Corinthians: Preto no Branco


Corinthians sem estrelas
novembro 3, 2011, 2:03 am
Filed under: Uncategorized

.

O Sport Club Corinthians Paulista começou a montar uma constelação no uniforme a partir de 1990, quando conquistou o seu primeiro título brasileiro. Atualmente, 5 estrelas figuram na camisa corinthiana, ou melhor, figuravam. Na semana passada, a diretoria do clube decidiu sacar as estrelas que acompanhavam o escudo corinthiano no manto sagrado. Como tudo que envolve o Timão, a atitude também virou polêmica. Vários corinthianos ilustres e ex-jogadores comentaram a decisão no jornal O LANCE!, mas as opiniões se dividem:

.

Não muda muito, mas é uma boa medida. Quando tiver 20 títulos vai virar o quê? Bandeira do Brasil?
Wilson Mano, ex-jogador

É uma coisa do clube. Eu como ganhei duas estrelas, incluindo a mais importante, não queria que retirasse
Luizão, ex-jogador

Quanto mais limpo, mais bonito. Valoriza a fidelidade dos corintianos, que não depende de título
Mauro Beting, colunista do LANCE!

O importante é a conquista, é estar marcado na história. O título dentro de campo é o principal de tudo
Alex, atual camisa 12 corintiano

Eu acho boa ideia porque os escudos não precisam ser decorados. Eles têm seu valor próprio
André Kfouri, colunista do LANCE!

Eu participei do primeiro título brasileiro e queria que continuasse, mas apoio se a diretoria achou melhor
Ezequiel, ex-jogador

Não foi uma boa medida. São títulos relevantes, que marcaram a história. A justificativa é frágil
Antonio Roque Citadini, conselheiro da oposição

Aumentar o escudo é o que mais interessa. Muita estrela serve apenas para reafirmar glórias do passado
Celso Unzelte, jornalista e historiador do clube

Não se apaga conquistas. Poderia ter sido feito uma enquete no site. Foi uma forma um pouco radical
Neto, ex-jogador e atual comentarista da BAND

Eu li no LANCE! e concordo. O distintivo maior valorizará mais o próprio clube e a marca do que os títulos
Osmar de Oliveira, comentarista da BAND

É apenas uma jogada de marketing, para que o clube possa vender mais camisas
Benjamin Back, colunista do LANCE!

Grande sacada. O distintivo é o que tem que valorizar mesmo. Quanto maior, mais bonito fica
Juca Kfouri, jornalista da ESPN Brasil

Eu não gostei. Era possível aumentar o escudo com as estrelas. Ao retirá-las, atual camisa é que ficou obsoleta
Dan Stulbach, ator e torcedor corintiano

Antigamente, usar estrela era especial. Hoje, se usa por qualquer motivo. Achei uma medida interessante
Vítor Birner, colunista do LANCE!

Nenhum título será maior do que a grandeza do clube. O mais importante será sempre a torcida
William, ex-zagueiro e ex-capitão do Timão

Acho superbacana. Na minha visão, várias estrelas poluem a imagem do símbolo do clube
Juliana Cabral, ex-jogadora da seleção feminina

.

Particularmente, não aprovo a ação, embora tenha observado pontos de discussão interessantes em todos os comentários. E concordo com o Neto quando diz que não se apaga conquistas, menos ainda de forma tão radical, sem sequer consultar o torcedor. Ademais, o argumento realmente é frágil: a diretoria alega que a camisa ficará menos obsoleta sem as estrelas, como se isso fosse possível num esporte cujos uniformes mudam a cada temporada. Com ou sem estrelas, o uniforme se torna obsoleto a partir do lançamento de um novo, com novos patrocínios, etc. Por falar em patrocínio, uma boa medida para enlevar o sagrado manto corinthiano seria despolui-lo, não retirar as estrelas. Torna-lo mais parecido com uma camisa do Corinthians e menos com um macacão de Fórmula 1 deixaria tudo menos poluído e até destacaria o símbolo. Ah, mas o clube precisa faturar. Tudo bem, ma non troppo.

.

A parte da justificativa que obteve maior aceitação da torcida é até plausível: aumentar, valorizar o distintivo. Contudo, é possível fazer isso sem apagar as estrelas. Já até foi feito, aliás, no ano do centenário. Além disso, a estrela que simboliza a conquista do mundial era a cereja por sobre o bolo, um toque estético ímpar, e deveria ser mantida, inclusive para valorizar um título que é erroneamente contestado. A estrela do mundial, dourada e com o contorno na cor prata, talvez fosse a mais bonita a guardar um distintivo de todas as camisas de clubes do mundo; além de simbolizar a maior conquista que um time brasileiro pode alcançar. Pelo menos essa estrela não deveria ser excluída da camisa até que o clube conquistasse mais umas três ou quatro e, então, pudesse se dar ao luxo de retira-las por falta de espaço. E é nisso que a diretoria deveria pensar: agregar mais estrelas à história alvinegra.

.

Por fim, soa estranho o fato de uma diretoria que até ontem cogitava estampar a estrela da vexatória série B no sagrado manto corinthiano agora querer se desfazer das estrelas conquistadas em gestões anteriores. A bem da verdade, se a atual administração do clube tivesse conquistado um título digno de se tornar uma estrela na camisa do Corinthians esse assunto não estaria em pauta nem as estrelas em extinção.


18 Comentários so far
Deixe um comentário

Concordo plenamente que menos patrocínios deixaria a camisa muito mais bonita e quanto às estrelas deixaria a do Mundial, pois é um título que não se ganha todo ano e merecia permanecer no manto. Bela observação essa de que a atual diretoria não colocou nenhuma das 5 estrelas.

Comentário por Alex Miranda

Lamentável…

Infelizmente não comprarei mais nenhuma camisa do Corinthians. Ok. Se Deus quiser Seremos Pentacampeões Brasileiro, cinco estrelas mais a do Mundial, seriam 6, poderia até ficar estranho. Mas não se apagam conquistas. A decisão foi muito radical. Entendo que pelo menos a estrela do mundial da fifa, que é erroneamente contestada, titulo principal do clube, deve ser mantida, única, isolada, até a próxima conquista mundial. O que seria da Espanha por exemplo sem a primeira estrela de campeã do mundo? E o Brasil com cinco estrelas? Simbolo máximo em qualquer copa do mundo? Entendo que com 10, 20, 30 titulos mundiais pode até ser um exagero de estrelas. Mas tudo tem uma solução, montar uma estrela com cor diferente o “numero 10” dentro por exemplo para demonstrar dez titulos, mas é importante um clube ter estrelas em seu uniforme. Isso é o símbolo máximo no futebol. Olhamos escudos de clubes, seleções e se tem estrela, vamos atrás das conquistas, estudamos aquele país/clube. Agora um escudo sem estrela, passa despercebido, sem brilho, sem graça. Simples assim. Infelizmente vou parar no tempo, e continuar com minha camisa com o Tetracampeonato brasileiro e o titulo mundial. É triste ver uma decisão tão radical e sem democracia. Att. Sem mais.

Comentário por Gregor

Cada um tem sua opinião, que deve ser respeitada.
Analisando com o coração, deixando de lado simpatia politica, acho que essa colocação de estrelas na camisa, ficou realmente banalizada, e a sua retirada vai significar uma mudança na postura de outras equipes no mesmo sentido.

Aliás acho que a colocação de estrelas por titulos, sempre significou mais homenagear os dirigentes da epoca em que foram conquistados, do que realmente a instituição.

Acho que a expressão: “Está vendo essa estrela aqui na camisa,?Eu ganhei”, é de uma soberba digna de um Neto, ou de quem quer que seja.

Ou alguem duvida para quem seria capitalizada uma eventual estrela neste ano?

Vejam a diferença de postura de um Neto, e de um Ezequiel por exemplo.

Essa de “não se apagam conquistas”, foi uma expressão talhada para causar impacto negativo, e obter apoio de torcedores incautos e ingênuos.

Apagar conquistas Neto? Onde cara-pálida?

Tirar as estrelas que até time do Ranca Toco FC tem na camisa, por ter vencido um torneio inicio, é apagar conquistas?

Só na sua cabecinha curta mesmo.

O mundo anda prá frente, e quem anda pra trás é caranguejo.

Se retirar estrelas é motivo para criticas, colocá-las agora, seria muito mais ainda.

Então que se retire essa chance dos demagogos.

Comentário por Thiago Ferreira

Larissa, já tinha entradoe em contato com vc pra falar desse assunto. Como vc, acho que antes de fazer isso deveriam pelo menos ter consultado a nós, os torcedores. Outra coisa: a ideia de que isso é marketing, que assim vão se vender mais camisas – de onde tiraram isso??? Não entendi! Acho que o que se faz vender mais camisas é justamente o fato de que vc querer sempre a camisa com a última conquista. Se agora não vai haver estrelas, o que vai diferenciar uma camisa da outra? Os patrocinadores, que transformaram nosso manto sagrado em abadá? Façam-me um favor, sr. Rosemberg e outros senhores idiotas que aprovaram essa mudança!!! Estou revoltadíssima! Não sei como ainda não saiu ninguém falando do Mundial de 2000, porque pra mim quem tira essa estrela concorda com os absurdos que dizem por aí do nosso título… Que b@#sta!

Comentário por Heloisa

Idéia aprovadíssima! Estrelas totalmente desnecessárias. O que importa é o imutável símbolo.

Embora eu concorde que se tivessem conquistado estrelas iriam querer pintá-las, e não tirá-las.

Comentário por Anderson Canale Garcia

Para mim as estralas na camisa não fazem muita diferença. Acho mais bonito sem, prefiro camisas limpas e classicas, o que diga-se de passagem, a nossa já não é a muito temto com todos aqueles patrocinadores, porem nela podemos estampar nosso escudo do tamanho que bem entendermos, basta o mkt acéfalo pedir para a fornecedora de material esportivo aumentar o tamanho(isso claro, se o roxemberg soubesse minimamente o que é o Corinthians e como pensa a sua torcida).

O grande problema das estrelas estão nas publicações impressas e na mídia digital, quando temos que dividir um mesmo espaço com o escudo de outro clube, pois nosso escudo sempre é diminuido para que fique na mesma proporção do escudo adversário. Temos que lembrar que nossa marca e simbolo maior, ao contrario de muitos outros, traz toda uma simbologia de conquistas e evolução, é uma marca com muitos significados e consequentemente com diversos elementos e entre eles os remos e a ancora pintados brilhantemente pelo Francisco Rebolo, porem que por sí só já obriga a veículos de comunicação a trabalhar com tamanho menor que os demais. Isto adicionado as estrelas acaba deixando o escudo sagrado do Coringão muito menor que os outros.

A retirada das estrelas do escudo não deveria ser uma decisão motivada pela paixão e pura e simplesmente uma questão técnica como descrito acima, mas neste caso seria pedir muito de um vice de mkt que chegou ao absurdo de afirmar que o Corinthians não tinha disputado partidas em continente europeu em seus 100 gloriosos anos de existência.

Comentário por Luís Fontes

Do jeito que o time está, essa medida de retirar as estrelas é pra esconder que esta gestão não conquistou um camponato digno de receber uma estrela na camisa. Não poderia dizer, “tá vendo aquelas estrelas ali, foram da época que eu estive no comando! ”
Apagar as conquistas “de outros” foi mais fácil.

Comentário por Morgana

não precisa de estrela na camisa o corinthians é uma estrela !!

Comentário por ammmmo timão

AOS JOGADORES DO MEU TIME

Oi rapaziada !

Domingo tem jogo decisivo no Pacaembu.

Como jornalista, nem deveria estar escrevendo esta carta. Acontece que a torcida do Corinthians (alguns milhões de pessoas), não têm um canal direto de comunicação com vocês. E me pedem que eu faça isso. Como torcedor que sou, estou fazendo de livre e expontânea vontade.

O ” bando de loucos” não faltou a nenhum jogo. Alguns foram no sacrífício. Muitos juntaram moedas . Aplaudiram sempre. Até em algumas derrotas ou empates. Embora com fé, todos estão ressabiados. O Corinthians só depende dele mesmo para ficar com o título. E essa caminhada começa no domingo contra o Atlético Paranense.

É preciso concentração total e respeito ao adversário. Não é hora de somar, é hora de dividir . Dividir todas, sem expulsões. Quando as energias se esgotarem, podem correr mais um pouco que sempre tem um resto de gás estocado. Sangrou a cabeça, o supercílio ou seja lá o que for ? Sai rápido, enfaixa bem apertado e volta para o jogo. Vai ficar na barreira ? Proteja o saco, vire estátua, peito pra frente e seja já o que Deus quiser. Rapaziada ! Não estou pedindo nada de mais. Peço em nome do “bando”, luta incessante, se for preciso bola pro mato, se der carrinho para evitar um escanteio, leve consigo a bandeirinha, os fios que estiverem por perto e volte logo para o campo. Corram como se fosse o último jogo de suas vidas.

Nossa parte vai ser feita. Desta vez não vai ter mau olhado dos anti. Já compramos todas as guinés, espadas de São Jorge e esgotamos as figas no mercado.E tem mais duas figas, uma em cada mão nossa. Somos assim mesmo. Acreditamos em tudo.

Rapaziada. Quando começar o jogo, vocês vão escutar os gritos de “VAI CORINTHIANS”. Somos nós, fiéis, presentes, esperançosos, pedindo garra, luta, sangue se for preciso.

Combinado ! ?

http://drosmar.com/aos-jogadores-do-meu-time/

Comentário por Miguel

Você vai discordar de qualquer coisa que essa Diretoria fizer, você discordou até do Itaquerão. Os seus interesses pessoais estão a frente dos interesses do Corinthians. Isso não me impressiona, o que me impressiona são as justificativas que você cria para discordar da Diretoria, você é capaz de inventar qualquer desculpa sem sentido para discordar. É por isso que seu blog não faz sucesso mesmo você sendo bonita e gostosa(que é o que o povo gosta). É porque seus argumentos são extremamente fracos e incoerentes com o mundo e com o que você mesma já falou no passado.

Comentário por Júlio César

Fiz questão de aprovar esse comentário, apesar de extremamente grosseiro e inverídico, para que as pessoas que me acusam de ser exatamente o contrário do que dissestes verem como, às vezes, o que se acha é só o que se acha. Cê acredita que tem gente que diz que sou cria da diretoria? True story. Várias brigas e unfollows por isso nas redes sociais, rs. Já você diz que sou contra a diretoria. Devo ser uma agente dupla, rs.

Obs.: o meu blogue não faz “sucesso” também porque eu não sou de oba-oba, que é o que o povo gosta. Pois é. Não basta mais ser bonita hoje em dia, amigo. E também porque eu quase não posto. Ando meio cansada, mesmo assim você está aqui. Emblemático. Abç.

Comentário por Larissa Beppler

Larissa, esse comentário não seria de “Paulinho César”??? rs…
Se não quiser, nem precisa publicar.
Abraço nervoso e ansioso pelo fim do campeonato!
Heloisa

Larissa: Creio que não, Heloisa. O 1nho é da turma dos que mentem que pertenço à diretoria agora, rs. Abraços alvinegros e tão ansiosos quanto.

Comentário por Heloisa

nossa camisa não precisa de estrela por o corinthians é nossa estrela

Comentário por ammo timmão

Acho uma tremenda babaquice ficar chorando estrela. Muito ignorante (tipo o Neto na TV), acha que apagando a estrela, vai se esquecer o título, quando nada tem a ver uma coisa com a outra. Tem que apagar sim, visualmente ficaria muito mais bonito

Comentário por Vinícius

Agora, o Lance vem pedir a opinião do Vitor Birner?

Ah, vai tomar cajú, vai…

Comentário por Vinícius

Na minha opinião o Corinthians deveria usar apenas uma estrela representando a torcida fiel que tem ..

Comentário por klumb

Ridículo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não tirem as estrelas não, seus idiotas!
Eu, por exemplo, assim que encontrasse a camisa com a sexta estrela, ia comprá-la, na hora. Sem estrelas, não comprarei…
Mais uma idiotice do andres…

Comentário por Rodrigo Soares

Fiquei triste pq esperamos tanto por essa estrela da libertadores e agora não vamos colocar na camisa……acho q poderia deixar então deixar uma estrela dourada simbolisando o penta brasileiro, uma vermelha simbilisando a libertadores e uma maior dourada com contorno pratreado simbolisando o mundial.

Comentário por marcelo do nascimento rodrigues




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: