Corinthians: Preto no Branco


23 de abril
abril 23, 2011, 3:33 pm
Filed under: Uncategorized

Capelinha do Parque São Jorge

.

De acordo com a Lei nº 12.404/97, Art. 1°:

fica instituído, no âmbito municipal, o Dia do Torcedor Corinthiano, a ser comemorado, anualmente, no dia 23 de abril” (Câmara Municipal de São Paulo, 22 de maio de 2007).

.

Trata-se de uma justa homenagem ao corinthiano que, com sua fidelidade, paixão, raça e fé contagia toda a nação brasileira. Ainda mais justo é partilhar desta data com São Jorge, o padroeiro de várias cidades em todo planeta e a inspiração e proteção espiritual do Todo Poderoso Timão.

.

Convenhamos, nunca se rezou tanto para esse cavaleiro, símbolo da coragem e da vitória do Bem sobre o Mal.  Nada mais justo que as homenagens ao santo e à torcida se encontrarem na mesma data, afinal todo corinthiano é guerreiro e mata um dragão por dia com sua paixão pelo Timão.

.

Saravá São Jorge! Parabéns Nação corinthiana!

.

Um pouco de história…

Por que nossa nação é a Fiel? O santo que nos inspirou

Que se saiba!

Nosso querido São Jorge nasceu na Capadócia, região atualmente pertencente à Turquia. Seu pai morreu numa batalha e ele mudou-se com a mãe para a Palestina.

Jorge foi bem educado e, na adolescência, entrou para o exército. Em pouco tempo, foi promovido a capitão da arma romana. Era dedicado, justo e hábil. Aos 23 anos, tornou-se tribuno militar, em Roma. Pouco depois, sua mãe faleceu, deixando-lhe inúmeros bens.

Nessa época, Jorge percebeu a enorme crueldade com que tratavam os cristãos. Assim, num plano de conversão, distribuiu aos pobres toda sua riqueza. Nessa época, o imperador Diocleciano planejava matar todos os cristãos.

No dia marcado para confirmar o decreto imperial, Jorge ergueu-se e contestou a decisão.

Todos ficaram surpresos, pois um membro da suprema corte romana defendia os pobres e a fé em Jesus Cristo. Indagado sobre aquela ousadia, revelou sua fé cristã.

Jorge foi detido e para que desistisse de sua fé, foi torturado de vários modos. E, após cada tortura, era levado ao imperador, que lhe perguntava se renegaria Jesus.

Jorge reafirmava sua fé, para espanto de todos. Jamais desistia.

Sua persistência foi tão impressionante que a mulher do imperador se converteu ao cristianismo.

Finalmente, sem êxito, Diocleciano o fez degolar, em 23 de Abril, de 303, na Ásia Menor. Mais tarde, o imperador cristão Constantino mandou construir em Lida (antiga Dióspolis) um oratório para a devoção ao santo.

A fidelidade do santo à sua causa, o “nunca desistir”, acabaram por gerar a denominação FIEL para a torcida corinthiana.

São Jorge tornou-se um dos santos mais populares do credo católico, mas seria “rebaixado” numa tentativa de revisão do Vaticano.

Nessa época, foi fundamental a intervenção do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, corinthiano fiel, ele também um defensor dos pobres e da liberdade, grande batalhador pela democracia e opositor da Ditadura Militar.

Dom Paulo pegou um avião e foi a Roma, munido de inúmeros documentos. Num encontro com o Papa, tentou mostrar que se cometia um erro enorme.

Como rebaixar um santo que era padroeiro da Inglaterra e também de milhões de brasileiros? Em sua defesa, Dom Paulo mostrou como São Jorge animava a fé de muitos brasileiros simples, trabalhadores, unidos na paixão pelo clube dos operários, o Sport Club Corinthians Paulista.

Os argumentos comoveram o Papa que autorizou a veneração ao santo. Assim, lá da Lua, após matar o dragão da maldade, o santo guerreiro permaneceu graduado, patrono e defensor do fiéis, dos que nunca desistem, do povo corinthiano.”

.

Nota: é justo no dia de São Jorge e do corinthiano que, seguida pela paz redentora que conforta até o mais frio vivente, tem início a temporada 2011 de futebol. São as quartas de final do Paulistão. E o Timão enfrentará o Oeste, no Pacaembu. VAI CORINTHIANS!


6 Comentários so far
Deixe um comentário

Na correria do feriado de Páscoa, acabou passando batida esta data tão importante… Salve São Jorge! Salve Corinthians! Salve Fiel Torcida!

Comentário por Heloisa

Viva o corinthianismo nosso de cada dia!

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

CORINGÃO ENTROU COM PÉ FIRME E SANGUE NOS ZÓIOS!
VAI CORINTHIANS!
SALVE JORGE!

Comentário por TIÃO

VAI CORINTHIANS!

Comentário por Larissa Beppler

Nossa, só mesmo São Jorge para nos Salvar, estou muito preocupado com o nosso time.

Alexandre (filho do Bola)

Comentário por alexandre oliveira

Prazer, Alexandre! É, se não vier reforço, 2011 promete grandes dores de cabeça. Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler




Deixe um comentário