Corinthians: Preto no Branco


Corinthians contra a rapa
novembro 24, 2011, 4:02 pm
Filed under: Uncategorized

.

O Corinthians chega líder à trigésima sétima rodada do Campeonato Brasileiro, com 67 pontos conquistados em 20 vitórias e 7 empates. O Timão também é um dos times que menos perdeu neste Brasileirão: apenas 9 derrotas em 36 jogos. E pode conquistar o título com uma rodada de antecedência, na próxima partida, dependendo de uma combinação de resultados. Entretanto, não foi nada fácil chegar até aqui. O Alvinegro precisou driblar os adversários, a torcida contra, a arbitragem, que o prejudicou em diversos jogos subsequentes, entre outros.

.

A luta corinthiana pelo título já excedeu o limite das quatro linhas e se estendeu para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o STJD. Isso porque o destaque do time, Emerson Sheik, foi denunciado por causa de um pisão em Daniel, do Avaí, e o que não falta é torcida, inclusive na mídia, exigindo que o corinthiano seja punido e desfalque o Timão.

.

Emerson Sheik teve julgamento adiado no STJD e poderá atuar na próxima rodada, contra o Figueirense, sob efeito suspensivo. Um novo julgamento deve acontecer no dia 1.º de dezembro. Convém lembrar que o adiamento só ocorreu pois o STJD decidiu, no mesmo dia, conceder efeito suspensivo ao Vasco para jogar no Rio, não em Volta Redonda ou Macaé. E adiou também o julgamento do meia Renato, do Flamengo, e de Rafael Moura e do técnico Abel Braga, do Fluminense. Já se comenta que um novo julgamento para o caso do Fluminense não ocorrerá mais a tempo de cumprir qualquer punição neste Brasileiro. Ainda, o jogador Leandro Donizete, do Coritiba, estava jogando desde setembro sob efeito suspensivo e só voltou a ser julgado novamente na última segunda-feira (22). Ah, mas quando envolve o Corinthians não pode, o tratamento tem de ser diferente…

.

Em suma, todos os denunciados estão livres para atuar na próxima rodada, mas somente sobre o efeito suspensivo de Emerson Sheik se comenta. Vasco e Fluminense se dizem, com a maior cara de pau do mundo, prejudicados. Os clubes alegam que o STJD não poderia medir um técnico por um atacante, convenientemente esquecendo que Rafael Moura também seria julgado. É por essas e outras que o Corinthians precisa ficar atento, afinal, os cariocas têm costas quentes e sabem manipular decisões no âmbito desportivo de forma bastante eficiente. O Fluminense, por exemplo, virou a mesa da terceira para a primeira divisão e ainda tem a audácia de cogitar favorecimento alheio.

.

Outro detalhe importante que passou despercebido nesta história é o próprio fato de Sheik ser julgado por um lance que ocorreu com a bola em disputa, na frente do auxiliar e do quarto árbitro, quando o juiz da partida entendeu que um cartão amarelo estava de bom tamanho. Quer dizer, não foi uma agressão longe da bola ou fora do campo de visão dos árbitros, portanto, não deveria nem ser caso para o STJD.

.

Além disso, o conceito deturpado de “fazer justiça” no Brasil aparece bem refletido neste caso: só se faz justiça, quando se faz, para punir. Se o STJD entendeu que o cartão amarelo aplicado pelo árbitro foi insuficiente e decidiu aumentar a punição, por que, em contrapartida, o Tribunal não anula as suspensões automáticas oriundas de cartões injustamente aplicados quando os árbitros interpretam lances com rigor excessivo? E por que o Tribunal, se decidiu ignorar o julgamento do árbitro e expulsar Emerson Sheik, não anula o cartão aplicado ao jogador na partida em questão? Afinal, Sheik não recebeu o terceiro amarelo nem o vermelho para cumprir uma suspensão. E aplicar um cartão vermelho além de manter o amarelo equivale a aplicar duas punições distintas para uma mesma infração e considerar as duas válidas. E é contra lei que um mesmo delito receba duas sentenças coexistentes, de acordo com o princípio do non bis in idem (brocardo latino indicativo de que não deve haver duas ações sobre a mesma coisa) tratado na Constituição, que por sinal abrange a Justiça Desportiva.

..

Por fim, convém lembrar aos rivais e aspirantes ao título que é assim, contra tudo e contra todos, que o Timão é mais Corinthians. E aí fica difícil segurar…


6 Comentários so far
Deixe um comentário

boa Lara… domingão somos nozes….
abraços

Comentário por Alemão

Parabens pelo post. Chega a ser irritante a “seletividade” de argumentos em tudo que envolve o Corinthians.
Por exemplo, o arbitro para domingo, é o mesmo que estava a 2 metros do lance contra o Coxa, em que o cara deu uma sola na cara do Chicão.
E não foi só aquele lance não.
Fomos roubados, e perdemos de 1×0.
Porisso que domingo, nossa tarefa será muito mais dificil, podem ter certeza.
Apesar de dizeram que o corinthians é beneficiado sempre pelo “apito amigo”, todos nós sabemos que isso foi martelado a exaustão, e criou uma resistencia nos arbitros temerosos de apitar lances pró Timão.
Esse pessoal que faz a pauta dessa mídia, é extremamente diligente, quando se trata de nos prejudicar.
E não só dentro das 4 linhas, mas também fora, onde somos carimbados como um time de imorais.
Porisso, se ganharmos esse titulo, apesar do sofrimento, merecemos ser recompensados em dobro.
E o Timão segundo o blog Vertebrais, (e é verdade), está entre os 4 primeiros há mais de 70 rodadas no brasileiro.
Se alguem merece, com certeza somos “nozes” como disse o amigo acima.

Comentário por AndersonII

Calma que os próximos posts serão sobre isso e já estão saindo do forno feito pão quentinho. Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

Em que pese eu mesmo acabar acreditando na punição ao ler os argumentos do nosso “excelente” advogado, parece ficar claro que o julgamento é mero jogo de cena, e tudo já está decidido de antemão.

Que seja! Contra tudo e contra todos!

Comentário por Ândi

É, a gente sabe como é. O Corinthians sempre deve servir para isentar a CBF, o STJD, etc, de críticas e suspeitas. Pune-se o Corinthians e tudo fica certo, embora nunca fique. Abraços alvinegros.

Comentário por Larissa Beppler

… [Trackback]…

[…] Find More Informations here: larissabeppler.wordpress.com/2011/11/24/corinthians-contra-a-rapa/ […]…

Trackback por Elektrische Zahnbuerste




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: