Corinthians: Preto no Branco


Do possível retorno de Carlitos Tevez ao Timão
julho 15, 2011, 7:34 pm
Filed under: Uncategorized

.

Na última semana, a imprensa esportiva nacional noticiou que o Corinthians negocia com o Manchester City para ter novamente o argentino Carlitos Tevez no elenco. O clube confirmou a informação, o jogador disse querer voltar e a torcida foi ao delírio com a possibilidade. Dentre inúmeros valores especulados pela contratação, o consenso aponta para algo em torno de 90 milhões de reais.

.

Passada a euforia inicial, com a primeira recusa do City, os corinthianos contrários à contratação se fizeram notar. Denoninados pejorativamente de “cornetas” ou “do contra”, eles pregam cautela e, convenhamos, isso nunca fez mal a ninguém.

.

Certamente, a grande maioria, para não dizer toda a torcida, gostaria de ter o Carlitos de volta.  A questão são os R$90 milhões, quase o valor total da dívida – pelo menos da que foi divulgada  – do clube. Gastar ou investir essa quantia em um jogador significa praticamente dobrar o endividamento e comprometer os cofres do clube pelos próximos 4 anos. É uma ponderação perfeitamente compreensível. Provavelmente, seria esta também a minha crítica fosse qualquer outro jogador. Ocorre que o Tevez é um dos meus grandes ídolos, por isso não consigo racionalizar bem essa questão. Para mim, o valor dele é sentimental, incalculável, e contratá-lo equivale a comemorar um título. Posto isso, a única ressalva que considero pertinente sobre o possível retorno de Carlitos Tevez é meramente política. Explico:

.

Comenta-se, no Parque São Jorge, que essa contratação será a grande jogada política de Andrés Sanchez para eleger seu sucessor na iminente eleição presidencial. Diz-se, ainda, que Ronaldo está na jogada para facilitar o negócio. A ressalva é óbvia, mas, como dizia o dramaturgo e jornalista Nelson Rodrigues, quanto mais óbvio, menos visível. Daí a necessidade de ressalvar que na passagem anterior de Tevez pelo Timão o presidente era Alberto Dualib. E isso não fez dele um presidente melhor nem digno de presidir o Sport Club Corinthians Paulista.

.

Será louvável se a atual diretoria realizar um bom negócio e devolver Carlitos Tevez ao seu bando de loucos, mas eleição é outra história, muito além das quatro linhas.

.


7 Comentários so far
Deixe um comentário

Eu sou a favor da vinda do Segura La Nina,pra mim sem demagogismo ele seria a maior contratação da história do Corinthians,Ronaldo veiodesacreditado,Tevez viria como artilheiro da Liga Inglesa.
Ronaldo trouxe patrocinadores,mas ficou devendo muito futebol após os seis primeiros meses em que foi campeão Paulista e da Copa do Brasil,Tevez traria patrocinadores e futebol ao estilo corinthiano (raça),muito mais traria mais de 6 meses de futebol diferente do fenômeno.
Tevez só não tem para o resto do mundo o apelo que Ronaldo tem hoje,mas o que interessa é o retorno que o clube teria com Tevez se ele viesse.
Aumento de venda de camisas,estádios lotados,jogador voando em campo,argentino dos mais raçudos e isso sem contar os patrocinadores que ele traria com sua vinda,não tão grandes como fenômeno mas muito maiores que qualquer outro neste país.
Tevez é ídolo e merecemos sua volta,mas o que me assusta é saber que KIA vem junto…

Comentário por elsonSCCP

Cara Lara, é com grande tristeza que vejo você escrever que Tevez é seu grande ídolo. Ele é um jogador raçudo, gosta de sujar o calção, mas, infelizmente, o que fez ao final de sua passagem pelo Timão, mostra um jogador que somente está afim de fazer suas vontades, independente da instituição que está. Além do Corinthians, deixou o Manchester United e foi para o rival loca, sem pensar 2x. E agora, insatisfeito por não ser o craque incontestável do time, está fazendo birra para sair.
Veja, não estou tirando seus feitos no Timão, mas, sim seu comportamento quando de oportuno.
Para mim, esses 90M podem ser melhor investidos.
Abraços.

Comentário por Guilherme

“Eu sou a favor da vinda do Segura La Nina”
e quem não é ? ^^ hehehe

Comentário por Jaedson

Prezada,
Confesso ter ficado espantado com o teor da proposta. Por razoes que não cabem aqui, tenho contatos nos 2 clubes envolvidos e asseguro, a proposta foi mesmo feita.
É necessário mesmo extrapolar os limites das 4 linhas do campo, e sempre é ou deveria ser, para que se pense no seguinte: o Corinthians esta disposto a comprometer algo próximo de 10% de seu atual faturamento anual (ref 2010) com a contratação ao longo dos próximos 4 anos. A pergunta que deve ser feita, portanto, é se a contratação é suficientemente capaz de aumentar o faturamento (ref 2010) em pelo menos 10%. a mim é obvio que sim. Falo com a tranqüilidade de quem nem corinthiano é,
Finalmente, em que pese o fato de ter informações e, mais que isso, certa impressão de que o negocio não ocorrerá, parabenizo a direção do clube e sua ousadia, é chegada a hora de alguns paradigmas serem quebrados.
Dívida é diferente de déficit. Dever 90 quando se fatura mais que o dobro disso é administravel e ate saudável. Sorte ao futuro vice campeão brasileiro.
Att
Alessandro: tri da Libertadores, rumo ao tri mundial e ao énea nacional

Comentário por alerpp74

Loucura total… quero o Tevez sim, mas a este preço nada justifica… Esta parece mais uma contratação ao estilo Real Madrid, ou seja o Mkt acima do futebol, e como bom marketeiro que sou, prefiro uma contratação ao estilo Barcelona, o mkt a serviço do futebol, com resultados comprovadamente melhores!

Com 90milhões (fora salarios) poderiamos montar um time completo com ótimos jogadores. Alem disso vale lembrar que em se tratando de mkt não podemos compar Tevez com Ronaldo, pois um foi o responsável pelo pentacampeonato mundial do Brasil, foi 3 vz o melhor jogador do mundo, é inteligente, tem carisma e sabe colocar suas idéias na mídia, ou seja, éra retorno garantido, pois já trazia consigo um grupo de empresas que o patrocinavam.

Já o Tevez, apesar de craque e identificado com o Coringão, mal sabe falar, se portar na mídia, e não tem nenhuma identificação com grandes empresas, ou seja, é bem provavel que em questão de retorno financeiro provinientes de patrocinadores ligados ao atleta esta ação seja um tiro no pé!

De qualquer forma, se confirmada a sua contratação, vou torcer como nunca para que minha teoria seja furada e o Roxemberg esteja certo, por mais que isso me doa na alma, afinal de contas, o que importa é o futuro do Coringão.

Comentário por Luís Fontes

Impressionante. Mesmo que não se concretize, olha, é coisa só prá Corinthians mesmo.
Se pensarmos que recebiamos o mesmo que o 5PFC, como quotas de TV, e hoje, (ano que vem) vamos receber 110 milhões, contra 75 das barbies, (dif.35 milhoes ano), podemos realmente encher o peito.
Coisa para time grande mesmo.
E acho, que se confirmado, vai dar muito certo.
Incrivel o salto que o Timão deu com o efeito Ronaldo.
Maior do que a gente imaginava.
Qualquer que seja o resultado da eleição, só espero que não haja retrocesso, e que Ronaldo seja nosso parceiro.
Voltar atrás seria um desastre descomunal.
Se voltarmos aquela vidinha de vira-latas, será uma decepção maior do que qualquer rebaixamento.
Estou impressionado, com tudo, estádio, e agora Carlitos.
Estou me beliscando para ver se estou acordado mesmo.
Se tudo der certo, temos mesmo é que dar um grande chuuupa, para o resto, do resto, do resto.
Saudações Corinthianas.

Comentário por Thiago Ferreira

Sobre a rumorosa gafe do colunista da CNN:

Fareed Zakaria cometeu um equívoco imperdoável para um articulista do seu gabarito (devidamente corrigido na mais recente versão no site da CNN), revelando absurdo desconhecimento do cenário do futebol, o esporte mais importante e um dos maiores negócios do mundo.

O Corinthians é o clube mais importante do Brasil. Sua torcida, a Fiel, é a maior da maior cidade de todo o Hemisfério Sul. Cidade, São Paulo, que é a mais populosa do Brasil, capital de um estado responsável por cerca de 1/3 do PIB brasileiro (o que faz do Brasil, hoje, a sétima maior economia do mundo; sem o PIB paulista, o Brasil cairia para a 13ª posição).

O Corinthians, quando contratou Carlitos Tevez pela primeira vez, na passagem de 2004 para 2005, superou ofertas de grandes clubes europeus pelo Apache, e estabeleceu um novo recorde no valor de contratações por clubes brasileiros (como já fizera, historicamente, com Sócrates, com Garrincha, com Almir Pernambuquinho, com Domingos da Guia). Agora deve explodir novamente esse recorde, ou ao menos estabelecer uma oferta recorde, inantigível por qualquer outro clube brasileiro e pela quase totalidade dos clubes do mundo.

O Corinthians é muito grande. E quer ser mais, porque tem potencial para isso: o clube da torcida mais apaixonada do Brasil, o país do melhor futebol do mundo, quer ser o clube mais importante do mundo. Quer atingir novamente, e dessa vez ficar, no topo do mundo – lugar que alcançou pela primeira vez quando da conquista do 1° Mundial de Clubes, em 2000, o que lhe valeu, à época, a liderança do ranking mundial de clubes da CNN (fato ignorado, de modo surpreendente e indesculpável, pelo grande Fareed Zakaria).

Comentário por Carlos




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: