

PARABÉNS À CIDADE DE SÃO PAULO, QUE FINALMENTE VAI CONTAR COM UMA ARENA ESPAÇOSA E MODERNA PARA ABRIGAR CONDIGNAMENTE OS GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS E MUSICAIS!

PARABÉNS AO BRASIL, QUE VAI PODER MOSTRAR MOSTRAR A SUA PUJANÇA DE POTÊNCIA EMERGENTE PARA TODO O MUNDO, COM UM BELO PALCO PARA UMA GRANDE ABERTURA DA COPA DE 2014!

PARABÉNS AO CORINTHIANS, QUE ENFIM VAI TER UMA CASA À ALTURA DA MAIOR E MAIS APAIXONADA TORCIDA DO BRASIL!

Comentário por FIELZÃO 2014

Estava pesquisando sobre os ancestrais Beppler’s e encontrei seu blog.
Bom, é ótimo saber que temos moças bonitas na família e que aprecie um futebol.
Pena que esse ano vocês não passam da semi-final, felipão é expert no mata-mata, nosso verdão será campeão Paulista!!

Beijo “prima?”!
kkkk

Comentário por Jonas Beppler

Ó meu deus! Um parente palmeirense? Não pensei que viveria para ver isso, hahaha😛
De qualquer forma, seja bem-vindo!
Sou Beppler de Blumenau/SC. E lá são todos corinthianos. Você é Beppler de onde?

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Larissa. O que eu acho disso tudo? Acho que Ronaldo é o pior parceiro que o Corinthians poderia arrumar, na opinião daqueles que torcem contra o Timão, ou tem interesses outros.

Evidente que Ronaldo é um milhão de vezes mais honesto e correto, (e rico) do que Juan Figger, Kia, Rinaldi, Carlos Leite, etc. entre outros.

Aliás, é o melhor do mundo.

Porisso, a regra é: “Cacete no Ronaldo”.\\

A proposito, o He-Man do Kia, foi negociado com o Flu, alguem viu algum escandalo cuspido, por parte do J.Furado, ESPN, e seus amigos?

Sem surpresas.

Saudações Corinthianas.

Comentário por Thiago Ferreira

Olha, eu fiz o favor de escrever bastante, que é para deixar a situação bem clara. Inclusive com base no estatuto do clube. Tudo bem didaticamente. Não gostei dessa de Juca e seus amigos pra cima de mim. Vamos lá, nomes aos bois? Quem você julga serem os meus amigos? Esses que ficam me achincalhando em seus blogs? Coerência, por favor.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Larissa. Sem stress. Nem de longe me referi a vc, mas sim aos Birners e ESPN da vida. Quer que eu cole aqui todos os links de antis detonando o Ronaldo?

Escrevi no seu blog porque sempre venho aqui do Vertebrais, e havia acabado de ler sobre o Thiago Leifert, e assistindo o Sportv, onde o Rizek detonava justamente o Ronaldo, criticando sobre ele agenciar jogadores. (esse assunto no post)

Qual é? (perguntei a ele Rizek), você agora quer pautar o Fenomeno?

Quer dizer que Juan Figger, Rivaldo, Zico, Leonardo, Rinaldi, Carlos Leite, e todos esses podem numa boa, e Ronaldo não pode?

Só porque ele se declarou parceiro do Timão?

Ronaldo tem direito de fazer o que quiser, é minha opinião.

E que essa parceria desgosta toda essa gente, eu não tenho a minima duvida, quer você concorde ou não.

E, o Mauro Cesar Pereira, que detona tudo do Timão e se julga o maior moralista, (ele é Flu), nessa do He-man, calou-se.

Agora, nem me liguei nessa de estatuto, e se a sua denuncia é procedente, e você tem certeza, vai em frente. E se estiver errado, nenhum louco vai apoiar dirigente nenhum.

Entendi a principio que você estava reproduzindo uma opinião de outro, conforme informou no inicio do post, o tal do Trio.

Se você confia no cara que fez essa denuncia, vai em frente.

Seria abusar da inteligência de quem lê, acreditar que Ronaldo precise se meter em ilicitudes.

Entre esse do Trio, e o Ronaldo, fico com este ultimo, sempre.

E que, o Fenomeno é espinho na garganta de muita gente, isso é inegável. Na minha modesta opinião.

Se não for na sua, estamos juntos nessa.

Comentário por Thiago Ferreira

Em tempo. Nunca, nos blogs corinthianos que frequento, vi alguem te achincalhando, e só fiquei sabendo dessa do Paulinho porque li aqui no seu. E se quer saber, nem fui conferir, porque sei que você deve ter razão mesmo sem saber de que se trata.
Saudações Alvinegras, e ferro na porcada.

Larissa: Mas, Thiago, eu reproduzi e comentei. Achei que estivesse clara a explicação após o texto, que, na verdade, nem vai de encontro ao exposto no texto. Apenas do ponto de vista moral, até porque não teríamos como provar nada além disso, nada de ilegal, então, como poderia ter denúncia? É exatamente o que eu TENTO esclarecer, sei lá, pensei que tivesse esclarecido. Abraços alvinegros.

Comentário por Thiago Ferreira




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: