Corinthians: Preto no Branco


Aprovação de contas no Corinthians
abril 29, 2011, 7:02 pm
Filed under: Uncategorized

Crédito da foto: Ig Esporte

Na última quarta-feira (27), o Conselho de Orientação – CORI e o Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista tiveram suas reuniões para aprovação das contas do exercício de 2010. Embora, do ponto de vista ético e moral, o balanço estivesse comprometido, ou pelo menos era essa a polêmica, devido a realização de sua auditoria por uma empresa adquirida pelo diretor financeiro do clube, o que configuraria conflito de interesses, o CORI emitiu parecer favorável ao balanço, com três posicionamentos contrários (Roque Citadini, Marlene Matheus e Rubens Gomes) e duas abstenções. Na reunião do CD,  de convocação tardia, a maior parte dos conselheiros, orientados pelo CORI e norteados pela aprovação do Conselho Fiscal do clube, também aprovou as contas, com apenas um voto contrário e uma abstenção.

.

Tanto a reunião do CORI, que teve de ser desmembrada em duas, quanto a do CD foram permeadas por discussões acaloradas, confusões e indignação. Todavia, não passou disso, que é até uma praxe nos conselhos. Não houve violência física, como noticiado em algum lugar. O estatuto do clube reprime atos dessa natureza, inclusive.

.

Além da aprovação das contas, vale destacar as duas abstenções do CORI. Como é possível que se abstenha de tão importante pauta, deixando de exercer sua função, o indivíduo eleito justamente para orientar os conselheiros comuns? Seria interessante que os associados do clube prestassem atenção a esses acontecimentos e até solicitassem a ata de reunião à Secretaria do CD para verificar os abstêmios e poder votar melhor numa próxima eleição para o conselho.

.

Faz-se necessário também ressaltar um acontecimento inesperado e que gerou algumas deturpações pela Internet afora: o caso da lista “desaparecida”. Já com a reunião encerrada – e aqui lhes escreve uma testemunha ocular – alguns conselheiros que não se manifestaram contra a aprovação no momento oportuno, designado pelo presidente do CD Carlos Senger, resolveram assinar uma lista se posicionando contra a aprovação que acabara de ocorrer. No entanto, uma vez que a reunião foi encerrada, a lista não foi considerada válida. E, ao contrário do que se diz por aí, não desapareceu. Encontra-se – sã e salva, embora sem valor – nas mãos do secretário do CD. E o presidente do órgão confirmou essa informação, alegando inclusive que o acontecimento extemporâneo constará na ata da reunião.

.

Os conselheiros que assinaram a lista, à propósito, devem fazer um requerimento solicitando maiores explicações ao presidente do conselho, afinal, essa é a principal função do conselheiro: fiscalizar e cobrar, sob risco de prevaricação de suas funções.

.


13 Comentários so far
Deixe um comentário

Brigas interesses pessoais e etc… Sem transparência e muita bagunça… Sem comentários…

Comentário por elsonSCCP

É praxe.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

imaginava mesmo que a história da reunião não era daquela forma que foi contada em um blog congelado, afinal como o autor estar impedido de sair a noite não poderia testemunhar in loco este evento

Comentário por Fred Rosas

Eu sei o que eu vi. Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Nem deveriam ter aprovado as contas… uma vergonha…

Li a sua versão dos fatos e a versão de outro blog… as duas tem um ponto de vista diferente…

Agora… você está em guerra com o Paulinho?!

Comentário por Emboava

A diferença é que eu cheguei no final da reunião e vi quando ela acabou e, depois, quando alguns voltaram para assinar a lista. Ninguém me contou. À propósito, se eu não tivesse visto e alguém tivesse me passado uma versão era capaz de eu acreditar nas que circulam por aí mesmo. Obs.: não havia nenhum jornalista lá.

E outra diferença básica é que procurei informação com o presidente do CD sobre a lista, que informou exatamente o que publiquei. O associado que tiver dúvidas pode procura-lo no 3 andar do PSJ, o telefone é até público.

Ademais, eu não preciso estar em guerra com ninguém. Mas se a minha vida incomoda, aí já problema daquele que estiver incomodado. Eu gosto e não pretendo mudar o que sempre fui.

Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Parabéns…

Comentário por Emboava

É bom saber que a reunião foi menos espalhafatosa do que foi divulgados por uns por aí que se acham jornalistas.
Mas ao memso tempo é ruim saber que ela, além de confusa, acabou testemunhando gente se abstendo de algo que nunca poderia.
Mas fazer o que, infelizmente isso faz parte…

Comentário por Codename X

Além da convocação, que foi tardia, e acabou gerando um quórum menor do que deveria para tratar de um assunto tão importante. Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Como sempre leio o blog do Vertebrais, e de lá pelo seu link venho aqui, o Marcelo K Lima, descreveu muito bem como foi essa reunião, dando para a gente um panorama dos interesses envolvidos, inlusive com relação ao futuro estádio.

http://vertebrais.blogspot.com/2011/04/balanco-que-nao-cai.html

Comentário por Thiago Ferreira

realmente a reunião teve seus momentos acirrados, bate boca entre conselheiros mas sem chegar agressão fisica, quanto a lista sou tesmunha que o secretario luis guardou, sendo que reunião ja estava teminada, quando varios conselheiros queriam assinar inclusive eu apesar de achar que não, tinha mais tanta importancia assinar um papel sulfite, e sim se manisfestar durante a reunião, votando contra e fazer os direitos de opinar

Comentário por leonel valdir de oliveira

Eis outra testemunha ocular. E esta consta em ata, inclusive. É isso aí, Bola. Dizendo a verdade, isto é, com transperência de fato é que se conquista credibilidade e respeito. Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

[…] “gente do André passou a informação” publicada. Ele sabe também que fiz um post, aqui, desmentindo essa versão dele e de “gente ligada ao André”, pois fui testemunha […]

Pingback por O grande mentiroso « Corinthians: Preto no Branco




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: